Movimento "Eu escrevo em Português"

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor SuperMocho84 » Quarta Mar 22, 2006 17:51

Força com isso!
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor siklas » Quarta Mar 22, 2006 17:56

Bem pensado, gosto da ideia. :wink:
siklas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Dez 17, 2005 21:51

Mensagempor gimbras » Quarta Mar 22, 2006 18:22

No outro fórum amigo o admin disse Escreveu:Sob forma de chamada de atenção abro este tópico com o intuito de vos pedir, cada vez mais, para terem cuidado e, sobretudo, respeito pela língua portuguesa. Que é APENAS o nosso maior património.

Esta não é uma REGRA deste fórum, apenas uma regra que devemos ter na nossa vida, escrever e fazer bem escrever.

No fórum serão permitidas abreviaturas, mas "K"s e "X"s são de evitar em abuso. Eu também, de vez em quando lá coloco um "k" em vez de um "q", mas não escrevo "ixxo" "kabexa"...

Qualquer dia não temos língua.

:) E é bem melhor no HCP q tem mais visibilidade na sua população de quase 10 mil gnu's q se espalhe esta mensagem.

Viva Luís de Camões. Viva!
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor DexterHolland » Quarta Mar 22, 2006 18:26

Sou obviamente a favor!
Estou farto de pitês, monguês, e afins...
Acer - Aspire 1694WLMi
Pentium M 760 (2.0GHz), 2x512Mb DDRII, 100Gb, 15,4 Pol WXGA Acer CristalBrite
128Mb ATI Mobility Radeon X700, DVD-Dual DL Slot-in, 56K, Lan 10/100/1000, WiFi 802.11b/g, Bluetooth
DexterHolland
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 07, 2005 22:11

Mensagempor methon2 » Quarta Mar 22, 2006 18:36

Bem eu também apoio este movimento obiviamente, apesar de não escrever a 100% bem, tento não dar grandes x,k.

fiquem!!! :wink:

Eux WeXkReVu HeM PuRTuGuEx. :D :D
C2D 8400 3Ghz * Asus P5QL Pro
2*2GB DDR2 800 * Asus 9800GTX+
Seagate 500GB * Nox Urano 600W
TFT LG L1515S * Coolermaster Elite 330
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 19, 2005 19:19

Mensagempor Nukke » Quarta Mar 22, 2006 18:45

Quem me conhece do fórum sabe que sempre fiz do Português Português a minha lingua de escrita. Concordo obviamente com o movimento, com uma pequena objecção.

Não sou contra a palavra "ixo", por exemplo na net (uso-a várias vezes), porque de facto existe um ganho de um caractér. Sou, por exemplo, contra a "ixto", porque deturpa-se a lingua sem ganho nenhum.

Do mesmo modo que se permite o "k" porque às vezes permite poupar um caracter: "o quê vs "o kê", também se devia abrir excepções a ganhos semelhantes que não prejudiquem a compreensão do texto sem perda de tempo nenhum, ou seja, sem perdas para o leitor (todos nós sabemos como um texto pito nos faz perder tempo a ler e dificulta a compreensão).

Por agora, penso manter neste fórum a mesma postura de escrever normalmente.

Nukke. ;)
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor Pacman » Quarta Mar 22, 2006 18:47

100% a favor. :D

Embora de vez em quando também cometa algumas gaffes.

Realmente à algumas mensagens que nem mesmo lendo uma boa meia dúzia de vezes se consegue chegar lá.
# AMD Athlon 64 X2 3800+@2400 Watercooled
# Asus A8R-MVP # Patriot 2x512 PC3200 XBLK
# X800 GTO 256 + OCZ Modstream 520W
# 2x Seagate 160Gb SataII (Raid 0)

Imagem
Pacman
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 12, 2003 0:51

Mensagempor Alf_PKS_0 » Quarta Mar 22, 2006 19:36

Imagem

assim serve?
Editado pela última vez por Alf_PKS_0 em Quinta Mar 23, 2006 19:25, num total de 1 vez.
Imagem
Alf_PKS_0
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 01, 2005 19:13

Mensagempor Alf_PKS_0 » Quarta Mar 22, 2006 19:45

Imagem
Alf_PKS_0
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 01, 2005 19:13

Mensagempor alfatek » Quarta Mar 22, 2006 19:58

Se disserem algo do género "o k eu queria dizer" por mim não me chateia muito porque entendo na mesma, daí que perdoo o k APENAS para substituir o 'q', que já de si é abreviatura de 'que'.

no meio das palavras e afins, o 'k' não é p ser usado.

E obviamente o que estamos a criticar são os abusos. Eu uso abreviaturas e corto palavras, mas acho que se entendem na mesma. Mas escrever 'axo' para poupar 1 letra... não há necessidade e é um mau vício que temos de ajudar a combater.

Eu escrevo em português (abreviado).
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Nukke » Quarta Mar 22, 2006 20:15

Eu escrevo isso no msn. Aqui raramente o faço.

Mas até percebo que se combata isso. Eu não tenho problemas com a Lingua Portuguesa, mas cada vez mais os jovens as têm.

A minha posição é a referida acima: abreviaturas... poucas e unicamente se não prejudicarem o leitor. Isto num fórum, claro.

E já agora espacem também o que dizem, construam frases.

Não escrevam as cenas assim sem pontos nem virgulas porque depois torna-se complicado de ler e de seguir as ideias porque não se sabe quando é que é a transição de uma ideia para a outra nem se sabe quando vai acabar a frase que estamos a ler e provavelmente acabamos por ver que essa frase é a única frase constituinte dum bloco de texto sem vírgulas e com um único ponto o final.

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor alfatek » Quarta Mar 22, 2006 20:40

E releiam o que escrevem... há frases que não fazem mesmo sentido e outras que são desnecessárias. :)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Halaster » Quarta Mar 22, 2006 20:56

Eu acho é que as pessoas têm de adequar o tipo de linguagem ao "público" a que se estão a dirigir.

Tu, Nukke, por exemplo, dizes que usas esse tipo de linguagem na net a falar no msn, mas quando o usas tens a certeza de que a pessoa que está do outro lado percebe.
Agora aqui, é diferente, as pessoas têm de ter a consciência de que não é só um ou dois que vão ver a mensagem, são muitos, mas muitos mais, e grande parte das pessoas até pode não perceber.
Eu já vi duas ou mais mensagens aqui, em que não consegui perceber nada de nada do que a pessoa queria.

Desde o momento em que a mensagem permite uma boa leitura e compreensão, não me oponho. As pessoas têm é de ter o bom senso de saber distinguir o público a que se estão a dirigir.

Nukke, falei em ti, a título de exemplo, por teres dito que usavas os dois tipos de linguagem. Não quero com isto ofender-te, nem nada parecido, até porque em relação à escrita, és dos que melhor escreve.

Fiquem bem.
Imagem
Imagem
Halaster
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Nov 12, 2004 17:18

Mensagempor Nukke » Quarta Mar 22, 2006 21:06

Claro Halaster. Estás à vontade. Há vários motivos para escrever direito. O primeiro é porque aqui não escrevo assim tanto que me dê muito trabalho escrever decentemente, enquanto que no MSN posso escrever tanto num dia como num mês aqui (I guess...). O outro motivo, que se conjuga com o que tu próprio referiste, e muito bem, é que aqui estamos a falar para um público vasto e, como tal, desconhecemos as suas características. E além disso, isto não é em tempo real, é como que um conjunto de, e perdoem-me a pequena antítese, mini-documentos que escrevemos e estão visiveis para uma grande comunidade.

Por isso... tás à vontade para usar o exemplo, até porque concordo com ele... :P

PS: Por exemplo, usei "tás" em vez de "estás". Mas acho que não tem problema nenhum. Percebe-se perfeitamente, poupa tempo, e não creio que seja um grande problema a nível de português.

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Diltiazem » Quarta Mar 22, 2006 21:18

Finalmente um movimento organizado! Sinceramente, estou farto de tentar descodificar sinaléticas sem qualquer sentido, e expressões inventadas pelo Zé Milho e companhia.

Contem comigo!

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante