Exames Nacionais

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Nelson_ » Terça Jul 07, 2009 13:46

Serial_killer Escreveu:Como podem ver, os exames foram muito fáceis mas a sua correcção foi excessivamente implicativa :roll:

É um dos problemas deste tipo de exames. Como são fáceis, a exigência na correcção é máxima, não passa nada!

Enfim, criam ilusões nos alunos, exames fáceis alguns ridiculos até.
Um aluno do 9º ano mostrou-me um exame de matemática (ou prova de aferição, não sei como chamar pois não sei se conta para avaliação) feito por ele na escola. Fiquei abismado. Coloquei uma das questões dessa prova a uma aluna do 5º ano e ela respondeu certo... Tipo: Estou em Lisboa e estão 27ºC. Vou para Moscovo e estão -20ºC. Qual a diferença de temperatura entre as duas cidades? DUH!!!!! :roll:

Cumps
Core 2 Quad Q6600 2,40Ghz @ 3.24Ghz
Termalright ultra 120 Extreme ed. @ silenx
Gigabyte Ga P35-DQ6
Transcend aXe DDR2 2x1Gb@1200Mhz 5-5-5-15
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 05, 2005 10:09

Mensagempor fsfan » Terça Jul 07, 2009 14:06

Essa situação do 9.º ano talvez fosse um teste intermédio...

Eu fiquei-me pelos 168 a Português e 180 a Matemática. Ligeiramente abaixo das expectativas mas ainda assim serve os meus propósitos.
fsfan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mar 01, 2006 9:14

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jul 07, 2009 15:24

Serial_killer Escreveu:Como podem ver, os exames foram muito fáceis mas a sua correcção foi excessivamente implicativa :roll:

Quando chegares ao superior então vais ficar abismado.. Esperas 13 ou 14 tiras 9, esperas 17 ou 18 tiras 12.. Vais há correcção e só não tens cortado aquilo que eles não podiam mesmo cortar. Se chumbas com 9.4 e vais lá fazer o choradinho para te darem um pintelho (0.1) e dizem-te para estudar mais uma décima para o ano que vem..

Vocês agora não gostam de ouvir, mas mais tarde vão ver que é verdade.. Quanto mais cedo se habituarem a esse rigor, mais cedo aprendem a gerir as vossas expectativas. Foi das coisas que mais me custou quando vim para o superior porque era aluno de 16-18 a várias cadeiras (durante o 10º ainda andei a rondar os 20 a matemática) e agora ando com cadeiras de matemática arrastadas à anos.

Voltando ao vosso caso, o problema é que esse rigor não é comum a todas as escolas e para muitos tal rigor apenas aparece neste exame. Por exemplo, na minha escola grande parte dos alunos subiu as notas nos exames nacionais do meu ano, quando a tv anunciou que a grande maioria desceu as notas. Depende mesmo muito de escola para escola e depois os professores ainda se dão ao luxo de dizer que não precisam de avaliação.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor jim-lamego » Terça Jul 07, 2009 15:50

Bad_Cop Escreveu:

Quando chegares ao superior então vais ficar abismado.. Esperas 13 ou 14 tiras 9, esperas 17 ou 18 tiras 12.. Vais há correcção e só não tens cortado aquilo que eles não podiam mesmo cortar. Se chumbas com 9.4 e vais lá fazer o choradinho para te darem um pintelho (0.1) e dizem-te para estudar mais uma décima para o ano que vem..

Vocês agora não gostam de ouvir, mas mais tarde vão ver que é verdade.. Quanto mais cedo se habituarem a esse rigor, mais cedo aprendem a gerir as vossas expectativas. Foi das coisas que mais me custou quando vim para o superior porque era aluno de 16-18 a várias cadeiras (durante o 10º ainda andei a rondar os 20 a matemática) e agora ando com cadeiras de matemática arrastadas à anos.

Voltando ao vosso caso, o problema é que esse rigor não é comum a todas as escolas e para muitos tal rigor apenas aparece neste exame. Por exemplo, na minha escola grande parte dos alunos subiu as notas nos exames nacionais do meu ano, quando a tv anunciou que a grande maioria desceu as notas. Depende mesmo muito de escola para escola e depois os professores ainda se dão ao luxo de dizer que não precisam de avaliação.

Habituem se a isso ! O pior ainda esta para vir.

A mim aconteceu me uma muito boa.
Fiz um trabalho e entreguei ao Prof , o meu colega esqueceu se pediu me que lho passa-se para uma pen .
Resumindo entregamos os 2 o mesmo trabalho com 1 semana de diferença.

Eu tive 13 , ele teve 16 . :roll: :roll:
Vá se lá perceber.
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor whitewolf » Terça Jul 07, 2009 18:00

Bad_Cop Escreveu:

Engraçado aconteceu-me algo de género em análise matemática, esperava 15, nem lá perto =___=

sobre exames nacionais, a dificuldade tem vindo a descer á medida que os anos correm
whitewolf
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Ago 13, 2006 13:14

Mensagempor jotoa » Terça Jul 07, 2009 19:09

Bem, depois de ver as notas posso dizer que não correram nem bem nem mal, antes pelo contrário.

Tive 13 a Matemática(passei de 17 para 16) e 15 a Português(mantive o 15).

Não me importava que tivesse sido ao contrário, mas pronto...

A Físico Química, sem ter pegado em nada durante um ano, consegui um 10 :lol:
Até fiquei contente. Depois de tanto tempo ainda me lembrar de tanta matéria...

Na minha escola, estive a ver as notas dos exames de Matemática...
Só vi um 20, mas por um aluno externo.
O mais alto fora isso foi um 17, alguns 15 e 16.
Mas, estive a ver com um meu ex-stor de matemática, e mais de metade foi negativas.
Ainda me lembro do ano passado ver isto e era uma data de 20s, 18s, 19s, este ano é o que se vê.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jul 07, 2009 20:46

whitewolf Escreveu:Engraçado aconteceu-me algo de género em análise matemática, esperava 15, nem lá perto =___=

sobre exames nacionais, a dificuldade tem vindo a descer á medida que os anos correm

Análise é uma das que ando a arrastar.. Quando cheguei era porque não precisava daquilo para nada, agora ando a tentar a não consigo..

De qualquer forma arranjei uma formula para gerir as minhas expectativas.. Multiplico a cotação das perguntas que sei que tenho certo por 0.8, multiplico a cotação das perguntas que acho que tenho bem por 0.5 e multiplico a cotação das que não tenho bem a certeza por 0.. Assim tenho acertado mais ou menos nas notas e volta e meia lá sai uma surpresa.

O que vale é que depois começam as cadeiras específicas dos cursos (no caso das engenharias) e começam os trabalhos e matéria que realmente faz sentido e um gajo ganha outra motivação..

Quanto aos exames, lembrei-me também de outro pormenor (ou talvez pormaior). O ano passado toda a gente esperava um exame difícil, toda a gente se preparou melhor, foram as notas que foram.. Este ano já se ia a contar com exames fáceis..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor fsfan » Quarta Jul 08, 2009 7:52

Bad_Cop Escreveu:Quanto aos exames, lembrei-me também de outro pormenor (ou talvez pormaior). O ano passado toda a gente esperava um exame difícil, toda a gente se preparou melhor, foram as notas que foram.. Este ano já se ia a contar com exames fáceis..

Foi o que a ministra quis dizer quando "acusou" a comunicação social do insucesso. Até certo ponto concordo, mas a asneira inicial foi na facilidade que deram (não, que o Governo não tem nada a ver, foi o GAVE...) aos exames do ano passado.

O melhor mesmo é ir à partida com uma boa média de Secundário, dá maior tranquilidade. O problema é saber-se que quem tenha tido boa nota de Secundário e deslize no exame fica a par (ou perto disso, dependendo das condições de acesso) com aqueles que têm uma nota de Secundário razoável (equivalente ao "deslize") e uma nota muito boa no exame...
fsfan
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Serial_killer » Quarta Jul 08, 2009 12:30

Hoje estive a ver a minha prova... Pedi a cópia. Fiquei pasmado. Eu só errei 1 questão a 0 (é justo, foi a tal do bilhete, meti água numa coisa básica). As restantes tenho descontos atrás de descontos em merdicas da treta. Posso enganar-me muito mas fiquei com a ideia de que eles querem o que têm lá escrito e mai nada! É a única forma que eles têm de conseguirem que até a mulherzinha da secretaria consiga corrigir o exame cortando pontos! :?

Estou desiludido porque aquilo era um exame de 18 e acabo com 17 :S Ou melhor, aquilo era um exame para 20 mas pronto... Há sempre distracções que lixam o esquema...

Lá vou eu para o IST de Oeiras :D Alguém mais vai para lá?
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Jul 08, 2009 17:39

fsfan Escreveu:O melhor mesmo é ir à partida com uma boa média de Secundário, dá maior tranquilidade. O problema é saber-se que quem tenha tido boa nota de Secundário e deslize no exame fica a par (ou perto disso, dependendo das condições de acesso) com aqueles que têm uma nota de Secundário razoável (equivalente ao "deslize") e uma nota muito boa no exame...

Certo.. Mas se uns têm melhor nota do exame do que na média do secundário então alguma coisa estranha aconteceu.. Ou o aluno se preparou melhor que os outros, ou a escola é mais rígida ou outra coisa qualquer.

Serial_killer Escreveu:Hoje estive a ver a minha prova... Pedi a cópia. Fiquei pasmado. Eu só errei 1 questão a 0 (é justo, foi a tal do bilhete, meti água numa coisa básica). As restantes tenho descontos atrás de descontos em merdicas da treta. Posso enganar-me muito mas fiquei com a ideia de que eles querem o que têm lá escrito e mai nada! É a única forma que eles têm de conseguirem que até a mulherzinha da secretaria consiga corrigir o exame cortando pontos! :?

No meu tempo os critérios de correcção eram públicos e divulgados com o exame. Podes consultar, normalmente vêm lá todos os erros possíveis que tu possas dar discriminados. Eu lembro-me dum problema do meu que tinha a ver com horas e tinha 2 horas e 30 minutos ou algo do género.. Eles tinham quantos pontos descontava para quem usasse 2,3h, para quem usasse 230 minutos, para quem usasse não sei o quê mais..

Mas para o ano vês o que é bom, ainda por cima no IST. Se numa cadeira de análise chegas a uma conclusão qualquer e te esqueces de dizer "para todo o x pertencente a R" ou algo desse género cortam-te aí meio valor. Se um intervalo é aberto e metes fechado ou vice versa vai quase metade da cotação à vida. Eu deixei de gostar de matemática no superior, infelizmente..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor fsfan » Quarta Jul 08, 2009 19:04

Bad_Cop Escreveu:Certo.. Mas se uns têm melhor nota do exame do que na média do secundário então alguma coisa estranha aconteceu.. Ou o aluno se preparou melhor que os outros, ou a escola é mais rígida ou outra coisa qualquer.

Quando falo em classificação de Secundário falo na globalidade das disciplinas.
fsfan
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Serial_killer » Quinta Jul 09, 2009 11:42

Bad_Cop Escreveu:
Serial_killer Escreveu:Hoje estive a ver a minha prova... Pedi a cópia. Fiquei pasmado. Eu só errei 1 questão a 0 (é justo, foi a tal do bilhete, meti água numa coisa básica). As restantes tenho descontos atrás de descontos em merdicas da treta. Posso enganar-me muito mas fiquei com a ideia de que eles querem o que têm lá escrito e mai nada! É a única forma que eles têm de conseguirem que até a mulherzinha da secretaria consiga corrigir o exame cortando pontos! :?

No meu tempo os critérios de correcção eram públicos e divulgados com o exame. Podes consultar, normalmente vêm lá todos os erros possíveis que tu possas dar discriminados. Eu lembro-me dum problema do meu que tinha a ver com horas e tinha 2 horas e 30 minutos ou algo do género.. Eles tinham quantos pontos descontava para quem usasse 2,3h, para quem usasse 230 minutos, para quem usasse não sei o quê mais..

Mas para o ano vês o que é bom, ainda por cima no IST. Se numa cadeira de análise chegas a uma conclusão qualquer e te esqueces de dizer "para todo o x pertencente a R" ou algo desse género cortam-te aí meio valor. Se um intervalo é aberto e metes fechado ou vice versa vai quase metade da cotação à vida. Eu deixei de gostar de matemática no superior, infelizmente..

Os critérios existem realmente, eles exigem é que esteja tudo como pelo método deles :roll: Mas deixa estar, para o ano há mais e PIOR :lol: :lol:

Mas é mesmo assim ou é só mito? Dass, eu estou todo borrado em ir para o IST, dizem que aquilo é mesmo muito difícil :roll: Mas desde que expliquem as coisas como deve ser e avisem o que querem que ponhamos, tudo bem (espero eu :lol: )
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Jul 09, 2009 14:16

A malta do técnico sofre um bocado da PDM, mas de facto é mais difícil/rigoroso do que o secundário e que outras universidades mais "fáceis". Mas tirando politécnicos, privadas e outros que tais, é assim em todo lado.
Pessoalmente olhei para os testes de análise de uns colegas que tenho no técnico no primeiro ano e não são nada de transcendente, estão a par dos meus aqui na UA. Agora conta também o resto: a disponibilidade dos profs, o material disponibilizado nas páginas das disciplinas, etc..

O conselho que eu dou a toda a gente que vai para o superior é mesmo habituarem-se a levar a matéria certinha.. Se forem às aulas, se praticarem minimamente o que aprendem durante a semana e se aproveitarem as oportunidades de fazer cadeiras por avaliação contínua em 5 anos juntam-se à elite dos desempregados deste país.. Senão pode demorar um bocadinho mais de tempo (estou a brincar, obviamente). :D

Eu acho mesmo que nenhum curso é impossível.. Agora quando se deixam 4 ou 5 cadeiras para fazer depois por exame final em 15 dias, alguma delas vai ficar para trás.

Mas neste caso, olhem para o que eu digo, não olhem para o que eu faço.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Serial_killer » Quinta Jul 09, 2009 19:40

É tentar dar o melhor.... Eu tenho andando a ler a introdução à programação quando tenho tempo livre e até tenho gostado. O livro de calculo diferencial está lá em casa não sei quando o vou começar a ler mas não há de ser nada de impossível. Vamos lá trabalhar :lol:

Bad_cop estás em que curso?
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Jul 09, 2009 21:17

MI Eng. de Computadores e Telemática - Universidade de Aveiro.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante