Mestrado integrado/Licenciatura

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mestrado integrado/Licenciatura

Mensagempor |_xenon_| » Sexta Jul 13, 2007 8:19

Pessoal tenho uma duvida muito importante e urgente!
Qual a diferença entre mestrado integrado e licenciatura???
isto em cursos na universidade.
Agradecia respostas. Cumps
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jun 02, 2005 13:54

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sexta Jul 13, 2007 9:27

É igual ao antigamente, mas agora podes é fazer o mestrado logo a seguir à licenciatura sem candidatura no mesmo estabelecimento de ensino... Acho que é basicamente isto.

Como licenciado e se o curso e instituição acreditados pela ordem dos engenheiros, és engenheiro; com o grau de mestre és mestre! mas não de kung-fu... :wink:

Mas espera por mais opiniões... pode ser que fiques mais esclarecido... ou informações mais correctas.
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 13, 2007 10:56

Só uma dicas importantes:

Não faças o Mestrado logo a seguir à Licenciatura. Põe-te a trabalhar, deixa passar uns anos e vai ser mais recompensador. Nos entretantos ganhaste uma visão mais prática e pragmática dos fundamentos e aplicabilidade. E isto vai-te dar uma maior capacidade de trabalho e visão crítica das mensagens dos docentes.

Depois, dependendo do curso superior em questão, tem em atenção que alguns Mestrados são € deitado à rua, outros são mais académicos e outros mais profissionalizantes.

A Universidade é um bom ponto de partida para um Mestrado. Quando é má, o Mestrado não pode ser muito diferente. E os nomes dos professores não fazem um curso. É por isso que a Católica não tem o MBA (muitos nomes e pouco "sumo") ao mesmo nível das suas licenciaturas em Gestão, por exemplo.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor |_xenon_| » Sexta Jul 13, 2007 13:06

que dizer basicamente o mestrado é mais um aperfeiçoamento dos conhecimentos.
Mas por exemplo no caso de medicina, o curso é com mestrado integrado. Quer dizer que depois dos 12 semestres sou licenciado e tambem fico com o mestrado concluido???
Ilucidem-me
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sexta Jul 13, 2007 13:16

Medicina não sei mas no caso de uma Engenharia, 5 anos e eras licenciado em Engenharia X. Agora 3 anos e és licenciado em Engenharia mas podes fazer seguidos mais 2 anos e és Mestre.

Basicamente com os 5 anos antigos agora és Mestre...

Mas alguém mais que ajude porque não sei porquê mas acho que não me estou a conseguir explicar!!! Desculpa...
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SkylineGTR » Sexta Jul 13, 2007 13:59

Cr@sh_Ov3rride Escreveu:Como licenciado e se o curso e instituição acreditados pela ordem dos engenheiros, és engenheiro; com o grau de mestre és mestre! mas não de kung-fu... :wink:

O meu curso não é da área de engenharia, mas tenho amigos que são e tanto quanto sei para seres engenheiro tens de tirar a licenciatura e passar num "exame" da Ordem de Engenheiros.

|_xenon_| Escreveu:que dizer basicamente o mestrado é mais um aperfeiçoamento dos conhecimentos.

Eu diria mais um aprofundamento de conhecimentos. É quase como uma especialização em determinada área, pois há vários mestrados, em que no fim sais com o grau de mestre. O mestrado normalmente é mais apelativo a quem queira seguir a via do ensino.
Actualmente com Bolonha não sei como está o peso do mestrado, porque por exemplo, muitas das cadeiras que dão no mestrado do meu curso são as que eu tive nos meus 2 últimos anos da licenciatura (de 5 anos).

Cr@sh_Ov3rride Escreveu:Basicamente com os 5 anos antigos agora és Mestre...

Nos moldes actuais, em teoria deveria ser assim. Mas nem todas as universidades/cursos fazem essa equivalência.
Eu acabei este ano a licenciatura nos moldes antigos (5 anos) e não vou sair com grau de mestre. Embora já tenha ouvido dizer que se quiser tirar o mestrado só preciso de fazer 1 dos 2 anos. Mas foi apenas especulação...
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sexta Jul 13, 2007 14:06

sim se o curso não for acreditado nem a instituição tu podes propor-te a um exame e se passares és admitido sem dúvida...

Em relação aos 5 anos estava a referir-me à actualidade... quem estiver como no teu caso, a licenciatura "antiga" e quiser ter o grau de mestre tem que fazer um mestrado... pode-se é pedir equivalência de cadeiras ou qualquer coisa assim so género o que leva em algumas situações a ser preciso apenas 1 ano de mestrado e não os 2... mas como dizes e bem especulação... :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 13, 2007 14:17

Sim, Mestrado é uma especialização e introdução, à investigação.

Tem uma parte curricular onde assiste-se a aulas, elabora-se trabalhos e é-se avaliado como outro curso qualquer.

Depois, se concluires com uma média igual ou superior a 14 (depende das Universidades) a parte curricular, podes fazer tese.

Nesse caso é-te apontado ou escolhes um orientador da tese, que normalmente é doutorado ou Cátedra.

Depois inicia-se o processo de elaboração da tese que dura normalmente 1 ano. No final a tese é discutida com um juri (Doutorados e/ou Catedráticos) e a nota é qualitativa.

Depois existe o MBA, e em algumas Universidades, podes fazer o MBA (parte curricular) e elaborar uma tese (é o que me falta :cry: )para teres o grau de Mestre.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 13, 2007 14:21

Cr@sh_Ov3rride Escreveu:sim se o curso não for acreditado nem a instituição tu podes propor-te a um exame e se passares és admitido sem dúvida...

Em relação aos 5 anos estava a referir-me à actualidade... quem estiver como no teu caso, a licenciatura "antiga" e quiser ter o grau de mestre tem que fazer um mestrado... pode-se é pedir equivalência de cadeiras ou qualquer coisa assim so género o que leva em algumas situações a ser preciso apenas 1 ano de mestrado e não os 2... mas como dizes e bem especulação... :wink:

Não conheço ninguém que tenha podido ter equivalência de cadeiras num Mestrado. Pode haver, mas das dezenas de pessoas que conheço que fizeram, nenhuma teve.

A não ser talvez, que tenha um Doutoramento e faça um Mestrado na mesma área. Mas isso é no mínimo esquisito. 8O

Conheço um tipo que estava a fazer o Mestrado ao mesmo tempo que um Doutoramento, mas é uma raridade, senão mesmo um génio no ramo de engenharia dele.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sexta Jul 13, 2007 14:25

Em Bragança no curso de Engenharia Biotecnológica conheço pessoas que o estão a fazer e são atribuidas equivalências... Mas equivalências porquê? como fizeram a licenciatura "antiga" houve cadeiras de 4º e 5º ano que passaram para o mestrado integrado, então vão fazer o mestrado mas sem repetir as cadeiras que já têm feitas, daí as equivalências!
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 13, 2007 14:33

Eu acho que quem perde nesta treta de Bolonha são os alunos.

O nosso ES é um dos mais completos e exigentes na UE. Assim, fica "mole" e muito fácil.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor |_xenon_| » Sexta Jul 13, 2007 15:24

Ja agora aqui pro noob nestas materias, o que é um doutoramento??? lol cheira-me que isto é uma pergunta estupida.
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lnogueir » Sexta Jul 13, 2007 15:52

Relativamente a medicina posso esclarecer-te que o que se passa é o seguinte! O que era considerado licenciatura (6 anos) é agora mestrado, e licenciatura passa para 4 anos. No entanto a licenciatura não te serve de nada, pois nada podes exercer com ela! É obrigatório o mestrado e mais ainda é obrigatório a especialidade para poderes exercer... ou seja mais 3 a 6 anos dependendo da especialidade!

Espero ter sido esclarecedor!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 16, 2006 13:29

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 13, 2007 15:54

|_xenon_| Escreveu:Ja agora aqui pro noob nestas materias, o que é um doutoramento??? lol cheira-me que isto é uma pergunta estupida.

Não há perguntas estúpidas, só respostas idiotas.

Então vamos lá:
Ensino primário - Escola Básica(EB) 4 anos
Ensino secundário - Escola 2+3 (1º ciclo (2 anos) e 2º ciclo (até ao 12º ano))
Ensino superior - Bacharelato = 3 anos
Ensino superior - Licenciatura = 4-5 anos ou 3 anos Bacharelato+1 ou 2 Licenciatura
Ensino superior - Pós-graduação = 9meses a 18 meses
Ensino superior - Mestrado = 1 a 2 anos
Ensino superior - MBA (Master in Business Administration) = 1 a 2 anos
Ensino superior - Doutoramento 1 a 5 anos
Ensino superior - Pós-Doutoramento 1 a 2 anos
Ensino superior - Cátedra = título honorário pelo mérito e tem que ser apadrinhado pelos seus pares. A Jean Monet não é atribuida em Portugal embora eu conheça um português que tem uma.

Não segue necessariamente por esta ordem apartir da Licenciatura. Pode-se saltar logo para Doutoramento, depende das notas, papers (trabalhos de investigação) publicados e da área de especialização.

Mas dá para ter uma ideia que com o grau de Doutor (Professor Doutor), podes reger áreas científicas de Universidades, leccionar, investigar, coordenar projectos de investigação e paralelamente ser membro ou presidente de um concelho de administração de uma qualquer empresa, como eram muitos dos meus professores (Doutorados, Pós-Doutorados e Cátedras).
Editado pela última vez por zinko_pt em Sexta Jul 13, 2007 21:23, num total de 1 vez.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 13, 2007 16:00

É claro que no Ensino Superior, muita coisa difere, dependendo da área científica.

Por exemplo, para chegar a Magistrado, o percurso, depois da Licenciatura é completamente diferente.

Agora já sabes o que precisas para reunires as condições para acederes a um cargo com carro e motorista :lol:
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante