Valerá apena abrir uma software house em viseu?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Jan 18, 2008 11:53

Mas estas a falar de coisas diferentes ...

A novabase até cotada em bolsa está .. é um gigante , nao é uma software house nem coisa que se pareça ...
Fica com os projectos todos que aparecem em portugal ... tudo o que é cisco , rollout's , bancos , adminstração publica , segurança ... tanta coisa
Já fiz alguns trabalhos com eles portanto conheço bem a empresa

Para fazer concorrência nesse mercado terias de ter uma estrutura de alguns milhoes de euros ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Fenrir » Sexta Jan 18, 2008 12:42

.. eheh que pessimismo :S.

Se tens um grupo de 10 pessoas que dizem que fazem algo em metade to tempo que a novabase faz, e mais barato... não é uma forma de competir?
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor SkylineGTR » Sexta Jan 18, 2008 14:25

Fenrir Escreveu:Se tens um grupo de 10 pessoas que dizem que fazem algo em metade to tempo que a novabase faz, e mais barato... não é uma forma de competir?

Depende do mercado alvo.
Para muitos clientes por mais barato e/ou melhor que seja o teu produto isso não é suficiente. No final acabam sempre por ganhar as grandes empresas com nome reconhecido, e os lobbys.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Jan 18, 2008 14:46

Em PT ninguém faz concorrência á novabase ...
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fenrir » Sexta Jan 18, 2008 14:56

Fresh_fruit Escreveu:Em PT ninguém faz concorrência á novabase ...

A Critical Software faz.

E sim o nome da empresa interessa muito, enfim.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Jan 18, 2008 18:48

repara que a chip7 é uma cadeia de lojas. 2 mil euros em cada loja é uma bela maquia ao fim do mês.

a verder portáteis e computadores pré assemblados nunca ninguem vai competir com eles, embora o facto de lojas como a agua e a f13 terem enviado review samples dos seus produtos para revistas como a bit e a exame informática, a par com os excelentes resultados obtidos tenha ajudado a divulgar bastante as marcas.

no mercado de componentes e periféricos, acho que isso é possivel. eu frequento o forum e sou cliente da f13, porque moro do outro lado da rua, e por vezes compro coisas 5-10€ mais caro. para alem de não conpensar com os portes, é sempre aquela coisa de ser cliente de uma loja fisica, onde posso ir sempre que preciso. e a loja implmentou-se depressa. começou com 2 sócios, só mais tarde teve liquidez para poder ter um empregado e actualmente penso que tem 2. mas passando os olhos pelo forum grande parte da malta é de aveiro ou da zona de aveiro. alguns de viseu dado a proximidade. e a loja fica num sitio fora de mã0, que ninguem quer.. ao lado duma loja de tatoos. factura bem, acima de tudo online.

no que toca a online hoje já muita gente se manda de cabeça. uma empresa bem estruturada, com um site "bonito" porque os olhos tambem comem, tem credibilidade para a maior parte das pessoas. e depois a assitencia.. chip7, chiptec, vortem, etc.. não tem nada a ver com f13 ou agua. isso parecendo que não conta bastante. a f13, tanto quanto sei pratica margens de lucro baixas, mas factura o suficiente. é claro que dá trabalho, ao inicio não havia empregados e foi preciso investir capital. a oferta tambem não é muita comparada a uma chiptec ou mesmo agua, mas factura, vende e tem um nucleo de consumidores fixo.. nos portáteis tens a webservinfor que factura bastante 100.000 euros por mes segundo o site deles e é um empregado e o patrao. têm bons preços e muita variedade.

os importadores tambem cresceram, tanto quanto sei. em aveiro todas as lojas compravam da niposom, ou eurosys e agora já não é assim. quer-me parecer que há masi concorrência tambem nesse sector.

não é impossivel competir, mas é dificil. é preciso ter capital para investir e para sustentar o arranque da empresa. uma loja "local" com loja online, num cubiculo reduzido (um RC com cave encontra-se barato em viseu ou arredores) chega para arrancar. falta o resto. publicidade, preços bons num ou dois produtos, pagar ao kuantokusta e itcomponentes, tambem aos preços.iol. cada vez mais isso é usado.

ate posso dar o exemplo duma lojeca em tondela que tem material carissimo, tem 1 dono e 3 empregados e factura bem.. simplesmente ainda há muito mercado local a dar dinheiro. é claro que não dá rios de dinheiro, se calhar não dá para ter 3 carros e 2 casas, mas dá para viver.

não estás a desanimar, estás a ser realista. é extremamente dificil competir e quem não tem dinheiro para investir não deve meter-se em aventuras. quem tem experiencia e está por dentro do ramo, se tiver uma estratégia bem definida até pode conseguir.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Carlos_4 » Sexta Jan 18, 2008 22:24

Fenrir Escreveu:
Fresh_fruit Escreveu:Em PT ninguém faz concorrência á novabase ...

A Critical Software faz.

E sim o nome da empresa interessa muito, enfim.

Não faz. Porque a Crtical está num mercado diferente da Novabase, tal como o fresh_fruit já tinha dito. Apesar de haver desnvolvimento de Software na Novabase, o msm é apenas usado internamente, eu posso falar com algum conhecimento visto que trabalho lá (Mobility Solutions).

Fenrir Escreveu:.. eheh que pessimismo :S.

Se tens um grupo de 10 pessoas que dizem que fazem algo em metade to tempo que a novabase faz, e mais barato... não é uma forma de competir?

Mesmo assim será complicado, a Novabase tem mt nome (e não só) e isso pesa mt na hora d escolher. É msm como o fresh_fruit disse...
Imagem
Imagem
Imagem
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Mensagempor Overclocker » Sexta Jan 18, 2008 23:27

Falta é uma casa dedicada a Hardware de topo, para a malta que sabe realmente o que quer, e não grandes superfícies...

Tipo: F13, Aquapc....passo a publicidade...

Um gajo, para comprar, tem de mandar vir, ou dar uma saltada a Aveiro....

Quanto a software, não me pronuncio, pois empresas e afins, estou OUT...

Abraço,
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor SkylineGTR » Sábado Jan 19, 2008 9:32

Overclocker Escreveu:Falta é uma casa dedicada a Hardware de topo, para a malta que sabe realmente o que quer, e não grandes superfícies...

Tipo: F13, Aquapc....passo a publicidade...

Um gajo, para comprar, tem de mandar vir, ou dar uma saltada a Aveiro....

Quanto a software, não me pronuncio, pois empresas e afins, estou OUT...

Hardware é complicado... As margens de lucro são uma miséria...
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Jan 21, 2008 10:09

Carlos_4 Escreveu:
Não faz. Porque a Crtical está num mercado diferente da Novabase, tal como o fresh_fruit já tinha dito. Apesar de haver desnvolvimento de Software na Novabase, o msm é apenas usado internamente, eu posso falar com algum conhecimento visto que trabalho lá (Mobility Solutions).

Nem mais ... são empresas distintas ... A Novabase está num mercado diferente, desenvolve algum software ... mas para aplicações especificas como é a area em que trabalhas ...

Faço alguns projectos para a novabase :) ainda agora acabamos a 2ª fase do rollout dos Milleniun's Bcp para passagam da telefonia 100% para Voip .
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fenrir » Segunda Jan 21, 2008 11:34

Ora, admito que não sei muito da Novabase, apenas o que eu estudei quando tive a entrevista com eles.

No entanto a entrevista era para me colocar como outsourcing numa outra empresa. A desenvolver software, ou suporte, algo dentro do gênero. Acontece que essa mesma empresa tb estava a ter suporte em desenvolvimento de software da Critical. Ao meu vêr acaba por haver uma pequena competição entre as duas empresas.

Não?

Sei que são mercador diferentes, mas isso não quer dizer que nao haja até um certo nivel, competição numa certa area.

Mas bem, já me atiraram por terra o sonho ! :( sniff .. eheh :P Enfim, é preciso fama 1º junto dos clientes pelos vistos.

Quando voçês quiserem abandonar o barco, criamos uma empresa. E como regalias, porshes para todos.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jluisfer » Segunda Jan 21, 2008 17:26

Chip7 em Lisboa a nível de preços não acho nada de especial,conheço 2 ou 3 lojas de menor dimensão com tão bons ou melhores preços a nível de componentes,até porque penso que a nível de componentes essas loja que têm várias "delegações" ficam sempre prejudicadas a nível de preços pois ou importam directamente ou então têm de meter na margem de lucro o suficiente para pagar aos vários funcionários,enquanto uma pequena loja com 3/4 empregados fazem a festa uma chip7 ou outra de maiores dimensões esse nº é muito maior
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes