Mestrado integrado/Licenciatura

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor |_xenon_| » Sexta Jul 13, 2007 17:13

lol é mesmo isso. N percebi nd destas cenas acreditem. Mas assim ja tenho umas luzes do que vou enfrentar se entrar pra medicina. E pelo que vejo n vao ser so 6 anos de universidade...
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jun 02, 2005 13:54

Mensagempor arkannis » Sexta Jul 13, 2007 17:39

Isso da licenciatura de 3 anos e mestrado de 2 é mais fogo de vista que outra coisa.

A verdade é que na maioria dos cursos, a licenciatura está articulada com o mestrado.
O curso não está programado para formar pessoas competentes e preparadas ao fim de 3 anos, mas sim ao fim de 5. Um licenciado com 3 anos sabe fazer tudo mas não sabe fazer nada, tem as bases todas, mas não tenho conhecimentos especializados, que são fundamentais para arranjar um bom emprego (porque quando uma pessoa vai para um emprego, em principio vai fazer apenas um tipo de trabalho, não vai fazer tudo).

Uma licenciatura de 3 anos nunca vai competir lado a lado com uma de 5, quando chegar a altura de arranjar job.
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor lnogueir » Sexta Jul 13, 2007 18:40

|_xenon_| Escreveu:lol é mesmo isso. N percebi nd destas cenas acreditem. Mas assim ja tenho umas luzes do que vou enfrentar se entrar pra medicina. E pelo que vejo n vao ser so 6 anos de universidade...

De universidade são só 6 anos (se tudo correr bem :D ), mas depois tens a especialidade que tiras a exercer a nivel hospital... sendo que nos primeiros 2 anos de especialidade não tens grande autonomia, mas vais ganhando com o tempo!

PS - A tirar a especialidade já ganhas dinheiro!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 16, 2006 13:29

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 13, 2007 21:28

arkannis Escreveu:Isso da licenciatura de 3 anos e mestrado de 2 é mais fogo de vista que outra coisa.

A verdade é que na maioria dos cursos, a licenciatura está articulada com o mestrado.
O curso não está programado para formar pessoas competentes e preparadas ao fim de 3 anos, mas sim ao fim de 5. Um licenciado com 3 anos sabe fazer tudo mas não sabe fazer nada, tem as bases todas, mas não tenho conhecimentos especializados, que são fundamentais para arranjar um bom emprego (porque quando uma pessoa vai para um emprego, em principio vai fazer apenas um tipo de trabalho, não vai fazer tudo).

Uma licenciatura de 3 anos nunca vai competir lado a lado com uma de 5, quando chegar a altura de arranjar job.

:x2:
É uma diferença enormíssima de um Mestrado que são só 1 ou 2 anos para a Licenciatura de 4 ou 5. Eu pelo menos fiquei com a sensação que afinal sabia pouco após 4 anos de Licenciatura. Só quando se passa para o nível seguinte é que se percebe as diferenças.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor alfatek » Sábado Jul 14, 2007 1:58

Na area das engenharias Bolonha trouxe estas novas designações. As antigas licenciaturas de 5 anos na maioria dos casos passaram a um sistema 3+2. E realço: na maioria dos casos, depende da engenharia e faculdade.

Do que percebi, actualmente as faculdades optaram por duas designações: ou dizem que o curso é mestrado integrado, e portanto um curso de 5 anos em que ficas mestre mas basicamente deve ficar igual ou dividem em licenciatura de 3 anos + mestrado de 2 anos. Penso que no caso do mestrado integrado tmb tlz tenhas oportunidade de sair no 3º ano como licenciado mas não sei. No caso da licenciatura + mestrado, pode acontecer que as vagas para o mestrado sejam menores que para a licenciatura, o que é um factor a ter bastante em conta.

resumindo, mestrado integrado: basicamente uma treta de designação para saires como Mestre :)

Para exercer a profissão de engenheiro, a ordem exige um minimo de 5 anos, portanto és mestre e engenheiro :)

Os mestrados actuais são também diferentes dos antigos. Já não se trata de um "extra" para começar a investigar mas quase um "obrigatório" para acabar o curso. Um mestrado à antiga pressupoe 5+2 anos de estudo, um actual são 5 anos, portanto a reputação é sempre um pouco diferente.

Por fim, as licenciaturas de 3 anos servem para... pouco. Caso se queira ir fazer os restantes 2 anos noutro pais europeu, são de facto uma excelente novidade, mas quem pensar em desistir aos fim de 3 anos e ir trabalhar, parece-me má ideia.

De forma indirecta tenho receio que com os cursos 3+2, os alunos menos motivados e com mais dificuldades acabem os 3 anos e se fiquem por aí. 3 anos para algumas áreas até podiam ser suficientes, mas só com remodelações nos cursos. Nas engenharias em 3 anos tem-se quase metade de cadeiras de matemática e afins!
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sábado Jul 14, 2007 9:45

A Ordem dos Engenheiros reconhece alguns cursos e instituições com apenas 3 anos...

Por exemplo, eu já estive em diferentes instituições de ensino superior e haviam cadeiras em que nada tinham a haver com a área do curso, só enchiam espaço... Com Bolonha essas cadeiras desapareceram e e concatenaram cadeiras, 2 cadeiras passam a ser 1 com nome diferente ou nome de uma delas, fazendo assim com que haja a redução de 5 para 3 anos (aconteceu em todo lado). Porque não juntar o mestrado? Assim continuam a ser 5 anos mas sais com o grau de Mestre.
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

Mensagempor alfatek » Sábado Jul 14, 2007 18:20

Cr@sh_Ov3rride Escreveu:A Ordem dos Engenheiros reconhece alguns cursos e instituições com apenas 3 anos...

Quais?

Desde muito cedo que a posição da ordem é clara: 5 anos é o minimo para se exercer engenharia.
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor s1nnless » Sábado Jul 14, 2007 18:41

alfatek Escreveu:De forma indirecta tenho receio que com os cursos 3+2, os alunos menos motivados e com mais dificuldades acabem os 3 anos e se fiquem por aí. 3 anos para algumas áreas até podiam ser suficientes, mas só com remodelações nos cursos. Nas engenharias em 3 anos tem-se quase metade de cadeiras de matemática e afins!

É por essas e por outras que estou a pensar tirar uma pós-graduação, uma especialização ou o doutouramento
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor zinko_pt » Sábado Jul 14, 2007 23:02

s1nnless Escreveu:
alfatek Escreveu:De forma indirecta tenho receio que com os cursos 3+2, os alunos menos motivados e com mais dificuldades acabem os 3 anos e se fiquem por aí. 3 anos para algumas áreas até podiam ser suficientes, mas só com remodelações nos cursos. Nas engenharias em 3 anos tem-se quase metade de cadeiras de matemática e afins!

É por essas e por outras que estou a pensar tirar uma pós-graduação, uma especialização ou o doutouramento

Pós-graduação tem que ser mesmo MUITO boa, com muitas restrições de acesso e consequentemente, com peso no mercado. Caso contrário, é só para enfeitar o curiculum.
Em algumas empresas, a PG é patrocinada, porque esta tem interesse no valor acrescentado dos novos conhecimentos.

Quanto a acesso ao Doutoramento, não é para todos, como eu já referi antes. Pode-se comprar (não é de borla), mas tem que se ter mérito.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Domingo Jul 15, 2007 1:10

O ISEP por exemplo tem a licenciatura com mestrado integrado aprovada e também só a licenciatura...
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

Mensagempor alfatek » Domingo Jul 15, 2007 5:01

s1nnless Escreveu:É por essas e por outras que estou a pensar tirar uma pós-graduação, uma especialização ou o doutouramento

Depende da tua área e do que queres fazer no futuro... Quem tirar um curso de engenharia de 5 anos está tão ou mais habilitado como estava antes. Presumo que quem tira agora apenas o 1º ciclo de 3 anos fica tão habilitado como os antigos bacharelatos.

E não tenho dúvidas que haverá programadores com o bacharelato que entram nas empresas e são dos melhores funcionários.

A questão é o futuro da carreira. Se é verdade que passado uns anos a tua formação academica pouco ou nada interessa, o certo é que se precisares de trocar de emprego ou progredir na carreira e estiveres a lutar com pessoas que tiraram o mestrado de 5 anos, estás em desvantagem...

Quanto ao doutoramento, é mais orientado para quem pretende seguir a carreira de investigação. Tendo em conta as poucas empresas que o fazem, não sei se te será muito útil, depende obviamente do que quiseres fazer na vida :)

Quanto às pos-graduações e especializações desconheço um bocado o panorama. Penso que em informática não se usa muito disso, tirando os MBAs (que podem ser bastt interessantes para quem começar a gerir).

Se em pós-graduações incluires algumas novidades que as parcerias com o MIT e CMU trouxeram, então são excelentes:
http://mse.dei.uc.pt/
http://mhci.dme.uma.pt/

Mas são programas para se fazer depois de se ter trabalho uns anitos ;) :€: :€:
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor s1nnless » Domingo Jul 15, 2007 11:01

ya, mas a minha área não é bem informática (não tou em LESI ou LEI como tu), mas sim electrónica, que é muito vasto
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante