Movimento "Eu escrevo em Português"

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Nukke » Quinta Dez 14, 2006 8:09

Não é por um X ou outro que as pessoas se tripam. É pelo uso exagerado e por ainda por cima tares a defender.

Eu próprio uso x's, mas é com lógica, e muito raramente. Penso que até só uso no MSN, mas pode ter escapado algum para aqui. Passo a explicar:

Passo a explicar ficaria paxo a xplicar. Poupei duas letras sem trabalho e sem desvirtuar a frase, porque passando horas no MSN dá jeito fazê-lo.

No entanto, para começar, isto não é o MSN. Segundo, mesmo que fosse, não suporto as pessoas que o fazem por tar na moda e sem lógica. Do tipo "Eu sou portuguêx". Porquê? Não há logica nenhuma.

Por último, hás-de (e não há-des como muita gente diz) reparar que ninguém te xateia se mandares uma calinada de vez em quando (tal como eu mandei agora do xateia, que por acaso até se escreve com "ch"), chateam-te sim se deres muitas e ainda as defenderes, como tás a fazer.

PS: Escrever bem aqui até ajuda a tua nota de Português na escola. Suponho que andes prai no 9º ano não?

PS2: E não, claro que não estás marcado. ;)

PS3: Vou para o Dia da Defesa Nacional. Props :P

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor MiLLeS » Segunda Dez 18, 2006 19:02

boa ideia :)
Redes e coiso e tal
MiLLeS
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 29, 2004 15:14

Mensagempor pagc » Terça Dez 19, 2006 15:45

Para desanuviar um bocadinho

Uma iniciativa destas só pode ser apoiada. Temos a 7ª língua mais falada mundialmente, a 8ª mais utilizada na Internet e a 2ª que mais cresceu na utilização da Internet no período de 2000 a 2006.

Profissionalmente a comunicação entre pessoas é feita cada vez mais por email e a avaliação dos nossos interlocutores começa a fazer-se pela forma como escrevem Escrever bem, será cada vez mais importante no sucesso profissional e quanto mais tarde se começar, mais difícil será.

Mas a defesa da nossa língua, não passa apenas por escrever bem. Passa por defendê-la no dia a dia. Quando vamos a Espanha que língua falamos com eles? Quando um espanhol vem a Portugal, que língua falamos com eles?. Eles nunca nos compreendem mas nós compreendemo-los sempre. Passa-se o mesmo, em Inglaterra em França ou noutro pais. Gostamos de chamar a isto, hospitalidade, mas a hospitalidade retribui-se.

Fiquem bem
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

:)

Mensagempor kennygoespostal » Sexta Jan 12, 2007 9:16

Eu junto-me a esta iniciativa. :)

Às vezes até dói ler alguns posts. : \ As pessoas que os escrevem deviam ter em consideração que nem toda a gente entende o dialecto dos 'k' e 'w' e 'x' 's em excesso. :x

Eu nem me importo que as pessoas escrevam mal, toda a gente comete erros, mas agora virem escrever mal... de propósito?! Não se entende...

Se querem teclar línguas estranhas aprendam mandarim... :>

Orgulhoso em ser português, Kenny.

PS: I know its odd, but Kenny is actually my name... lol. :)
Imagem
kennygoespostal
Novato
Novato

Registado: Quarta Jan 10, 2007 15:11

Mensagempor melgin » Sexta Jan 12, 2007 10:37

Contem comigo!!!

Nem no messenger consigo falar assim, mete-me mesmo muita impressão!Uma coisa é escrever utilizando abreviaturas, como dizer não utilizando um simples "n", ou muito utilizando um "mt", apenas por uma questão de economia de meios ou por rapidez.

Pelos mesmos motivos, muita acentuação fica pelo caminho...

Uso igualmente os tradicionais LOL e xD.

Agora falar com "tah" e "conxigo", é uma dor de alma. Na minha opinião, e respeito outras, não é cool, é ao contrário, é enveredar por uma linguagem muito pobre, e o domínio da lingua portuguesa é importante em todas as àreas.

Boa iniciativa!
Imagem
melgin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 01, 2006 0:13

Mensagempor cla_pereira » Sexta Jan 12, 2007 10:46

"Assassinar" a lingua portuguesa não significa apenas escrever mal prepositadamente(ou não), com "penxo, logo existo". Mas também, e principalmente, introduzir inglesices(maioritariamente) no meio de frases onde é completamente desnecessário! Ao que parece é moda e está a alastrar, e é muito utilizado pelos midia.
Basta ver que há 10 anos atrás não utilizavamos 90% das expressões agora utilizadas e todos comunicavamos...
AMD Athlon 64 X2 3800+ AM2 Dual Core
Asus M2N-E NVIDIA nForce570 Ultra
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 04, 2006 14:28

Mensagempor kennygoespostal » Sexta Jan 12, 2007 13:06

cla_pereira Escreveu:"Assassinar" a lingua portuguesa não significa apenas escrever mal prepositadamente(ou não), com "penxo, logo existo". Mas também, e principalmente, introduzir inglesices(maioritariamente) no meio de frases onde é completamente desnecessário! Ao que parece é moda e está a alastrar, e é muito utilizado pelos midia.
Basta ver que há 10 anos atrás não utilizavamos 90% das expressões agora utilizadas e todos comunicavamos...

Não vás por aí... Eu ainda domino o inglês melhor que o português, é bastante usual escrever Anyway em vez de escrever no entanto, e se dizer Bye em vez de Adeus e por aí... :)

Tu não podias andar comigo na rua... Ainda chamo bus aos autocarros! [ agora ia escrever "I'm trying to change" :( , mas só para ti escrevo "estou a tentar mudar!" ( soa tããão mal) :roll: ]

Bah... curtia ver-te a dizer skate em português. É tábua com rodas n'é ? :twisted:

Assassinar uma língua é falar/escrever essa língua de maneira errada. Permutar línguas numa frase não é exactamente assassinar a língua. Considero que os estrangeirismos apenas enriquecem uma língua. Sabes como se diz Alface em Japonês ? É Alface... :lol:

A divagar, Kenny.

PS: e é propositadamente, mídia, língua, utilizávamos, comunicávamos e inglecisses... bah.
Imagem
kennygoespostal
Novato
Novato

Mensagempor s1nnless » Sexta Jan 12, 2007 13:55

kennygoespostal Escreveu:
cla_pereira Escreveu:"Assassinar" a lingua portuguesa não significa apenas escrever mal prepositadamente(ou não), com "penxo, logo existo". Mas também, e principalmente, introduzir inglesices(maioritariamente) no meio de frases onde é completamente desnecessário! Ao que parece é moda e está a alastrar, e é muito utilizado pelos midia.

Não vás por aí... Eu ainda domino o inglês melhor que o português, é bastante usual escrever Anyway em vez de escrever no entanto, e se dizer Bye em vez de Adeus e por aí... :)

Tu não podias andar comigo na rua... Ainda chamo bus aos autocarros! [ agora ia escrever "I'm trying to change" :( , mas só para ti escrevo "estou a tentar mudar!" ( soa tããão mal) :roll: ]

Bah... curtia ver-te a dizer skate em português. É tábua com rodas n'é ? :twisted:

Assassinar uma língua é falar/escrever essa língua de maneira errada. Permutar línguas numa frase não é exactamente assassinar a língua. Considero que os estrangeirismos apenas enriquecem uma língua. Sabes como se diz Alface em Japonês ? É Alface... :lol:

A divagar, Kenny.

PS: e é propositadamente, mídia, língua, utilizávamos, comunicávamos e inglecisses... bah.

Concordo a 100%. Apesar de não ser frequente, ainda falo em francês com os meus pais e etc. E ás vezes, há uma mistura de português e francês. Mesmo na faculdade, tenho um colega que tmabem é francês e por vees falamos em franês. E tenho colegas ingleses que falo em inglês, mas eles percebem português e por vezes torna-se mais simples misturar ambas as linguas. E quantas expressoes de net nao sao abseadas em ingles? preferes dizer LOL ou RAC?
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor cla_pereira » Sexta Jan 12, 2007 14:51

kennygoespostal Escreveu:Não vás por aí... Eu ainda domino o inglês melhor que o português, é bastante usual escrever Anyway em vez de escrever no entanto, e se dizer Bye em vez de Adeus e por aí... :)

Se escrevesses um livro em português, escreverias: "Anyway"? Não me parece. É certo que não estamos a escrever um livro, mas trata-se de falar bem a nossa lingua. Eu, apenas uso expressões em inglês quando não há tradução para português, ou expressões técnicas...
kennygoespostal Escreveu:Tu não podias andar comigo na rua... Ainda chamo bus aos autocarros! [ agora ia escrever "I'm trying to change" :( , mas só para ti escrevo "estou a tentar mudar!" ( soa tããão mal) :roll: ]

"estou a tentar mudar!" soa mal? :? Não estou a ver porquê! Tens vergonha da lingua portuguesa? do som que emite?

kennygoespostal Escreveu:Bah... curtia ver-te a dizer skate em português. É tábua com rodas n'é ? :twisted:

Como dizes windsurf em português?
Eu digo prancha à vela...
Apenas se diz windsurf porque foi a 1ª palavra que ouvimos, o problema é essa, não damos um nome em português.
Para um inglês dizer basketball é exactamente o mesmo que dizer bola ao cesto em português(tradução directa), os espanhóis dizem-no...

kennygoespostal Escreveu:Considero que os estrangeirismos apenas enriquecem uma língua. Sabes como se diz Alface em Japonês ? É Alface... :lol:

Enriquecem o teu conhecimento sobre outra lingua, "apenas" isso. Por outro lado falas mal a tua própria lingua ao usar palavras estrangeiras.

P.S. Ainda há pouco ouvi a frase de um colega "o próximo step é esse" :x
Irritante! parece um tio de Cascais!
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

:D

Mensagempor kennygoespostal » Sexta Jan 12, 2007 21:53

cla_pereira Escreveu: Se escrevesses um livro em português, escreverias: "Anyway"? Não me parece. É certo que não estamos a escrever um livro, mas trata-se de falar bem a nossa lingua. Eu, apenas uso expressões em inglês quando não há tradução para português, ou expressões técnicas...

Que preciosista... :?

1º - Foi aprovado em congresso realizado em Brasília no longínquo ano de 2000 (ou 2001, não tenho bem a certeza) que alguns estrangeirismos seriam integrados na língua (não é lingua....) portuguesa, nessa lista estavam as palavras skate e windsurf... (e sim, estranhamente há letras em palavras portuguesas que nem existem no alfabeto português... )

2º - Se queres ser incrivelmente preciosista em relação à língua portuguesa tens de a escrever melhor... E aposto que falar também, visto que segundo a Visão (a revista das sondagens _decentes_ ) 90% dos portugueses têm dificuldade em falar a sua língua. 8O

3º - Eu sou inglês, e estou neste fórum a teclar português melhor do que muitos que se dizem portugueses, aposto que se fosse ao contrário não era assim. :evil:

4o - Até "Os Maias" tem palavras inglesas. E não são poucas. Isso faz com que o livro não seja um ícono da literatura portuguesa? :roll:

5º - A língua portuguesa tem frases que considero belíssimas: "A vida é bela." e "O teu rosto é um poema". O inglês não tem palavras que o português tem, como saudade ou fado. Não com o mesmo sentido ou conotação que o português... Portanto não tenho qualquer receio / vergonha, de uma língua que nem é a minha.

6º - Esta é uma discussão recorrente na maior parte dos fóruns portugueses, cada vez que aparece um "x" a mais ou um "k", "w"... Portanto estou bastante bem informado neste tema. :)

7º - Os espanhóis até os nomes das pessoas traduzem... Alguma vez ouviste algum a dizer Mariah Carey ? Eu acho isso ofensivo para a minha língua.

PS: <- Isto é latim, significa Post Scriptum, será que meter um no meu post o invalida? Será que agora este post já não está em português ? Estou a falar (até é escrever, mas pronto, entende-se) mau português porque meti um PS ? Será que se meter um "ok" estou a tornar todo este post ( oh my fucking god! Post! muahahahaha) inglês ? Adorava ver-te num curso de línguas a levar com estrangeirismos a torto e a direito. 8)

PS1: Não estou a tentar ofender ninguém, mas alguém tão preciosista devia ler o que escreve e depois criticar outros. ;)

cla_pereira Escreveu: Por outro lado falas mal a tua própria lingua ao usar palavras estrangeiras.

Ahahahahah :lol: O que me ri com esta. Imbatível. :)
Imagem
kennygoespostal
Novato
Novato

Mensagempor DJTDias » Sexta Jan 12, 2007 22:15

Deixem.se de mer***.

Do tipo só queremos que isto mantenho o nível, sem X w's e pitices. De resto um x de vez em qd nao faz mal a ninguém. Eu diria q o Nukke é pior q algumas pitas ...lol(promenores xDDD ^^).

Opah não convém esquercermo-nos que estamos na internet, a escrever, erros "tipográficos" são comuns, assim como "linguagem de internet" ou vocês escreveriam LOL e LMAO num livro/prova?!.

Não compliquem.

kthxbye.

Diogo.
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Re: :D

Mensagempor cla_pereira » Sexta Jan 12, 2007 22:20

Que preciosista... :?

1º - Foi aprovado em congresso realizado em Brasília no longínquo ano de 2000 (ou 2001, não tenho bem a certeza) que alguns estrangeirismos seriam integrados na língua (não é lingua....) portuguesa, nessa lista estavam as palavras skate e windsurf... (e sim, estranhamente há letras em palavras portuguesas que nem existem no alfabeto português...)

Não conheço os contornos do congresso realizado em Brasília, mas conheço em Portugal e as letras "K","W" e "Y" também foram incluidas(incluídas, não quero que te chateies). Quanto à palavra Windsurf, tem tradução e uso na língua portuguesa(não confundir com brasileira).

kennygoespostal Escreveu:2º - Se queres ser incrivelmente preciosista em relação à língua portuguesa tens de a escrever melhor... E aposto que falar também, visto que segundo a Visão (a revista das sondagens _decentes_ ) 90% dos portugueses têm dificuldade em falar a sua língua. 8O

Dar erros é humano, escrever/pronunciar palavras inglesas, quando completamente desnecessárias, no meio de frases portuguesas é ridículo.

kennygoespostal Escreveu:4o - Até "Os Maias" tem palavras inglesas. E não são poucas. Isso faz com que o livro não seja um ícono da literatura portuguesa? :roll:

Estás a confundir expressões, termos técnicos com palavras comuns numa frase comum...

kennygoespostal Escreveu:5º - A língua portuguesa tem frases que considero belíssimas: "A vida é bela." e "O teu rosto é um poema". O inglês não tem palavras que o português tem, como saudade ou fado. Não com o mesmo sentido ou conotação que o português... Portanto não tenho qualquer receio / vergonha, de uma língua que nem é a minha.

Então usa-a, preserva-a e não a substituas por outras palavras estrangeiras...

kennygoespostal Escreveu:7º - Os espanhóis até os nomes das pessoas traduzem... Alguma vez ouviste algum a dizer Mariah Carey ? Eu acho isso ofensivo para a minha língua.

Tenho casa ao pé da fronteira e vejo que não é isso que acontece. Eles têm, isso sim, um enorme orgulho em serem espanhóis e em tudo o que isso engloba(sua língua, por exemplo).

kennygoespostal Escreveu:PS: <- Isto é latim, significa Post Scriptum, será que meter um no meu post o invalida? Será que agora este post já não está em português ? Estou a falar (até é escrever, mas pronto, entende-se) mau português porque meti um PS ? Será que se meter um "ok" estou a tornar todo este post ( oh my fucking god! Post! muahahahaha) inglês ? Adorava ver-te num curso de línguas a levar com estrangeirismos a torto e a direito. 8)

Estou a falar do uso sistemático de palavras inglesas quando desnecessárias. Digo inglesas porque são as que se usam, se somos tão "enriquecedores" da língua, porque não usamos palavras de outras origens?!

kennygoespostal Escreveu:PS1: Não estou a tentar ofender ninguém, mas alguém tão preciosista devia ler o que escreve e depois criticar outros. ;)

Uma critica recorrente de quem quer para os outros o que não faz pessoalmente...
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor skyruner » Sexta Jan 12, 2007 22:27

s1nnless Escreveu:

A divagar, Kenny.

Concordo a 100%. Apesar de não ser frequente, ainda falo em francês com os meus pais e etc. E ás vezes, há uma mistura de português e francês. Mesmo na faculdade, tenho um colega que tmabem é francês e por vees falamos em franês. E tenho colegas ingleses que falo em inglês, mas eles percebem português e por vezes torna-se mais simples misturar ambas as linguas. E quantas expressoes de net nao sao abseadas em ingles? preferes dizer LOL ou RAC?

Também concordo!
Sou 100% Português, com muito gosto!
Adoro a minha língua, a forma em como pode ser traiçoeira, a sua pronuncia, e tento escrever e falar da melhor forma possível. Agora temos de ser realistas e ver os estrangeirismos que usamos e de que forma os aplicamos à língua Portuguesa.

Eu próprio uso várias abreviações e estrangeirismos durante a minha escrita on-line (aí está) como BTW (By The Way), LOL (Laugh out Loud), entre outras e não vejo mal nenhum.

Mais, se o uso dos estrangeirismos for para criar uma ponte comonicação entre pessoas que não falam a mesma língua ou que falam apenas um pouco da língua da outra pessoa, usá-los-ei certamente!

Agora ser como o "preto" dos DZRT que em 3 frases, mete 5 "check it out" e 4 "allright" é que não…

Há que ter peso e medida.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor cla_pereira » Sexta Jan 12, 2007 22:46

Hoje ouvi de um colega a seguinte frase:

"O próximo step é esse"

Digam-me, sff, se é necessário isto ?
Enriquece a língua ?
Torna a vida mais fácil aos ingleses que "falamos todos os dias" ?

Sei falar inglês, já fui a vários países e falei inglês e perceberam-me perfeitamente. Agora isto é desnecessário e só prova que estamos bastante influenciados com tudo o que é a língua inglesa.

Disse e volto a dizer, também uso palavras inglesas nas minhas frases, mas só quando não há tradução, expressões técnicas, etc.
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor skyruner » Sexta Jan 12, 2007 22:56

cla_pereira Escreveu:Hoje ouvi de um colega a seguinte frase:

"O próximo step é esse"

Digam-me, sff, se é necessário isto ?
Enriquece a língua ?
Torna a vida mais fácil aos ingleses que "falamos todos os dias" ?

Sei falar inglês, já fui a vários países e falei inglês e perceberam-me perfeitamente. Agora isto é desnecessário e só prova que estamos bastante influenciados com tudo o que é a língua inglesa.

Disse e volto a dizer, também uso palavras inglesas nas minhas frases, mas só quando não há tradução, expressões técnicas, etc.

Isso são termos usados por uma minoria (penso eu) e ainda bem que assim o é!

Quanto ao "step" (no exemplo que deste) é completamente desnecessário, e chega mesmo a roçar o ridículo.
Eu por exemplo, se chegar abeira do meu pai e lhe disser isso, ele que é um leigo em Inglês, pergunta-me:
“O próximo que?”

Mas aqui estamos a discutir, não tanto o uso dos estrangeirismos, mas mais o uso dos “X”, “W” e mais não sei o que, que as pitas e não só, normalmente usam.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes