PETIÇÃO contra comissões sobre Levantamentos em ATMs (MB)

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

PETIÇÃO contra comissões sobre Levantamentos em ATMs (MB)

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jun 20, 2007 12:59

Olá ppl:

Venho desta forma, alertar-vos para uma petição que é do interesse público.
Caso não tenham conhecimento, a banca portuguêsa prepara-se para cobrar mais uma taxa pelos serviços do MultiBanco.
Desta feita, é graças ao "Sistema Único de Pagamentos Europeu" (SEPA) que será implementado apartir de 2008.
Aproveito para deixar a noticia sobre o assunto e o link para a petição.

O sistema de pagamentos e levantamentos automáticos português, o conhecido multibanco, corre o sério risco de deixar de ser gratuito, perante a entrada em vigor do sistema único de pagamentos europeu (SEPA) a partir de 2008, afirmou ontem ao DN Vítor Bento, presidente da SIBS - Sociedade Interbancária de Serviços. Em entrevista à agência Lusa, o responsável pela empresa que gere o multibanco já tinha apontado um outro risco: o fim de algumas funcionalidades actualmente existentes em Portugal através desta rede.

"Os portugueses não vão ganhar nada com a SEPA", defendeu Vítor Bento. Isto porque a redução de custos, resultante da uniformização dos sistemas, só acontecerá nas operações de maior escala. E a uniformização pode igualmente resultar no fim da gratuitidade de algumas operações, com acontece em Portugal, com os levantamentos e pagamentos no multibanco. "Muitos esquecem-se que somos dos poucos países europeus onde esses serviços não são pagos, porque os bancos assim o entendem", relembrou o presidente da SIBS.

Entre 2008 e 2010, a SEPA vai começar a ser aplicada, com todos os sistemas bancários nacionais a terem de se adaptar aos requisitos do espaço único de pagamentos, A principal característica é a de que não pode haver diferenciação entre serviços de pagamento com cartões bancários, nacionais e transfronteiriços. "A SEPA vai transformar os diferentes sistemas de pagamento europeus numa commodity, ou seja, num produto sem diferenciação", disse ainda ao DN.

De acordo com dados revelados recentemente pela Comissão Europeia, em média, na Europa, um cidadão paga 1,3 euros por cada levantamento numa caixa automática.

"É óbvio que, se os custos se reduzem, os bancos vão procurar outras fontes de financiamento", acrescentou. Mas, para Vítor Bento, estes são apenas cenários que não condicionam a actuação da SIBS. "Temos consciência de que estes riscos existem, são maiores com a SEPA, mas continuamos a trabalhar o nosso sistema de pagamentos com vista a uma maior eficiência e modernidade", disse ainda.

Os sistemas nacionais de menor escala, como é o caso português, vão enfrentar a concorrência dos grandes processadores europeus e norte-americanos (empresas tecnológicas que fazem toda a operação por detrás de um levantamento e pagamento).

À Lusa, o presidente da SIBS adiantou que a empresa "está a tentar ganhar escala, através de acordos com congéneres europeias". Este tem sido um movimento seguido por outros países , com alguns processadores a optarem por serem vendidos a outros maiores, como aconteceu na Bélgica e na Finlândia.

Para este responsável, crítico da SEPA, a criação deste espaço único é um objectivo político, que não corresponde a uma necessidade de mercado. E comprova a sua afirmação com o facto das transacções transfronteiriças representarem apenas 3% do total, em média, na Europa e cerca de 2%, em Portugal.

De acordo com um estudo recente da Accenture, os principais bancos europeus vão investir mais de três mil milhões de euros nas alterações dos sistemas de pagamento, para cumprirem os requisitos da zona única de pagamentos. Neste estudo, onde Portugal não está incluído, cada banco prevê gastar, em média, 23 milhões de euros nas adaptações necessárias na adopção da SEPA.

Fonte - Diário de Noticias Online

Petição CONTRA as comissões sobre Levantamentos em ATMs (Multibanco)

Vamos contrariar as tendências "tugas" ao juntarmo-nos nesta luta contra os "monopolistas" deste país.
ASSINEM a petição pela vossa saúde. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Spikleman » Quarta Jun 20, 2007 13:18

É inacreditável como se inventa de tudo para sacar mais dinheiro, os lucros anuais dos bancos continuam a subir e eles continuam a sacar.
Eles que tenham vergonha na cara e acabem com os abusos.

Cumps
Spikleman
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 31, 2005 20:30

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jun 20, 2007 13:21

Para que "não caia em saco roto" o melhor mesmo é assinar a petição. :wink:
Vamos parar de nos queixar e vamos partir para a acção !!!
Quanto maior o nº de "assinantes", mais "poder" tem a petição.
Assinem e divulguem a petição.Quantos mais melhor. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor pagc » Quarta Jun 20, 2007 13:58

Esta ideia de cobrar pelos serviços nio multibanco não é nova. Há alguns anos atrás eles quiseram fazê-lo e depois recuaram devido à reacção contra que se gerou.

Agora veêm com a desculpa da SEPA e não me admirava que estas declarações fossem feitas para apalpar terreno e ver a reacção dos consumidores ou para ir preparando terreno. Um dia destes pagamos pra entrar no banco e respirar lá dentro porque o ar condicionado custa dinheiro.

Já assinei (Nº 65779).

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor CR9 » Quarta Jun 20, 2007 14:03

Sempre a roubarem. :roll:

Já agora penso que estas petições não levam a lado nenhum ainda por cima online, mas ja assinei. :wink:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor jorge17 » Quarta Jun 20, 2007 14:22

65803 Total Signatures

:D
AMD Athlon XP, 2000 MHz (15 x 133) 2400+

Asus A7V8X-X (6 PCI, 1 AGP, 3 DDR DIMM, Audio, LAN)

512 MB (PC2700 DDR SDRAM)

NVIDIA GeForce4 Ti 4200 with AGP8X (128 MB)

ST360014A (60 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/100)
jorge17
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Mai 22, 2006 18:37

Mensagempor nioxys » Quarta Jun 20, 2007 14:28

andam sempre a arranjar maneira de sacar dinheiro ao pessoal.. os bancos têm sempre lucros de milhoes.. parecem que querem passar a ter de mil milhoes... fogo.....

cumps :wink:
Imagem
nioxys
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 17, 2007 17:08

Mensagempor JCAP » Quarta Jun 20, 2007 15:14

A minha já está feita e já enviei link para os conhecidos. Abaixo a xulice bancária.
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 25, 2007 0:48

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jun 20, 2007 18:11

JCAP Escreveu:...Abaixo a xulice bancária...
MUAHAHAHAHA. :lol: :lol: :lol: (boa frase).

Apesar de me rir, não existe nenhuma piada relativa a este assunto.
Eu, pessoalmente, tenho conta no Santander onde me cobram 3.5€ por levantamentos ao balcão.
Ora não é de estranhar que o mesmo banco, aqui ao lado (espanha) não cobre nada aos seus clientes ?
Aliás, que eu tenha conhecimento, NENHUM banco espanhol cobra por isso.
O que quero dizer com isto é que a banca de outros países, já tem conhecimento do "país maravilha" que temos e como tal aproveitam-se da "inactividade social" dos habitantes deste país ao qual chamamos de Portugal.
Mas o quê que será preciso para que os portuguêses voltem a ser PORTUGUÊSES ?
Porque é que nos tornamos em individuos passivos ao invés de sermos activos e lutarmos pelos nossos direitos ?
Assinem esta petição e outras que prejudiquem TODOS os portuguêses!!!
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor XVeX » Quarta Jun 20, 2007 18:25

no fundo no fundo, o povo portugues queixa-se, mas chega a altura baixa as orelhas!

Eu não acredito muito que uma petição ajude em alguma coisa, mas já assinei!
XVeX
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 30, 2005 21:10

Mensagempor pagc » Quarta Jun 20, 2007 18:32

Existem alguns países europeus onde se cobram essas taxas no multibanco, mas as taxas de juros aplicadas por eles nos empréstimos são muito pequenas e não como cá, onde cobram brutalidades.

O BES até me cobrava os movimentos feitos via Internet. Como os mandei passear e muita gente o deve ter feito, agora já não se paga. É assim que eles aprendem.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor nunoemanuel » Quarta Jun 20, 2007 19:09

[PT]CableGuy Escreveu:
JCAP Escreveu:...Abaixo a xulice bancária...
MUAHAHAHAHA. :lol: :lol: :lol: (boa frase).
Eu, pessoalmente, tenho conta no Santander onde me cobram 3.5€ por levantamentos ao balcão.
[/b]

Isso é comum a todos os bancos??
É que sinceramente nunca tinha ouvido falar disso!

E penso que o meu banco nao cobra nada...isto pq sempre que vou lá, tá imenso pessoal a levantar dinheiro....e as velhotas todas a levantar a reforma....
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor SkyRunner » Quarta Jun 20, 2007 19:39

O banco que cobra menos ou por vezes nem xega a cobrar é a CGD...

Cumpz...
SkyRunner
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Set 23, 2004 20:25

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Jun 20, 2007 19:59

Olha que esta agora... era só o que havia de faltar...

Eu já assinei e já divulguei por toda a minha lista de contactos.

(nº 66044)
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Carlos_4 » Quarta Jun 20, 2007 21:23

Assinatura 66106 é do je! fps destes gajos.. até parece q os bancos já ganham pouco..
Imagem
Imagem
Imagem
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes