Em quem vão votar nas Presidenciais 2006???

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Em quem vão votar?

Mário Soares
19
14%
Manuel Alegre
32
24%
Jerónimo de Sousa
9
7%
Francisco Louça
24
18%
Cavaco Silva
52
38%

Total de votos : 136

Mensagempor Azarael » Domingo Jan 22, 2006 23:49

Claro que o estado sozinho nao pode suportar tudo mas ve o exemplo da China 10 milhoes de empregos por ano(apesar de ganharem pouco) o estado controla os sistemas mais importantes e deu espaço para investimentos estranjeiros e daqui a uns anos vai ser numero uno, com o seu pais bem direcionado.

Põe mesmo em ordem essas ideias 8O .

Stressa bem o ganharem pouco, que é importante. A China abriu bem as portas ao capitalismo, por isso contradiz um pouco o que disseste em outros posts. E depois temos também algumas politicas que criam cidadãos de segunda classe, como habitantes do "campo" não poderem ir para as cidades nem fazer isto ou aquilo :roll: ...

Nós cá temos um pequeno problema... A maioria das empresas do estado (senão todas...) são mal geridas. É só olhar para a Galp. Defendo completamente a manutenção da participação do estado nela. Já que é uma empresa chave. Só que ao longo dos anos o estado interveio demasiado nela, com sucessivos ministros a imporem nela o que deve fazer e tal. Muitos deles sem nenhuma experiência no campo, o que é importante. Já para não falar dos chefes nomeados para a empresa. Em que se a minha memória só 2 é que tinham experiência no campo. Além da empresa ser um tipo um lar para os "boys".

E depois temos também o caso da sumolis e compal. A compal tornou-se lider do mercado, com a sumolis a ficar para trás. Passado uns tempos, uma empresa espanhola faz uma oferta à empresa. Em reacção o estado faz uma parceria com a sumolis (a empresa que ficou para trás) para fazer contra-oferta. A sumolis e o estado ganham a compra.
Agora expliquem me o sentido disto. A empresa que ficou para trás, não foi inovadora, não conseguiu manter o mercado fica com o controlo da que ficou à frente ?!

|_xenon_| Escreveu:agora nao me venhas com historias da carochinha que o cavaco nao é nenhum santo, como nenhum politico! Se quizeres mais exemplos é so procuras um bocado sobre o governo cavaco silva que vez logo a rica herança que ele nos deixou.

Este jogo já chateia... Vamos então mais atrás. Ao tempo do pós-25 de Abril e das nacionalizações. A criação de empresas monopolisticas nas mãos do estado que só destruiram a competição. Além de serem mal geridas. Além de que empresas é que foram nacionalizadas. Uma empresa em que o mérito imperasse estava mais sujeita a ser nacionalizada que uma em que ser filho de alguém era o maior condicionante.
É giro atirar culpas, não é ?

É o seguinte, Cavaco no geral, foi um bom PM, o último mandato podia ter corrido muito melhor, mas lá acabou-o na mesma.

Bad_Cop Escreveu:faria muito mais sentido um advogado um um juiz

Nem por isso. Existe o Tribunal Constitucional exactamente para isso. Qualquer dúvida e uma proposta é enviada para verificação. E mesmo que o presidente assine a lei, se o tribunal disser que não, acaba aí.

nao deve haver obcesao com o défice

O problema não o défice por si só, já que é apenas um sintoma. O que interessa é a causa.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Speed Dragon » Domingo Jan 22, 2006 23:52

Relativamente a privatização ... acho que o estado não tem que ter empresas mas sim ajuda-las, por isso é que depois se privatiza.

Quantos ao politicos ... ainda me lembro, quando Durão Barrosa estava a Primeiro Ministro, vi uns comentários num forum a dizer que a culpa foi quem votou PSD, etc etc ... e agora os que votaram PS, já não tem culpa ? O Socrates a 1º coisa que prometeu foi não aumentar os impostos, e foi a 1º coisa que fez. Infelizmente as pessoas votam pela cara e não pelas ideias do partido, pois foi o que se viu quando o Durão foi embora.

E já que falam mal do cavaco silva ... será que qualquer um dos outros ia mudar a situação em que estamos ? Só por ser o cavaco vamos ficar piores ? ... o povo portugues está muito mal habituado ... e enquanto assim for ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor paperless » Segunda Jan 23, 2006 0:04

lol..o povo portugues nao sabe é o que quer..

Uma vez PS outra PSD uma PS outra PSD.. fdx decidam-se mas é, se não nunca se tem estabilidade e eles em vez de discutirem cenas que interessem ficam a atirar culpas ao mandato anterior e o outro ao anterior do anterior.. :/

A verdade é que todos fizeram cenas más e todos fizeram cenas boas, e se as pessoas acham que o PS e o PSD so fazem bosta porque é que nao votam noutro partido qualquer e se olharmos pas coisas tal como elas deviam ser, simples, porque não fazem o seu partido?

Só sei que quando poder votar, não vou votar nem no PS nem no PSD até me darem provas de que o deva fazer..
Tenho assistido aos ultimos anos com alguma atençao, daí essa decisao.
paperless
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 07, 2005 22:04

Mensagempor Azarael » Segunda Jan 23, 2006 0:08

lol..o povo portugues nao sabe é o que quer..

Uma vez PS outra PSD uma PS outra PSD.. fdx decidam-se mas é, se não nunca se tem estabilidade e eles em vez de discutirem cenas que interessem ficam a atirar culpas ao mandato anterior e o outro ao anterior do anterior.. :/

Pelo contrário, o facto de ou o PS ou o PSD ganharem sempre mostra que sabe. Quer um governo de "centro".
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Jan 23, 2006 0:11

Azarael Escreveu:Nem por isso. Existe o Tribunal Constitucional exactamente para isso. Qualquer dúvida e uma proposta é enviada para verificação. E mesmo que o presidente assine a lei, se o tribunal disser que não, acaba aí.

qualquer duvida e a proposta é enviada para verificaçao, mas a duvida tem de existir por parte do PR. as forças de bloqueio que ele falou, foram isso mesmo e o tribunal constitucional deu razao á maioria das leis que o mario soares para lá enviou. eu sei que o tribunal constitucional é soberano e independente, mas creio nao ter poder interventivo.

pah nao temos a democracia em risco, mas ficava mais confortavel com outro PR.

speed dragon o aumento dos impostos era inevitavel e a verdade é que ninguem cá fora sabe a situaçao das finanaças publicas quando pra lá vai. mas repara que vez um debate e as perguntas dos jornalistas sao sempre do genero " o que vai fazer", "concorda com estas medidas", "defende estas medidas", etc e nao se discutem ideias. que a meu ver é essencial. de que serve ter um primeiro ministro que promete tudo e depois tem de condicionar todo um governo por uma promessa eleitoral? por outro lado se nao prometer nao é eleito... e já tamos nas mentalidades, na manipulaçao e distorçao das palavras por parte dos jornalistas sensasionalistas. nao sei se viste o caso mas a tvi pgtou ao manuel alegre se axava que o PR era mal pago e ele respondeu " é, é se for comparado com outros administradores privados e outros cargos da funçao publica" a tvi passou no noticiario do dia seguinte apenas o primeiro "é" fazendo depois uma insinuaçao foleira sobre as difrenças cavaco/alegre. mas isso sao outros voos e eu como axu que a pior jornalista que a tv já viu(aka manuela moura guedes) foi ainda por cima deputada pelo cds, nao é impar e nao tem moral nenhuma para ser jornalista politica. isto sou eu a pensar alto, mas é a istorias das mentalidades... concordei com varias medidas de direita e concordo pk neste momento sao precisas, mas prefiro ver politicas de direita aplicadas por partidos de eskerda, por serem mais contidos nesses tipos de medidas.

abstençao de 31%, nada mau para este país. ainda bem que foi assim, pois mais de 2/3 do povo votou, o que nao é costume e é de saudar, que apesar de ser contra a minha opiniao, o povo expresou-se em maioria.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor paperless » Segunda Jan 23, 2006 0:13

Então força nisso, se o povo quer isso e não se manifesta como deve ser é porque se está a cagar para o país..
paperless
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 07, 2005 22:04

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Jan 23, 2006 1:05

meu caro nem todos pensam como tu e citanto alguem cujo nome nao me lembro, "já todos fomos um dia comunistas" lol. pah se o povo vota no centro, nao se tá nas tintas para o assunto e se seguiste as coisas com atençao já o deverias ter percebido. o povo vota em dois partidos porque sao os dois que nao sao extremistas, nem condicionam quer socialmente quer economicamente o país. nao venhas criticar o povo quando temos menos de 1/3 de abstençao. se isto foss um referendo, era vinculativo.

basicamente nao tens razao no que disseste e até podes acreditar piamente nos ideais comunistas agora convem é respeitares as ideias difrentes dos outros e nao acusares kem daki votou ''ao centro'' de se tar nas tintas.. sem querer ser mauzinho, n és ng para dizeres isso.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Jan 23, 2006 1:59

Bad_Cop, eu sei que naquela altura o país estava mal, mas falarem sem saber, como aconteceu ... acho que é tirar a sua dignidade, mas o povo portugues tem uma influencia muito grande no que dizem ... têm que se reger por coisas mais faceis de fazer ... porque as outras, já está demonstrado que mais vale estar calado.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor alfatek » Segunda Jan 23, 2006 4:49

AddIcTeD Escreveu:
Azarael Escreveu:
E ainda quero saber como é tudo culpa do Cavaco.

eu já fiz 3 vezes essa pergunta, e ainda ninguem a conseguiu responder decentemente.

Não é tudo mas tmb n fez nd melhor que os outros. A saber: défices 8-7%, economia mal gerida num tempo de vacas gordas, apostas erradas a gastar o dinheiro da europa (só n fez estádios pq n s lembrou), incapaz resposta na educação (fraca e má direcionada aposta no ensino superior, falta de rumo no ensino), péssimas qualidades enquanto politico no sentido de orador/esclarecedor das suas ideias, etc.

Ele ser pior que os outros já fica à subjectividade de cada um, mas melhor q qlq outro tmb n foi, de certeza, principalmente nos aspectos economicos.

Quanto ao resto, a questão é simples, se alguém se candidatasse e dissesse a verdade das medidas duras que é necessário implementar, não passaria dos 0.5%. A maioria das pessoas não entende que o estado das coisas está realmente mt mau e num clima de globalização não nos podemos arriscar a ficar mt mais para trás e que a única solução é aprender a trabalhar mais!

Quanto à qualidade dos candidatos é a prova de 2 coisas: a) o PR n serve p, basicamente, nada; (O soares e o sampaio fizeram exactamente o quê em 20 anos?) b) reflexo da qualidade da sociedade que temos.

E cada vez mais, quem é inteligente se afasta da politica, não é à toa que no PS ng se quis chegar à frente como candidato.

Qualquer dos candidatos seria tão mau ou bom presidente cm outro qualquer. No geral o PR n faz nd, e o que pode fazer é mais chatear o governo que propriamente condicioná-lo. O Cavaco tem a vantagem de ficar caladito e as pessoas podem ver a telenovela a horas sem terem de gramar com 2h de telejornal.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Halaster » Segunda Jan 23, 2006 8:44

Aqui vai minha modesta opinião.

Eu continuo a achar que o ideal para levantar este país da miséria que está, seria outro Salazar. Sendo tudo igual ao antigo, mas mantendo-se a liberdade de expressão. Acho que quem não tinha problemas com o estado, não os iria começar a ter por ser uma ditadura, e quem os tivesse(dividas ao fisco, etc) acho que se punham na linha num abrir e fechar de olhos.

Podem-me achar um bocado extremista, mas neste momento e da maneira que isto está, penso que seria o melhor.
Imagem
Imagem
Halaster
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Nov 12, 2004 17:18

Mensagempor Metroid » Segunda Jan 23, 2006 10:56

Halaster Escreveu:Aqui vai minha modesta opinião.

Eu continuo a achar que o ideal para levantar este país da miséria que está, seria outro Salazar. Sendo tudo igual ao antigo, mas mantendo-se a liberdade de expressão. Acho que quem não tinha problemas com o estado, não os iria começar a ter por ser uma ditadura, e quem os tivesse(dividas ao fisco, etc) acho que se punham na linha num abrir e fechar de olhos.

Podem-me achar um bocado extremista, mas neste momento e da maneira que isto está, penso que seria o melhor.

Que ingénuo, este tipo de pensamento que fez chegar Hitler, Mossoluni, Salazar, Franco e outros belos exemplares chegar ao poder. O povo acredita que os problemas só se resolvem com um “salvador” e depois admiram-se de passado uns tempos já não haver democracia.

Nunca acreditem em Messias que se acham donos da verdade e que tem a solução de todos os problemas!
Metroid
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 13, 2005 1:31

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Jan 23, 2006 12:19

Halaster Escreveu:Aqui vai minha modesta opinião.

pah pké que o ppl só pensa nas contas do estado? nova iorque tem arranha ceus desd inicios do sec 20, o predio mais alto em lisboa no tempo de salazar devia ter 8 andars. a golden gate bridge foi a maior ponde da istoria na altura e teve 2 baixas. a ponde 25 de abril, mais facil, mais pequena, tecnologia já antes empregue e nao se sabe quantas baixas foram ao certo.. isto pa dizer que o país estava estremamente atrasado em relaçao aos outros. nao é compensamentos desses que lá vais, e nao é por teres ideias difrentes das minhas, é por simplesmente nao poders usar as pessoas para umas situaçoes e para outras nao. o PM esta para tudo. para consolidar as contas, para aumentar salarios e reformas, para dar aval a certos investimentos. o país precisa de evoluir, nao é anular o défice em 1/2 anos e depois ter de em 4/5 anos repurar o tempo todo de atraso, gerando nova instabilidade e defice. é preciso melhorar é a oferta de emprego. deixemonos de extremismos que nesta altura já foram tomadas medidas para recuperar o defice, vamos esperar que façam efeito.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor AddIcTeD » Segunda Jan 23, 2006 14:12

alfatek Escreveu:
AddIcTeD Escreveu:
Azarael Escreveu:
E ainda quero saber como é tudo culpa do Cavaco.

eu já fiz 3 vezes essa pergunta, e ainda ninguem a conseguiu responder decentemente.

Não é tudo mas tmb n fez nd melhor que os outros. A saber: défices 8-7%, economia mal gerida num tempo de vacas gordas, apostas erradas a gastar o dinheiro da europa (só n fez estádios pq n s lembrou), incapaz resposta na educação (fraca e má direcionada aposta no ensino superior, falta de rumo no ensino), péssimas qualidades enquanto politico no sentido de orador/esclarecedor das suas ideias, etc.

Ele ser pior que os outros já fica à subjectividade de cada um, mas melhor q qlq outro tmb n foi, de certeza, principalmente nos aspectos economicos.

Quanto ao resto, a questão é simples, se alguém se candidatasse e dissesse a verdade das medidas duras que é necessário implementar, não passaria dos 0.5%. A maioria das pessoas não entende que o estado das coisas está realmente mt mau e num clima de globalização não nos podemos arriscar a ficar mt mais para trás e que a única solução é aprender a trabalhar mais!

Quanto à qualidade dos candidatos é a prova de 2 coisas: a) o PR n serve p, basicamente, nada; (O soares e o sampaio fizeram exactamente o quê em 20 anos?) b) reflexo da qualidade da sociedade que temos.

E cada vez mais, quem é inteligente se afasta da politica, não é à toa que no PS ng se quis chegar à frente como candidato.

Qualquer dos candidatos seria tão mau ou bom presidente cm outro qualquer. No geral o PR n faz nd, e o que pode fazer é mais chatear o governo que propriamente condicioná-lo. O Cavaco tem a vantagem de ficar caladito e as pessoas podem ver a telenovela a horas sem terem de gramar com 2h de telejornal.

tu dizes economia mal gerida, mas o que é certo é que ao contrário do que tu dizes a economia cresceu, e não foi pouco, não estará ai uma contradição? já reparaste que neste momento com um suposto governo de esquerda que tudo aumenta escandalósamente propinas incluidas e ninguem as contesta? tal como já referi posso n ter concordado com tudo o que ele fez, não há nada perfeito, mas responsável pelo estado do pais? ele foi melhor que os outros principalmente nos aspectos económicos, e o crescimento da nossa economia na altura prova isso, não é algo que tu possas negar porque é um facto, e o ps teve 2 candidátos, o Manuel Alegre, inicialmente e depois a pensar em n sei o que, o Mário Soares que n tem idade para estar na politica nem cabeça, só a quantidade de calinadas que ele dava duranto as entrevistas até metiam medo, finalmente, o o PR é importante, não é inutil, mas a maioria dos temas que aqui são discutidos nem sequer vão importar muito porque o PR não pode fazer nada em relação a eles.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Jan 23, 2006 14:34

o problema nao se trata que a economia nao tenha crescido, até pk foi a era do betao e aos autoestradas, só que o país cresceu pco para os fundos europeus recebidos. conseguiu a organizaçao da expo 98.

o mario soares apareceu porque o ps axou que era preciso alguem mediático para derrubar cavaco silva, e em vez de apostar em alguem desconhecido decidiu avançar com um nome sonante (tipo contrataçoes do benfica). se é que tao a perceber onde eu quero chegar..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Pin » Segunda Jan 23, 2006 15:13

Governar em tempo de fundos, apois subsidos etc..(tmepo de cavaco) não é dificil + deficit - deficit "vai dar tudo ao mesmo" a vantagem é governar com orcamentos apertados ou neste caso com uma politica orcamental(já ke é a unica ke controlamos) de medio e longo prazo... Mts vezes kem se keixa(o povinho) é kem não tem a minima nocção de conceito basicos de economia ou quem nunca geriu o que quer que seja, quando se estica de um lado tem de se cortar noutro.

Para alem dos fundos, apoios temos é de mudar a nossa mentalidade de coitadinhos, não é chegar 5 minots atrasado ao emprego, nem sair certinho as 6. É preciso é capacidade de esforco e inicitiativa e a coisas aparecem... Neste mundo globalizado só os "fortes" vencem, e nos
..

Portuguese já provamos, pricipalmente na epoca dos descobrimentos, que quando queremos uma coisa conseguimos, não ficando de braços cruzados mas sim saltando para a aventura para o risco.

Em vez de culpar qq que seja o estado vamos levantar a cabeça, e em vez de passarmos programs como o pro e contras que são negativistas sempre todas as semanas a falar da mesma m****

É so a minha humilde opnião
Pin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 01, 2004 4:14

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 14 visitantes