Qual é o vosso tipo de Sangue ? Já alguma vez doaram ?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Qual é o vosso tipo de sangue

A Rh+
18
35%
A Rh -
3
6%
B Rh +
4
8%
B Rh -
1
2%
O Rh -
9
17%
O Rh +
11
21%
AB Rh +
1
2%
AB Rh -
2
4%
Outro .... Lol
3
6%

Total de votos : 52

Mensagempor jim-lamego » Sábado Dez 08, 2007 21:17

Speed Dragon Escreveu:Dar sangue e pratica de desporto não me parece compactiveis, quando dás sangue terás que cessar a prática de desporta por uns dias se não me engano.

é disso que tenho medo.
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor Carlos_4 » Sábado Dez 08, 2007 22:08

Tambem desconhecia isso. Sendo assim, tnh q aproveitar agora, pois só pra março é q estou em condições d voltar ao desporto.. :sad:
Imagem
Imagem
Imagem
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Mensagempor TheRza » Sábado Dez 08, 2007 23:37

eu sou B+!!!

para quem nao sabe qual o tipo de sangue que tem convem ir tratar disso e andar com um cartao na carteira com a descricao do mesmo para caso haja algum acidente grave (oxalá nunca usem) ser mais facil em casos de transfusões!!

mais vale prevenir que remediar! :wink:

fikem bem! 8)

PS: bom topico! :D
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor Posturas » Sábado Dez 08, 2007 23:46

jim-lamego Escreveu:Só uma dúvida Posturas quando vais doar eles fazem te exames ao sangue e mostram te os valores?
EU tenho uma beca de medo pk pratico muito desporto e trabalho . Tenho medo , sei lá de uma recaida.
Já agora que quantidades costumas doar? 0,5 L

Para dares sangue, para além de ter de responder a um longo questionário sob a tua vida pessoal (tabaco/drogas, parceiras(os) sexuais, idas ao dentista, medicação, etc), fazem um exame (julgo) ao nível de hemoglobina no sangue - com uma simples picada no dedo. Medem-te igualmente a pressão arterial. Se tiveres a pressão e a hemoglobina com valores adequados, e não tiveres em jejum ou a fazer a digestão (e claro no questionário tenhas sido dado como apto), então passas para a cadeira.

Julgo que tiram cerca de 450mL de sangue (pelo menos foi assim que me informaram). Se as pessoas se sentirem mal, o processo é interromptido e é enviado o que já foi tirado para o banco de sangue na mesma.

Quanto aos efeitos de dar sangue, vais sentir-te um pouco mais cansado. E no dia em que dás sangue (e enventualmente no dia seguinte) não deves fazer esforços físicos, sobretudo com o braço utilizado para a agulha.

Se praticas desporto de competição não te aconselho a dar sangue antes de alguma competição. Por te vais cansar mais facilmente. E em desportos de resistência nota-se muita diferença. Pelo menos na natação nota-se bem. Na semana seguinte a dar sangue, o esquema habitual é bem mais exigente. Imagino que nos outros desportos o efeito seja semelhante.

Fora a situação que descrevi no último paragrafo, se tiveres os cuidados de te resguardar do calor, de não fazer esforços no dia em que das sangue e de beber muitos líquidos, não notarás diferença entre dar sangue e não ter dado sangue.

Resumindo: Praticas desporto de competição, então ficas avisado que dar sangue te penaliza o desempenho. Se praticas desporto de manunentação (que é o meu caso), desde que não vás para lá a seguir a dar sangue não há problema. Quem não pratica desporto, devia praticar porque depois um dia mais tarde vai-se arrepender.

Cumps.

EDIT: Já me esquecia. A nível de análises é enviada uma carta para casa, com os resultados nas mesmas. Mas estas são feitas apenas para despistar doenças transmisseis pelo sangue (sida, hepatite e umas algumas). Sobre nivéis de colestrol e outras análises tipicas não vem nada, logo dar sangue não dispensa as análises de rotina prescritas por um médico.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor skorzen » Sábado Dez 08, 2007 23:56

Também não sei qual é o meu tipo de sangue... Tenho de investigar.

Nunca doei.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor asturmas » Domingo Dez 09, 2007 0:59

Não sei o meu tipo de sangue..
E no caso de acidentes isso no Hospital eles descobrem rapidamente apesar que considero saber essa informação importante..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor TheRza » Domingo Dez 09, 2007 1:11

asturmas Escreveu:Não sei o meu tipo de sangue..
E no caso de acidentes isso no Hospital eles descobrem rapidamente apesar que considero saber essa informação importante..

jura?!?!?! :roll: :roll: :roll:

e se precisares de uma transfusão na hora?!?! será sempre uma mais valia teres isso guardado na carteira!!!

fikem bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor undivided » Domingo Dez 09, 2007 12:37

O RH-
dou a todos e so posso apenas receber de um.
undivided
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Nov 02, 2005 14:28

Mensagempor Azarael » Domingo Dez 09, 2007 13:14

O que eles fazem (acho eu) é dar te O- quando não sabem o tipo de sangue, como é aceite por todos os grupos sanguíneos não há risco.

EDIT: AB-
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor asturmas » Domingo Dez 09, 2007 19:06

Mas não fazem uma analise?
Não sabia..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Cyrus3v » Domingo Dez 09, 2007 21:22

TheRza Escreveu:

jura?!?!?! :roll: :roll: :roll:

e se precisares de uma transfusão na hora?!?! será sempre uma mais valia teres isso guardado na carteira!!!

fikem bem! 8)

Cá ainda tem o hábito de dar transfusões de sangue, é mais fácil. No resto da Europa e no USA já se começa a perder esse hábito e passou-se para outras alternativas mais seguras e eficazes. Mas há um hospital cá em Lisboa que já faz isso, embora agora não me lembre do nome.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor cigano » Domingo Dez 09, 2007 22:36

A+ aqui.

E só não dou sangue por causa de idade, pois é algo que não custa nada e sabemos que estamos a ajudar!
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor rAt0? » Domingo Dez 09, 2007 23:05

ena tantos O- :lol: . pensei que eram raros de se ver. btw, sou mais um :)

para quem tiver curiosidade,

[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Grupo_Sanguíneo_2.PNG[/img]
Editado pela última vez por rAt0? em Domingo Dez 09, 2007 23:09, num total de 1 vez.
Imagem

"Everytime you fire a minigun, an angel stands up and applauds."
rAt0?
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 24, 2005 22:58

Mensagempor Azarael » Domingo Dez 09, 2007 23:06

asturmas Escreveu:Mas não fazem uma analise?
Não sabia..

Devem fazer mais tarde. Se chegas ao hospital a esvair-te em sangue não há muito tempo para análises ao teu grupo sanguíneo...

PS: Quêm foi o tipo que escolheu B- ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor rAt0? » Domingo Dez 09, 2007 23:16

eu gostava de saber é quem é o ET que aqui anda xD. alguém votou "outro" :lol:
Imagem

"Everytime you fire a minigun, an angel stands up and applauds."
rAt0?
Membro de Prata