Pen 4gb - que sistema de ficheiros?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor skyruner » Segunda Abr 14, 2008 0:36

Eu pessoalmente, nas PENs uso sempre FAT32, apenas por ser mais compatível com sistemas UNIX e por aí fora.

Com o NTFS, tens "clusters" (não são usados clusters, mas para perceber, é a mesma coisa) de 512Bytes contra os 4KBytes do FAT32.
Logo se tiveres isso em FAT32 com muitos ficheiros inferiores a 4KBytes vais "perder" capacidade de armazenamento.
Mas como esses ficheiros não devem ser muitos, mais uma vez, neste caso, penso que não seja por aí que o NTFS pega, até porque a PEN é de 4GB.

No meu ver, a maior limitação do FAT32 é não suportar ficheiros superiores a 4GB, mas neste caso também não é relevante.

Em velocidade, duvido que exista alguma diferença.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor metralha761 » Segunda Abr 14, 2008 15:52

skyruner Escreveu:Em velocidade, duvido que exista alguma diferença.

Não duvides, existe impacto na performance entre NTFS e FAT32.

Ja vi testes em q a performance dos sistemas operativos em NTFS ou em FAT32 existem minimas diferenças.

Em FAT32 o acesso aos ficheiros é mais rapido q em NTFS, o q tem logica, a segurança paga-se.

Agora a pergunta q permanece é, nota-se diferença? Bem no meu portatil quando passei de FAT32 para NTFS tive uma pequena aparencia de ser mais lento a carregar o sistema. Após esta aparencia fui pesquisar se seria de mim ou real.

Agora, a razao para usar NTFS é mesmo so porcausa dos 4 Kb/cluster contra os 512 bytes??? mas o q pensam menter numa pen de 4 GB? ficheiros de 1 kb??

Não acho q valha a pena perder maior compatibilidade em virtude de ... hmmmm
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes