Nº Utilizadores HCP diminuiu?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Rguedes » Terça Jul 14, 2009 20:40

Não e só o aspecto.... na minha opiniao ha muita coissa que fez com que alguns users simplesmente abandonavam
a 1º questao foi sem duvida alguns posts que sao aqui colocados que sao os chamados " spam" que nao servem para nada....
2º questão ... alguns users deveriam ter outra postura no forum em certos assuntos...
Nao se trata de mudar... mudar para que ? ter um novo visual... isso traz mais users ?
O forum deveria ter mais atenção nao so a informatica, mas outros artigos que de certa forma estao ligados....
Por exemplo, uma secção que nao tem muita atenção e os Telemoveis e PDAs... poucas vezes vejo um topico decente....
Velhos tempos tenho eu de ver o antigo HCP ... aquela imagem que dava falava por si... os users davam mais importancia...
E por novas politicas no forum, nisso tou de acordo
Rguedes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 13, 2005 10:47

Mensagempor CryptorX » Terça Jul 14, 2009 21:37

Eu já fui membro deste fórum acerca de 3 anos, entretanto deixei de frequentar o HCP regularmente e assim foi até que deixei de cá vir, há coisa de um ano registei-me de novo e embora tenha estado uns tempos desaparecido ainda cá estou e tenciono ficar por bem mais tempo. E acreditem que se há coisa que não quero ver é o HCP a desaparecer, bem antes de me ter registado aqui pela primeira vez já era um visitante regular, lembro-me até que a lista de membros online (ao mesmo tempo) chegou a ultrapassar os 100 até mais que uma vez se bem me lembro, mas o que interessa é o presente e o futuro, e quanto ao presente o que vos tenho a dizer é que eu passo em média 3~4 horas diariamente aqui no fórum (á vontade) e se o HCP acabar vai ser como quando vendi a minha primeira guitarra, parecia que me tinham arrancado um bocado de mim. Por isso se alguem se quiser chegar á frente com uma maneira de dar nova vida aqui ao fórum podem ter a certeza que eu não vou ficar de bráços cruzados mas sim fazer aquilo que tiver ao meu alcance. Eu até me pronunciava mas prefiro deixar isso para os membros mais antigos além de que ainda sou só um membrozito de prata que aqui anda a aprender mais que aquilo que ensina e o que tem mais piada é que aprendo mais com quem tento ensinar. De qualquer modo penso que se houver ai mais pessoas com a mesma motivação que eu então é mais uma questão de tempo que outra coisa mas também isto não é trabalho só para duas ou três pessoas. Só assim por alto uma ideia que me parece boa era o pessoal fazer todo uma vaquinha para as despesas que dá mudar a aparência do site que requer trabalho de pessoas que não trabalham á borla, encarregar 4 ou 5 membros dedicados de se manterem a par das ultimas noticias e reviews, nomear dois ou três moderadores, penso que um tópico de de compras/vendas ia atrair também alguns membros novos assim como ia ser bastante utíl para membros que fazem upgrades e querem fazer umas coroas de material que ainda funca sendo este tópico bloqueado para membros abaixo de um determinado escalão e não por tempo porque assim era só registarem-se e esperar um ou dois mesitos enquanto que se fosse requerido um determinado escalão ai já era outra conversa e mesmo os que tivessem acesso estariam sujeitos a feedback das pessoas com quem efectuavam negócios para evitar falcatruas, pode-se também cativar novos membros de muitas outras maneiras mas também não vou tar aqui a fazer um grande testamento. Isto são só algumas dicas mas como disse deixo isso para os membros mais antigos. Eu sei que dá trabalho, mas como disse eu pelo menos estou disposto a dar a minha contribuição do modo que puder e penso que não sou o unico.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor MetalFatigue » Terça Jul 14, 2009 22:21

Ora estão já aí umas ideias. Eu penso que se deveria revitalizar a criação de artigos e reviews. procurar debater as novidades que vão surgindo das vastas áreas que o HCP.

Por outro lado podia-se escolher vias mais radicais. Tais como especializar mais o HCP, para por exemplo hardware. Ou torna-lo uma espécie de portal para sites e foruns de excelencia em português, ou seja um ponto de partida para tudo o que tiver a ver com tecnologia.

A verdade é que de alguma forma tem de se atrair pessoas que gostem de partilhar e que tenham bons conhecimentos nas várias áreas do HCP.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor Mercy_PT » Terça Jul 14, 2009 23:03

O problema do forum......isso é uma questão complexa até porque nunca existe um problema só...entre utilizadores que se ausentaram uns tempos e ainda não voltaram (se é voltarão), despejo de spam por todo o lado, etc

Claro que aquilo que foi alguma da agressividade de membros do HCP para com membros recentes (noobies) sempre a atirar pra cima com as pesquisas etc,etc,etc afasta pessoas. Por outro lado, durante longos meses foi fácil de ver que 80% dos novos tópicos eram de solicitações de dicas de specs para máquinas.

Resultado, e como um fórum deste género se suporta em manter o interesse dos membros sem elementos novos, novos desafios e questões que levantem um interesse mínimo as pessoas começam a "esquecer-se" de aparecere consequência disso....desaparecem mesmo (não do planeta pois vejo com frequência membros do HCP em outros fóruns da área).

PS: A questão das lojas sempre foi motivo de discórdia, mas todavia e segundo as regras só não pode ser feita publicidade directa as lojas por motivo de comparação de preços, onde é mais barato, etc etc. há situações nas quais se pode e deve fazer referência a entidade comercial e no final tudo depende da moderação e da sua opinião em particular.

Fiquem bem...
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor CryptorX » Quinta Jul 16, 2009 15:03

Já estou a começar a ver este tópico a ir pela página a baixo e não estou a gostar por isso.... Up we go!

Eu sei que é msg sem interesse mas serve um interesse por isso se quiserem comentar este post negativa ou positivamente estejam há vontade. Mais up's :lol:

Claro que se derem ideias e sugestões é bem melhor...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MetalFatigue » Quinta Jul 16, 2009 19:02

Nunca pensei que com isto fosse começar um movimento de tentar revitalizar o forum...lol

Pa é dificil dizer seja o que for. Gostava muito que os administradores se pronunciassem, saber se têm alguma ideia e discutirem connosco o que se pode fazer. Porque sem eles não vamos a lado nenhum.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Quinta Jul 16, 2009 23:13

MetalFatigue Escreveu:Gostava muito que os administradores se pronunciassem, saber se têm alguma ideia e discutirem connosco o que se pode fazer. Porque sem eles não vamos a lado nenhum.

Sim é verdade, mas penso que sem nós eles tambem não vão longe. Não precisamos de mover o mundo inteiro, bastava um grupo de 10~15 pessoas com vontade de dar a sua contribuição e que nesse grupo se encontra-se o Alfatek, que pelo que sei é o único administrador do Fórum e como se não basta-se o trabalho que isso dá quando se tá sozinho ainda é ele que anda a arcar com as despesas do servidor sózinho pelo que se me consta, no entanto não sei se existem membros que contribuam para essas despesas mas oficialmente é mesmo só ele que eu saiba. E um fórum dá trabalho gerir, principalmente quando as pessoas que o gerem têm vidas próprias. Dai eu achar absolutamente indespensavél arranjar um grupo de pessoal que que tivesse disposto a ajudar.

Muitos de voçes podem pensar até que só estou para aqui a falar só por falar ou para tentar passar uma boa imagem como aquele que tentou, e se não o dizem é por boa educação, que nos inibe de ter atitudes agressivas e incovenientes mas não nos inibe de pensar. Para quem pense isso o que eu digo é o seguinte: O HCP para mim é um sitio de convivio onde podemos juntar o prazer de boas conversas e debates saudaveis ao prazer de aprender que para mim é um prazer porque conhecimento é poder, porque nos permite compreender, criar e levar a novos patamares de conhecimento que só por si puxa por mais. Muitos de voçes já devem até ter reparado que nos ultimos dias é raro virem ao fórum sem verem o meu nick na lista de utilizadores online, isto porque eu trabalho em frente a um computador (o meu) e sempre que fáço uma pausa para fumar um cigarrinho é para ver qual é a "alminha" que posso ajudar e se não houver então é para ir ler posts sobre assuntos que me interessam como problemas que já tenha tido e como é que os resolveram e cenas do género. Resumindo e concluindo, o HCP para mim tem sido nos ultimos dias uma espécie de casa virtual e tenciono fazer com que continue a ser. Há mais fóruns, é verdade mas eu sou uma pessoa de fidelizações e neste momento a minha estima por este fórum dita aquilo que estou disposto a fazer, e isso é aquilo que for preciso, mas sózinho é simplesmente impossivél.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alfatek » Sexta Jul 17, 2009 0:50

é do verão... a malta tá de férias... :P

(antes fosse... é verdade que é preciso mudança... mas, e tempo?)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor CryptorX » Sexta Jul 17, 2009 1:09

alfatek Escreveu:é do verão... a malta tá de férias... :P

Pois, essa quarta dimensão é que nos lixa dai eu ter referido a necessidade de um grupo de membros dispostos a dar o seu contributo que quantos mais forem inversamente proporcional será o tempo necessário. Claro que um redisign do fórum requer trabalho de pessoal especializado que não trabalha á borla dai eu ter sugerido também que o pessoal se junta-se e fizesse uma vaquinha, eu pelo menos não me importo de abdicar de um ou dois upgrades ao PC para dar a minha injecção de soro ao HCP mas claro que cada um dava aquilo que quisesse e bem lhe apetecesse. Depois as alterações a fazer... era fazer umas sondagens ao pessoal e recolher opiniões. Podia-se criar um link para uma página com um inquérito sobre o forum e esperar um ou dois meses para ter resultados mais precisos ou um sticky no forum "Anuncios e Regra" para o pessoal deixar a opinião também por um ou dois meses.

Enfim, o que é preciso é determinação e o resto segue de uma maneira ou d'outra.

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mercy_PT » Sexta Jul 17, 2009 9:14

CryptorX Escreveu:Depois as alterações a fazer... era fazer umas sondagens ao pessoal e recolher opiniões. Podia-se criar um link para uma página com um inquérito sobre o forum e esperar um ou dois meses para ter resultados mais precisos ou um sticky no forum "Anuncios e Regra" para o pessoal deixar a opinião também por um ou dois meses.

Enfim, o que é preciso é determinação e o resto segue de uma maneira ou d'outra.

Cumps

Concordo totalmente, temos vindo a falar constantemente de mudanças de forma genérica (tirando a questão da alteração do tema, da qual já deixei a minha opinião) mas propostas concretas são muito poucas ou nenhumas.

Assim de cabeça enumerando:

- Reviews/Críticas no site com links para discussão no fórum;
- Abertura de parte de compras/vendas de material;
- Flexibilizar a referência a entidades comerciais;
- Re-organizar alguns dos sub-foruns e criar novos ajustados a realidade actual;
- Opção de tema em cores escuras para ajudar na visualização

Não me estou a lembrar assim de mais nenhum, mas quem souber....diga de sua justiça e quiçá passar as features para um tópico distinto
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor jim-lamego » Sexta Jul 17, 2009 15:42

alfatek Escreveu:é do verão... a malta tá de férias... :P

não há tempo , há que delegar funções a pessoas que tenham!
Isto de se ser patrão não é só tomar decisões , tb é atribuir funções , delegar responsailidades etc etc etc.

E outra questão , passo a citar.. enviada por PM. com certeza que mais gente recebeu .

alfatek Escreveu:vê este topico sff:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=61159

Neste momento estamos prestes a anunciar os primeiros gurus com este tipo de responsabilidade e tendo em conta o teu recente topico para o forum dos portáteis (com as perguntas) fiquei a pensar se não estarias interessado em ser guru também?

Pareces-me uma pessoa activa no forum e com vontade de contribuir e dai o meu convite

isto está previsto para quando??
E novos Moderadores????
pessoas que estão interessadas em dinamizar isto.
Penso que até foi feita uma votação e tudo para decidir novos cargos!

e Concordo com o que disse o Mercy_PT e mais uns quantos elementos activos do forum.

se isto continuar assim adeus HCP . Eu já só cá venho metade das xx que vinha antes!
Façam alguma coisa ! para bem ou para mal , mas façam! :wink:
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor MetalFatigue » Sexta Jul 17, 2009 18:34

Eu continuo a achar que redesenhar a nível visual é algo secundário. Apesar de que pode chamar a atenção a algum utilizador que já não venha a algum tempo. Ou seja antigos utilizadores que ja não costumam cá vir podem sentir se tentados a explorar de novo se este tiver um design diferente...no fundo é marketing e não conteúdo.

Mas se esse novo grafismo não for acompanhado por uma força em qualidade não vai a lado nenhum. esse antigo utilizador entra explora 1 dia ou 2 e pensa: "bah! Tem um novo design mas continua tudo igual."

Por isso acho que se deve pensar em novos conteúdos primeiro. E só depois um novo grafismo.

As propostas do Mercy_PT são um bom ponto de partida.

E tal como o CryptorX disse acho que se devia criar algo para sondar a comunidade o que esta quer. Um link na pagina de entrada (do forum) seria o ideal a meu ver.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor jotoa » Sexta Jul 17, 2009 19:48

Eu estou disposto a ajudar a organizar isto.
Depois de tudo o que esta casa me ensinou, merece isso e muito mais.

A nível de código, templates e afins não posso ser grande ajuda, porque não tenho grandes conhecimentos a esse nivel, mas se precisarem de ajuda na moderação, organização de tópicos e até alguma publicação de notícias e afins.

A partir da última semana de Julho, estarei disponível se necessário.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor CryptorX » Sexta Jul 17, 2009 19:55

Mercy_PT Escreveu: ....(tirando a questão da alteração do tema, da qual já deixei a minha opinião).....

MetalFatigue Escreveu: ....Eu continuo a achar que redesenhar a nível visual é algo secundário...

Quanto ao tema, por mim, tambem dispensava de muito bom grado, mas se ajudar a cativar novos membros eu vejo isso como uma mais valia não por interesse próprio mas sim pelo HCP.

jim-lamego Escreveu: ...não há tempo , há que delegar funções a pessoas que tenham!
Isto de se ser patrão não é só tomar decisões , tb é atribuir funções , delegar responsabilidades etc etc etc...

Sem tirar nem por.... isso é precisamente o ponto essencial por onde eu acho que se deve de começar. Por uma questão de ética não vou referir nomes porque me posso esquecer de alguns membros que a meu ver não devem de modo algum serem desvalorizados mas só assim por alto sei de pelo menos uns 15 que são nitidamente dedicados ao HCP dentro do seu tempo disponivél que mesmo que não tenham tempo para ajudar naquilo que for preciso só as suas indicações e sugestões são valiosissimas e que decerteza vão ter um grande impacto positivo no resultado final de qualquer projecto relacionado com o HCP que se possa vir a desenvolver. E depois, claro, existem também membro que decerteza se sentiram orgulhosos de poder dar o seu contributo, eu pelo menos se puder ajudar nalguma coisa acreditem que para mim não vai ser nenhum sacrificio mas sim um prazer poder dar o meu contributo, não duvidem disso. Agora, como já referi eu não me sinto á vontade para me expressar muito sobre aquilo que devia de ser feito embora até sinta a cabeça a resaltar com ideias, portanto deixo isso para os membros mais velhos do fórum, e quanto ás minhas ideias depois descarrego-as quando se criar um tópico ou inquérito aos membros para se reunirem sugestões (só espero é que não haja limite de linhas), até já tenho um esquema feito para se poder dividir o tipo de sugestões em sub classes de modo a se poderem criar estatísticas de o tipo de alterações sugeridas para se estabelecerem prioridades em que penso que essas sugestões deveriam de ser valorizadas com pontos que seriam atribuidos da seguinte maneira: 1 ponto por cada seis meses de subscrição no fórum do membro que participasse no inquérito, 0.5 pontos para quem tivesse menos de 6 meses de casa e membros com menos de um mês não poderiam participar para evitar sugestões com intenções deliberadas de prejudicar o HCP e por outras razões óbvias. Isto é só uma sugestão, mas a minha intenção é tambem passar a mensagem que um projecto para ser bem sucedido deve de ser projectado através de outros projectos que irão todos juntos funcionar para um fim, que neste caso é tornar o HCP num fórum de informática mais completo, prático, apresentavél (se necessário) e mais vivo.

Se quiserem deixar a conversa e passar á acção podiam começar por criar uma lista de aspectos sobre os quais considerem relevante recolher opiniões para se poder criar um inquérito preciso, para se poderem recolher estatisticas precisas e se obterem resultados que serão cirugicamente precisos e que se irão de certeza absoluta acabar por se reflectir na forma de um produto final extremamente positivo. Mas isto é só mais uma sugestão. Ccomo vêm já estou para aqui a falar de criar estatisticas para se poderem criar outras estatisticas de um modo mais preciso. Ou seja, subprojectos de subprojectos do projecto final.

E se acharem que já estou a falar de muito trabalho, podem deixar que eu não me importo absolutamente nada de começar a minha parte aqui e ficar encarregue de recolher estatisticas descriminando-as ao máximo prestando atenção a todos os detalhes, mas para isso precisava das tais sugestões para criar um inquérito ou um post. Claro que essas estatisticas seriam melhor se fossem recolhidas por um ou mais membros independentemente para se compararem os resultados finais e ver se essas mesma se corroboram umas ás outras de modo a assegurar a sua fiabilidade.

tudo isto foi projectado á medida que fui escrevendo este post, por isso não me queiram ver com um noite de reflexão sobre o assunto :mrgreen:

Cumprimentos para todos e descupem lá o testamento... :nada:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MetalFatigue » Sexta Jul 17, 2009 21:03

Não sei se entendi bem essa dos pontos, mas eu acho que não devia cortar as pernas a ninguém em termos de dar ideias para o HCP. Independentemente de se ter 7 anos ou 1 dia de subscrição. Depois quem tem mais influencia e tempo aqui decidirá se a ideia é boa e serve o interesse da comunidade. E claro em ultima instância a decisão final ficará a cargo do alfatek.

Para já acho que se deveria criar uma forma, que não aqui na conversa da treta, para trazer este assunto para a frente de todos utilizadores.

De seguida julgo que era bom começar por fazer um brainstorming. Pôr toda a gente a dar as suas opiniões e ideias. Não faz mal que algumas sejam disparatadas. Por vezes algo disparatado pode enredar-nos por uma ideia realmente original e boa.

Penso no entanto que antes desta fase se deveria delegar/voluntarizar pessoas para fazer um apanhado do que realmente importa do brainstorming da comunidade. Ou seja resumir as ideias que parecem ter valor para o projecto e afastar aquelas que não interessam.

A partir daí era elaborar e discutir o que seria realizável e que poderia trazer algo de valor para a comunidade.

Em termos de ajuda técnica. Eu sou um (quase, mesmo quase) licenciado em informática e no que for preciso eu posso tentar ajudar. Os meus conhecimentos web não são muitos. Tenho mais experiência em aplicações de desktop. E a plataforma que usei mais foi o .NET. No entanto estou sempre disposto a aprender mais e só me consigo motivar para aprender se tiver um objectivo. Por isso se for necessário alguma ajuda a nível técnico, mesmo que não saiba tentarei aprender e ajudar.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro