[Ajuda] Simulaçaõ de pcs, rede e net

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor skorzen » Sábado Set 29, 2007 23:13

Quanto aos computadores, depende do uso que lhe vais dar, mas um Pentium 4 aguentar-se-à bem, com 1 GB de RAM, e ficas com um orçamento mais baixo, o que é sempre de salientar.

Quanto ao S.O., opta por uma distribuição de Linux, tanto nos servidores como nos próprios computadores da empresa. Dar-te-à menos problemas e é uma solução mais económica.

asturmas Escreveu:Em relação à rede é melhor optares por wireless c/ acess points.

Penso que essa solução não é possível aplicar no projecto. Pelo menos no meu acho que não será. A rede terá de ser ligada por cabos UTP, normalmente de categoria 5e.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor asturmas » Domingo Set 30, 2007 1:35

P4 é coisa do passado..
Nem que ponha um E4300 ..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor skorzen » Domingo Set 30, 2007 10:39

asturmas Escreveu:P4 é coisa do passado..

Por isso é que disse que dependia do uso que ele vai dar aos computadores. Se for apenas para trabalho leve (office, net e afins), a correr Linux, um P4 chega e sobra.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor pagc » Domingo Set 30, 2007 10:41

Infraestrutura
Penso que, o que o teu professor quer, é que. mais do que apresentares um orçamento mais ou menos barato, é que dimensiones uma rede, a orçamentes e acima de tudo que justifiques as escolhas que fizeste. Porque é que escolheste A em vez de B. Aquando da entregas será sempre de apresentar um memória descritiva e justificativa das tuas opções.

Escolha
Quando se monta uma rede num local já pronto, a melhor opção passa sempre por montar calhas DLP por cima do rodapé.

Mesmo existindo já uma instalação eléctrica e de telefones, raramente temos a sorte de as tomadas estarem onde são necessárias. Ainda que o estejam, um escritório é um local onde ao longo do tempo se muda o posicionamento das pessoas, sendo uma mais valia ter um sistema que permita reposicionar rapidamente as tomadas para onde estão os equipamentos.

Pessoalmente prefiro as calhas com 2 compartimentos para que os cabos de energia não se misturem com os de dados (DLP 150x50). Outra solução mais económica e a normalmente usada, são as calhas DLP 100x50 de 1 compartimento e que permitem montar a aparelhagem na própria calha, o que torna a instalação muito flexível (rapidamente se muda a sua posição).

O desenho da rede que me pareceu mais razoável é o seguinte:

Imagem Imagem

Aparelhagem e cablagem
A escolha da calha condiciona o série da aparelhagem (tomadas) escolhida, pelo que terás de ver, qual a série que podes por nas calhas que escolhestes. Terás de saber qual a secção do fio eléctrico a montar para as tomadas eléctrica e se queres por tomadas penduradas numa UPS central para os PC ou colocas UPS individuais. Terás de escolher o tipo de cabo informático a montar (UTP5, 5e ou 6) e montares tomadas RJ45 para esse tipo.

Postos de trabalho
Quantas tomadas eléctricas vais pôr por posto de trabalho? É que não é só o PC, tens uma quantidade grande de equipamentos a alimentar, e não podes por mais de 7 tomadas no mesmo circuito, pelo que se tiveres mais terás de trazer mais do que circuito a partir do quadro eléctrico

Centra telefónica
Sendo uma empresa, terás de considerar se se justifica montar uma central telefónica ou não. Pessoalmente acho que sim

Orçamento
O que é que vais ter de fazer agora (Caso aceites esta proposta) ? Vais orçamentar o custo desta infraestrutura. Em primeiro lugar medes as quantidades de material que necessitas e fazes uma lista numa folha de Excel. Vais aos catálogos que te enviei por mail, procuras as calhas, vês as referências e vais às tabelas de preços ver os preços unitário. Têm atenção aos acessórios, (curvas, tês, cantos, etc) por são muito caros. Os custos das furações das paredes e lajes dou-tos depois. O mesmo para a cablagem

Estou a enviar-te PDF, mas como são pesados, caso não os recebas avisa que arranjo-te outra forma de os receberes.

Isto é a minha humilde opinião. Caso alguém encontre erros ou conheça outra solução, esteja à vontade. Sou de Construção Civil :( .

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Riey » Domingo Set 30, 2007 11:37

pagc, isso ajudou muito.... em relação ao email não o recebi =S
do 1º andar para o 2º já está furado... em relação aos cabos, não é necessário vir um para cada pc de onde está o telefone pois não? um único cabo dá?

Em relação aos pcs, o SO tem de ser Windows XP, e não linux, e P4 é mesmo coisa do passado, core 2 duo pelo menos... tinha pensado num pc com um Q6600 porque os pcs ficaram de ser ao meu critério, logo queria por um pc para suportar aplicações/jogos mais pesados, acho que ia dar jeito, é uma casa, não um empresa, se fosse uma empresa os pcs é que já estavam definidos para o que servem, nessa casa não, por isso é que acho que pelo menos 1 pc dve ser mais "potente", pois nunca sei para o que vai ser usado...

ps: não percebi a da central telefónica :? :oops:

cumps
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jun 01, 2007 16:56

Mensagempor pagc » Domingo Set 30, 2007 11:48

Riey Escreveu:em relação ao email não o recebi =S

Os email foram devolvidos por falta de espaço na caixa, Daqui a 10min mando-te um mail com indicações para os ires buscar.

Riey Escreveu:ps: não percebi a da central telefónica :? :oops:

Trata-se de uma empresa e estás a montar postos de trabalho. Em cada um, precisas de uma tomada para o PC, várias tomadas eléctricas e uma tomada telefónica. Como só tens uma linha de acesso ao exterior precisas de distribuir o acesso pelos vários telefones, como se faz com um switch para a informática. Pergunta ao teu professor se também quer ou não. Mas como ele têm lá um telefone deverá ser necessário.
Riey Escreveu:em relação aos cabos, não é necessário vir um para cada pc de onde está o telefone pois não? um único cabo dá?

Quais cabos? telefone, UTP ou eléctricos?

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Riey » Domingo Set 30, 2007 12:11

pagc Escreveu:
Riey Escreveu:em relação ao email não o recebi =S

Os email foram devolvidos por falta de espaço na caixa, Daqui a 10min mando-te um mail com indicações para os ires buscar.

Riey Escreveu:ps: não percebi a da central telefónica :? :oops:

Trata-se de uma empresa e estás a montar postos de trabalho. Em cada um, precisas de uma tomada para o PC, várias tomadas eléctricas e uma tomada telefónica. Como só tens uma linha de acesso ao exterior precisas de distribuir o acesso pelos vários telefones, como se faz com um switch para a informática. Pergunta ao teu professor se também quer ou não. Mas como ele têm lá um telefone deverá ser necessário.
Riey Escreveu:em relação aos cabos, não é necessário vir um para cada pc de onde está o telefone pois não? um único cabo dá?

Quais cabos? telefone, UTP ou eléctricos?

Cumps

já tenho os ficheiros :D Obrigado!
sou do Porto....

os cabos de rede....UTP.....os eléctricos cada quarto deve ter uma tomada....

vou precisar de um switch e um rooter num é? eu futuramente vou ligar 3 pcs no género desse trabalho e o professor disse que ia precisar de um switch e rooter...
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pagc » Domingo Set 30, 2007 12:22

Como irás montar o Swtch, no local indicado para o telefone, terás de passar um cabo UTP para cada PC e o mesmo para os telefones. Não deves contar com essas tomadas nos quartos porque poderão estar mal localizadas e serão sempre em numero insuficiente. Pretende-se fazer algo bem feito e não andar a atamancar.
Considero que 3 tomadas eléctricas por posto é o mínimo, e mesmo assim existem sempre triplas, basta olhares para o teu posto e contares o numero de aparelhos (colunas, carregadores de telefone, pc, monitor, rádios etc).

Podes fazer uma conta deste género. Quantidade de tomadas eléctrica a dividir por 7 e tens o numero de circuitos a montar (numero de cabos a instalar e atenção às secções, senão aquilo aquece)

Se fosse para uma habitação, a solução já seria diferente

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Riey » Domingo Set 30, 2007 12:45

pagc Escreveu:Como irás montar o Swtch, no local indicado para o telefone, terás de passar um cabo UTP para cada PC e o mesmo para os telefones. Não deves contar com essas tomadas nos quartos porque poderão estar mal localizadas e serão sempre em numero insuficiente. Pretende-se fazer algo bem feito e não andar a atamancar.
Considero que 3 tomadas eléctricas por posto é o mínimo, e mesmo assim existem sempre triplas, basta olhares para o teu posto e contares o numero de aparelhos (colunas, carregadores de telefone, pc, monitor, rádios etc).

Podes fazer uma conta deste género. Quantidade de tomadas eléctrica a dividir por 7 e tens o numero de circuitos a montar (numero de cabos a instalar e atenção às secções, senão aquilo aquece)

Se fosse para uma habitação, a solução já seria diferente

Cumps

não será a multiplicar por 7?

não sei se percebes-te que aquilo é uma habitação... aquilo é uma casa! lol
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor l2k » Domingo Set 30, 2007 12:49

Riey Escreveu:(..)
Em relação aos pcs, o SO tem de ser Windows XP, e não linux, e P4 é mesmo coisa do passado, core 2 duo pelo menos... tinha pensado num pc com um Q6600 porque os pcs ficaram de ser ao meu critério, logo queria por um pc para suportar aplicações/jogos mais pesados, acho que ia dar jeito, é uma casa, não um empresa, se fosse uma empresa os pcs é que já estavam definidos para o que servem, nessa casa não, por isso é que acho que pelo menos 1 pc dve ser mais "potente", pois nunca sei para o que vai ser usado...

Ok, então é uma solução doméstica.

Sendo assim, o PC principal que idealizaste é capaz de ser o indicado. Mas volto a reforçar que talvez não seja má ideia investir na capacidade de armazenamento desse PC (de modo a poder funcionar como servidor, possivelmente). Outra foram de fazer isso, seria com um NAS. Um da Conceptronic de 1TB ronda os 385€ por exemplo.

Quanto ao resto dos PC's, deixo aqui uma sugestão baseada num critério qualidade/preço e eficiência energética:

AMD Athlon X2 BE-2350 - 85€
Asus M2A-VM (690G) - 63€
TeamGroup Elite 2x1GB PC6400 - 66€
Hitachi 80gb Sata II - 41€ (se optares pelo NAS, aqui a capacidade não é muito importante)
NEC 7170S - 30€
LC Power 550W Green Power - 43€ (ou uma Seasonic 380W por 61€)
ASUS TM210 - 33€

Total: 361€ (+18€ com fonte Seasonic)

Opcional: Arctic Cooling Freezer 64 Pro - 18€

Cumps. :wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor pagc » Domingo Set 30, 2007 12:57

Riey Escreveu:não sei se percebes-te que aquilo é uma habitação... aquilo é uma casa! lol

Desculpa lá, não tinha percebido que era uma solução doméstica. Nesse caso e caso tenhas de usar uma solução por cabo, procura nas tabelas que mandei, a solução de calhas para ambientes domésticos, Existem lá umas muito pequenas e que se colocam por cima do rodapé. Esquece as tomadas eléctricas e a instalação telefónica.

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Riey » Domingo Set 30, 2007 13:22

não acho necessário 1TB de memória...mas era uma boa solução....80gb nos 2 pcs iguais, 160gb ((2x80) raid 0) no melhor... e 1TB onde qualquer pc consegue aceder....

pagc, ainda não vi os ficheiros porque não tinha o adobe reader -.-'
ASUS P5E | XFX 8800GT 512MB | CORSAIR HX-520W MODULAR | WD 250GB AAKS + Samsung 1TB + Externo 160GB | Q6600 G0 + TUNIQ TOWER 120 | ASUS DRW-2014L1T SATA | NOX COOLBAY SIDE WINDOW | 4GB G.SKILL DDR2 PC2-6400MQ | SONY MULTI-CARD 7/1 | ZALMAN MFC2 CONTROLER
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor l2k » Domingo Set 30, 2007 13:31

Já agora, a nível de periféricos, podias optar por um router com capacidade de "print server" e impressora com ligação ethernet.

Uma boa opção seria a Samsung CLP-300N (a laser).
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Riey » Domingo Set 30, 2007 13:49

quantas impressoras achas que devo colocar?

como é isso do print server??
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor l2k » Domingo Set 30, 2007 14:00

Riey Escreveu:quantas impressoras achas que devo colocar?

como é isso do print server??

Uma :P

Print Server @ Wikpedia

Basicamente, a ideia é ligar a impressora a um router com esta capacidade que a "controla" e partilha pelos computadores da rede.

Cumps.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante