IvoMV Escreveu:Já pratiquei Goju Ryu (no Porto) quando era pequeno, e Shotokan depois. Não acho que um estilo seja superior ao outro, são um pouco diferentes, mas ambos karate.
Não concordo minimamente com o pm_am... Não é para provocar... Segue-se a minha opinião.
Nenhum estilo de karate deve ser considerado "moderno";
não creio que o intuito de praticar karate deva ser baseado em benefícios que haja em "rixas de bar" ou ser atacado na rua num assalto (em ambos os casos o melhor a fazer é sair da cena e chamar a polícia - é bastante provável acabar com uma faca espetada em algum lado por mais artes marciais que se saiba);
finalmente, imobilizar o adversário não serve de nada numa rixa ou se o assaltante tiver um cúmplic - imobilizas alguém e estás lixado a levar pontapés na tola. Se tiveres a "sorte dúbia" de ser assaltado só por uma pessoa com uma faca e queiras imobilizar o assaltante (muito mais efectivo do que acreditar que o oponente vai abaixo com um ou dois golpes), o Judo ou outra arte marcial baseada em chaves e "grappling" é muito melhor que o karate.
Ivo.
Todos os estilos são diferentes nem que seja um pormenor ou dois como numa posição base e irás sentir logo diferença.
Penso que isso é relativo porque existem estilos de Karaté com poucos anos, além de poderem ser considerados modernos no sentido do tempo da sua existência são Karates que não se baseiam apenas em Kata's, técnica têm muitas outras aplicações podem ser vocacionados para a defesa com também para o ataque.
Eu não digo que esse seja o beneficio e muito menos acho que se deva praticar Karaté com esse intuito, na minha opinião pela forma como as coisas andam eu hoje em dia nunca é demais saber algo sobre auto-defesa, por que as coisas acontecem... Aquilo da rixa foi um mero exemplo, o meu mestre ensinava-nos as técnicas e depois exemplos práticos do 'dia-a-dia' onde poderíamos ser necessidade de as aplicar.
Eu sou anti-violência e não concordo que isso seja de maneira alguma uma forma de resolver as coisas mas por vezes partem para cima de nós e pode não haver volta a dar por muito que isso se evite.
Sim eu sei que se fores atacado por mais que uma pessoa não te adianta tentares imobilizar mas nesses casos também não terás grandes hipóteses para chamar a polícia.
É aí que eu fundamento a minha opinião, os tipos de Karaté moderno são mais práticos, voltado para a defesa e ataque onde te ensinam em que partes do corpo atingir com a traqueia ou um soco no rim e o gajo deita-se no chão a chorar, como agarrar no braço de um gajo que te vai dar um facada ou com uma garrafa e partir-lhe o braço, nestes casos não vejo, por exemplo, o Judo como algo mais 'aconselhado'.
Cumps