Mamil0s Escreveu:Eu vou buscar 1000 links, e posto-os cá...
No minimo 2000.
Mamil0s Escreveu:Já to disse... Até veio nas notícias...
Tu é que não acreditas... E estás no teu direito.
Se tivermos a falar no sentido figurado, está tudo. O governo também pode ter feito um "pedido de solidariedade" quando subiu o ISP, mas na realidade tenho muita pouca escolha, o que faz com que não seja bem um pedido.
É que se foi preciso ir a tribunal, já não era bem um pedido. Foi inscrito em orçamento o corte...
Mamil0s Escreveu:Estás a definir o regime que está em vigor na Madeira, como "meia dúzia de gatos pingados"?
Meu Deus...
És mesmo perito em minimizar as coisas.
Qual seria a vantagem para o regime a independência? E quais seriam as razões para isso?
A especificade cultural?
É pura retórica para ganharem mais fundos e importância política. Neste país centralizado, quer seja bom ou mau, é uma boa jogada.
Mamil0s Escreveu:Sim, se ambas as partes tivessem chegado a acordo, a contribuição da RAM para o "esforço de consolidação das finanças do Estado", poderia ter sido feito de forma legal, sem cortes, sem inconstitucionalidades.
Como ?
Mamil0s Escreveu:Ah... Então eu tenho é que acreditar naquilo que tu queres, não é?
Só tu é que estás certo...
Muito bem, sim senhor...
Quem fala assim... até já me sinto inferiorizado.
Não foi isso que disse. Estamos para aqui a dizer o que achamos é claro, mas também estamos argumentar, se não dissermos qual é a sua justificação... pá, mais vale ficar por aqui...
@Jornal da Madeira
Não, não me disseste porquê. Disseste-me que o AJJ abusa e é verdade.
Mas no fundo é a mesma coisa, são entidades governamentais, no caso do governo central, através da CGD, a terem controlo sobre grupos media.
Mamil0s Escreveu:Porque não?
Já nem sei a que é que isto se referia.
Mamil0s Escreveu:Não era que não houvesse, mas o que não se dizia...
Existia sim, um conselho religioso com influência no Estado...
Aliás, ela hoje ainda existe, mas claro, nada comparado com o que era antes... Esse "conselho" aparece de vez em quando na TV, quando os chefões reúnem-se todos, para falar contra o Sócrates.
Uma dessas vezes, foi antes do referendo à IVG, a qual a RTP deliciou-se a mostrar, em prime-time.
Agora, o que me faz um pouco de confusão, é uma pessoa (tu), que desconfias de tudo e mais alguma coisa, mas pareces confiar naquilo que se dizia (e ainda se diz), oficialmente em relação a esse aspecto histórico.
A ordem religiosa no Portugal do Estado Novo, tinha maior poder que o próprio Direito... Chegava até a participar no processo legislativo, assim como nos tribunais, onde, nesse tempo, ainda se recorria à estrutura inquisitória.
O conselho fazia parte do governo? Estavam acima de tribunais?
Admito que dantes tinha mais influência que hoje em dia, mas continuava a existir a laicidade.
Quanto ao aborto, a laicidade não implica a censura da opinião de dirigentes religiosos. Acho que também apareceu um padre a dizer que não havia mal no aborto, a laicidade também foi posta em causa aí?
Para mim laicidade não implica ser anti-religião, apenas a separação entre o estado e a religião.
Desconfiar não é a mesma coisa que paranóia... nem desconfio sem razão...
Mamil0s Escreveu:E a "coroa" não tinha relação nenhuma com a igreja?
Foi a "coroa" que criou a inquisição?
Quem são os reis e as rainhas? Porque é que se chamam assim, e porque é que tiveram tanto poder?
Porque, segundo essa gente, segundo os monárquicos, eles e elas são divindades, representantes de Deus na Terra, e como tal, são os incontestados chefes. E a igreja sempre apoiou as monarquias, e Portugal tem uma história bastante rica nesse aspecto.
A igreja sempre apoiou as monarquias e as ditaduras de direita... Portugal não foi excepção.
Bem, pela quantidade de reis excomungados que tivemos, vê se que um não era a extensão do outro.
Porque se chamavam "reis"? Provavelmente veio do latim.
Porque tiveram tanto poder? Isso já é dificil de explicar e dúvido que o consiga fazer direito. Têm a ver com as invasões bárbaras no fim do Império Romano do Ocidente, com a formação e posterior fragmentação do Império de Carlos Magno, a ascenção do feudalismo, etc.
Mas de qualquer maneira foi a Igreja Católica que no inicio procurou o apoio dos reis e senhores da europa, não o contrário.
Depois falas de direito divino, que só foi desenvolvido extensamente mais tarde para dar uma base à monarquia absoluta (antes do absolutismo em Portugal, mas dúvido que fosse caso único, as cortes eram chamadas para confirmar o rei) e a justificar.
Os monarquicos de hoje, pelo menos na europa, dúvido muito que ainda defendam o absolutismo.
E com a 1.ª Republica, acho natural que a Igreja tenha apoiado a ditadura de "direita". Ou para o caso qualquer outra alternativa, tal como a maioria dos portugueses.
PS: Acho que já nos distanciamos bastante do lar de idosos.
Mamil0s Escreveu:Eu discordo.
Vês moderação no discurso do Sócrates face ao que se passa ?
Mamil0s Escreveu:... mas tal só poderá ser confirmado, quando saírem as primeiras estatísticas oficias... Isso é só lá para Março, não antes.
Quando as bolsas perdem num dia, a maioria dos seus ganhos do ano passado, e grandes bancos têm os problemas que têm, acho que se pode observar e/ou prever com um nivel razoavel de confiança que há abrandamento.
Mamil0s Escreveu:É? Deveria ser... Mas o Sarkozy acabou com isso, quando lá foi falar com o Trichet.
Se o BCE fôsse realmente independente, já teria subido as taxas de juro.
Mandar algumas postas não indica que tenha havido perda de independência. Aliás quase todos os governantes da europa não têm sido propriamente contra a descida da taxa de juros.
Se o BCE tivesse deixado de ser independente, as taxas de juros já teriam descido.
E só por o Trichet estar mais preocupado com a subida da inflação não quer dizer que não se preocupe também com o que se passa nas bolsas e com os bancos.
Mamil0s Escreveu:Não é estagflação... A UE está a crescer a quase 3%, com o nível de desemprego mais baixo de sempre e a caír...
O que se passa, é que a economia europeia está a crescer, e a crescer bem, e isso está a puxar a inflação para cima.
É por isso que Trichet quer aumentar as taxas de juro, para controlar a inflação, e pô-la de volta abaixo dos 3%, que é onde ela deveria estar.
O problema é que Sarkozy quer mais crescimento, e ser politicamente correcto com os EUA, que agora passam por mais uma desgraça, com a Fed a cortar os juros em pânico.
Então não tinha-se que esperar até Março para saber isso ?
Com o que se passa com as bolsas e com os bancos, é preciso ter cuidado. Tal como tu, não me acredito que ele vá descer a taxa de juros, mas a decisão dele manter por enquanto, é facilmente justificavel.
Mamil0s Escreveu:Tu disseste que às vezes, no nosso sistema fiscal, nós pagamos, muitas vezes duas vezes as mesmas coisas, que há impostos que não deviam existir, etc...
Então, o mal não é dos impostos, mas sim na criação e na aplicação do sistema fiscal.
Em vez de se acabar com impostos a torto e a direito, deveríamos era ter um sistema fiscal mais eficiente e lógico.
Sim e não...
Se subir sempre os impostos, removem-se incentivos. Qualquer problema e sobem-se os impostos. É quase como uma empresa estar com problemas financeiros e em vez de os resolver, simplesmente sobe o preço do produto que vende. É isto que critico.
Eu sinceramente não acho que para Portugal seja adequado um sistema de impostos elevados. Assumindo que até podemos sustentar uma carga fiscal tão elevada. Na maioria das vezes os impostos são simplesmente mal administrados e esbanjados acabando para contribuir para o empobrecimento geral.
Vão dizer que é então isso que deve ser corrigido. Mas já vai muito tempo, e nada é feito.
Pergunto, a maioria dos nossos politicos e burocratas têm assim tanta habilidade para administrar assim tanto dinheiro que não é deles? Se até é adequado para a nossa própria sociedade.
Mamil0s Escreveu:Ah, agora é a UE...
Nunca deixou de ser. Somos vitimas da situação internacional da qual temos pouca ou nenhum influência. Agora podemos tirar melhor ou pior partido dela. Adaptarmo-nos melhor à situação, basicamente. O que disse é mesmo isso, podiamos ter aproveitado melhor.
Tal como tu suspeito, irrita-me a lenga-lenga da oposição em Portugal (seja ela qual for) de que se a economia cresce só tem a ver com a condição internacional, e se abranda ou decresce a culpa é sempre do governo. Mas os governos tb fazem a mesma só que para seu lado.
Mamil0s Escreveu:É um "vício"...
Pois claro que sim...
Pois, devia ter desenvolvido melhor. Vamos assumir que o investimento decrescia, acho que posso dizer que o crescimento também descia. Ou seja, o investimento anterior, não produziu efeitos a longo prazo. Foi só um "quick fix".
Tenho mesmo dificuldade em explicar o que quero dizer...
Mamil0s Escreveu:Azarael Escreveu:Huh ? Mas era isso que querias dizer ou não ?
Não.
Então ?
Mamil0s Escreveu:Não faz mal... Também fazes-me lembrar de mim, quando eu tinha 12 anos...
Não quero mesmo responder torto...
Pá, como disse acima, estamos aqui a discutir (acho que se pode dizer isso apesar de ser a conversa da treta) o que achamos, logo estamos a discutir a sua argumentação, sem ela qual é o propósito ?
@Impostos
A justificação da fuga aos impostos é fácil. Numa palavra compensa.
E quero te relembrar que o estado divulgou as listas de quêm deve dinheiro ao estado, mas não divulgou as listas de a quêm está dever dinheiro.
Mamil0s Escreveu:Vou lá para o dinheiro me ser devolvido, assim como com uma compensação por danos causados, isso se o Estado avançar com a cobrança coerciva, o que poderá não acontecer, uma vez que, se eu realmente tiver tudo em ordem, o Estado não arriscará o envolvimento num processo judicial, fazendo-o gastar ainda mais dinheiro.
Vais se tiveres meios para isso, e se te poderes dar ao trabalho no primeiro lugar.
Depois, é exactamente isso que têm acontecido. Devido às quotas que têm que cumprir eles avançam.
Pá, pelo o que escreves concordas que algo se passa de errado.
Mamil0s Escreveu:Não. É a segunda demissão deste governo desde 2005...
Se fôsse a 39ª demissão num mês, isso sim, já me dizia alguma coisa, que foi o que aconteceu no governo do Santana Flopes.
Deve ser a terceira, o ex-CDS/PP também se demitiu. Mas não interessa, eu não estava a pôr em causa a estabilidade do governo, nem a fazer comparações com a taxa de demissões, nem nada parecido.
A única coisa a que estava a tentar chegar era que para o gajo se demitir algo se passa na DGI...
PS: Sim, confundi, foi o das finanças.

, deixem la disso isto e conversa da treta a espaço para tudo