Moderadores: Administradores, Moderadores

forunista Escreveu:Basicamente, o que irá acontecer é que as pessoas irão ter de alargar os anos que vão pagar ao banco, isto porque a prestação mensal já não pode subir mais, estão pelo pescoço...
Vai ser dividas até andar de bengala!
forunista Escreveu:Isto tudo para quê ? Engordar ainda mais os lucros dos bancos.

pagc Escreveu:forunista Escreveu:Basicamente, o que irá acontecer é que as pessoas irão ter de alargar os anos que vão pagar ao banco, isto porque a prestação mensal já não pode subir mais, estão pelo pescoço...
Vai ser dividas até andar de bengala!
Impossível, já estão a fazer crédito a 40 e 50 anos. Já se negoceia nos bancos com a morte dos pais porque irão receber uma herança que dá para pagar a dívida. Já deixam uma parte de dívida para o fim do empréstimo que provavelmente serão os filhos a pagar.
pagc Escreveu:forunista Escreveu:Isto tudo para quê ? Engordar ainda mais os lucros dos bancos.
Os bancos não te apontam uma arma para ires de férias a crédito, teres carro a crédito, etc. Se não se pode, espera-se.

forunista Escreveu:Ainda o ano passado vi uma noticia em que o titulo era qq coisa do género: "Portugueses preferem passar férias em casa".
Eu pergunto, preferem ou são obrigados ?
forunista Escreveu:Estou a falar da principal prestação, a casa. E esse não será um bem de 1ª necessidade ?

pagc Escreveu:Não me lixes, onde é que está escrito que temos de passar férias fora de casa?. Em minha casa, entram 4500€/mês e fui de férias para fora 2 vezes em 10 anos. Isso é consumismo puro e duro. Já vi desempregados com a corda ao pescoço a dizer que iam de férias para o Algarve.
pagc Escreveu:forunista Escreveu:Estou a falar da principal prestação, a casa. E esse não será um bem de 1ª necessidade ?
Depende da casa. Se compraram casa acima daquilo que podem, não reclamem. Se compraram a pensar que o tempo das vacas gordas se ia manter, azar. Se compraram a pensar que ia correr sempre tudo bem e que só acontece aos outros, é falta de experiência. Isto foi uma festa durante muito tempo e a factura tinha que vir.

nunoemanuel Escreveu:Na minha humilde opinão, poucos portugueses sabem fazer uma gestão correcta daquilo que ganha...eu via pessoas onde morava, que estavam no desemprego e iam todos os dias tomar pequeno-almoço e lanche aos cafés.....e quase todos os fins de semana vinha o carro cheio de compras...iam passear todos os fins de semana...trocavam de carro, como quem troca de camisa....
Por um lado compreende-se...pq se trabalham, penso que tb qerem ter uma espécie de "extravagancia", mas sem sacrificios, tb nao se chega a lado nenhum...
Cumps

pagc Escreveu:forunista
Ires ou não de férias, são em primeiro lugar opções. Se puderes ir sem que isso te destrua o orçamento tudo bem. Chateia é ver tanta gente a ir sem o poder fazer e depois vir reclamar que as prestações ao banco estão altas.
Quanto às casas também encontras casas com preços mais acessíveis, mas não com as áreas nem com a localização que gostarias, mas isso como tudo são opções.
Onde tento chegar, é que se criou uma mentalidade que tudo quer e imediatamente. Aquilo que antes se demorava uma vida a ter, agora quer-se logo. Já não chega comprar uma casa, quer-se logo a mobília completa e os últimos gadgets da moda e ir de lua de mel para as Caraíbas e quando voltar ter os carros à porta. Isso não pode ser, não ganhamos para isso, não trabalhamos para isso, não produzimos para isso mas os bancos aproveitam-se disso.
[/b]

forunista Escreveu:Penso que deveria haver uma maior regulação do crédito e lucro dessas entidades de maneira a que as pessoas pudessem continuar a recorrer ao crédito mais moderadamente, assim como os bancos não lucrassem tanto.
forunista Escreveu:Nota: O banco serve-se do nosso dinheiro para emprestar... Porque será que, quando colocamos dinheiro a prazo ele rende 1% e quando pedimos emprestado tem um juro de "30%" ?

forunista Escreveu:Já repararam o quanto nos preocupamos com o que o cada um gasta ?
Já repararam na quantidade de programas a falar sobre poupança e depois a contradizer existem dezenas de anúncios a incentivar ao crédito ?
Até já há um programa na RTP1 com o Diogo Infante a falar em vários métodos para poupar água, luz, etc. Não será porque a vida cada vez está mais cara e como o salário não estica, temos de cortar no que já temos ?
Mas as pessoas continuam a viver como se tivessem uma situação financeira positiva e estável...
E não se lembram que a estabilidade desparece num ápice...
Acho que tudo faz parte da sociedade onde vivemos, de egoísmo... Se ele tem, eu também hei-de ter...

nunoemanuel Escreveu:forunista Escreveu:Já repararam o quanto nos preocupamos com o que o cada um gasta ?
Talvez se cada um se preocupasse com o que gasta, mas isso nao acontece!Já repararam na quantidade de programas a falar sobre poupança e depois a contradizer existem dezenas de anúncios a incentivar ao crédito ?
Imagina se não houvesse esses programas que "ensinam" a poupar...se não existisse publicidade ao crédito ele existia na mesma...Até já há um programa na RTP1 com o Diogo Infante a falar em vários métodos para poupar água, luz, etc. Não será porque a vida cada vez está mais cara e como o salário não estica, temos de cortar no que já temos ?Mas as pessoas continuam a viver como se tivessem uma situação financeira positiva e estável...
E não se lembram que a estabilidade desparece num ápice...
Acho que tudo faz parte da sociedade onde vivemos, de egoísmo... Se ele tem, eu também hei-de ter...
Entao porque se culpa os bancos, se o defeito é da sociedade...?
As pessoas, vem o "passar férias" como uma necessidade obrigatória, para depois chegarem ao pé das amigas e dizer, fui para Punta Cana, fiqei num hotel com alguem famoso, olha para este bronzeado...
Os meus pais, tem perto de 50anos, e nunca foram de férias, e claro que é por opção, mas tb é pq precisam do suposto dinheiro que iriam gastar nas férias....
Em tudo à que haver equilíbrio e controlo....

forunista Escreveu:O crédito é como um oasis em que podes ter tudo o que não poderias ter se tivesses de pagar a pronto. Sendo assim, os bancos são as entidades que lucram mais com isso e incentivam ao uso do crédito. Penso que deveria haver uma maior regulação do crédito e lucro dessas entidades de maneira a que as pessoas pudessem continuar a recorrer ao crédito mais moderadamente, assim como os bancos não lucrassem tanto.
forunista Escreveu:Isto tudo para quê ? Engordar ainda mais os lucros dos bancos.
forunista Escreveu:Quanto à "festa", neste momento está a ser feita pelos bancos com a "lenga-lenga" de que isto está mau...e entretanto engordam como nunca tinham engordado.

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes