Que tipo de pessoa contratavam?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Que tipo de pessoa contratavam?

Mensagempor DannyPt » Segunda Abr 12, 2010 15:21

Pois é...

Imaginem-se a abrir uma micro empresa de assistência informática. Tinham umas noções, mas como é óbvio haviam coisas que não sabiam fazer, como é o meu caso.

Terei de contratar alguém com o apoio do IEFP, dentro do ramo.

A minha questão é...que tipo de profissional contratariam se estivessem na minha posição? (a de gestor e investidor).

Tenho um perfil pré-definido claro, mas gostaria de saber opiniões de quem realmente está mais dentro da prática.

Obrigado
DannyPt
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 05, 2010 16:37

Mensagempor alr_tech » Segunda Abr 12, 2010 16:30

boas

rapidamente... estás lixado...

eu tive o mesmo problema à 20 anos atrás...
embora na altura os técnicos contavam-se pelos dedos da mão...

e tenicos e instaladores de jogos é o que por aí há aos pontapés...

não vai ser fácil... ainda está com o problema acrescido de usar pessoal dos IEFP... que vêm batidos e fartos de ser explorados, para os mandarem embora outra vez......

um bom técnico é caro...
no teu caso, como só tens umas noções... tens de arranjar alguém que saiba do assunto para te poder manter as pontas quando há menos serviço e saiba quem escolher quando existir picos de trabalho...

terá de ter os conhecimentos mínimos de electrónica, computadores e software... existem algumas empresas de formação, pensa em contactá-las....
licenciados, não querem, estás a começar e não podes pagar por aí além...

devias começar por saber o que necessitas para montar um laboratório.. hardware, mobiliário, ..
faz um levantamento primário das necessidades reais e a partir daí define as ideias e o que perguntar na altura da escolha do técnico...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor skyruner » Segunda Abr 12, 2010 16:38

Que tipo de assistência? Apenas hardware? Vais vender?
Com que tipo de hardware vais trabalhar?

Seja como for, alguém de redes parece-me uma boa opção.
Se tiverem a formação que tive, fiquei com muitas noções de hardware quer a nível instalação quer a nível de compreender o que realmente se passa dentro de cada peça de HW.

Tens a vantagem de "saberem" instalar e configurar SO como Win2k3/2k8 Server, clientes (XP/Vista/7) e manter a coisas a funcionar.
Linux também é coisa que não é de todo estranha e toda gente da os comandos base de utilização bem como configura serviços como mail, webservers, ldap, samba, etc.

Se for alguém que tenha tido um estágio em numa empresa que preste serviços de telecomunicações (por exemplo), já tem uma pequena noção de como funciona uma rede estruturada a nível de passagem de cabo, calhas, patch-pannels, etc. Ou seja, tudo o básico que é necessário.
Ficas também com alguém que se aparecer algum problema num switch ou router, não fica a olhar po tecto como ficaria um típico técnico informático.

Basicamente ficas com alguém que está mais que qualificado para dar a assistência que necessitas, e que com alguma ajuda da tua parte (formações, etc), pode-te ajudar a fazer crescer o negócio para outras áreas da informática, nomeadamente nerworking.

Se calhar o ideal era arranjares alguém com calo na matéria e se as coisas correrem bem, aceitas um estagiário da área que te disse.

BTW, nunca pagues menos de 800€ a um Sr. desses que é pecado.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor DannyPt » Segunda Abr 12, 2010 16:49

skyruner Escreveu:Que tipo de assistência? Apenas hardware? Vais vender?
Com que tipo de hardware vais trabalhar?

Seja como for, alguém de redes parece-me uma boa opção.
Se tiverem a formação que tive, fiquei com muitas noções de hardware quer a nível instalação quer a nível de compreender o que realmente se passa dentro de cada peça de HW.

Tens a vantagem de "saberem" instalar e configurar SO como Win2k3/2k8 Server, clientes (XP/Vista/7) e manter a coisas a funcionar.
Linux também é coisa que não é de todo estranha e toda gente da os comandos base de utilização bem como configura serviços como mail, webservers, ldap, samba, etc.

Se for alguém que tenha tido um estágio em numa empresa que preste serviços de telecomunicações (por exemplo), já tem uma pequena noção de como funciona uma rede estruturada a nível de passagem de cabo, calhas, patch-pannels, etc. Ou seja, tudo o básico que é necessário.
Ficas também com alguém que se aparecer algum problema num switch ou router, não fica a olhar po tecto como ficaria um típico técnico informático.

Basicamente ficas com alguém que está mais que qualificado para dar a assistência que necessitas, e que com alguma ajuda da tua parte (formações, etc), pode-te ajudar a fazer crescer o negócio para outras áreas da informática, nomeadamente nerworking.

Se calhar o ideal era arranjares alguém com calo na matéria e se as coisas correrem bem, aceitas um estagiário da área que te disse.

BTW, nunca pagues menos de 800€ a um Sr. desses que é pecado.

Nem tenciono pagar menos que isso :)

O tipo de assistência que quero fazer engloba tanto a componente de hardware como software. E é mais a nível de manutenção em empresas. Pelo que já me tinha surgido a opção e ideia de meter aqui alguém de redes, mas tinha receio que alguém de redes não fosse muito 'forte' na parte do hardware...

O espaço tá quase montado, tenho aqui o mobiliário, algumas peças e material de manutenção claro, não todo, porque falta sempre qualquer coisa...mas o básico tenho.

Surgiu-me contratar alguém do IEFP, pois como estou no inicio, é normal que não possa já meter aqui um 'ás'...e o IEFP comparticipa com 65% do ordenado que ronda os 700 e tal euros, pois é um estagiário.

O meu 'medo' é que esse mesmo estagiário não seja nada daquilo que pretenda.

Basicamente, não pretendo um crânio...mas uma pessoa que saiba um pouco de redes e hardware...

E é claro que em complementação eu também vou fazendo as minhas formações.
DannyPt
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Terça Abr 13, 2010 10:02

boas

nesse caso tb concordo com o skyruner...
tinha ficado com a ideia mais de loja de manutenção de PCs...

se vais para o mercado "empresarial" convinha tal como ele disse, de além do conhecimentos de manutenção de hardware/software, tb redes e tudo o que as suporta...

tens de ter a noção que um bom técnico para o que queres não é fácil de encontrar e nem é barato...
não creio que os encontres no IEFP.... estagiários talvez... mas, técnicos não creio...
a maioria está por conta própria...

boa sorte

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor DannyPt » Terça Abr 13, 2010 10:12

alr_tech Escreveu:boas

nesse caso tb concordo com o skyruner...
tinha ficado com a ideia mais de loja de manutenção de PCs...

se vais para o mercado "empresarial" convinha tal como ele disse, de além do conhecimentos de manutenção de hardware/software, tb redes e tudo o que as suporta...

tens de ter a noção que um bom técnico para o que queres não é fácil de encontrar e nem é barato...
não creio que os encontres no IEFP.... estagiários talvez... mas, técnicos não creio...
a maioria está por conta própria...

boa sorte

cumps

Barato não é...eu sei. Mas encontram-se, penso eu. O meu medo mesmo é meter aqui alguém aparentemente competente e depois sai-me o tiro pela culatra...

E depois existe a questão do perfil claro...

Resumindo e concluindo, que perfil / competências técnicas me aconselham...?
DannyPt
Novato
Novato

Mensagempor skyruner » Terça Abr 13, 2010 11:51

Se fores ao IEFP provavelmente encontras muita gente da área de redes (Nivel 4) à procura de um primeiro emprego, mas obviamente sem grande experiência no mercado de trabalho.

Provavelmente já teve um estágio curricular, mas diga-se que nem sempre esses são efectuados no local indicado.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor DannyPt » Terça Abr 13, 2010 14:37

skyruner Escreveu:Se fores ao IEFP provavelmente encontras muita gente da área de redes (Nivel 4) à procura de um primeiro emprego, mas obviamente sem grande experiência no mercado de trabalho.

Provavelmente já teve um estágio curricular, mas diga-se que nem sempre esses são efectuados no local indicado.

Eu dia 23 vou ter a resposta do IEFP, a dizer se a minha candidatura a acolher um estagiário foi aceite ou não...

Depois logo vejo o que eles me mandam...

Não queres vir trabalhar para aqui skyruner? lol...Joking
DannyPt
Novato
Novato

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Abr 13, 2010 14:47

isto seria para que zona?
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor DannyPt » Terça Abr 13, 2010 14:50

Silver_Razorback Escreveu:isto seria para que zona?

Isto é na zona de Lisboa, perto do parque expo.
DannyPt
Novato
Novato

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Abr 13, 2010 14:57

DannyPt Escreveu:

8O .. medo ... :D

eu andei algum tempo atrás duma oportunidade dessas, agora estou noutra aventura :D
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor DannyPt » Terça Abr 13, 2010 15:06

Silver_Razorback Escreveu:
DannyPt Escreveu:

8O .. medo ... :D

eu andei algum tempo atrás duma oportunidade dessas, agora estou noutra aventura :D

Medo? Pq?

Que aventura andas? Partilha aí...lol
DannyPt
Novato
Novato

Mensagempor cyberj » Terça Abr 13, 2010 15:17

Então é assim...

Falo-te por experiencia de quem teve de contratar 50 tecnicos para o um projecto da PT...

1º Apresentação - Desconfia do Srs. Fatinhos, assim como mete de lado os Dreds...

2º Na entrevista fala com eles sobre "interesses", Futebol, ou qualquer outro assunto que te venha à cabeça, tenta perceber o tipo de Portugues usado, pois vais mandar esse tecnico para os teus clientes...

3º Eu pessoalmente prefiro uma pessoa com menos conhecimento e com muita vontade de aprender, do que alguem com a MANIA que sabe muito.. Porque a saber muito, vai ser muito dificil de encontrares.

4º Pergunta-lhe coisas pessoais, como por exemplo se é um tipo de discotecas ou se pelo contrario é um tipo mais pacato... isso é importante quando ele tiver de passar a noite de volta de um servidor...

5º Faz-lhe perguntas tecnicas sobre o seu corriculum... O que não falta por ai são corriculos aldrabados...

E depois é preciso é sorte....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor DannyPt » Terça Abr 13, 2010 15:22

cyberj Escreveu:Então é assim...

Falo-te por experiencia de quem teve de contratar 50 tecnicos para o um projecto da PT...

1º Apresentação - Desconfia do Srs. Fatinhos, assim como mete de lado os Dreds...

2º Na entrevista fala com eles sobre "interesses", Futebol, ou qualquer outro assunto que te venha à cabeça, tenta perceber o tipo de Portugues usado, pois vais mandar esse tecnico para os teus clientes...

3º Eu pessoalmente prefiro uma pessoa com menos conhecimento e com muita vontade de aprender, do que alguem com a MANIA que sabe muito.. Porque a saber muito, vai ser muito dificil de encontrares.

4º Pergunta-lhe coisas pessoais, como por exemplo se é um tipo de discotecas ou se pelo contrario é um tipo mais pacato... isso é importante quando ele tiver de passar a noite de volta de um servidor...

5º Faz-lhe perguntas tecnicas sobre o seu corriculum... O que não falta por ai são corriculos aldrabados...

E depois é preciso é sorte....

Só existe aí um senão...é que eu em termos informáticos tenho as minhas limitações, como já referi :)

Terei mais um papel de investidor / gestor entendes?

Por isso em perguntas de termos técnicos do CV estou algo... 'limitado'.
DannyPt
Novato
Novato

Mensagempor skyruner » Terça Abr 13, 2010 16:46

DannyPt Escreveu:Não queres vir trabalhar para aqui skyruner? lol...Joking
Tudo depende de números! :mrgreen:

Agora mais a sério, segue os conselhos do cyberj.
Se não tens conhecimentos assim por aí além, arranja quem os tenha, se não, podes-te arrepender, seja a pequeno ou a longo prazo.

Pessoalmente tentaria arranjar alguém com know-how na área, e só depois um estagiário para o acompanhar, ajudar e acima de tudo aprender (possivelmente só assim terás uma decisão positiva do IEFP pois todos os estágios necessitam de um coordenador interno).
Depois também necessitas de alguém com alguma experiência comercial, que poderia tratar de contactar fornecedores, negociar preços, fazer propostas e orçamentos (pois não penses que é só uma tabela de preço e a coisa está arrumada). Neste caso poderia ser a primeira pessoa, mas isso ia-lhe roubar algum tempo.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes