Ola a todos,
Como foi eu que iniciei este tópico deixem-me dar a minha visão das coisas...
Filosofia do HCP: o HCP de há dois anos para ca optou por uma filosofia anti-publicidade. Havia publicidade mas era restrita a um ou outro tópico destinados para aquele efeito. E eu sinceramente até acho bem este fórum apenas permitir publicidade nos espaços propositados para esse efeito. Até porque essa informação que voces tanto querem como os links das lojas pode ser facilmente encontrada no google. Isto não é um fórum sobre publicidade e os melhores preços na area de hardware, é simplesmente um fórum que pretende discutir o hardware sem ligações comerciais.
Acho estranho que voces não vejam o mesmo que nós em diversos tópicos como publicidade descarada a lojas do tipo "Loja de informatica com bons preços blablabla... ". Isto é claramente uma referência comercial.
As regras da publicidade são simples... Referências a lojas so são permitida no caso de ser algo que se destacasse pela diferença dalgum aspecto que merecesse destaque. Como 100% das vezes o produto apresentado encontra-se em mais do que uma loja e é encontrado facilmente no google os posts sobre publicidade são totalmente editados. A não ser que os mesmos nos passem despercebidos.
Claro que deve ser "in" violar as regras com manhas para desafiar quem nos impõe regras... isso faz claramente parte da mentalidade humana. Sentimos-nos até superiores quando o fazemos e conseguimos escapar sem sermos detectados. Chama-se adrenalina...
A segunda parte deste testamento pretende-se em explicar-vos porque realmente isto acontece. Voces não tem essa noção porque não vos compete a voces a terem, mas este fórum cresceu o que cresceu por tentar que apenas a informação util fosse passada.
- Quantos de nós ja viram em outros fóruns tópicos sobre um dado produto (nem deveria referir como produto porque produto implica ser algo comercial) com dezenas de posts de publicidade agregadas a esse tópico? Ou seja, acaba-se por discutir onde o produto é mais barato ou mais caro, onde há em stock, onde tem promoção de pack e deixamos de discutir o "produto" em si.
- Quantas vezes neste fórum vemos alguem a aparecer e registar-se e encher o fórum de links para a sua loja nova que acabou de abrir?
Claramente informação que não nos é util! Saber que uma loja nova abriu? Até pode ser util, mas para isso existem espaços publicitários para esse efeito. Essas lojas que enviem material para testes que achem uteis e terão publicidade 100% garantida e grátis.
É este o grande cerne da questão... Nós queremos que o site evolua para algo profissional e imparcial para que os distribuidores e as lojas possam apostar em nós para testar os novos equipamentos que vão disponibilizado no mercado. Este fórum é 90% da cara do HCP e se eles souberem que não precisam de mandar material para terem publicidade grátis porque o haveriam de fazer?
Além disso este fórum tem custos avultados todos os mês. Isto não foi feito com a intenção de dar lucro senão nao tinha sido começado sequer mas é claro que era agradavel que houvesse forma de minimizar os custos. Isso so se consegue com venda de publicidade e isso so é possivel se uma empresa souber que não tem concorrência desleal e grátis pelo fórum. Até porque se souber disso prefere fazer publidicdade no fórum nos posts do que estar a pagar para ter publicidade num banner que ninguem clica.
Espero que compreendam também este lado das coisas. Acho que metendo os pratos na balança e contabilizando os riscos corridos ao permitir publicidade segundo regras muito restritas não compensa em relação a proibir todas as referencias comerciais.
Sem mais,
Badboi
e-mail de moderação:
aamaro@hardware.com.pt
Acabo com um pensamento: Eu também gosto de estar actualizado e comentar o que se passa no dia a dia, mas actualmente perco todo o tempo que estou no HCP a moderar e não leio alguns tópicos potencialmente interessantes. Mas faço isso para dar melhor qualidade a voces e a quem nos visita.