Infraestrutura
Penso que, o que o teu professor quer, é que. mais do que apresentares um orçamento mais ou menos barato, é que dimensiones uma rede, a orçamentes e acima de tudo que justifiques as escolhas que fizeste. Porque é que escolheste A em vez de B. Aquando da entregas será sempre de apresentar um memória descritiva e justificativa das tuas opções.
Escolha
Quando se monta uma rede num local já pronto, a melhor opção passa sempre por montar calhas DLP por cima do rodapé.
Mesmo existindo já uma instalação eléctrica e de telefones, raramente temos a sorte de as tomadas estarem onde são necessárias. Ainda que o estejam, um escritório é um local onde ao longo do tempo se muda o posicionamento das pessoas, sendo uma mais valia ter um sistema que permita reposicionar rapidamente as tomadas para onde estão os equipamentos.
Pessoalmente prefiro as calhas com 2 compartimentos para que os cabos de energia não se misturem com os de dados (DLP 150x50). Outra solução mais económica e a normalmente usada, são as calhas DLP 100x50 de 1 compartimento e que permitem montar a aparelhagem na própria calha, o que torna a instalação muito flexível (rapidamente se muda a sua posição).
O desenho da rede que me pareceu mais razoável é o seguinte:
Aparelhagem e cablagem
A escolha da calha condiciona o série da aparelhagem (tomadas) escolhida, pelo que terás de ver, qual a série que podes por nas calhas que escolhestes. Terás de saber qual a secção do fio eléctrico a montar para as tomadas eléctrica e se queres por tomadas penduradas numa UPS central para os PC ou colocas UPS individuais. Terás de escolher o tipo de cabo informático a montar (UTP5, 5e ou 6) e montares tomadas RJ45 para esse tipo.
Postos de trabalho
Quantas tomadas eléctricas vais pôr por posto de trabalho? É que não é só o PC, tens uma quantidade grande de equipamentos a alimentar, e não podes por mais de 7 tomadas no mesmo circuito, pelo que se tiveres mais terás de trazer mais do que circuito a partir do quadro eléctrico
Centra telefónica
Sendo uma empresa, terás de considerar se se justifica montar uma central telefónica ou não. Pessoalmente acho que sim
Orçamento
O que é que vais ter de fazer agora (Caso aceites esta proposta) ? Vais orçamentar o custo desta infraestrutura. Em primeiro lugar medes as quantidades de material que necessitas e fazes uma lista numa folha de Excel. Vais aos catálogos que te enviei por mail, procuras as calhas, vês as referências e vais às tabelas de preços ver os preços unitário. Têm atenção aos acessórios, (curvas, tês, cantos, etc) por são muito caros. Os custos das furações das paredes e lajes dou-tos depois. O mesmo para a cablagem
Estou a enviar-te PDF, mas como são pesados, caso não os recebas avisa que arranjo-te outra forma de os receberes.
Isto é a minha humilde opinião. Caso alguém encontre erros ou conheça outra solução, esteja à vontade. Sou de Construção Civil

.
Cumps