O Eng. Sócrates foi a um local, e melindrou-me um bocadinho!

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

O Eng. Sócrates foi a um local, e melindrou-me um bocadinho!

Mensagempor Diltiazem » Segunda Mar 06, 2006 9:31

Antes de partilhar este meu desabafo com voces, deixem-me esclarecer que apesar da minha profissão não estou envolvido directamente e não vou perder lucros ou o emprego por causa disso, portanto não é uma questão de conflito de interesses, é mesmo indignação.

Depois de Bill Gates vir a Portugal e ter direito a honras de estado pensei, "mau... isto em Portugal basta ter dinheiro suficiente para se fazer essencialmente o que se quer". A seguir veio a OPA da Sonae, e mais uma vez vendemos tudo a alguém com dinheiro. E agora o Sr. Sócrates decide aparecer na inauguração de um dos "Espaços de Venda de Medicamentos"... da Sonae.

Todo contente lá veio o Sr. Sócrates no discurso de tomada de posse dar conta do fim do lobby das farmácias (é certo que a classe sempre foi protegida), mas afinal qual foi o resultado? Transmissão do lobby para a Sonae. E atenção que os preços nem o justificam, apesar do que aparece na comunicação social. Eu sou farmacêutico, trabalho em hospital e não em farmácia de oficina, mas como calculam conheço as farmácias bastante bem, e há muitos preços mais caros no Continente que nas farmácias... e nem vou falar no El Corte Ingles, que nesse ainda estou para descobrir um produto mais barato.

Mais uma vez desculpem o desabafo, mas este falsa rectidão do Sr. Primeiro-Ministro irrita-me profundamente. Razão tinha o utente que um dia ao balcão de uma farmácia me disse: "Ainda é novo, ainda vai a tempo. Ponha-se a andar enquanto pode."

Cumps.
Editado pela última vez por Diltiazem em Quarta Mar 08, 2006 0:27, num total de 1 vez.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor Mamil0s » Segunda Mar 06, 2006 10:50

Sabes... cada um tem a sua opinião... no entanto certas opiniões, como a tua para mim são bons indicadores de que este governo está a fazer o que é certo...

Tu falas da transmissão de um lobby para outro, no caso da OPA da Sonae... no entanto nunca deves ter falado por causa do lobby da PT, que tem 90% do mercado, prejudicando intencionalmente a concorrência, com tácticas mesquinhas sobre os clientes e a concorrência.

A seguir dizes que és farmacêutico, e que no Continente existem medicamentos mais caros do que nas farmácias... se calhar seria melhor veres o Telejornal, porque lá está exactamente o contrário do que aquilo que disseste.
Portugal é o único estado-membro da UE, onde existem monopólios em sectores essenciais para o desenvolvimento do país... neste caso, a venda de medicamentos e o sector das telecomunicações, monopólios que dão origem a lobbies poderosos, como a Ordem do Farmacêuticos, que agem como forças de bloqueio, impedindo a mudança para melhor, prejudicando o bem comum.

As coisas vão mudar, quer queiram, quer não, e podem continuar a ameaçar os fornecedores de medicamentos o quanto quiserem (para não os venderem ás grandes superfícies), que não resultar. A papinha acabou, e quando digo isto, tenho como alvo os farmacêuticos, os advogados, os juízes, os professores, etc. Agora as coisas vão ser como nos outros estados-membros. Acabou a papinha. Agora vão trabalhar como os outros todos.
Adaptem-se ou desistam.
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 16:04

Mensagempor np81la » Segunda Mar 06, 2006 13:48

As farmacias não ameaçam fornecedores os fornecedore é que devem escolher a quem preferem vender. Tu podes comprar quem quiseres, se tiveres um fornecedor que não tem capacidade de te fornecer a ti e aos teus comcorrentes deves começar a procurar outro fornecedor.

E como é que o continente consegue ter preços mais baixos?

É assim, para eles os medicamentos são uma gota de agua, quando eles compram 1.000.000 de ben-u-rom só vão pagar a 90 ou 120 dias ora com o movimento que tem as varias lojas ao fim de 15 ou 30 dias o ben-u-rom esta vendido. e duramte 2 ou 3 meses a sonae tem 1.300.000 € para financiar as opas e outros negocios. As farmacias no seu total compram muito mais que o continente mas individualmente mesmo as maiores tem volume de negocio relativamente baixo, se quisessem podiam levar os fornecedores deleais á falencia, mas existirem muitos tambem é do interesse das farmacias, e a sonae vai ter a sua propria empresa de distribuiçao.

Mas e o serviço sera melhor para ti ires a um sitio onde és atendido por um miudo que não percebe muito daquilo, não estou a dizer de formaçao que até pode ser ajudante de farmacia, mas é enexperiente e não tem a estrutura de apoio que se tem numa farmacia com pessoas de varias idades que trabalharam em varios sitios, e que estão suportadas por um sistema de informaçao online?

O problema do socrates é que não tem dinheiro para pagar a divida que o ministerio tem com as farmacias, e o que ele queria era fazer como faz com todos os outros fornecedores pagar em tres vezes: tarde, mal e nunca. Mas como para o bem ou para o mal a as Farmacias estão unidas ele tem de pagar.

A soluçao vamos tirar os medicamentos das farmacias e os utentes que se lixem porque não sei se sabem mas vão sair uma lista de mais medicamentos a descomparticipar, pois é estás doente pagas que te lixas.
Imagem
np81la
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 13, 2004 0:20

Mensagempor Halaster » Segunda Mar 06, 2006 13:56

Mamil0s Escreveu:Acabou a papinha. Agora vão trabalhar como os outros todos.
Adaptem-se ou desistam.

Por enquanto, n creio que vá ser tanto assim. Cá o dinheiro ainda fala mais alto, e a corrupção que existe, penso que ainda seja considerável.
Quanto a monopólios nem falo, pq metem-me nojo, os proprietários dos mesmos são os que têm os piores produtos aos piores preços e tão-se a c***r para o cliente, o que lhes interessa é encher os bolsos.

Ainda no inicio deste ano(not sure) a PT anunciou os lucros de 2005, que foram uma coisa estrondosa, e onde é que se vê investimento, em lado nenhum.

Em certas coisas acho que o Estado ainda devia ser mais severo do que o que está a ser.

Quanto a farmácias não me pronuncio, pois devido ao sub-sistema de saúde que o meu pai tem, temos regalias muito boas, entre as quais consta a comparticipação dos medicamentos.
Imagem
Imagem
Halaster
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Nov 12, 2004 17:18

Mensagempor Mamil0s » Segunda Mar 06, 2006 15:05

As farmacias não ameaçam fornecedores os fornecedore é que devem escolher a quem preferem vender.

Se calhar não viste as notícias há uns tempos atrás... as farmácias, numa acção concertada, própria do cartel que é, ameaçaram vários fornecedores de medicamentos para não os vender às grandes superfícies.

Isto veio nas notícias, eu não estou para aqui a mentir.

E quanto ao resto, falas parece que a liberalização deste sector é uma coisa de outro Mundo... e os outros países? Já usam isto há bastante tempo... não houveram problemas, aliás só vantagens para o público... os preços desceram e os medicamentos, nesses países, são baratos.

A Suécia é um bom exemplo... 40% dos medicamentos consumidos são genéricos, o mercado dos medicamentos é liberal... o Estado poupa nas comparticipações... Falam parece que isto não existe, no entanto os outros países já têm um sistema liberal, que funciona e só traz benefícios... para quem a desvantagem? Para os farmacêuticos, pois estavam habituados à papinha feita. Tinham lucros brutais garantidos. Agora têm que competir... que pena que eu tenho. O fim do cartel está próximo. Não tenho pena nenhuma, e só peca por tardio.
É triste que o corporativismo salazarista ainda exista. Mas parece que vai acabar.

Em certas coisas acho que o Estado ainda devia ser mais severo do que o que está a ser.

Concordo. Eu até acho que este governo está a ser demasiado simpático. Eu punha o modelo nórdico a funcionar, já, imediatamente. Não me punha com rodeios. Estes lordes merecem mas é umas palmadinhas.
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PhoenixPT » Segunda Mar 06, 2006 15:19

Mamil0s Escreveu: A papinha acabou, e quando digo isto, tenho como alvo os farmacêuticos, os advogados, os juízes, os professores, etc. Agora as coisas vão ser como nos outros estados-membros. Acabou a papinha. Agora vão trabalhar como os outros todos.
Adaptem-se ou desistam.

Desculpa mas não entendi esta. O meu pai é farmacêutico e trabalha imenso e não tem a papinha como tu dizes. Chega a trabalhar quase 48 horas seguidas nos dias em que a farmácia tá de serviço, achas pouco? Muita gente trabalha bem menos e não se esforça tanto e ganham muito mais que o meu pai. Que eu saiba em nenhum país civilizado comparam papinha com exploração.

Quanto aos professores também não entendo mesmo. A minha mãe é professora e por causa de o sr. Sócrates queres fechar escolas com menos de x alunos e os concursos plurianuais, há uma enorme probabilidade de ela ficar sem emprego apesar de já ter mais de 20 anos de serviço.

Pergunto eu onde está a papinha nestas situações?
PhoenixPT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Fev 04, 2006 13:10

Mensagempor Mamil0s » Segunda Mar 06, 2006 16:52

Quando um farmacêutico abre uma farmácia, tem lucro garantido... não tem de competir com ninguém... outra é a de que só um farmacêutico é que pode abrir uma farmácia, controlando assim o negócio, como um cartel.

Aí está um pouco da papinha dos farmacêuticos...

Os professores portugueses em média, trabalham 25 horas por semana... os professores na UE trabalham em média cerca de 35 horas por semana... muitos professores portugueses não vão a convenções, porque "o professor ensina, já sabe tudo, logo não precisa de aprender".

Aí está a papinha dos professores... se não concordas com isto, tudo bem, mas eu, que falo por mim, vi isto muitas vezes, na minha vida de estudante, desde a primária até à universidade. Nem mesmo quando estava na universidade, com os meus 20 e poucos, mereci o respeito de certos professores. Lembro-me perfeitamente de um, de quando estava a tirar uma dúvida, me ter dito:

"Sou eu quem manda aqui. Você é um aluno. Você ouve e cala... senão pode ir lá para fora."

De todos os anos em que fui estudante, lembro-me de dois ou três professores assim. É muito.

Conheço outro caso ( e até recente ), de uma colega minha de trabalho que esteve numa universidade, e a maneira de o professor decidir quem passava, foi largar os exames, e aqueles que caíssem na secretária, passavam, aqueles exames que caíssem no chão, chumbariam.

Para além de não falar de professores que uma vez que pegam com um aluno, seja pela cara ou pela sua maneira de sêr, fazem tudo para tramá-lo, nem que seja chumbá-lo de propósito.
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor XEDAS » Segunda Mar 06, 2006 17:00

Bem, se o teu pai é farmaceutico e a tua mãe é professora, não deve faltar nada lá em casa (não tou a criticar nada).

Generalizando, em relação aos farmaceuticos, bons ou maus, ainda não vi nenhum sem um brutal carro e montes de dinheiro. Trabalham que nem uns mouros, mas tb ganham rios de dinheiro, e muito por causa dos monopólio. Por exemplo, um colega meu acabou o curso de farmácia, e já está a ganhar 1250€ limpos. E acha muito pouco. Se formos a pensar nas espectativas que nós ganhamos na universidade, qd sabemos os salários que se praticam no sector, até pode-se achar pouco. Mas é preciso vergonha na cara para o dizer. E por exemplo quem ganha cerca de 500€ e para o ganhar às vezes tem de ter dois empregos!? como é? Antes de reinvindicar é preciso ter vergonha na cara.

Em relação à profissão de professor, mais uma vez digo que existem casos e casos. Se a tua mãe pode ficar sem emprego ao fim de 20 anos, é muito mau, mas acho dificil. Mas tb pro fim da carreira não precisa de fazer muito pra tirar dois mil e tal euros por mês limpos (isso se quiser viver à custa dos rendimentos, pois pode ganhar na mesmo o dinheiro e trabalhar mais horas, já que no fim da carreira fazem tantas horas por semana como grande parte de portugal faz por dia ).

Em relação às escolas fecharem, aqui concordo plenamente em que fechem. Pensa nos casos em que as escolas têm 1 ou dois alunos. Em termos pessoais e afectivos, achas que esses alunos estão a ser beneficiados. Não achas mais importante esses alunos serem concentrados com outros alunos em outras escolas? Onde podem e têm melhores condições. Não tou a ver por exemplo construirem um campo de futebol para 2 alunos, ou então comprar um computador... Aqui acho que o tempo que esses dois alunos vão gastar na ida e na volta para a nova escola, é compensado pelos beneficios que vão encontrar na nova escola.

Mais uma vez digo que não é um ataque directo a nenhum sector nem a ninguém em particular. Agora acho que as pessoas deviam pensar muito antes de se queixarem, e pensarem é em fazer o q têm que fazer, trabalhar para ajudar o país a andar para a frente.

Vou explicar a minha situação pra se alguêm tb quiser dizer alguma coisa, pois sei que o que disse pode ter incomodado muito gente.

.acabei o curso de engenharia informática à um ano e meio
.tou actualmente a tirar 950€ limpos por mês
.trabalho entre 36 e +infinito horas por semana (depende dos prazos pra ontem)

Em relação ao que já tinha dito, as espectativas que criei durante o curso, os valores salariais que se praticam na minha área (já teve bem melhor) tb acho pouco o valor que recebo pró que trabalho. Mas depois de olhar em volta e ver as dificuldades que muita gente passa,não me posso queixar. Tenho é de trabalhar mais e melhor para ganhar mais
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 19, 2004 15:57

Mensagempor Azarael » Segunda Mar 06, 2006 17:32

Mais uma vez desculpem o desabafo, mas este falsa rectidão do Sr. Primeiro-Ministro irrita-me profundamente.

Ya, a mim também, especialmente porque a acho um pouco vazia. Este governo alimenta-se mais de imagem e do que aparenta estar a fazer do que outra coisa.

O problema para mim nunca esteve muito com as fármacias (não sei se serão completamento isentas mas...) , mas mais com as companhias farmaceuticas que concertam os preços. A entidade reguladora acho que já ganhou 2 casos contra eles por manipularem os preços.

Diltiazem, já que estás dentro do "negócio" explica mais ou menos a quêm encomendam e como são tabelados os preços.

PS: Concordo com o np81la, prefiro ter boa qualidade de serviço do que pagar menos uns trocos, especialmente com medicamentos.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Diltiazem » Segunda Mar 06, 2006 18:41

Azarael Escreveu:Diltiazem, já que estás dentro do "negócio" explica mais ou menos a quêm encomendam e como são tabelados os preços.

As farmácias compram directamente à industria farmacêutica ou a armazenistas. A escolha entre um ou outro tem que ver com as quantidades que são vendidas. Um produto que tenha uma rotação que justifique é adquirido em maiores quantidades directamente à industria, tendo por isso preços melhores. Produtos cuja rotação seja inferior, são adquiridos a armazenistas, ou seja há mais um intermediário na cadeia e portanto o preço final do produto é mais caro.

Relativamente aos preços, os dos medicamentos sujeitos a receita médica são tabelados pelo INFARMED e consistem numa média dos preços praticados em França, Itália e Espanha. Logo aqui temos um problema... todos estes países têm um ordenado mínimo nacional superior ao português. Quanto aos MNSRM não comparticipados, a partir do ano passado o preço passou a ser definido por cada estabelecimento que o vende. Porque até o Sr. Sócrates anunciar a medida o preço era também fixado pelo INFARMED e como tal o valor era igual em todas as farmácias.

Xedas Escreveu:Generalizando, em relação aos farmaceuticos, bons ou maus, ainda não vi nenhum sem um brutal carro e montes de dinheiro. Trabalham que nem uns mouros, mas tb ganham rios de dinheiro, e muito por causa dos monopólio. Por exemplo, um colega meu acabou o curso de farmácia, e já está a ganhar 1250€ limpos.

É exactamente esta a real razão da caça às farmácias! Inveja, pura e dura. Se o teu colega se queixa porque ganha pouco, ok está a exagerar, mas qualquer pessoa pode tirar o curso de farmácia correcto? E claro que não há falta de emprego para farmacêuticos o que faz com que os ordenados subam para estes profissionais. E há outro grande erro que é o de confundir farmacêuticos, com proprietários de farmácia! De uma vez por todas não são a mesma coisa!

Mamil0s Escreveu:Se calhar não viste as notícias há uns tempos atrás... as farmácias, numa acção concertada, própria do cartel que é, ameaçaram vários fornecedores de medicamentos para não os vender às grandes superfícies.

Primeiro, as farmácias são entidades privadas e como tal adquirem os produtos a quem querem. Se se sentem incomodadas por determinados armazenistas venderem a A ou a B podem perfeitamente decidir não comprar a esse armazenista. Até porque as farmácias não negoceiam com todos os armazenistas.

Mamil0s Escreveu:A seguir dizes que és farmacêutico, e que no Continente existem medicamentos mais caros do que nas farmácias... se calhar seria melhor veres o Telejornal, porque lá está exactamente o contrário do que aquilo que disseste.

Eu vejo o telejornal, e por isso mesmo fico indignado, porque sei que nem tudo é verdade. Achas que os medicamentos foram escolhidos ao acaso? Mas nem vou por aí, há o caso concreto de um MNSRM de uma multinacional referenciado nessa reportagem cujo PVP no Continente é igual ao preço a que ele é vendido às farmácias. É no mínimo estranho não? Sim sou farmacêutico, mas como disse no início trabalho em Farmácia Hospitalar, o lucro das farmácias é-me completamente indiferente. Eu fui o primeiro a admitir a existencia do lobby das farmácias, agora não concordo é com a sua transferência.

Mamil0s Escreveu:Tu falas da transmissão de um lobby para outro, no caso da OPA da Sonae... no entanto nunca deves ter falado por causa do lobby da PT, que tem 90% do mercado, prejudicando intencionalmente a concorrência, com tácticas mesquinhas sobre os clientes e a concorrência.

Então agora és tu que me vais ter de explicar como é que a OPA acaba com o monopólio. É que eu saiba a PT vai é ganhar quota de mercado no fixo (Novis) e no móvel com a junção prevista da Optimus e TMN prevista no documento da OPA. A mim parece-me que o monopólio vai é ser maior.

Cumps.

EDIT: Outra coisa a Ordem dos Farmacêuticos um lobby?! A ANF eu ainda concordava agora a Ordem?! Quando acusam, tenham a certeza que estão a apontar ao sítio certo.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor Diltiazem » Segunda Mar 06, 2006 18:54

Mamil0s Escreveu:A Suécia é um bom exemplo... 40% dos medicamentos consumidos são genéricos, o mercado dos medicamentos é liberal... o Estado poupa nas comparticipações... Falam parece que isto não existe, no entanto os outros países já têm um sistema liberal, que funciona e só traz benefícios... para quem a desvantagem? Para os farmacêuticos, pois estavam habituados à papinha feita. Tinham lucros brutais garantidos. Agora têm que competir... que pena que eu tenho. O fim do cartel está próximo. Não tenho pena nenhuma, e só peca por tardio.

E a culpa também é dos farmacêuticos não? Estás mesmo por fora deste sistema. Os genéricos são actualmente os produtos que mais lucro dão às farmácias! Os proprietários têm todo o interesse em dispensá-los. Aqui peço desculpa, mas vais ter que ir pedir responsabilidade a outro lado, nomeadamente à classe médica e à indústria farmacêutica.

Começo a achar que as farmácias acabam por ser um alvo fácil, se calhar também são responsáveis pelo aumento da gasolina!

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor Azarael » Segunda Mar 06, 2006 19:10

Então agora és tu que me vais ter de explicar como é que a OPA acaba com o monopólio. É que eu saiba a PT vai é ganhar quota de mercado no fixo (Novis) e no móvel com a junção prevista da Optimus e TMN prevista no documento da OPA. A mim parece-me que o monopólio vai é ser maior.

Já foi anunciado que a rede de cobre de uma maneira ou outra vai ser vendida, ou separada. Agora quanto às operadoras móveis aí já é outra história. Vai depender muito.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Mamil0s » Segunda Mar 06, 2006 19:30

Primeiro, as farmácias são entidades privadas e como tal adquirem os produtos a quem querem. Se se sentem incomodadas por determinados armazenistas venderem a A ou a B podem perfeitamente decidir não comprar a esse armazenista. Até porque as farmácias não negoceiam com todos os armazenistas.

Desculpa... mas uma coisa é optar por fornecedor A ou B, e outra coisa é boicotar o produto do fornecedor A porque este vende às grandes superfícies. Isso é ilegal, é uma tentativa de limitar a concorrência.

Eu vejo o telejornal, e por isso mesmo fico indignado, porque sei que nem tudo é verdade. Achas que os medicamentos foram escolhidos ao acaso? Mas nem vou por aí, há o caso concreto de um MNSRM de uma multinacional referenciado nessa reportagem cujo PVP no Continente é igual ao preço a que ele é vendido às farmácias. É no mínimo estranho não? Sim sou farmacêutico, mas como disse no início trabalho em Farmácia Hospitalar, o lucro das farmácias é-me completamente indiferente. Eu fui o primeiro a admitir a existencia do lobby das farmácias, agora não concordo é com a sua transferência.

Pois claro que não concordas... és um farmacêutico... se fôsses um reformado, um desempregado ou uma pessoa que recebe um ordenado médio, estarias de acordo.

Eu não percebo muito dessas coisas... no entanto eu não acredito que fique pior do que é hoje.

Outra coisa a Ordem dos Farmacêuticos um lobby?! A ANF eu ainda concordava agora a Ordem?! Quando acusam, tenham a certeza que estão a apontar ao sítio certo.

Sim. Basta ver o que o senhor dessa ordem veio dizer contra o governo, para ver que é um lobby, e que age como tal (como força de bloqueio).

E a culpa também é dos farmacêuticos não? Estás mesmo por fora deste sistema. Os genéricos são actualmente os produtos que mais lucro dão às farmácias! Os proprietários têm todo o interesse em dispensá-los. Aqui peço desculpa, mas vais ter que ir pedir responsabilidade a outro lado, nomeadamente à classe médica e à indústria farmacêutica.

Não ponhas palavras na minha boca... eu não disse que o atraso que Portugal tem em penetração de mercado dos genéricos não se deve ao lobby das farmácias. Apenas o mencionei como um complemento do exemplo a que estava a dar (a Suécia). Leste mal aquilo que escrevi.

Começo a achar que as farmácias acabam por ser um alvo fácil, se calhar também são responsáveis pelo aumento da gasolina!

Um alvo fácil?? Só o trabalho que está a dar a este governo para introduzir concorrência no mercado dos medicamentos, refuta o teu argumento. Como eu já disse... olha para os outros países, e em todos eles existem concorrência nos medicamentos. Lá são mais baratos, mais acessíveis, e beneficia quem é doente, porque se pode tratar por menos dinheiro. Não é uma coisa do outro Mundo. Já existe há muito tempo, com excelentes resultados. É novo, só em Portugal.
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Pin » Segunda Mar 06, 2006 19:37

Em relação a OPA acredito que até em alguns sub-sectores possa ter mais poder de mercado... mas digo-te já prefiro ver a Pt controlada por um privado como a Sonae que como sabemos é uma grande empresa com pessaos competentes do que um presidente da PT ke é eleito pq conhece o 1 ministro etc...

Privatização de Tudo é assim que eu acho...

Em relação as farmacias a vantagens destas é ke tem o Estado na mão devido a milhoes de euros que o estado deve as Farmacias pq senão ja se tinha acabado a mama...

cumsp
Pin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 01, 2004 4:14

Mensagempor Diltiazem » Segunda Mar 06, 2006 19:53

Mamil0s Escreveu:Desculpa... mas uma coisa é optar por fornecedor A ou B, e outra coisa é boicotar o produto do fornecedor A porque este vende às grandes superfícies. Isso é ilegal, é uma tentativa de limitar a concorrência.

Explica-me aonde é que está escrito que eu tenho que comprar a A ou a B? As farmácias são privadas e se o proprietário enquanto indivudual não quer adquirir ao armazenista que vende aos supermercados está no seu direito.

Pois claro que não concordas... és um farmacêutico... se fôsses um reformado, um desempregado ou uma pessoa que recebe um ordenado médio, estarias de acordo.

Claro que sou farmacêutico. Mas fazes ideia do que é farmácia hospitalar? Fazes ideia que os farmacêuticos não trabalham só em farmácias?! Eu não sou proprietário, não trabalho numa farmácia... Raios o meu patrão é o Sócrates! Eu sou um consumidor, tal como qualquer outra pessoa. Um reformado? Um desempregado? O reformado vai continuar a ir à farmácia aonde vai à 30 anos... E mais uma vez tal como aconteceu com os combustiveis o preço dos MNSRM subiu após a liberalização quer vás à farmácia quer vás ao supermercado! O mesmo produto que referi está €0,60 mais caro no Continente do que custava à 6 meses nas farmácias, graças à preciosa liberalização!

Eu não percebo muito dessas coisas... no entanto eu não acredito que fique pior do que é hoje.

Pois é o problema de muita gente... Falar do que não percebe.

Sim. Basta ver o que o senhor dessa ordem veio dizer contra o governo, para ver que é um lobby, e que age como tal (como força de bloqueio).

Mais uma vez volto a dizer Ordem? O Aranda da Silva é que é o bastonário e não o João Cordeiro, presidente da ANF. Aliás o Aranda tomou a posição que se lhe impunha como a de alguém que está preocupado com a saúde pública. E sim 50% das intoxicações em Inglaterra são provocadas pelo Ácido Acetilsalicílico, a vulgar aspirina. Resultado, internamento hospitalar com uma bela de uma hemorragia digestiva alta a gastar um balurdio em Omeprazol injectável para que vossa excelência possa comprar o comprimido para a dor de cabeça na bomba de gasolina ou no quiosque. E depois o Sr. Sócrates quer que a despesa dos hospitais com medicamentos não aumente mais de 4%... Right!

Um alvo fácil?? Só o trabalho que está a dar a este governo para introduzir concorrência no mercado dos medicamentos, refuta o teu argumento. Como eu já disse... olha para os outros países, e em todos eles existem concorrência nos medicamentos. Lá são mais baratos, mais acessíveis, e beneficia quem é doente, porque se pode tratar por menos dinheiro. Não é uma coisa do outro Mundo. Já existe há muito tempo, com excelentes resultados. É novo, só em Portugal.

Trabalho, mas qual trabalho? Têm feito o que querem e sobra-lhes tempo.

Mas acho que o que há mesmo a reter é, toda a gente quer meter a colher. E o português como perito em todos os assuntos acha sempre que o estão a tramar e sem estar por dentro do assunto cria uma opinião.

É o país que temos e que merecemos... enfim.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes