Greve: Portugal quase parado

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Azarael » Quinta Jun 12, 2008 20:37

madboy Escreveu:
Azarael Escreveu:PS: Triplicaram mesmo ?

Dá uma vista de olhos: http://www.regiaosul.pt/noticia.php?refnoticia=84450

Apesar disso, eles arranjaram uma artimanha para dizer que os lucros desceram 8%, ao que eles chamam "lucro ajustado"...

Gostei do artigo, e por acaso até já tinha lido sobre isso, mas esse está mesmo bom. :lol:
Só que se não podem fazer nada com a "especulação" já que está nos mercados, e pagam por inteiro, não estou a ver a ideia.
E depois, quando forem comprar petróleo é aos preços de hoje.
Sinceramente gostava que houvesse um desfasamento de 2 meses no preço, no entanto também podia jogar contra mim... escolha díficil...

Vamos imaginar que sim, existia a socialização dos lucros, se depois acontecessem perdas, também defendes essa socialização ?
Imaginemos que os stocks desvalorizavam, a Galp seria obrigada a vender abaixo do preço a que comprou segundo a mesma fórmula que usam. Chegavamos-nos à frente ?

Compreendo aonde queres chegar, só que acho que não é por aí que resolviamos os nossos problemas por razões que já falei acima...

PS: Só para ser picuinhas, os lucros não triplicaram, pois não ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor madboy » Quinta Jun 12, 2008 20:44

O problema é que em Portugal quando é para subir os preços as gasolineiras seguem o preço actual. Mas quando é para descer não descem logo, esperam o tal período de tempo...

E não, não triplicaram mesmo! :wink:
CoolerMaster Centurion 534 +Plus / LC Power 550W Silent Giant GP
Intel Core 2 Duo E8200 / Cooler Master Hyper TX
Gigabyte GA-965P-DS3 Rev.3.3 / Team Elite 2x1GB PC5300
ECS 9600GT 512MB / Seagate 250GB SATA2 7200.10
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 05, 2005 1:05

Mensagempor Azarael » Quinta Jun 12, 2008 23:33

Mas quando é para descer não descem logo, esperam o tal período de tempo...

Qual ?

EDIT: Não sei se viram o telejornal, mas aparentemente o próximo lobby a fazer bloqueios será o dos agricultores...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor SammySam » Quinta Jun 12, 2008 23:57

Pois é meus amigos, acabou o protesto, "chegou-se a um acordo" E com quem? Com as grandes empresas rotflol

E a galp aumentou logo a seguir os preços dos combustiveis, outra vez, acho que desta vez foi no gozo... :roll:

De todo este debate "ficaram-me" algumas frases, ideias diria..

"o problema é que a maioria do pessoal está muito mal habituada...
habituadinha a ter a sua vidinha e ai de quem a atrapalhe...
qq coisa, mesmo que temporária... e o seu mundo acaba...
só por isso se possa comprender alguns comentários, tão violentos como algumas cenas vistas ...
continuem a endividar-se continuem...
e depois queixem-se..
"

Concordo em absoluto!

Eu vejo diáriamente Um carro Uma pessoa, e estou a falar de filas intermináveis, todos os dias, e automóveis de 5 lugares!

Eu e muitos outros como eu temos que pagar através dos nossos impostos para ATENUAR a subida do custo de vida? De quem? dos que utilizam incessantemente os combustiveis?
Agora fizeram-me lembrar a outra burra: E eu é que sou o burro?

Isto vai piorar, e muito mais, preparem-se meus amigos que a época das vacas gordas acabou definitivamente!

E não me venham com ideiais de esquerda ou empinados para a direita porque como eu costumo dizer, o problema é o ser humano, gosta de conforto, e tudo fará para o ter!

Angola: Ideais á esquerda, país rico em petróleo, são todos muito felizes e cada cidadão têm um mercedes e o estado paga-lhes o combustível.
Venezuela:Ideais á esquerda, país rico em petróleo, são todos muito felizes e cada cidadão têm Ferrari e um mercedes, o estado paga-lhes o combustível, só têm é uma pequena paranóia, deve ser vicío, manda encerrar estações de TV e rádios.
Brazil:Ideais á esquerda, país rico em petróleo, mas são mais felizes nas favelas porque ãssim não há poluição.
Zimbabué: Ideais á esquerda, estes não têm petroleo.

Quanto aos impostos descerem sim, obviamente que sou da opinião de que deveriam de descer, mas ouvi dizer que não se podem despedir funcionários públicos, agora imaginem acabar com os lobbies...

Desculpem-me mas não resisti. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor SammySam » Sexta Jun 13, 2008 0:06

E por falar em pagar...

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 34385.html

Eu bem tento não gastar...
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor madboy » Sexta Jun 13, 2008 1:10

Azarael Escreveu:
Mas quando é para descer não descem logo, esperam o tal período de tempo...

Qual ?

EDIT: Não sei se viram o telejornal, mas aparentemente o próximo lobby a fazer bloqueios será o dos agricultores...

Tanto para subir como para descer, a actualização deveria demorar entre 2 a 3 meses, que é o período para o qual existe stock de reserva (que existe por exemplo para prevenir um qualquer corte do fornecimento externo que como se sabe é 100% do petróleo que consumimos).

Quando é para descer eles sabem socorrer-se desse argumento (que é verdadeiro) e demoram sempre algum tempo a descer os preços (e todos sabemos que não baixam o mesmo que aumentou quando o petróleo retoma um valor mais baixo). Quando é para aumentar é praticamente imediato e logo dizem que o petróleo está a subir nos mercados mundiais...

E nem vale a pena falarmos em relação ao câmbio dólar/euro e ao consequente preço real do preço do petróleo em euros, que é mais um dos factos que tem muito sumo para se discutir...
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor madboy » Sexta Jun 13, 2008 1:17

SammySam Escreveu:E por falar em pagar...

Vai ficar tudo igual para todos neste caso, é só uma artimanha do governo para cumprir o determinado pela UE.
O governo vai receber o mesmo valor de imposto, a Lusoponte vai receber o mesmo e os condutores vão pagar o mesmo.
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor avse » Sexta Jun 13, 2008 10:33

Na minha opinião, a greve acabou muito cedo... Deveriam continuar até que alguém do governo por exemplo dissesse alguma coisa. Mas as meninas do governos calaram-se que nem ratos... Claro, nnão lhes convém falar!
-Intel C2D E6750 2.66Ghz @ 2.9Ghz
-Gigabyte P35C-DS3R
-2x1 Gb Corsair XMS2 DDR2 800MHz
-Geforce 9800GT DDR3 512mb
-LC Power 550W 120mm
-LG Super Multi DVD Rewriter GSA H22N 18X dvd
-Samsung 40Gb+ Seagate 80Gb 7200rpm
avse
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Out 19, 2006 21:51

Mensagempor pagc » Sexta Jun 13, 2008 11:25

avse Escreveu:Na minha opinião, a greve acabou muito cedo... Deveriam continuar até que alguém do governo por exemplo dissesse alguma coisa. Mas as meninas do governos calaram-se que nem ratos... Claro, nnão lhes convém falar!

Não é não lhes convir falar ou não. É mais não serem capazes de o fazer porque as nossas elites governantes foram sempre potentes, prepotentes e no final impotentes.

Eles simplesmente não sabiam o que fazer e não tinham muito o que fazer, excepto mandar restaurar a ordem pública (solução para a qual era preciso tomates), informando o pais que a haver uma solução seria para todos e que um estado não pode pactuar com chantagens de um sector ou abrir uma excepção para acalmar as coisas (solução de quem não quer enfrentar o problema), na esperança de que o problema desapareça, a estratégia da avestruz.

Simplesmente abriram a caixa de Pandora e a partir de agora todos os grupos, grupinhos e grupelhos acham (e com razão) que também têm direito a uma excepção. E os que não gritam, porque não podem ou não sabem, que paguem as excepções.

E com isto o Governo arrisca-se a ter enterrado a sua credibilidade e se a Manuela ferreira leite, souber fazer as coisas, ainda os lixa nas próximas eleições.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Overclocker » Sexta Jun 13, 2008 12:26

De uma forma ou de outra, com um, ou com outra, quem se f*** somós todos nós... :?
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor Azarael » Sexta Jun 13, 2008 20:32

madboy Escreveu:
SammySam Escreveu:E por falar em pagar...

Vai ficar tudo igual para todos neste caso, é só uma artimanha do governo para cumprir o determinado pela UE.
O governo vai receber o mesmo valor de imposto, a Lusoponte vai receber o mesmo e os condutores vão pagar o mesmo.

E o próximo governo paga a factura, e por arrasto nós... É que convinhamos que a UE não vai achar piada a estas tácticas à chico esperto, e vai pôr outro processo em cima...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor SammySam » Sábado Jun 14, 2008 2:54

Ora como a Galp anda por lá com parcerias "nós" o povo só temos a ganhar... rotflol

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/ce4 ... ec60b.html
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor alr_tech » Sábado Jun 14, 2008 12:01

boas

infelizmente, já lá vai o tempo em que a descoberta de novas jazidas fazia variar o preço do petróleo...
o problema depende hoje em dia do pessoal da finanças e das suas ideias mirabolantes, para aqueles que podem..
como os mercados estavam a ficar muito adormecidos, resolveram inventar(diria, tornar mais apetecíveis) os fundos de investimento aliados ou não a futuros...
ou seja especular com aquilo que não existe, probabilidades de negócio...
valores extremamente rentáveis pois investe-se e depende só dos valores de subida ou descida...
uma espécie de apostas de cavalos....
só que sem cavalos.... :roll:

mas, como com todos estes negócios sem cara.....
quem se lixa somos todos nós...
cá embaixo... que temos de ir todos os dias trabalhar, tentar "safarmo-nos"....

é evidente que os tipos que gerem a GALP (e outras empresas), recebem valores muito elevados, e tem tudo pago...
mas, não é o problema de ganharem que está em causa...
mas, sim olharem para todos nós como os "patos"... para que eles se armem em heróis... e se agraciem aos olhos dos amigos...
com sorte até fazem alguns negócios que geram alguma coisa, que acabará por beneficiar todos os outros (ou seja nós)....
mas, infelizmente é tão raro e são mais os milhões desperdiçados, em negócios que não geram nada e muitas vezes prolongam-se por anos a fio sem que nunca se tenha feito nada..

afinal o dinheiro não é deles...
e como não são responsabilizados por perdas... tal como disse um dia um determinado responsável governamental acerca destes altos gestores "em Portugal, não temos as mesmas regras de gestão (sobre os proveitos e responsabilização)"
ou seja por aqui, pretende-se ganhar o max. desde que não se chateiam com problemazinhos como perdas, má gestão, etc..
Qualquer contrato lá por fora, para CIOs, CEOs etc... tem contratos de dezenas de pag.... sem dúvida com ganhos muito bons, mas podem ter a certeza que os objectivos estão muito bém definidos e a questão dos lucros/despesa está muito bém definida... e de certeza está bém definido o que lhes acontece se não cumprirem...
aposto, que não tem clausulas sobre sobre reformas principescas, nem prémios por terem falhado com a gestão implementada...

não se esqueçam quem está á frente de todas estas empresas, "manos" do partido (do partido no poder então), que muitas vezes e de alguma forma responsáveis mais ou menos directos, pela aprovação de negócios de valor muito elevado e contratos de concessão que ninguém com o mínimo conhecimento de gestão aceitaria...

Em relação ao petróleo....
ou melhor em relação ao preço de venda da gasolina e do gasóleo...
digam-me porque acham que o gasóleo sempre foi mais barato que a gasolina?
não sabem?...
não, não é porque havia menos veículos com o motor de Hoto...

é mais barato (era) porque para cada litro de gasolina são produzidos 3 e tal de gasóleo...
mesmo, que a tecnologia e o processo de refinamento tenha encarecido....
nada justifica o preço final quase igual...
quanto a poluir mais, não é bem assim....
produz de facto mais cinza... mas, a sua combustão produz cerca de 80 e tal % de vapor de água...
muito superior ao da gasolina
mesmo, que o pessoal tenha desatado a comprar diesel, nos últimos anos, e a procura tenha aumentado, mesmo assim não é justificado...
a não ser o lucro fácil...
e os dividendos pessoais de alguns...

bém, é incrível é que mesmo com anuncio de descidas do preço do crude e do aumento da produção, a Galp tenha aumentado..
será que é para justificar o boicote?
e como será, dentro de 2 a 3 meses o preço irá baixar?

agora politica...
vejo muitas vozes a dizer isto e aquelotro sobre a Ferreira Leite....
mas, será que estamos a falar da mesma pessoa..
penso que o partido dela é o mesmo, a politica seguida é a mesma...
ora se o PS teoricamente mais à esq. , tem a sua linha liberal formada a seguir ao 25 de Abril, onde o seu percurso académico é equivalente ao dos do PSD.... tem os mesmo vícios, apoiam ideia idênticas...
não estou a ver melhorias ou modificações no futuro....

PC... não creio enquanto não houver de facto modificações em ideias e de se fecharem em si mesmos... tem de facto bons técnicos... mas, estão adstritos à disciplina do partido...

BE ala intelectual, virados á esquerda, bom nível intelectual e académico, forte apoio nas artes, letras...
mas, serão capazes de na prática saberem gerir um pais...

CDS... direitistas por natureza, partido em várias tendências, conforme o grupo social onde se encontram inseridos.... Infelizmente , não estou a ver no seu seio bons técnicos de modo a serem uma alternativa...
(evidentemente, que tem alguns, mas, estão envelhecidos e são poucos)

em resumo estamos lixados
venho o diabo e escolha...
pior, não deveria fazer ... digo eu....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Azarael » Sábado Jun 14, 2008 12:24

alr_tech Escreveu:infelizmente, já lá vai o tempo em que a descoberta de novas jazidas fazia variar o preço do petróleo...
o problema depende hoje em dia do pessoal da finanças e das suas ideias mirabolantes, para aqueles que podem..

Sim e não.
As novas jazidas que se vão encontrando, que basicamente são no mar, são mais caras e têm um balanço não tão positivo como no ínicio.
E depois, a regra mais básica da oferta/procura, não está do nosso lado. A procura é elevada e continua a subir, mas a oferta não parece conseguir acompanhar, pelo menos à velocidade que se quereria.
Não há uma razão, mas várias. :?

alr_tech Escreveu:ora se o PS teoricamente mais à esq. , tem a sua linha liberal formada a seguir ao 25 de Abril, onde o seu percurso académico é equivalente ao dos do PSD.... tem os mesmo vícios, apoiam ideia idênticas...

Define a sua linha "liberal".

PS: Acho que estás a olhar para os partidos de uma forma demasiado tecnocrática.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor alr_tech » Sábado Jun 14, 2008 21:33

boas
Azarael Escreveu:...
Define a sua linha "liberal".

PS: Acho que estás a olhar para os partidos de uma forma demasiado tecnocrática.
:)
talvez o meu problema tenha sido ter-me esquecido dos " ....

diga-mos que eles estão a empregar uma forma distorcida de uma célebre doutrina dos fins do sec. XVIII "laissez faire, laissez aller, laissez passer", se possível para os amigos e para o bolso próprio...

o problema desta doutrina, é ter sido abandonada devido ás assimetrias geradas... (que diga-se Portugal nunca deveria ter-se esquecido da lição... em que um pais rico em matérias primas se tornou pobre e dependente, na altura, da Inglaterra.... )
esta doutrina acabou por ser abandonada, não totalmente pois tem vindo a sofrer diversas modificações....

a única coisa que acaba por gerar, a nós no fim da escala, é perdermos gradualmente o poder de compra...
esta situação aliada aos aumentos crescentes das matérias primas... provoca os problemas que deram o titulo a este post....
e o mais "giro" é que infelizmente poderá extender-se a outras áreas da sociedade...

A continuar este "tapar o sol com uma peneira", a este afastamento da realidade de todos nós... só levará a maiores complicações no futuro..
talvez mais próximo do que penso...

já agora o queres dizer com a tua última frase?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes