por Bad_Cop » Sexta Jan 18, 2008 18:48
repara que a chip7 é uma cadeia de lojas. 2 mil euros em cada loja é uma bela maquia ao fim do mês.
a verder portáteis e computadores pré assemblados nunca ninguem vai competir com eles, embora o facto de lojas como a agua e a f13 terem enviado review samples dos seus produtos para revistas como a bit e a exame informática, a par com os excelentes resultados obtidos tenha ajudado a divulgar bastante as marcas.
no mercado de componentes e periféricos, acho que isso é possivel. eu frequento o forum e sou cliente da f13, porque moro do outro lado da rua, e por vezes compro coisas 5-10€ mais caro. para alem de não conpensar com os portes, é sempre aquela coisa de ser cliente de uma loja fisica, onde posso ir sempre que preciso. e a loja implmentou-se depressa. começou com 2 sócios, só mais tarde teve liquidez para poder ter um empregado e actualmente penso que tem 2. mas passando os olhos pelo forum grande parte da malta é de aveiro ou da zona de aveiro. alguns de viseu dado a proximidade. e a loja fica num sitio fora de mã0, que ninguem quer.. ao lado duma loja de tatoos. factura bem, acima de tudo online.
no que toca a online hoje já muita gente se manda de cabeça. uma empresa bem estruturada, com um site "bonito" porque os olhos tambem comem, tem credibilidade para a maior parte das pessoas. e depois a assitencia.. chip7, chiptec, vortem, etc.. não tem nada a ver com f13 ou agua. isso parecendo que não conta bastante. a f13, tanto quanto sei pratica margens de lucro baixas, mas factura o suficiente. é claro que dá trabalho, ao inicio não havia empregados e foi preciso investir capital. a oferta tambem não é muita comparada a uma chiptec ou mesmo agua, mas factura, vende e tem um nucleo de consumidores fixo.. nos portáteis tens a webservinfor que factura bastante 100.000 euros por mes segundo o site deles e é um empregado e o patrao. têm bons preços e muita variedade.
os importadores tambem cresceram, tanto quanto sei. em aveiro todas as lojas compravam da niposom, ou eurosys e agora já não é assim. quer-me parecer que há masi concorrência tambem nesse sector.
não é impossivel competir, mas é dificil. é preciso ter capital para investir e para sustentar o arranque da empresa. uma loja "local" com loja online, num cubiculo reduzido (um RC com cave encontra-se barato em viseu ou arredores) chega para arrancar. falta o resto. publicidade, preços bons num ou dois produtos, pagar ao kuantokusta e itcomponentes, tambem aos preços.iol. cada vez mais isso é usado.
ate posso dar o exemplo duma lojeca em tondela que tem material carissimo, tem 1 dono e 3 empregados e factura bem.. simplesmente ainda há muito mercado local a dar dinheiro. é claro que não dá rios de dinheiro, se calhar não dá para ter 3 carros e 2 casas, mas dá para viver.
não estás a desanimar, estás a ser realista. é extremamente dificil competir e quem não tem dinheiro para investir não deve meter-se em aventuras. quem tem experiencia e está por dentro do ramo, se tiver uma estratégia bem definida até pode conseguir.