Primeiro emprego

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Primeiro emprego

Mensagempor Stu3s » Terça Ago 30, 2005 17:39

Como ja chega de férias, vou começar à procura de emprego.

O que eu gostava de vos perguntar, era como começar e para onde mandar os curriculos! Conhecem algum site q possua ofertas de emprego (até podem ser os classificados do jornal) de preferencia para recem licenciados (eng civil)? Ja tenho o curriculo feito e a carta de apresentação para candidatura espontanea e pedida.
Como é q funciona o programa prodep? Vale a pena inscrever-me num centro de emprego?

Ja agora se quiserem dar dicas po curriculo sobre o que meter e nao meter tb n me importo.
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor CR9 » Terça Ago 30, 2005 17:42

Eu acho que nao vale a pena te inscreveres num centro de emprego, porque se nao aceitares o 1º emprego que te derem, ja nao te dao mais nenhum, por isso e melhor nao.
Imagina que te davam emprego nas caixas de supermercado, se nao aceitasses, ficavas sem direito a outro.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Speed Dragon » Terça Ago 30, 2005 18:15

Penso que era este o site que o meu mano custumava visitar, http://expressoemprego.clix.pt/, quando falar com ele depois digo-te alguma coisa ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor DJTDias » Terça Ago 30, 2005 18:49

Speed Dragon Escreveu:Penso que era este o site que o meu mano custumava visitar, http://expressoemprego.clix.pt/, quando falar com ele depois digo-te alguma coisa ;)

Vou fazer a mesma coisa...

O meu irmao acabou de arranjar emprego ...(economia). Depois eu , ou até ele dá-te umas dicas pelo MSN. :)
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Mensagempor Kaipyra » Terça Ago 30, 2005 20:07

A associação de estudantes da tua Universidade não tem nenhum pelouro que facilite estas coisas? É que cá na AAC existe uma estrutura montada, inclusivé com listas actualizadas de ofertas de emprego. E claro que Engenheiros Civis são dos mais procurados.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor NinaByte » Terça Ago 30, 2005 20:19

Boas,

Tambem tens o sapo, onde podes inserir o teu curriculum e concorrer aos empregos vários.

CUmps
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 13, 2005 22:44

Mensagempor DJTDias » Terça Ago 30, 2005 21:06

Kaipyra Escreveu:A associação de estudantes da tua Universidade não tem nenhum pelouro que facilite estas coisas? É que cá na AAC existe uma estrutura montada, inclusivé com listas actualizadas de ofertas de emprego. E claro que Engenheiros Civis são dos mais procurados.

Exactamente o q o meu irmao disse. Diz tambem q, pelo menos na fac. dele (FEP) basta colucares o teu nome na lista "dos q procuram emprego" , e a propria universidade enviava mails, com ofertas de emprego.
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Mensagempor r25 » Quarta Ago 31, 2005 1:24

Imagem
r25
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 05, 2005 1:13

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Ago 31, 2005 2:40

Compra jornais da tua zona...
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor ncastro » Quarta Ago 31, 2005 9:47

moderador stu3s: Calma, eu n estou a pedir emgrego aqui no fórum pq isso é contra as regras. Estou sim a pedir informações sobre locais onde EU possa procurar emprego e de preferencia na área da minha formação académica (engenharia civil).
Desculpa, mas n podes colocar esse tipo de anuncios aqui :wink:
Moderador alfatek: A sua mensagem/tópico foi moderada(o) por infringir as regras referentes a spam.
ncastro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 18, 2005 16:02

Re: Primeiro emprego

Mensagempor Mique » Quarta Ago 31, 2005 11:05

Stu3s Escreveu:Como ja chega de férias, vou começar à procura de emprego.

O que eu gostava de vos perguntar, era como começar e para onde mandar os curriculos! Conhecem algum site q possua ofertas de emprego (até podem ser os classificados do jornal) de preferencia para recem licenciados (eng civil)? Ja tenho o curriculo feito e a carta de apresentação para candidatura espontanea e pedida.
Como é q funciona o programa prodep? Vale a pena inscrever-me num centro de emprego?

Ja agora se quiserem dar dicas po curriculo sobre o que meter e nao meter tb n me importo.

vais trabalhar malandro...agora é que vais dar valor à vida de estudante...:)

anyway...boa sorte...isto não está fácil...
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Fev 11, 2005 18:52

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Ago 31, 2005 11:43

Penso que não seja problemático fazer "pub" a um ou dois sites de emprego, portanto:

http://www.superemprego.pt
http://www.expressoemprego.pt
http://www.net-empregos.com
http://emprego.aeiou.pt/

http://empregos.online.pt/

No entanto sites como o empregos.online basicamente são apontadores para todos os outros.

Deixo só mais uma dica, existe actualmente aquilo que é denominado de modelo europeu de CV que podes encontrar nos sites da EU e em vários dos sites de procura de emprego com apoio na criação de CV. Basicamente a estrutura está criada e tens apenas que adaptar.

Boa sorte com a procura e com o emprego.....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Onyros » Quarta Ago 31, 2005 12:13

Mique Escreveu:
Stu3s Escreveu:Como ja chega de férias, vou começar à procura de emprego.

vais trabalhar malandro...agora é que vais dar valor à vida de estudante...:)

anyway...boa sorte...isto não está fácil...
Ah pois é! Mique, sabes bem como é... Um gajo depois de estar a trabalhar há algum tempo é que dá valor aos bons velhos tempos de estudante... O tempo desperdiçado, acima de tudo, é o que custa mais a engolir... ao contrário do álcool, que se engolia tão bem.

(e continua a engolir-se, claro)

E não está mesmo fácil. Muita gente nem se dá conta disso, porque as coisas continuam a aparecer-lhes à frente. Mas quando uma pessoa tem que pagar casa, contas de luz, electricidade, gás e afins, quando gasta por mês sempre mais do que gastava no mês anterior em combustível... quando tudo o que se tem que pagar estica e tudo o que se recebe não, aí sim é que dá para ver que as coisas não estão NADA fáceis.

Para o stu3s, só tenho uma dica: persistência. Não te limites a enviar currículos: identifica as situações que gostarias de explorar, aparece nos sítios, PERSISTE, INSISTE, CHATEIA, mostra que queres o emprego, diz-lhes que queres trabalhar ali, não desistas à primeira. Não entres numa de enviar currículos à distância, porque o que se contrata são pessoas, e não informações estáticas num papel (que a maior parte das vezes ou vai para a gaveta ou para o lixo).

Vou-te dar um exemplo prático: aqui na empresa contratámos uma estagiária. Tomámos nós a iniciativa de procurar o estagiário, mas sempre tivemos propostas espontâneas de pessoas que procuram trabalho. Mas eram pessoas que nunca apareciam pessoalmente. Enviavam-nos emails, e currículos por email. Entrevistámos uns quantos caramelos, escolhemos os melhores, entrevistámo-los de novo para os conhecermos melhor e ficámos na dúvida entre 2 candidatas. Qualquer uma delas tinha boas competências "técnicas", uma delas talvez mais do que a outra. No final, escolhemos não a que tinha melhor currículo, mas a que mostrou adequar-se melhor àquilo que procurávamos.

Isto só para mostrar que as competências técnicas são a base, importante sim, mas que não se sobrepõem à componente pessoal. Daí que a presença física e uma boa "apresentação" do teu caso vai sempre ser mais importante do que um bocado de papel, que às vezes até pode ser aldrabado nalgumas partes e tudo.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Mique » Quarta Ago 31, 2005 13:27

Onyros Escreveu:Ah pois é! Mique, sabes bem como é... Um gajo depois de estar a trabalhar há algum tempo é que dá valor aos bons velhos tempos de estudante... O tempo desperdiçado, acima de tudo, é o que custa mais a engolir... ao contrário do álcool, que se engolia tão bem.

(e continua a engolir-se, claro)

Eu por acaso lembro-me quando estudava...já lá vão 4 anos, que quando o pessoal dizia que não faziamos nada eu me passava a dizer que trabalhavamos e muito...só percebi o ridiculo que era dizer isso quando comecei a trabalhar a serio...

Aqui não se pode faltar para ir com os amigos jogar computador.
Aqui não se pode ficar a dormir porque se tem sono e fomos para a noite
Aqui só se tem um mês de férias
Aqui estamos presos a isto e muitas vezes ouvir o que não gostamos e engolir em seco...
Agora há responsabilidades todos os dias, todas as semanas, todos os meses - contas para pagar, etc...
enfim...há um sem número de coisas que nos faz pensar que ser estudante é que é bom

PS: Este ano volto a estudar. Vou tirar mestrado...mas estudar e trabalhar ainda é pior... :)
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Fev 11, 2005 18:52

Mensagempor Stu3s » Quarta Ago 31, 2005 16:32

O mestrado para mim também é hipotese (felizmente tenho nota para isso), mas já este ano não.

Se tivesse oportunidade de seguir carreira académica entao sim já la estava inscrito, mas por agora quero ganhar uns trocos e quando tiver mais alguma independencia financeira e a carteira profissional da ordem nas mãos penso nisso.

Tive 5 anos seguidos de teoria (nem é muito tendo em conta a média) e por agora n quero mais 2, tou farto de estudar. Bem sei q a vida da trabalho é muito mais dificil, mas os € na conta ao fim do mês também contam.

Isso de aparecer pessoalmente nas empresas é verdade, mas quando elas pedem para responder por email n há nada a fazer. Hoje mandei 3, e todos pediam respostas para futuras entrevistas por email. Mas vou tentar seguir esse conselho ... vamos la ver ...

obrigado.
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes