Antes de mais, espero que o pamaro e o resto da organização não me leve a mal em colocar a minha pequena visão do evento. Acho que este é capaz de ser o fórum quase oficial do ACEE...
Bem o meu dia começou as 7 da manha de quarta-feira quando acordei para ir para ai. E ainda me atrasei uma beca aos compromissos que fiz apesar de ter acordado cedo. Mas vamos ao que interessa...
Acho que para primeira versão, o evento correu bastante bem. Houve algumas falhas, como em qualquer evento, mas na generalidade foi bastante bom e interessante. Uma das falhas foi talvez a pouca divulgação do evento em si e talvez a quantidade de limitações que a organização sofreu sem culpa nenhuma.
Mas o que teve de bom foi bastante melhor. Os jogos que tiveram la demostram ja alguma qualidade. Temos o caso dos jogos do Paulo Faria que me supreenderam muito, mesmo muito. Bastante viciantes e com uma qualidade gráfica ja bastante boa.
Outros dos jogos que tinha bastante trabalho e horas perdidas era o simulador de condução do carro. Acho que se o autor ganhar agora incentivo com esta amostra e as reacções que recebeu ao seu projecto e continuar a desenvolver ainda mais o seu simulador universal daqui a uns tempos teremos jogos portugueses de simulação com mapas de portugal pormenorizados.
O FPS que se encontrava la tambem mostra ja algum trabalho feito no sentido dos FPS em portugal. Com uma mobilidade bastante boa e uma jogabilidade aceitavel que nos faz prender ao jogo umas horitas. É pena não ter contacto com o autor para me esclarecer ate que ponto o motor do jogo é feito por ele ou não. Fica essa dúvida...
Os jogos do nosso querido Pedro Amaro (pamaro) e do seu irmão Telmo Amaro. Para o mercado em que se inserem acho que estão os dois neste momento a fazer jogos com bastante qualidade que nos obrigar a gastar umas horas a tentar quebrar todos aqueles quebra cabeças.
Gostei tb do pacman 3d apesar de o achar muito facil devido as armas. Mas tinha uma boa qualidade grafica. Aumentado um pouco a dificuldade do jogo torna-se um jogo viciante e muito engrançado.
Muitos mais jogos estavam la, mas acho que ja mencionem os trabalhos que mais me chamaram a atenção, sobre isso mais nada tenho a acrescentar.
Sobre as conferências...
As conferências foram provavelmente o melhor do ACEE, apesar da fraca afluencia criou-se ali um espirito de companheirismo entre os produtores de jogos e trocaram-se ideias.
Foram apresentados algumas ideias inovadores e interessantes de forma a desenvolver melhor a capacidade criativa que existe em portugal.
Tenho ainda a certeza que desta conferências e conversas que se originaram delas se vão criar boas amizades e parcerias muito produtivas para o futuro dos jogos em portugues. Não podemos ainda sonhar com jogos vendidos e jogados em todo o mundo, mas podemos começar a melhorar os jogos e torna-los viciantes de forma a conquistar portugal.
Depois de portugal, venha o mundo...
Sem mais,
Badboi
ps: Pamaro espero não te ter falhado naquilo que pediste, fiz o meu melhor tendo em conta a situação finaceira actual que estou. Para as proximas ja quero começar a dar mais apoio e dar algumas coisas para se fazer uns concursos. Mas tudo a seu tempo...