Foi uma melhoria, em minha opinião.
O facto de se poder expressar individualidade nao deve ser levado ao de leve. O país ta pior nao é pelo regime implementado. quem o assumiu, ao longo do tempo fez pior que melhor. Como consequencia, chegamos a um ponto onde anda um partido durante o mandato a tentar meter o max de € ao bolso possivel porque ja sabe que no proximo mandato nao vai ser ele a estar lá. E entao sim, volta o sistema a ter culpa, porque numa ditadura isto nao existia. era sempre o mesmo gajo e mais nada.
Mas continua a ser uma ilusao. A eu sou da opiniao que, seja que regime for, desde que houvesse um gajo de tomates, que chegasse la com vontade de fazer realmente melhor, isto tinha andado pra frente. Do genero, se chegasse um gajo tipo Salazar ao governo, fosse ditadura ou democracia, com todas as vantagens e desvantagens que tem, o país sofria uma melhoria notavel. O problema sao as pessoas, nao o regime, senao a democracia nao funcionava, ponto final e tal nao é verdade.
A questao é o que as pessoas fazem com o que tem. o excesso de liberadade apos o 25 de Abril, como coisa nova que era, conduziu a alguma decadencia. Como resultado, afundou o país, e agora pra o tirar da mer** ta a ser o cara***.
Nao consigo ser completamente a favor de uma republica democratica. Epa, o nome é bonito e pomposo, mas na pratica o que acontece é meia duzia de gajos apoiados por forças politicas, algumas bem enterradas em conhecimentos, a tentar comprar votos ao povo. A partir do momento em que ganham as eleicoes para 1o ministro, segue-se uma ditadura temproraria de uns anos, para ao fim de 4 anos ganhar o concorrente directo de ha 4 anos atras as proximas eleicoes que a unica coisa que fez durante esses 4 anos foi criticar correcta ou incorrectamente todas as decisoes do gajo que ta no poder, porque, bem, vamos ser realistas, é a unica coisa que ele e qualquer outra pessoa pode fazer, porque o gajo que ta no topo é quem manda e o povo submete-se porque é até ai que vai a "liberdade do povo".
Francamente, eu votei em branco para primeiro ministro porque nao achei que algum deles fosse fazer um bom trabalho, e, como tal, fui la dizer com o meu voto em branco que NAO GOSTO DE NENHUM. é diferente de simplesmente nao votar.
E muito menos votei no Cavaco ou em quem quer que fosse pra pres. republica pelos mesmos motivos, reforçados até.
A forma como os politicos se candidatam em portugal é uma autentica compra de votos e eu recuso-me a baixar-me a isso. É emtempo de eleicoes que se ve que estradas sao arranjadas, coisas construidas, distribuem-se crowd pleasers, e todo o tipo de campanhas bem estruturadas para que o povo possa votar no gajo mais porque gosta dele do que propriamente porque o gajo vai fazer qualquer coisa de util para o país.
Por isso, eu nao estou de acordo com nenhuma personagem polica actual, e acho que desde que comecei a poder votar alguma vez tive. No entanto, e apesar de discordar com muita coisa que o gajo fez, a comecar pelas campanhas, o Socrates pelo menos parece mais dinamico um bocado que o resto. Claro que apertamos todo o cinto mais um bocado e vimos a descobrir recentemente que ainda estamos mais pobres após a instituicao de medidas de contençao. o que me leva, desde ja, a ganhar alguma descrença no gajo, se é que alguma vez acrediteie nele. No entanto, o tipo nao tem tido so pontos negativos e, como eu disse, o tipo tem algum dinamismo que parece tar a funcionar a alguns niveis.
Por isto tudo, sim, acho que a revolucao do 25 de Abril foi positiva, na nossa situacao especifica de portugal na altura. Perdemos como potencia de pais mas ganhamos bastante qualidade de vida na liberdade de expressao. Se calhar, se tivesse estado la um gajo que tivesse a boa capacidade de gestao do Salazar, sem o excesso de controlo que o tipo impunha, ainda hoje estavamos numa ditadura e pralem disso, estavamos todos contentes.
Resume-se tudo a quem está no poder e o que faz com ele.