[APITO DOURADO] qual o árbitro que escolhiam vocês?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor XEDAS » Quarta Set 13, 2006 12:48

Eu penso que qq pessoa no perfeito juizo, se for a pensar em tudo o que já rodou em volta do Pinto da Costa, só pode ter uma opinião. Onde há fumo há fogo. Agora existem é muitos bombeiros... É claro que até prova em contrário as pessoas são inocentes. Mas, fds, só não vê quem não quer. Eu penso que dos três grandes, ainda é o sporting o que parece ter o melhor presidente -> Filipe Soares Franco. Pelo menos aparentemente. Não tenta entrar em muitas polémicas, e mostra alguma classe no que faz. De resto... humm... É um lobby geral.

Mas já sei que para os portistas, existe um papa cá em portugal... (Habemus Papa), lool. Mas não vou falar muito mais pq a minha cultura futebolistica não é muita, e não quero dizer muitas calinadas, agora que o Pintinho é um dos chefes do futebol português isso a mim ninguém me convence do contrário...
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 19, 2004 15:57

Mensagempor sLiNk » Quinta Set 14, 2006 19:01

Post Original de Publico
Veiga apanhado nas escutas a pedir favores a Valentim
12.09.2006 - 08h04 : Tânia Laranjo, (PÚBLICO)

José Veiga, actual director-geral do Benfica e, em 2004, o maior accionista da SAD do Estoril, foi outra das figuras do futebol português a ser apanhada nas escutas do Apito Dourado.

O dirigente desportivo foi interceptado em pelo menos duas conversas telefónicas com Valentim Loureiro, à data presidente da Liga de Clubes. Foi em Março de 2004 e o objectivo do ex-empresário de jogadores com licença da FIFA era conseguir que a interdição do estádio do Marco de Canaveses coincidisse com o jogo do Estoril Praia. Veiga queria evitar que a sua equipa se deslocasse a um terreno tradicionalmente difícil e facilitar assim a tão almejada pontuação que nesse mesmo ano lhe viria a possibilitar a subida ao principal escalão do futebol.

Antes desse jogo, que aconteceu a 28 de Março de 2004 e em que o Estoril ganhou por 3-2 ao Marco de Canaveses, José Veiga fez dois telefonemas a Valentim Loureiro. No primeiro pediu que o estádio do Marco fosse interditado. A possibilidade tinha sido aberta devido ao incidente ocorrido cerca de um mês antes (quando Avelino Ferreira Torres pontapeou as placas de publicidade e cadeiras do recinto, ameaçando ainda o árbitro) e José Veiga pretendia então que a interdição coincidisse com o jogo da sua equipa.

Valentim Loureiro ainda tentou que o dirigente do Estoril falasse directamente com Gomes da Silva, então presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, ou que utilizasse a sua influência através dos jornais. "Pressiona-os", aconselhou o presidente da Liga, acabando por aceder, mais tarde, a dirigir ele próprio o pedido ao juiz desembargador Gomes da Silva. "Eu falo com o gajo", prometeu.

Dias depois, Veiga conheceu a decisão da Liga. O estádio do Marco havia sido interditado por dois jogos e a equipa teria de ir jogar em campo alheio, quando recebesse o Estoril Praia. E não se esqueceu de agradecer a ajuda de Valentim Loureiro. "Vou-lhe dar uma beijoca", brincou Veiga, ao que Valentim respondeu: "Se não fosse eu...".

Constituído arguido na sequência das escutas

Ainda na sequência da mesma interdição, o Marco teve de ir jogar a casa emprestada. E o curioso é que acabou por ser o Boavista, clube dirigido pelo filho de Valentim Loureiro, a ceder o campo. Marco e Estoril defrontaram-se no Bessa a contar para a 28.ª jornada e a vitória dos canarinhos permitiu ao clube da Linha reforçar a liderança, passando a ter 11 pontos sobre o quarto classificado.

Os relatos da altura mostram também que a arbitragem do jogo foi polémica. O Estoril marcou primeiro, o Marco empatou. O "caso" do jogo aconteceu quando, pouco antes do intervalo, o árbitro perdoou um segundo cartão amarelo a um jogador do Estoril que, no tempo de compensação e ainda antes da paragem do jogo, fez o passe para o segundo golo dos estorilistas. Nos primeiros minutos da segunda parte, o Estoril aumentou para 3-1 de penálti, mas não existe nos jornais da época qualquer referência ao castigo máximo. O primeior golo do Estoril também foi por autogolo do Marco.

O árbitro desse jogo foi João Ferreira, o mesmo que esteve envolvido nas escutas noticiadas a semana passada pelo PÚBLICO, como tendo sido aceite por Luís Filipe Vieira para arbitrar as meias-finais da Taça de Portugal, na época 2003-2004.

Na sequência destas e de outras escutas, José Veiga foi interrogado e constituído arguido no processo Apito Dourado, tendo sido extraídas pelo menos duas certidões para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

O PÚBLICO sabe que não foi feita qualquer outra diligência, embora o arquivamento pareça ser o caminho mais provável. É que, paralelamente, foram extraídas certidões das mesmas escutas, que foram enviadas para o Supremo Tribunal de Justiça. O alvo da investigação era, nesse caso, Gomes da Silva, juiz desembargador no Tribunal da Relação de Guimarães, mas o Ministério Público considerou que as conversas telefónicas não eram suficientes para o indiciar por qualquer crime.

Gomes da Silva viu ainda ser arquivados dois casos que envolviam o clube liderado por Pinto da Costa. Diziam respeito à punição de José Mourinho pelo alegado rasgão da camisola de Rui Jorge, do Sporting, e à eventual pressão dos azuis e brancos para castigar Deco de forma mais branda, depois daquele ter lançado a chuteira contra o árbitro Paulo Paraty, no jogo Boavista-FC Porto.

Ontem, o PÚBLICO tentou ouvir Valentim Loureiro e José Veiga sobre as referidas escutas, mas ambos os dirigentes se mantiveram incontactáveis durante todo o dia. O PÚBLICO tentou ainda contactar o assessor de imprensa do Benfica, que igualmente não respondeu aos nossos contactos telefónicos.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp ... Canal=1030

O Veiga que não fale é muito...

Imagem

:lol:
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Jun 26, 2005 20:54

Mensagempor |_xenon_| » Quinta Set 14, 2006 22:33

XEDAS Escreveu:Eu penso que qq pessoa no perfeito juizo, se for a pensar em tudo o que já rodou em volta do Pinto da Costa, só pode ter uma opinião. Onde há fumo há fogo. Agora existem é muitos bombeiros... É claro que até prova em contrário as pessoas são inocentes. Mas, fds, só não vê quem não quer. Eu penso que dos três grandes, ainda é o sporting o que parece ter o melhor presidente -> Filipe Soares Franco. Pelo menos aparentemente. Não tenta entrar em muitas polémicas, e mostra alguma classe no que faz. De resto... humm... É um lobby geral.

Mas já sei que para os portistas, existe um papa cá em portugal... (Habemus Papa), lool. Mas não vou falar muito mais pq a minha cultura futebolistica não é muita, e não quero dizer muitas calinadas, agora que o Pintinho é um dos chefes do futebol português isso a mim ninguém me convence do contrário...

epah os befiquistas que fiquem la com o seu lindo veiga que nos ficamos bem com o pintinho. O que é certo é que ele fez muito pelo clube e ate agora nao foi considerado culpado de nada. Por isso se ha fumo é porque se calhar ouve alguem externo que queria incediar nao???? De resto ta inocente ate data entao é parar com especulações.
Cumprimentos
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jun 02, 2005 13:54

Mensagempor FS2004 » Sexta Set 15, 2006 0:14

:lol: :lol:
NOX Coolbay
LC-Power Hyperion 700W
Gigabyte GA-P35-DS3R
Intel Q6600 G0 @ 3.20