Actualização das regras

Leia sempre este forum regularmente

Moderadores: Administradores, Moderadores

Actualização das regras

Mensagempor alfatek » Domingo Set 04, 2005 19:56

3.1. São ainda proibidos tópicos apenas para perguntar quanto vale/custa o componente X, qual o preço mais barato do Y, quais as lojas com melhores preços, etc. Esta decisão foi tomada porque a maioria desses tópicos apenas escondem publicidade a conteúdos que já consideramos ilegais (vendas, publicidade a entidades comerciais, etc).

in http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?p=61040

Esta situação foi discutida em:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=21212

Apesar de não termos chegado a nenhuma opinião unanime nos membros do forum, foi decisão da administração considerar todas as mensagens questionando sobre o valor do componente X como ilegais. Assim, todas essas mensagens serão futuramente apagadas.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Pboavida » Domingo Set 04, 2005 20:39

Quando hoje me ligei ao HCP queria responder, e/ou acrescentar uma observação ao tópico:

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=21212

Mas já estava fechado por isso, respondo neste.

É tão "legal" apagar estes tópicos como este, por exemplo, que tem o título de:
"PC + potente do mercado para jogos"

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=21536

Quer um quer outro só estão a ocupar espaço no servidor e em relação ao segundo, toda a gente sabe que é somente um exercício de "sonhar acordado" ou "quem me dera que me calhe o Totoloto".

Continuo a dizer:
É tudo uma questão de ética.

Se for - Quanto é que valerá tal componente, tal portátil ou tal computador, tudo bem para o pessoal não ser comido por parvo.

Se for - Vendo tal componente, tal portátil ou tal computador, então é simplesmente "apagado" deste fórum.
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor Mercy_PT » Domingo Set 04, 2005 22:05

Ia para responder a votação sobre a nova regra e tinha já sido bloqueado. Portanto optei por deixar aqui a minha opinião. Assim:

1- Não entendo a razão de ter sido iniciada uma votação se não foi dada qualquer relevância ao ser resultado, ainda que adicionalmente a quantidade total de votações seja imensamente diminuta em relação à quantidade de membros activos do fórum.

2- Discordo depois e em pleno com a simples adopção desta nova regra não havendo qualquer razão para a mesma, excepto a suposta venda. Penso que seria muito mais útil para a comunidade a filtragem de mensagens em que fosse oferecido algum valor para comprar algum tipo de material. Passo a explicar, se eu pretender vender componentes ou pc's é natural que não queira roubar ou ser roubado no valor e dai ser uma boa posição averiguar valores actuais dos mesmos, no entanto não vou poder controlar que um outro membro esteja interessado nesse componente e se proponha a ficar com ele. Com esta regra fico lesado pois deixei de poder esclarecer a minha duvida simplesmente pk os outros membros podem ter interesse nos componentes que disponho.

Por esta razão de ideias não tarda será proibido perguntar que sistemas comprar pois serão referidos valores dos componentes que estarão desde logo relacionados com uma qualquer loja que os pratica.

Pessoalmente considero a aplicação demasiado rígida e desprovida de motivações de regras de conducta. Saliento ainda que não sou a favor de publicidade no fórum assim como de vendas e compras pois considero não ser o obvjectivo do mesmo, mas há que ter noção de que queiramos ou não Informática e Computadores são constituidos por componentes e que os mesmos tem o seu valor monetário independente e será portanto comum assim como a necessidade da sua troca também a necessidade que saber o seu valor monetário corrente.

Fiquem bem.....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Kaipyra » Domingo Set 04, 2005 22:12

Pboavida Escreveu:Quer um quer outro só estão a ocupar espaço no servidor e em relação ao segundo, toda a gente sabe que é somente um exercício de "sonhar acordado" ou "quem me dera que me calhe o Totoloto".

Não, não é essa a situação. De um lado estás a discutir hardware, estás a conceptualizar uma máquina. Quer queiras quer não, estás a discutir hardware. Do outro há apenas um objectivo mercantilista, em que a discussão se resume a "quanto vale isto?", "Aí uns 5 euros", "não, para mim vale só meio sabonete".

Pboavida Escreveu:
É tudo uma questão de ética.

Se for - Quanto é que valerá tal componente, tal portátil ou tal computador, tudo bem para o pessoal não ser comido por parvo.

Se for - Vendo tal componente, tal portátil ou tal computador, então é simplesmente "apagado" deste fórum.

Pois é, mas duas coisas:
1)Já referido, a discussão não tem o mínimo interesse para o forum.
2)Um grande número desses posts é para chamar atenção para um negócio a fazer.

Em suma, quem quiser fazer esse tipo de negócios que vá aos sites que se dedicam a eles. São mais que muitos os que fazem isso e até dá para avaliar o valor dos componentes. E já agora, pagam os impostos por essas "transacções", nomeadmente o iva. :twisted:
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Superavit » Domingo Set 04, 2005 22:17

esta medida só peca por ser tardia.

às pessoas interessadas em negociar componentes usados, basta-lhes que coloquem as ofertas de compra ou venda em sub-foruns criados para esse fim, disponíveis em algumas das mais conhecidas lojas de informática.
a.k.a. Molero

«I am Torgo. I take care of the place while the Master is away.»
in Manos, the Hands of Fate
Superavit
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Abr 18, 2005 15:03

Mensagempor alfatek » Segunda Set 05, 2005 1:24

Mercy_PT Escreveu:1- Não entendo a razão de ter sido iniciada uma votação se não foi dada qualquer relevância ao ser resultado, ainda que adicionalmente a quantidade total de votações seja imensamente diminuta em relação à quantidade de membros activos do fórum.

Tanto na votação, como nas opiniões escritas a opinião dos membros foi sempre mt dividida. Não dêmos relevância porque não serviu para esclarecer as nossas dúvidas, apenas para as confirmar. Não podemos esperar eternamente que os nossos 6000+ membros participem naquele tópico para termos a decisão mais justa. Assim decidimos pela opinião da administração do site/forum.

A diferença entre vendo X e qual o valor de Y, nos últimos tempos, estava muito esbatida, porque rapidamente se passava de "qual o valor de Y" para: ofereço 800€ e 'manda pm'... Enfim, admito que há 'inocentes' que ficam prejudicados com esta regra, mas ultimamente tem havido mais 'culpados' que inocentes nestes tópicos.

Mas estamos sp dispostos a ouvir as vossas opiniões, têm é de nos convencer :)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor DJTDias » Segunda Set 05, 2005 10:33

Concordo com a decisao ! Se o forum não tem nenhum subforum escusam de "tapar o sol com a peneira" dizendo ...ah e tal é só para saber quanto vale.

Tenho no entanto de sugerir q devia ser dedicado um forum a vendas... :wink: para alem de atrair mais membros torna-va os actuais "+fixos". :D
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Mensagempor Stu3s » Segunda Set 05, 2005 11:50

Por esta razão de ideias não tarda será proibido perguntar que sistemas comprar pois serão referidos valores dos componentes que estarão desde logo relacionados com uma qualquer loja que os pratica.

Não tem nada a haver, desculpa que te diga.

Uma coisa é vender/perguntar algo para seu proveito próprio em que o unico beneficiário é o autor do post e eventualmente o comprador. Resumindo ... 1 ou 2 pessoas beneficiam com o post. Não fomenta discussão, não liberta conteúdo, não contribui para o nivel do fórum, e ocupa DB.

Outra coisa é perguntar o que comprar com X euros, que é exactamente aquilo que os guias HCP fazem (e que nos distinguem de outros sites ou lojas, pelo menos com o detalhe com que sao realizados). Nos tópico informa, contribui para toda a comunidade, fomenta discussão dos preços e do hardware (os guias sao também uma boa fonte de informação), dá conhecimento e conteúdo ao fórum, divulga reviews, etc... .

Além disso estamos a falar de material novo e não de componentes com 2 ou 3 anos, descontinuado e desajustados do mercado actual.
Digo isto no sentido da informação e nao menospresando quem tem material mais antigo. Agora tem de concordar que entre discutir sobre um um sistema com 2 anos e um de tecnologia actual, n é preiciso vir o diabo e escolher qual o mais útil à comunidade.

tenho dito ...
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor PsicoPete » Segunda Set 05, 2005 15:04

Bem eu sou daqueles que respondeu que não deviam ser permitidos estes tópicos mas venho aqui "insurgir-me" contra outras coisas que me parecem menos bem.

Se um do pretextos para acabar com este tópicos foi "não trazerem nada de relevante ao forum" e ocuparem espaço na base de dados; outro foi "propiciar as vendas" consideradas ilegais no forum; então porque não:

1º - Acabar com alguns tópicos da conversa da treta como por exemplo o jogo das palavras? Para além de já ir em quase 200 páginas esse de facto é uma mais valia extrema para o forum (NOT!) :?

2º - Criar, à semelhança de outros forums, uma secção de compras e vendas onde só utilizadores com mais de X tempo de permanência activa possam expor os seus produtos.

Penso que a equipa de administração do HCP é soberana em decidir o seu destino mas há que saber quado evoluir e há que saber também ouvir aqueles que têm ajudado a fazer do forum o que é hoje.
Não falo específicamente por mim pois ainda só tenho "meia-dúzia" de intervenções mas há por aqui vários membros que já fizeram muito pelo HCP.

Cumps.

PS - Eu concordo com esta regra...
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Stu3s » Segunda Set 05, 2005 15:43

Isso do conversa da treta é um pouco diferente.

Temos que ver q é o forum com mais nensagens aqui no HCP e o unico local em que certos membros podem "trocar mensagens", caso contrario nem se viam aqui no fórum.

O HCP tem regras restrictas e q raramente não são cumpridas, no entanto excesso de moderação também torna os fóruns demasiado tecnicos e aborrecidos para certas pessoas.

Como tal, n existem regras estabelecidas para o conversa da treta, mas sim o critério dos moderadores sobre se o tópico em causa pode trazer nem q seja alguma boa disposição ao fórum, já para n falar do conteúdo.

Quanto a esse tópico em causa, era para ser apagado (e vai ser) no entanto deixamos o pessoal divertir-se mais um pouco, no entanto admito que à muito q ja perdeu a piada, e n passa de um tópico q se vem arrastando nos ultimos tempos, já algo aborrecido.

A secção de compras/vendas já à muito q se dicidiu que não (tendo em conta os ideais q temos para o fórum neste momento).
Falo por mim, nunca iria incentivar uma medida que pudesse por em causa o bom nome do fórum. Esse tipo de fóruns têm de ser moderados com muito cuidado, por envolver dinheiro, e toda a gente sabe que onde há dinheiro há interesses e muitas vezes problemas.

Outra coisa, esse tipo de foruns leva a que determinadas pessoas (lojas por exemplo = publicidade) se registem no fórum apenas por esses motivos, ora isto é um fórum de hardware, q logicamente e obviamente se expandiu para o software, mas nada mais q isso.
Gostaria que quem se regista-se neste fórum, fosse por causa do hardware e do software e nada mais.
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor PsicoPete » Segunda Set 05, 2005 16:04

Stu3s Escreveu:Outra coisa, esse tipo de foruns leva a que determinadas pessoas (lojas por exemplo = publicidade) se registem no fórum apenas por esses motivos, ora isto é um fórum de hardware, q logicamente e obviamente se expandiu para o software, mas nada mais q isso.
Gostaria que quem se regista-se neste fórum, fosse por causa do hardware e do software e nada mais.

Concordo contigo em tudo o que dizes, por isso disse que num sub-forum de compras e vendas só poderiam colocar mensagens utilizadores com um tempo mínimo de permanência activa, por exemplo, um utilizador que estivesse registado há 2 meses e que tivesse um mínimo de 100 mensagens. Assim evitava-se (ainda que não por inteiro) o risco das pessoas se registarem só para poderem vender alguma coisa. Isso seria mais um bónus aqui no forum...

Bem sei que a moderação teria de ser mais exigente e que daria mais trabalho mas também sei que há por aí muita gente disposta a isso e que não vos cobraria nem 1 centimo para o fazer... além disso os cartões amarelos servem para alguma coisa!

Outra solução que penso ser engraçada era criar-se uma função de pré-moderador. Esse estatuto seria atribuído a alguns utilizadores que poderiam moderar tópicos de forma temporaria. Funcionariam como filtros para a moderação. Se verificassem que existia um determinado tópico em clara violação das regras bloqueavam-no e remetiam-no para os "verdadeiros" moderadores para evitar que este tópico se propagasse no tempo antes da vossa visita.

Estes são os meus humildes contributos para o HCP. Se os quieserem por em prática vão ter de pagar a dízima. :D

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor gimbras » Terça Set 06, 2005 13:51

Já concordei menos com a regra, mas se as regras proibem as vendas perguntar quando davam por um componente usado iria contra elas, porque entretanto o user X dizia: "olha eu dava 5 euros" e o Y dizia "vendo-ta manda-me PM". Logo isto é contra-regra.

Dps se uma das razões é ocupar BasedeDados inutilmente o topico Word Association Game tem de ser apagado a fim de libertar umas centenas de kbs. Porque se ha conteúdo fixe e interessante (como os meus posts :lol: ) na Conversa da Treta andar a dizer palavras que tenham a ver ninguém lê.
Mas é certo que é na Converseta da Treta.

Finalmente perguntar preços de componentes novos é bem diferente de componentes antigos, até porque se pede uma estimativa para montar uma boa máquina, claro que aparecem sempre users a mandar PM's para dizer que a loja dele vende. Mas PM não fere, e depois no topico pode-se discutir qual a melhor gráfica para esse sistema, enqto q perguntar "vendo rato com 5 anos" é dificil criar debate.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Voltar para Anúncios e Regras

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante