Muito bem... Se assim achas, estás no teu direito.
No fundo é uma opinião, mas é uma opinião fundamentada. Agora tu não me está a dar a mim qualquer razão para a questionar. A única coisa que tu me dizes é que ele quer mais poder logo a independencia. Pá, isso é um salto muito, mas muito grande.
E porquê? Porque o homicídio perante a lei, é ilegal seja de que forma fôr cometido.
Mas lembras-te do exemplo que te dei no princípio?
Se eu te pedir emprestado o teu carro, tu recusas... Eu continuo a insistir e tu recusas outra vez. Eu tiro-te a chave da mão à força e levo-te o carro.
Tu vais a tribunal e ganhas...
Agora, se tu me tivesses emprestado o carro, de tua livre vontade, seria ilegal?
Pois... tu e as tuas analogias não chegam a lado nenhum...
Ah, mas isso é diferente, a lei não diz que emprestimos de carros são ilegais por completo, ou diz ?
É aí que quero chegar, a lei diz que qualquer corte nas verbas para a Madeira são ilegais, ou que qualquer não acordado por ambas as partes é ilegal?
Foi a pergunta que te fiz no principio, a que me respondeste com generalidades sobre o que achas que a lei em geral é, e não no caso especifico.
Pois claro que achas... Aliás, as culpas são todas do governo central...
Huh ?
Eu só digo isso, porque o AJJ é uma raposa manhosa. E o governo central não está neste momento na mesma posição de força que estava. Logo, acho muito esquisito o AJJ ficar em sintonia sem nenhuma retribuição.
Mas o que é que achas?
Achas que AJJ procedeu bem? Achas que ele fez bem em fazer algo inconstitucional? Pois...
Já te disse que acho que o que ele fez errado. Tal o que o governo central tentou fazer.
Eu estou a tentar ser aqui o máximo imparcial possivel. Não estou a desculpar nenhum lado.
Pois... mas parece que é o que queres fazer...
E eu já te disse mais de uma vez que eu não o quero fazer...
Um concurso de quêm mija mais alto ou continuar a discutir ?
Mesmo não... Continuo a discordar.
Sim, e nem vou insistir mais. Mas, digo-te o que te chateia é o uso. E é aí que vais buscar a tua "diferença".
Discordo. A presunção de inocência, o princípio do contraditório e o respeito pela integridade física só existiam para "inglês ver"...
Por muitas voltas que dês, não consegues contrariar a História.
Ou a tua ideia dela...
Presunção de inocência sempre se manteve. Eram dado como culpados ou eram absolvidos, tal como agora. É que a ausência da presunção de inocência é TODOS serem culpados até prova em contrário. É uma diferença e tanto...
Telejornal.
Huh ?
Não disseste que era propaganda directamente, mas sim indirectamente.
Queres que ele seja mais "moderado", mas não vês razão para, por exemplo
quereres a mesma coisa quando falo da propaganda católica que andou na TV
pública...
Nem uma nem outra, apenas disse que estava a proceder mal. Sinceramente não sei qual é a motivação dele.
Qual propaganda, homem ? Eu já te disse que não segui.
@Cristão Protestantes
Pá, foi com Marinho Lutero que a reforma começou, e o protestantismo. Mas desculpa, isso é só a opinião dos historiadores, e dos próprios crentes. Estás à vontade para ter a tua própria opinião...
Quais foram as ordens que ele expulsou?
Porque é que perseguiu certas indivíduos pertencentes à igreja católica?
Ele acabou com a repressão dos cristãos não-católicos em Portugal, uma vez que era uma pessoa com um passado no Reino Unido.
Inspirou-se no Reino Unido, e veio para Portugal com ideias que igreja católica e certa monarquia ligada a ela, queria evitar.
Existem monarquias católicas e protestantes... Não são muito simpáticas umas com as outras.
O Marquês de Pombal era considerado por muitas pessoas no vaticano como um "agente protestante", num país católico, logo, na sua esfera de influência.
Expulsou os jesuitas, por exemplo.
E o fez para concentrar ainda mais poder no rei, e no seu ministro.
Não se resume tudo a guerras entre católicos e protestantes...
Os nazis não tiveram isso? Tens a certeza?
Como é que explicas o silêncio do vaticano aos horrores que se
praticavam nesse regime?
Como é que explicas o pedido de desculpas de João Paulo II, pelo tal
silêncio?
Tens mesmo a certeza do que estás a dizer?
Lá por o regime nazi ser oficialmente pagão, isso não quer dizer que uma
aliança conveniente não se faça, especialmente se essa aliança incluír uma
parte que queira exterminar rivais religiosos.
Quantas alianças anti-natura existiram e ainda existem?
Yup, não tiveram isso. E se pensares bem é natural. O nazismo e as suas ideias são "pagãs" aos olhos da Igreja se quiseres.
Silêncio, ou inércia são coisas bem diferentes de apoio.
Mas matas-me com eliminar "rivais religosos". Sim o judaismo é mesmo grande rival... especialmente por ter sido sempre uma fé em expansão...
E o que é que aconteceu?
O que é que aconteceu a Oliver Cromwell?
Tornou-se um ditador militar, morreu e sucedeu-lhe o filho (tal e qual
como uma monarquia)...
Depois dos realistas tomarem o poder de novo, em 1660, o corpo de Cromwell foi
desenterrado e decapitado.
Como vês, é uma grande democracia...
Aliás, vê-se a herança democrática daquele país, quando se olha para as estatísticas
da Privacy International:
Tens que olhar para isso em luz dos tempos. É que aí o que interessa é ter havido oposição, e de facto nunca ter sido implantado como no continente, o absolutismo. Por exemplo, o rei precisava do parlamento para cobrar impostos.
Claro que a democracia tal como a conhecemos não apareceu do nada, mas foi um processo progressivo, em que uma forte tradição democrática se foi desenvolvendo.
E estou ciente das tendencias "big brother" actuais do Reino Unido, mas continua a existir uma forte cultura democratica. Por exemplo, houve e há grande pressão para fazer um referendo ao tratado europeu.
Sim... eles dominavam isto tudo, que foi por causa disso que Sidónio Pais e Salazar chegaram ao poder.
Bem, sim. Eles não fizeram lá grande trabalho.
Os governos não caem se tudo está bem... Mas estava só a falar dos governos "liberais" dos finais do séc. XIX. Degeneraram no rotativismo, como deves saber.
A igreja apoiou os miguelistas no século XIX, e continuou a apoiar os
monárquicos na desestabilização do regime liberal.
Sidónio Pais, Salazar, tiveram o apoio da igreja.
Assassinatos, injúrias, escândalos uns verdadeiros, outros nem por isso,
mas que tinham origem na igreja, que os disseminava através do seu grande
poder (as igrejas, onde as pessoas sofriam lavagens de cérebro, quando iam
à missa).
Errr... qual regime "liberal"? Estás a falar da 1.ª Republica ou os finais da Monarquia Constitucional ?
Pá, de facto os padres de certeza que pregavam o que achavam. Mas também...
Mas porque é que era instável?
Era instável devido à contínua sabotagem, que pura e simplesmente impedia
algum progresso de ser feito.
O capital, o poder ainda estava concentrado na monarquia...
Os liberais, por muito que fizessem, não podiam resistir a tal poder, e ainda
tinham de lidar com os comunistas, que cometiam muitos excessos, os quais sabotavam
o próprio movimento liberal.
Os pormenores não sei, hei-de mesmo ler mais sobre a 1.ª Republica. Mas aparentemente dentro do PRP (partido republicano portugues) existiam várias facções que não se davam lá muito bem... Não era preciso influencia externa...
E como o forunista te deve explicar, e um movimento comunista bem articulado nem sei se existia nessa altura...
Estás mesmo à procura de bodes expiatórios...
Há muitos historiadores... Mas eu gosto de fazer a minha opinião.
Sim, mas acho que és bastante selectivo no que usas para a formar...
Mas foi o que fizeram...
Primeiro, veio Sidónio Pais, que foi morto, depois de governar
quase um ano. Foi o primeiro "Presidente-Rei", profetizado por
Fernando Pessoa.
Depois, veio Salazar, o segundo "Presidente-Rei", que estabeleceu
um regime que durou quase 50 anos...
Não te chega?
Isso foi consequencia da 1.ª Republica.
Quer gostes ou não, ela criou convulsões sérias na sociedade portuguesa.
E depois volto ao mesmo mais de 30 governos em 16 anos é obra... E se podiam ter implantado um novo regime a qualquer hora, porque não fazê-lo mais cedo ?
Em nenhuma altura, a população de Lisboa se levantou para defender a republica, por exemplo.
A sério, a 1.ª Republica não correu mesmo nada, mas nada bem.
Pois claro que não...
Nada é suficiente...
Eu estou, a sério que estou, a tentar ser receptivo, mas pá, tu dizes que era tudo culpa de "forças externas". Quando a primeira republica era um regime incrivelmente instavel por qualquer métrica. Era o próprio parlamento, composto maioritariamente pelo PRP, que provocava a quedas do executivo!
É que não conseguiram instituir qualquer tipo de ordem ou calma.
Estás a seguir-te pelo o que queres acreditar...
Discordo.
Em que aspecto? Que cancelar as festas do S. João ou do St. António chateiam mais o povo que a Igreja? Que não são medidas jacobinas?
É que até vamos ir pelo teu raciocinio e chegar a outro lado, implementas um novo regime, que ainda está nos seus principios, e com oposição ferranha de "forças externas" que até mandam abaixo governos quando querem. É assim boa ideia proibir festas do povo?
Isso cabe ao Banco de Portugal dizer, e não o governo.
Como já te disse, um governo tem uma função política, e deve
ser moderadamente optimista.
Se Sócrates dissesse isso, falharia nessa função.
O governo apresentou uma previsão de crescimento para 2008 de 2,2%.
O Banco de Portugal apresentou a sua própria previsão de 2%.
Acho que chega, e dá para entender.
Então, o que me estás a dizer é que nunca se deve levar o governo a sério.
Não achas que isso retira credibilidade ao governo ?
Meu, não importa o que eu disser, tu vais minimizar.
Para quê dizer mais alguma coisa?
Vai dar ao mesmo.
Não é minimizar é argumentar. É isso que tenho feito até agora. Estou a questionar a tua "opinião" e as suas "bases".
Ah... Fui eu que "ouvi" mal...
Agora insultas-me... e dás me a ideia que ou lês tudo por alto, ou não lês...
Se procurares atrás vês que escrevi como por exemplo: "E nunca disse, que a pressão é para descê-las, já disse que concordava contigo que é mais certo subi-las que descê-las."
Mas até terem efeitos na economia não se faz coisas tontas...
As previsões dizem que pelo menos, a economia europeia não será afectada
nos dois primeiros trimestres deste ano.
Agora os últimos... É uma incógnita.
É esperar para ver, e não para fazer coisas tontas.
É só depois de ter acontecido é que se acautela, nunca antes...
Aqui ao lado em Espanha, até nas estações de metro, eles passam clips de informação a avisar que a economia irá crescer menos e a falar do aumento das matérias-primas e a possivel crise no sector imobiliário, que tem sido o motor de crescimento em Espanha.
Não estamos a falar de incognitas assim tão grandes...
Não vale a pena, porque não deu resultado... Aliás, foi exactamente o contrário.
Foi pura estupidez e eleitoralismo.
Explica-me como subir as taxas de juro (ou seja aumentar as despesas mensais de boa parte das familias americanas) é eleitoralismo ?
E deu e não deu resultado... A fed é que está simplesmente a criar outra bolha neste momento...
Hei-de mesmo encontrar o artigo...
Mesmo não...
Foi uma coisa que lhes deu...
Tavam a beber cházinho e a comer torras, e deu-lhes na cornadura:
"Bora lá aumentar a taxa de juro para 5%..."
Não foi de repente...
Tu achas que ele deve ser mais moderado, eu acho que não.
E se muita gente tivesse a credibilidade de Sócrates, não estavam metidos
nos sarilhos que hoje estão.
É provavelmente só o governo que fica depois mal, mas pronto.
@Credibilidade
Não era credbilidade nesse sentido, mas tens visto as noticias?
Como eu já te expliquei antes, o crescimento não pode dar saltos.
Eu já te dei a minha perspectiva, sobre a lentidão do crescimento económico
em Portugal atrás.
Mas nem falo de saltos, apenas bom crescimento. Repito se o investimento publico é assim tão bom para gerar crescimento, seria só injectar um pouco mais de dinheiro e pronto.
Não, não é... Mas é um dos factores mais importantes.
Como já disse depende. Se for para criar infraestruturas para serem usadas na criação de riqueza tudo bem. Agora, não é a sua construção sozinha que vai ajudar.
Mas isso vai mudar no futuro.
No futuro, o Estado terá uma lista de credores e devedores.
Exacto. Infelizmente, na actualidade, não é assim.
Hoje em dia, a vida é injusta.
Empresas que deviam estar na falência, continuam a laborar, porque vão buscar
dinheiro aos messias económicos.
Outras empresas que contribuem de forma positiva, mas como não têm messias
a quem recorrer, abrem falência, ou então, ainda pior, são compradas por
aquele tipo de empresas que referi em primeiro lugar.
Mas isso vai mudar no futuro.
Até lá, teremos de suportar a injustiça, e combatê-la com os meios e
recursos ao nosso dispôr.
Pronto, então a DGI faz parte do problema! E pelo menos até à renovação ministerial, não passava qualquer ideia de reforma nesse aspecto.
Quando alguém não paga impostos, também está a dificultar a vida a muita gente...
(...)
Está tudo, mas isso não desculpa o comportamento da DGI, ou desculpa ?
Se alguns contribuintes procedem mal isso dá desculpa à DGI para o fazer também ?!
É verdade... É a primeira vez em muitos anos, que o Estado tenta realmente cobrar
impostos e tem sucesso.
Mas esse sucesso vêm com vários mas quanto aos processos usados. Vai muita gente pedir o dinheiro de volta com juros, e com razão.