DJTDias Escreveu:Ui ...ui...
Vejo aqui um bom tema, desde q discutam com calminha. Ora eu começo a não gostar da ideia " USA= evil", q estão a transmitir, sinceramente no afeganistão a guerra foi "justificada".
Neste momento, a equação "USA=Evil" poderá estar correcta, pelo menos do meu ponto de vista...
Quando digo que os EUA são a maior ameaça à paz actualmente, não me refiro à população dos EUA... refiro-me ao governo actual dos EUA e ao seu imperialismo que teima em impôr a democracia, acto esse que é totalmente antagónico com a própria democracia.
Em democracia, as pessoas não têm que acreditar naquilo que não querem... no entanto, a administração Bush (e outros governos passados, especialmente durante a Guerra Fria), impõem a democracia nos países não-democráticos, sem pensar se as pessoas nesses países a realmente querem... olhando para o Iraque vemos como é que essa imposição pode trazer consequências gravíssimas... o Iraque estava melhor com Saddam, do que está agora, sem lei e numa guerra civil.
Atacaram alvos militares, agora os ataques de terrorismos , feitos propositados para matar civis...aí é dificil(sim uma bomba nuclear é uma arma terrorista).
Para mim, uma guerra é um acto terrorista... não acho diferença entre bombardear uma aldeia matando 18 pessoas inocentes para matar 2 culpados ( o que aconteceu no Paquistão, violando a soberania daquele país, ainda por cima aliado dos EUA ), e usar uma bomba no meio de um mercado para matar mais ou menos o mesmo número de pessoas.
Neste momento os EUA usam o terrorismo ( terrorismo de Estado ), para combater o terrorismo... isso, como se vê, só piora as coisas, porque só dá argumentos aos Bin Ladens.
Estão se a esquecer da nossa amiga rússia q consegui desviar a atenção dela, da guerra com a techetchénia... São agora o simbolo da resistencia ao terrorismo e mantém-se USA non friends.
Depois do que aconteceu no 11 de Setembro, a posição dos EUA face ao que acontece na Tchetchénia, mudou radicalmente. Desde esse dia que os EUA dizem que a Rússia deve combater o terrorismo... já não se importam com o que os russos fazem lá...
Outra coisa... a Tchetchénia faz parte da Rússia... é uma região com tendências separatistas, que quer a independência. Isto não diminui a gravidade dos crimes de guerra que os soldados russos cometem naquela região, mas a Rússia desde a Guerra Fria que não invade outro país para impôr uma ideologia... o mesmo não se pode dizer dos EUA.
O que se passa na Tchetchénia, é exactamente a mesma coisa... se se combate o terrorismo com terrorismo de Estado, as coisas são piores... desde há alguns anos a Al-Qaeda financia os radicais muçulmanos tchetchenos... é por isso que vêmos aquilo que se passou em Beslan ou no teatro Dubrovka... A Al-Qaeda já está no terreno, e tem mais poder e influência que os rebeldes moderados... a própria Rússia deu um tiro no pé no ano passado, ao matar o líder rebelde moderado, que queria negociar uma autonomia... agora não há líderes moderados, só existe um líder e esse é da Al-Qaeda... com se vê, usar o terrorismo para combater o terrorismo só piora as coisas.
Nukke Escreveu:Porque é que têm de mudar o assunto para os USA e etc?
Porque têm a haver com esta fossada toda? Isto que se vê agora e que se viu nos anos 70 tem a haver com a hegemonia do Ocidente sobre o Médio Oriente... A consequência natural de séculos de imperialismo colonialista que ainda hoje subsiste com o Império Americano é esta. As populações oprimidas e que vivem na pobreza são extremamente vulneráveis às ideologias radicais dos fundamentalistas... essas pessoas não têm como se defender, e vivem tão mal, tão mal, que desesperadamente acreditam em qualquer coisa que lhes dê alguma réstia de esperança. Os fundamentalistas conseguem oferecer-lhes isso com coisas do género como esta:
"Olhem para a vossa casa, para os vossos filhos... quem são os responsáveis por viverem assim? O Ocidente... por isso alistem-se, combatam connosco o Ocidente, e quando morrerem vão para o Paraíso."
Mas obviamente que faz pensar mais quando é aqui ao lado, pelas razões obvias: como o paperless disse, se só lamenta se forem pessoas conhecidas, as que morreram aqui ao lado mostra que as pessoas que ele conhece estão mais vulneráveis, ou que está mais está perto a hipotética hora de ele (e toda a gente) lamentar.
Lamento, mas não consigo entender essa lógica... só lamento se forem pessoas que conheço? Não entendo. Essa é uma lógica que eu acho um pouco infantil. E aquilo que aconteceu, não foi aqui ao lado... foi aqui mesmo... é pena que algumas pessoas ainda não consigam vêr isso ( ou não o querem vêr )...
Cada um tem o direito de pensar como quer, mas quando diz o que pensa, tem que estar preparado para as críticas... e neste caso... chega a sêr um pouco incompreensível.
Uma coisa é sofrer quando um parente bastante próximo é vítima de um homicídio em massa ( atentados terroristas )... outra coisa é não lamentar quando 230 pessoas morrem num atentado... porque não as conhecemos... não só é uma maneira fria e cruel de vêr as coisas, como também denota alguma falta de maturidade.
E a principal questão é ser um ataque terrorista cujo alvo eram civis...
O que queres dizer com isso? Que os civis não são alvo numa "guerra oficial" com exército, força aérea e marinha? Então o que é aquilo que estamos a vêr e que vimos no passado?
Por isso é que para mim, uma guerra é terrorismo... a única diferença é que é feita usando tanques, caças, soldados fardados, marinha, em vez de bombistas suicidas ( ou não ), ou miúdos mal-vestidos com AKs-47 ferrugentas. Para mim, é tudo farinha do mesmo saco.