Greve: Portugal quase parado

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Azarael » Quarta Jun 11, 2008 11:50

Dioguex Escreveu:Concordo que isto seja um bloqueio puro e duro, porque infelizmente neste país tem que ser assim, é a única maneira de se fazerem ouvir. Agora volto a repetir, já morreu uma pessoa, isso não concordo, violência não leva a lado nenhum, há que por mãos a isto, mas que se continue com a greve (ou bloqueio) até serem ouvidos.

Então fazer bloqueio está tudo ? Impedir outras pessoas de exercer o seu direito ao trabalho está tudo ? Porque "é a única maneira de serem ouvidas" ?

Nem que chova carrapatos, isto não está nada bem. Nem consigo chamar "greve" a isto, porque seria um insulto a quêm de facto precisa ou precisou de fazer greve na sua vida.

PS: E já pensaram na possibilidade bem real de ambulâncias ficarem paradas à conta disto?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Dioguex » Quarta Jun 11, 2008 11:54

Sim, eu acho que está tudo bem em fazer o bloqueio, e sinceramente acho que é pouco, porque deviam era parar completamente as estradas bloquear tudo, admito que era mau, éramos todos afectados, mas acredita que as pessoas não se iam esquecer, e nas próximas eleições tinha isso em conta, porque quando chegarem lá, eles oferecem uns jantares e uns almoços e já são os maiores. Alguém tem que por mão a isto.

Volto a dizer, não concordo com a violência, e todos tem o direito de não aderir, só ai é que os condeno.
Dioguex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 26, 2007 10:21

Mensagempor alr_tech » Quarta Jun 11, 2008 11:57

Azarael Escreveu:
(...)antigamente todas as fábricas grandes tinham um acesso por comboio...
inclusivé as gasolineiras... (...)

Ficou mais barato mandar vir por camião, é natural que o comboio não fosse tão usado.
Mas percebo o que queres dizer. :S
...
Não... não ficava....
o problema é que se deixou de investir no comboio...
que no nosso caso é um sistema público...
a ideia era proporcionar negócio aos privados...

tb permitiu retirar as fábricas de ao pé das linhas, e como tal nessa situação deixou de tornar rentável...

mas, é claro...
estamos em Portugal e aquilo que até seria uma boa ideia para desenvolver partes do país de dificil acesso...
apenas ficou nas boas intenções....

a maioria do pessoal que está em greve são pequenos empresários, quase todos podemos considerar empresas familiares...
com fracos indices de empregabilidade e expanção...
em que o seu trabalho é o meio pelo qual pagam as suas contas... e pouco mais....

com a crise no sector, o excesso de oferta e é claro o aproveitamento da situação pelos grandes grupos (grandes superficies e equiv.) ...
veio a juntar-se o preço do combustivel....
sem o qual os camiões não se movem...
e ainda como pagar esse combustivel...
não se esqueçam que falam de pagamentos a 3 meses....
e embora alguns postos esteja a vender a crédito...
é impossivel manter um negócio nestas condições...

tb sou contra extremismos....
mas, não é a portarmos como cordeirinhos sorridentes que avançamos..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Azarael » Quarta Jun 11, 2008 11:58

Dioguex Escreveu:Sim, eu acho que está tudo bem em fazer o bloqueio, e sinceramente acho que é pouco, porque deviam era parar completamente as estradas bloquear tudo, admito que era mau, éramos todos afectados, mas acredita que as pessoas não se iam esquecer, e nas próximas eleições tinha isso em conta, porque quando chegarem lá, eles oferecem uns jantares e uns almoços e já são os maiores. Alguém tem que por mão a isto.

Volto a dizer, não concordo com a violência, e todos tem o direito de não aderir, só ai é que os condeno.

Isso não é contraditório ? O bloqueio é feito, ao não deixar ninguém, ou pelo menos tentar não deixar ninguém, passar. E não é com palavras amigas, nem com ramos de flores que fazem isso...

Não... não ficava....
o problema é que se deixou de investir no comboio...
que no nosso caso é um sistema público...
a ideia era proporcionar negócio aos privados...

Então ficava ou não ? Estou a considerar a infraestrutura existente.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Dioguex » Quarta Jun 11, 2008 12:01

Sim, não me fiz entender. Eu sou a favor do bloqueio, mas tipo, parar os camiões e falar com os condutores e fazer como que adiram à greve pacificamente, o que condeno é fazerem aderir a força, como se tem visto. Pah, se não querem aderir, não adiram.
Dioguex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 26, 2007 10:21

Mensagempor Azarael » Quarta Jun 11, 2008 12:06

Dioguex Escreveu:Sim, não me fiz entender. Eu sou a favor do bloqueio, mas tipo, parar os camiões e falar com os condutores e fazer como que adiram à greve pacificamente, o que condeno é fazerem aderir a força, como se tem visto. Pah, se não querem aderir, não adiram.

Não é isso que está a acontecer...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor ghost_matrix » Quarta Jun 11, 2008 12:11

Azarael Escreveu:
(...)antigamente todas as fábricas grandes tinham um acesso por comboio...
inclusivé as gasolineiras... (...)

Ficou mais barato mandar vir por camião, é natural que o comboio não fosse tão usado.
Mas percebo o que queres dizer. :S

Na minha opinião isto deixou de ser greve há uns dias, é um bloqueio puro e duro. Qualquer razão que os camionistas podiam ter, perderam-na toda.
E choca-me que a polícia não faça nada. Este deixa andar já custou a vida de um homem, será preciso mais ?

PS: Mas isto já começou com os pescadores, não se fez nada na altura, e até deu-se o que pediam. Foi um convite a mais.

Mas tu keres ke as forças de segurança façam o que? Carreguem sobre os grevistas num pais democratico?

Em relaçao a "obrigaçao" a greve... tem ke ser assim, pk se meia duzia se lembram de nao fazer greve, nao se notam tanta falta de bens, dps lembram-se outros de desistir e por ai a fora, chega ao fim, continua tudo na mesma.

Em relaçao ao primeiro topico, transporte de animais vivos, raçoes e material farmaceutico, é desbloqueado, segundo disseram.

Em relaçao ao preço dos combustiveis, nao concordo ke o estado reduza os impostos, isto pk da bastantei jeito ao pais. O que tem ke ser controlado sao os preços das petroliferas, com os seus lucros record. Quando o petroleo some, passados 3 dias ja o combustivel subiu (ainda nem esse petroleo chegou aos consumidores), se o preço do petroleo desce, as gasolineiras passado uma semana reduzem meio centimo se forem pressionadas, enfim isto é ridiculo. Só é pena nao se poder nacionalizar ca nada em Portugal, senao era a favor de que uma petrolifera passasse pras maos dos estado a 100%, com preços em condiçoes.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Azarael » Quarta Jun 11, 2008 12:16

Mas tu keres ke as forças de segurança façam o que? Carreguem sobre os grevistas num pais democratico?

Mostra-me os grevistas. Eu vejo é gente que anda a apedrejar e a incendiar camiões : http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... _id=956655

Em relaçao a "obrigaçao" a greve... tem ke ser assim, pk se meia duzia se lembram de nao fazer greve, nao se notam tanta falta de bens, dps lembram-se outros de desistir e por ai a fora, chega ao fim, continua tudo na mesma.

Então estás a defender obrigar outras pessoas a fazer "greve" contra a sua vontade ?
Editado pela última vez por Azarael em Quarta Jun 11, 2008 12:18, num total de 1 vez.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor nelugo » Quarta Jun 11, 2008 12:17

Eu apoio esta greve.

O gasóleo profissional já devia existir há anos! A falta de competitividade deste e de outros sectores para Espanha é enorme!

Se a ferramenta de trabalho deles é o camião e este gasta combustível, deve ser mais barato, com iva reduzido, e com imposto reduzido!
O imposto percebo que tenha a função de dissuadir o consumo de um produto que não produzimos e do qual estamos dependentes.
Mas o IVA... O betinho da linha de Sintra que vai no seu Mercedes com as amigas passar ferias ao Algarve devia pagar mais imposto do que o vendedor de rações pra frangos! Isso é mais que lógico!

E não é só isso, baixando o preço dos combustíveis, ainda que só nesse sector, muita coisa baixa de preço! Comida, roupa...

Assim, sobra mais dinheiro aos tugas, aumenta o poder de compra, é incentivado o consumo interno...

Mas isso não acontece...devo estar redondamente enganado...ou então não convém...
Com o preço a subir, o que o governo tem arrecadado em impostos supera todas as expectativas.. no fim da legislatura vão congratular-se por ter reduzido o défice mais rápido do que o previsto.

Se eu tivesse ontem em Viana havia de estar na linha da frente...
É uma pena que o Passos Coelho não tenha ganho as eleições no PSD e que a máquina dos partidos mantenha a velha escumalha...

A política de transportes do governo é uma merd@!
Nas cidades entram cada vez mais pessoas sós no seu carro, não há estacionamento...
Deviam criar-se interfaces...Deixar o carro nas entradas das cidades ou chegar a elas por outras vias e poder andar nas cidades de metro para todo o lado... está provado que é mais rápido e barato e independente de petróleo!

O que acontece é o oposto...deixam fazer shoppings nos subúrbios das cidades com grandes parques...o povo é convidado e por o carro na estrada...só no transporte o que poupariam já e menos quando comparado com o comercio tradicional...

Matam o comercio tradicional que sustenta famílias com a abertura de empregos a salários mínimos com recibos verdes enquanto nas estradas é o caos que se vê...
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor jotoa » Quarta Jun 11, 2008 12:57

Fazem muito bem em fazer greve. Só quando isto deixar de andar para a frente é que eles vêm a porcaria que isto anda.
E o primeiro ministro parece que não se passa nada. Só falta chamar comunistas e sindicalistas aos camionistas, como fazia quando havia protestos.

Não deixarem os camiões passar ainda é uma coisa, agora atropelar pessoal e incendiarem camiões é que não. Olha, metam pneus a arder na estrada como fizeram em França(?).

E se os camiões não andam, ninguém anda, por causa da gasolina.
Aqui, onde eu moro a rua principal está quase cortada, por causa da fila para a bomba de gasolina, que agora até já só tem gasolina numa das bombas e já está a acabar. Ontem o meu pai correu 3 bombas para meter gasolina, porque já só tinham gasóleo em algumas.

E soube que hoje, para uma bomba aqui perto, conseguiram passar um camião cheio de gasolina, pois levavam-no num reboque como se estivesse avariado(lindo!).

Nos supermercados as coisas também começam a desaparecer. Ontem no Minipreço aqui ao pé de mim as parteleiras já estavam quase vazias.

Claro que há sempre efeitos colaterais, mas isso é como tudo...
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor ReDsOuL » Quarta Jun 11, 2008 13:02

tem de haver efeitos colaterais para os governantes deste país abrirem os olhos!

infelizmente tem de ser assim
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor alfatek » Quarta Jun 11, 2008 13:05

Se querem fazer greve ou não, estão no direito deles.

É completamente inadmissivel que andem a pressionar e ameaçar os colegas que querem trabalhar... Claramente há pessoas que n merecem a liberdade que têm. Têm liberdade para fazer greve e querem obrigar os outros a fazer também? Com que direito?

Já com os pescadores foi a mesma coisa. Para mim é impossivel simpatizar com qualquer grupo que tenha este tipo de posições, "ai n fazem greve, então vamos estragar-vos o peixe"....

Num estado de direito isto é inadmissivel. Espero que as forças da autoridade intervenham convenientemente!

E sou completamente contra haver subsidios para os combustiveis para este sector... Parece que as pessoas se esquecem que esse dinheiro sai-nos do bolso, com os nossos impostos... O estado não tem capacidade para baixar os impostos dos combustiveis, a menos que prefiram um aumento de impostos. Esta é uma questão que nem sequer se pode colocar como hipotese: o estado não tem dinheiro para isso, ponto final.

O estado n tem culpa nenhuma do preço dos combustiveis. N percebo pq é que as empresas de transportes n fazem o normal: aumentam os seus preços reflectindo o aumento do preço da matéria-prima... Já com os pescadores é a mesma coisa. Parece-me bastante básico... aumentem os preços e pronto.

Se querem realmente reclamar, metam-se à porta da refinaria da GALP e restantes operadores que se estão a aproveitar p aumentar os lucros. Essas são as únicas entidades que têm influência na situação.

De uma vez por todas temos de começar a pensar que o estado somos nós. O dinheiro do estado sai-me do bolso. Os subsidios saiem-me do bolso e portanto há que ter moderação. Qualquer governo que seja não pode fazer nada. É a economia!

P.S. - Não estou a ver o que o estado beneficia com o aumento dos combustiveis... O estado tmb n gasta combustiveis? O imposto sobre os combustiveis não é um valor fixo?

P.S.2 - Oiço tantas pessoas contra o governo, mas afinal o que é que o governo devia fazer? Qual é a solução para isto? Parece-me ser este o problema. Qualquer partido ou pessoa que esteja no governo o que é que pode fazer? Pedir aos senhores especuladores para o petroleo baixar? Nacionalizar as petroliferas?
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor alfatek » Quarta Jun 11, 2008 13:08

ReDsOuL Escreveu:tem de haver efeitos colaterais para os governantes deste país abrirem os olhos!

epah... eu n quero parecer defensor deste governo mas a realidade é: eles já abriram os olhos, queres que façam o quê?

Baixem os impostos dos combustiveis? OK, tudo bem, e onde vais buscar esse dinheiro? Metes o defice a 4% novamente? Os teus filhos que se lixem e herdem um estado com um passivo incontrolavel?
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor ReDsOuL » Quarta Jun 11, 2008 13:15

alfatek Escreveu:
ReDsOuL Escreveu:tem de haver efeitos colaterais para os governantes deste país abrirem os olhos!

epah... eu n quero parecer defensor deste governo mas a realidade é: eles já abriram os olhos, queres que façam o quê?

Baixem os impostos dos combustiveis? OK, tudo bem, e onde vais buscar esse dinheiro? Metes o defice a 4% novamente? Os teus filhos que se lixem e herdem um estado com um passivo incontrolavel?

se ja abriram os olhos não parece, umas vez que o nosso excelentíssimo primeiro ministro ainda não saiu da toca...

é assim, alguma coisa tem de estar mal, TEM DE ESTAR ALGO MAL! O quê não sei! mas alguém tem de tratar do assunto!

Porque hoje em dia há bem mais petróleo que há 20 anos atrás!

Alguém tem de fazer alguma coisa...e já nos começamos a mexer!

nem que o país pare todo...
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor Fenrir » Quarta Jun 11, 2008 13:25

alfatek Escreveu:P.S.2 - Oiço tantas pessoas contra o governo, mas afinal o que é que o governo devia fazer? Qual é a solução para isto? Parece-me ser este o problema. Qualquer partido ou pessoa que esteja no governo o que é que pode fazer? Pedir aos senhores especuladores para o petroleo baixar? Nacionalizar as petroliferas?

Não acredito que haja solução viáveis a curto prazo, ou seja, qualquer solução rápida nos iria prejudicar.

A longo prazo, portugal devia fugir à sua grande dependência dos combustiveis. Construir refinarias. Uma central nuclear quem sabe.

Eu culpo o governo, porque ele não sabe como reagir.
Eu culpo o governo, e os anteriores porque não previram o que todos os outros preveram, e assim reduziram a sua dependência de combustivel (uns mais que outros é certo).
Eu culpo o governo, porque é um governo que faz com que o pais devesse mudar de nome para "Lisboa", porque tudo o que é fora de Lisboa é pasto. (um pouco offtopic).

Os governantes são bem pagos para saber gerir o pais, a não, os portugueses, os nossos recursos etc. Não és tu, nem eu, nem o xico da esquina que o vai fazer (além do pobre poder do voto).

Ou seja, critico o governo porque são os culpados de umas coisas directamente de outras indirectamente.

Talvez uma opinião ignorante da minha parte. Mas isso já irrita.

P.s. E o que querem realmente os camionistas?Combustivel mais barato para eles?
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante