por winston84 » Sexta Mar 07, 2008 16:16
boa tarde a todos.
ando a observar este tópico há uns tempos e, à semelhança de outra pessoa que também já aqui postou, sou ex-colega do senhor em questão.
Peço desculpa aos moderadores e à comunidade deste fórum, realmente há aqui uma "invasão" que pouco tem a ver com a natureza do mesmo, mas acho que devia dar este alerta a quem ainda tem dúvidas sobre a integridade e honestidade do indivíduo.
apesar da situação ter assumido contornos inesperados, não é nada que já não estivesse à espera, face àquilo que já conhecia do sr. gaio.
assim, e visto que há pessoas que ainda lhe estão a dar o benefício da dúvida, o meu conselho é: MEXAM-SE!!! E DEPRESSA!!! Acho que já toda a gente percebeu que ele é um aldrabão de primeira, que inventa mentiras atrás de mentiras, e que tem uma lata e uma cara de pau gigantescas. Não estou com isto a dizer que devem recorrer à violência, nada disso. Só vos digo para não lhe darem mais prazos e não se deixarem levar por balelas de "reestabelecimento" e coisas do género.
Para mim, é mais do que óbvio que ele começou estes negócios quase por acaso. Se calhar arranjou uma consola baratinha, conseguiu vendê-la por mais uns patacos e viu que havia ali "oportunidade de negócio". Lá arranjou alguma forma de obter o material (quem sabe se até noutros leilões) e deixou-se levar pela coisa. No entanto, com a aproximação do natal, rapidamente as encomendas cresceram e ele, em lugar de recusá-las (seria a coisa mais natural e honesta de se fazer), aceitou-as tranquilamente, assim como tranquilamente aceitou as transferências "adiantadas" que as pessoas, na sua boa fé, foram fazendo.
Desconheço o que terá acontecido ao dinheiro, mas é óbvio que o esquema que ele tinha para arranjar o material não resistiu a um aumento significativo da procura. Começaram os problemas e a coisa escalou rapidamente, o que nos trás à situação actual. Em desespero de causa, chega ao cúmulo de comprar um jogo na FNAC para mandar para um dos clientes.
há tantas contradições e confusões nesta história que se alguém ainda acredita no que ele diz, ou tem uma paciência de santo, ou então não conhece a "peça".
Na minha opinião, nesta fase, ele deve estar a tentar ganhar tempo para:
1) ver se a maioria do pessoal desiste;
2) para os que não desistem, devolver o dinheiro (mas aos poucos, porque está claro que ele não tem "liquidez" para reembolsar toda a gente ao mm tempo)
Além do mais, é claro que *nunca* vai existir um "reestabelecimento" do negócio: para além do nome dele já estar demasiado queimado, para se recuperar um "negócio" tem que existir um "negócio", para começar. Servir de intermediário entre leilões ou enganar as pessoas não me parece ser um grande "negócio".
Para quem disse que ele não quer desistir do que faz no "mundo das consolas", acho que ele não é nada de especial no "mundo das consolas". Pessoas a comprar e vender consolas não faltam, mais um não faz qualquer diferença (excepto, claro, se engana os outros, e aí faz diferença). Trata-se de mais "bullshit", ou como dizem os brasileiros, "conversa pra boi dormir".
O valor acrescentado das consolas vendidas por ele é nulo (nalguns casos até, pode-se dizer que é "negativo": ao menos na loja a consola vem com o cabo de power...), e quem faz de intermediário a vender consolas pode perfeitamente fazer o mesmo a vender pares de sapatos, ou seja, não há nada na actividade dele que tenha a ver com o "mundo das consolas".
Ah, e se alguém ainda acha que se trata de um negócio "sério", creio que o problema das "facturas" inexistentes ou inválidas vem confirmar mais uma vez que se está a lidar com alguém que está claramente a enganar as pessoas. Quando se tem uma empresa a sério, não há exitações em mandar as facturas, nem os clientes têm que andar a mendigá-las. Simplesmente emitem-se e entregam-se aos clientes, como é natural (e como é obrigação legal). Agora, quando se afirma nos leilões que se passa "factura", das duas uma: ou não sabe o que é uma factura (e os requisitos legais da mesma), ou então está claramente a agir de má fé, dando uma falsa sensação de segurança a quem estiver interessado no negócio.
Espero que este meu post sirva de alerta para todos, porque sinceramente chateia-me um bocado vê-lo safar-se de mais uma situação "rocambolesca". Já bem me bastam as vezes que o vi safar-se das situações mais mirabolantes no emprego, sempre com a lata e cara de pau que o caracterizam. Acho que desta vez ele tem que levar uma lição, para de futuro aprender a respeitar as pessoas, e perceber que os outros não são um bando de palermas que se enganam com duas cantigas.
Ah, e também acho estranho que a única pessoa que obteve o reembolso foi justamente a pessoa que mais o defende aqui, ainda para mais passando à frente de outras pessoas que fizeram a transferência antes. Além do mais, "mal entendidos" e "faltas de comunicação" são coisas normais e fáceis de compreender, agora enganar as pessoas, ficando-lhes com o dinheiro, levando-as a acreditar que há uma "empresa", um negócio legítimo por trás de tudo, insistindo das mesmas balelas, isto é simplesmente canalhice. E para a canalhice não há desculpas. E também é estranho que é só para o Mortal que ele liga, ou será que já alguém recebeu alguma chamada do sr. gaio? enfim, usem os "dois palmos de testa", como diz o Mortal...
E não tenham "pena" do sr. gaio. ele não a pobre vítima das circunstancias que tenta dar a entender. Ele é crescidinho, e sabe perfeitamente o que fez, sabe que perdeu o controle das coisas, as mentiras que disse, a forma como vai enrolando as pessoas, e sabe que, por teimosia ou delírio ou arrogância, não quer ver os erros que cometeu e assumi-los frontalmente. Negócios são negócios, e quem não se quer molhar, não anda à chuva. Além do mais, se anda muito stressado com isto tudo, nada melhor do que dizer a verdade, abrir o jogo, ligar os telemóveis, atender as chamadas das pessoas, responder aos mails.
E a retórica na última mensagem dele é típica. Reparem que fala fala, mas nem uma palavra sobre o que interessa: tratar dos reembolsos e mandar as consolas para quem ainda as quer. Em vez de perder tempo a fazer-se de vítima e a andar a actualizar sites e a ler foruns, já tinha era feito uma listagem de todas as pessoas que estão "pendentes" e comunicar individualmente a cada um o que pretende fazer em concreto para resolver a situação. Mais uma vez, a falta de honestidade e objectividade e a tendência para a fantasia épica do sr. gaio não são nada de novo para mim.
Além do mais, aquela conversa do "calimero ofendido e incompreendido" também é típica do indivíduo. Já o vi com essa conversa algumas vezes, em contexto profissional, e é de dar a volta ao estômago. Mas enfim, acho que nesta fase já ninguém cai na conversa dele.
Ah, e quanto a um burlão fazer um site com o mesmo nome, tudo depende das intenções originais do sr. gaio. Aparentemente, ao início tudo corria bem, estava tudo sob controle, dava para fazer uns patacos e vender umas consolas (daí o feedback positivo no miau e os "clientes" satisfeitos). E que tal se se montases um site? grande ideia! pronto, está o site montado. entretanto, passa o tempo, as coisas complicam-se e por imperícia, teimosia, arrogancia, delírio, vai-se deixando arrastar as coisas, não se diz nada às pessoas que entretanto compram e pagam, vai-se passando facilmente para uma posição que é em tudo idêntica à de um burlão: não se dão satisfações aos clientes, o "serviço" é de má qualidade, fica-se com o dinheiro e não se dão mais notícias. Como se pode ver, ter um site "com o mesmo nome" não tem grande relação com o facto de se ser ou não "burlão", até porque sites há aos pontapés e os domínios são baratos. Se fosse uma loja "de pedra e cal" e o caso aí talvez fosse diferente. Ou se as facturas fossem de uma entidade válida e com tudo em ordem.
Mais uma vez, as minhas desculpas à comunidade do hardware.com.pt e a todos, pela extensão deste meu "desabafo/aviso".