Que estabelecimentos têm de ter o livro de reclamações?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor alexey78 » Quarta Out 03, 2007 12:06

SuperMocho84 Escreveu:
Z_factor Escreveu:
PsicoPete Escreveu:Atenção que não é só preencher o livro de reclamações e andar.
Há que ficar com uma cópia da reclamação e enviar para a entidade competente.

Finalmente os Portugueses começam a saber reclamar sem ser apenas de boca!

Cumps.

PS - Para quando se poderá esperar a criação de livros de reclamação para empresas "online"? Seria boa ideia???

Não precisas de ficar com cópia.
Estes belos exemplares de livros, são vistos periodicamente pelas entidades competentes, e imagina o que é verem o livro com umas páginas rasgadas ou páginas salteadas;)

Acho que por lei é o estabelecimento que tem de enviar uma cópia da reclamação às entidades competentes, porque senão o fizer está "lixado".

Exactamente, eu tenho no meu serviço e se for feita alguma reclamação tem que se enviar para a autoridade competente.
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 31, 2005 19:42

Mensagempor whitewolf » Quarta Out 03, 2007 12:21

pagc Escreveu:
whitewolf Escreveu:E há algum livro de reclamações para o estabelecimento reclamar do cliente?
Se não há devia existir. Trabalho part-time numa casa aberta ao publico, e animais a comprar não faltam infelizmente. Se há coisa que eu aprendi enquanto trabalho assim, é que o cliente só tem razão metade das vezes, e não sempre como se pensa/diz.

:x2:

Soube de um caso, em que o cliente pediu a factura no restaurante, mas como se tinha excedido nos whiskys e não queria que o patrão soubesse, quis que na factura viessem mais almoços para esconder os custos. Quando foi recusado (e bem), pediu o livro de reclamações e escreveu barbaridades. A sorte do dono foi que outros clientes testemunharam e escreveram o que se passou.

Podemos passar de um abuso para outro na maior das calmas e isso servir quase como chantagem, sobre os estabelecimentos. Faltará aqui sempre um pouco de bom senso e educação cívica.

Cumps

E isto aqui infelizmente não é um problema do "tuga", apanho muitos estrangeiros que não têm uma gota de senso comum no corpo, no entanto, em certas coisas como saber se podem fumar etc, são sempre os mais educados. O problema da maior parte das pessoas que faz reclamações é não fazer a menor ideia do é que estar do outro lado do balcão.
whitewolf
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Ago 13, 2006 13:14

Mensagempor Devil » Quarta Out 03, 2007 17:44

whitewolf Escreveu:E há algum livro de reclamações para o estabelecimento reclamar do cliente?
Se não há devia existir. Trabalho part-time numa casa aberta ao publico, e animais a comprar não faltam infelizmente. Se há coisa que eu aprendi enquanto trabalho assim, é que o cliente só tem razão metade das vezes, e não sempre como se pensa/diz.

[OFFtopic]Só faltava dizers k trabalhavas numa pastelaria na maceira. :lol:

Axo k isso acontece muitas vezes e devia ser moderado. :roll:
Devil
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 14, 2005 18:09

Mensagempor Devil » Quarta Out 03, 2007 17:49

[OFFtopic]Só faltava dizers k trabalhavas numa pastelaria na maceira. :lol:

whitewolf Escreveu:E isto aqui infelizmente não é um problema do "tuga", apanho muitos estrangeiros que não têm uma gota de senso comum no corpo, no entanto, em certas coisas como saber se podem fumar etc, são sempre os mais educados. O problema da maior parte das pessoas que faz reclamações é não fazer a menor ideia do é que estar do outro lado do balcão.

O problema e k pensam ke o outro lado do balcão são uns burros e uns pacóvios e mtas vezes é o contrario, e ainda por cima pensam sempre k tem razão e nunca vêm o outro lado do problema.
:roll:
Devil
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 14, 2005 18:09

Mensagempor MiataSat » Quarta Out 03, 2007 23:39

O grande problema da maioria das pessoas, n so ods portugueses, é n saberem os direitos e deveres q têm, no caso de uma queixa infundada os custos de pocesso podem ser imputados, pela entidade regulamentadora/fiscalizadora ao queixoso.

Todos os establecimentos q comercializem produtos ou serviços são obrigados a ter em lugar visivel o aviso q possuem livro de reclamações, assim como o nome da entidade a quem se deve reclamar, a multa p os establecimnetos q n possuam ilivro de reclamações é de €30.000.

Sempre q seja recusado o acesso ao livro de reclamações, deve-se chamar a policia ao local e n entrar em dialogo c o responsavel/funcionarios da empresa.

Quando uma folha não chega para escrever a reclamação, n se deve escrever nas costas, uma vez q ficara nas respectivas cópias, deve-se sim, continuar numa nova reclamação, mencionado q é continuação da queixa anterior.

Todos os dados pessoais deveram ser reais, uma vez que mais tarde sera enviada a decisão final da entidade, o acusado tem o direito de saber de quem se esta a defender, invalidando a queixa se os dados n forem veridicos.

Podem sempre a qq altura solicitar esclarecimentos á entidade onde apresentaram a queixa, sobre o estado do processo.
MiataSat
Novato
Novato

Registado: Terça Out 02, 2007 22:00

Mensagempor SuperMocho84 » Quinta Out 04, 2007 15:23

Toda a informação necessária sobre o Livro de Reclamações.
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor PsicoPete » Quinta Out 04, 2007 15:27

As I said...

Deco Escreveu:Como funciona?
A reclamação é registada no livro em triplicado. O responsável do estabelecimento entrega ao cliente o duplicado da queixa e tem cinco dias úteis para enviar a sua cópia à entidade competente para a apreciar. O consumidor pode proceder também ao envio da queixa para aquela entidade, para se assegurar de que esta chega ao destino (ver DINHEIRO & DIREITOS n.º 67, de Janeiro de 2005). Uma terceira cópia da reclamação permanece no livro, não podendo dele ser retirada.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Zt_86 » Domingo Out 07, 2007 17:14

ja pedi o livro de reclamações num restaurante e recusaram m a dar...
foi no dia de S.João, e tinha intensões de jantar num restaurante com a minha namorada.mas tava muita gente à espera.nós fomos pa fila e esperamos.qd finalmente nos xamaram para ir para a mesa (ao fim de 1h e meia) ja xeios de fome, sentamo nos e passando um quarto de hr o empregado veio dizer nos que ja não havia mais comida :roll: . nada.nem uma sopa.
resultado:
n sei se tinha razão ou nao para pedir o livro de reclamações...na minha opiniao tinha razão...mas para além de me terem negado o livro de reclamaçoes inda veio um empregado AMEAÇAR ME, para eu me por fora do restaurante e a dizer para a minha namorada nem se atrever a telefonar pa policia (ela ja estava com o telm na mao para ligar para a policia)...como era dia d festa e como ia dar nos muitas xatices decidimos ir embora sem fazer queixa...enfim..
Zt_86
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Ago 16, 2006 21:53

Mensagempor asturmas » Domingo Out 07, 2007 17:39

Fizeste mal..
Isso é "gozar" com as pessoas.. ele não sabia dizer logo que já não havia comida?
E so a ameaça era um motivo para chamar a policia
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Zt_86 » Domingo Out 07, 2007 20:36

tens razão...fui ingenuo, pois o que me fizeram era um motivo forte para xamar alguma autoridade ao local...mas na altura n queria arranjar mais conflitos, e optei (mal) por me ir embora...
já alguém numa situação identica à minha, xamou a policia ou alguma autoridade competente ao local?
Zt_86
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Ago 16, 2006 21:53

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes