Diltiazem Escreveu:Explica-me aonde é que está escrito que eu tenho que comprar a A ou a B? As farmácias são privadas e se o proprietário enquanto indivudual não quer adquirir ao armazenista que vende aos supermercados está no seu direito.
Tu não queres perceber, ou não percebes mesmo aquilo que eu estou dizer...
Uma coisa é optar pelo fornecedor A, porque vende produtos mais baratos, que o fornecedor B,
outra coisa é boicotar o fornecedor B, poque ele vai vender às grandes superfícies.
Quando o boicote é usado como retaliação para manter um monopólio (neste caso contra as medidas do governo, e contra a concorrência), é ilegal.
O reformado vai continuar a ir à farmácia aonde vai à 30 anos... E mais uma vez tal como aconteceu com os combustiveis o preço dos MNSRM subiu após a liberalização quer vás à farmácia quer vás ao supermercado! O mesmo produto que referi está €0,60 mais caro no Continente do que custava à 6 meses nas farmácias, graças à preciosa liberalização!
Alguns produtos podem estar mais caros aqui ou ali... no entanto, a grande maioria dos medicamentos são mais baratos que nas farmácias... e à medida que o tempo passa, à medida que mais e mais lojas vendam medicamentos, o preço vai descer. Isto só tem um ano...
Outra coisa é que não existe comparação possível entre medicamentos e petróleo. São coisas completamente diferentes. Uma vez mais eu digo-te... olha para os outros países que já liberalizaram o mercado de medicamentos hà muito, e compara os preços deles, com os nossos.
Pois é o problema de muita gente... Falar do que não percebe.
Idem, uma vez que também não percebes da OPA da Sonae.
Mais uma vez volto a dizer Ordem? O Aranda da Silva é que é o bastonário e não o João Cordeiro, presidente da ANF. Aliás o Aranda tomou a posição que se lhe impunha como a de alguém que está preocupado com a saúde pública. E sim 50% das intoxicações em Inglaterra são provocadas pelo Ácido Acetilsalicílico, a vulgar aspirina. Resultado, internamento hospitalar com uma bela de uma hemorragia digestiva alta a gastar um balurdio em Omeprazol injectável para que vossa excelência possa comprar o comprimido para a dor de cabeça na bomba de gasolina ou no quiosque. E depois o Sr. Sócrates quer que a despesa dos hospitais com medicamentos não aumente mais de 4%... Right!
Desculpa, mas se estás a dizer que a liberalização dos medicamentos vai ser mais perigosa para as pessoas não tens razão nenhuma...
Eu consigo comprar na farmácia medicamentos que precisam de receita médica, sem a receita!
É verdade! Os farmacêuticos que me atendem, dizem-me para trazer a receita mais tarde.
Esse argumento não tem valor.
Mas acho que o que há mesmo a reter é, toda a gente quer meter a colher. E o português como perito em todos os assuntos acha sempre que o estão a tramar e sem estar por dentro do assunto cria uma opinião.
Então o ideal para ti é pessoas a comprarem medicamentos como zombies... sem questionar o porquê dos preços altos... como não somos todos farmacêuticos, devemos tar caladinhos, comprar e calar...
E então os reformados, os desempregados e os pobres que não compram
os medicamentos todos, por custarem balúrdios? Esses não têm direito a uma opinião?
Toda a gente compra medicamentos, toda a gente precisa de tratamento... toda a gente paga por eles... toda a gente tem direito a formular opinião sobre o assunto. O regime salazarista acabou.
É o país que temos e que merecemos... enfim.
É o país que temos... mas há que melhorar... não continuar a dar isto a órgãos corporativos, beneficiando poucos à custa da grande maioria. O monopólio é uma forma de ditadura. Monopólio e democracia são incompatíveis.
Azarael Escreveu:E não podemos negar que as fármacias são um alvo mais fácil que as grandes companhias farmaceuticas.
Desculpa mas discordo. O lobby das farmácias é dos mais poderosos em Portugal (senão o mais poderoso). E a prova disso é este tumulto todo em torno desta liberalização... ameaças a fornecedores, a quase constante publicidade às farmácias e como as farmácias são boas e que todos os farmacêuticos são simpáticos...
Para mim as companhias farmacêuticas e o lobby das farmácias são dois grupos de pressão.
Pelo o que tenho lido não foi só a venda de medicamentos em hipermercados que fez com que os preços baixassem.
Não foi só isso não... mas essa razão foi a principal para que isso acontecesse. Quanto mais concorrência houver, mais baratos serão os produtos. Claro que num mercado (como o da Suécia), onde 40% dos medicamentos são genéricos, o preços destes ainda desce mais.
Posturas Escreveu:Mas se querem tantos genéricos, e já que há por ai mt gente que pensa que o médico esta a ganhar dinheiro por receitar isso ou akilo, podem smp pedir o generico, dizendo que não se importam de tomar algo que saba mal, e que demore mais tempo a fazer efeito.
Não sei onde foste buscar essa, mas não tens razão... só se fôres à Índia comprar genéricos é que isso pode acontecer. Desde que a dosagem esteja certa, não existe diferença nenhuma entre medicamentos de marca e genéricos. O princípio activo é o mesmo. Agora se os comprares no mercado negro, isso acontece, porque o medicamento é cortado como na droga, para que os falsificadores tenham mais lucro.
gimbras Escreveu:Eu acabo por não entender o pq do título do tópico incluir o nome Sonae. É só no Continente ou no Modelo que se irão vender tmb os medicamentos ou em mais hipermercados?
As grandes superfícies todas não só as da Sonae. A Sonae foi a primeira. Mais de certeza que se seguirão... só têm é de ter coragem para enfrentar o lobby das farmácias. Outra coisa é de que os medicamentos também passem a ser vendidos nos postos de abastecimentos de combustível... isso se as farmácias deixarem e se o governo se acobarda ou não.