Praxes: SIM ou NÃO?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Acham as praxes nas Universidades ou em qualquer lado justas?

SIM
33
42%
NÃO
45
58%

Total de votos : 78

Mensagempor gandamaluko » Domingo Set 04, 2005 22:55

Moralez Escreveu:O meu conselho, como praxista, é que entrem na praxe com o espirito de fazer mer**, mas mer** da grossa, de mandar bocas, de improvisar a torto e direito, se chegarem a uma praxe onde já viram colunas militares mais relaxadas declarem-se anti-praxe, se não se divertirem nem se sentirem "parte do grupo" declarem-se anti-praxe, se um doutor abusar de vós dêm-lhe um arraial de porrada e se, no dia seguinte, ele não aparecer com graves falhas no cabelo.... declarem-se anti-praxe.

(...)

"Um dia de praxe em que os caloiros não se riam mais que os doutores... é um mau dia de praxe"...

P.S.: Alguém vai para a Faculdade de Ciencias da UP? :p
Até agora ninguém tinha falado do que tu falaste... da atitude do caloiro perante a praxe. Eu subscrevo o que disseste e estou de acordo contigo...
Gozem com a cara dos doutores e não mostrem medo... se tiverem esta atitude, serão os melhores caloiros do curso... e se fôr possível juntem-se para fazer m****.... Quanto à violência, penso que devem ter um pouco mais de calma... mas se acharem que há abusos graves... não se responsabilizem pelos vossos actos... :D

Fiquem bem :)
LC Power 550W Super Silent rev2.0
Asrock Dual-SATA2
AMD 64 3200+
Twinmos 2*512 DDR400
ATI PowerColor x1800 GTO (256MB)
WD 200GB 7200 SATA 8Mb Cache
Pinnacle PCTV Pro
Pioneer 107D
Plextor PX-116A2
Yamaha CRW3420E
gandamaluko
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Abr 23, 2005 19:01

Mensagempor ozzy » Domingo Set 04, 2005 23:20

gandamaluko Escreveu:
ozzy Escreveu:
gandamaluko Escreveu:ozzy, um gajo quer ler os posts... mas o teu avatar não nos permite...

Eu praxava essa ai... em minha casa... Queres que te mande a morada por PM para a mandares cá vir??? :D

gostas?? hehehe eu tb.. :PPP..

mas é verdade é dificil ler o resto com aquele gif :P
E a minha PM??? :(

LOL... o pah ela ja tem pouco tempo disponivel e o pouco k tem passa-o comigo.. ;)

ou então nao.. :P hehe
ozzy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jul 30, 2004 14:10

Mensagempor gimbras » Segunda Set 05, 2005 9:28

Epá como continuam a ver abusos e praxes mesmo que chegam a ser crimes... a resposta é Nâo!
Não me digam que a convivência, a necessidade de pedir apontamentos emprestados, o desenrasque não substitui essa essencia primaria da praxe: conhecer o pessoal e tar à vontade.

Infelizmente como se perdeu essa essencia da praxe, paga o justo pelo pecador e digo sim ao fim das praxes.

Eu n fui praxado e n era por isso que era menos conhecido na minha turma ou universidade.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Set 05, 2005 9:54

Moralez Escreveu:"Um dia de praxe em que os caloiros não se riam mais que os doutores... é um mau dia de praxe"...

Efectivamente concordo totalmente. Se assim não for mais vale realmente ser anti-praxe, pois aquilo que realizam não se trata efectivamente de algo que possa ser considerado praxe.

O meu conselho, como praxista, é que entrem na praxe com o espirito de fazer mer**, mas mer** da grossa, de mandar bocas, de improvisar a torto e direito, se chegarem a uma praxe onde já viram colunas militares mais relaxadas declarem-se anti-praxe, se não se divertirem nem se sentirem "parte do grupo" declarem-se anti-praxe, se um doutor abusar de vós dêm-lhe um arraial de porrada e se, no dia seguinte, ele não aparecer com graves falhas no cabelo.... declarem-se anti-praxe.

A praxe na minha óptica tem 2 vertentes e apenas 2: integração e divertimento. Integração dos novos membros da comunidade académica e divertimento de todos os membros dessa mesma comunidade, velhos e novos. Para que tal seja possível é necessária a orientação dos doutores e o apoio dos caloiros. Quando se ve situações de claro abuso das pessoas fico a pensar. "Será que aquela pessoa não tem opinião própria? Como aceitou fazer ou deixar que lhe fizessem algo deste ou daquele género?".

Ao fim ao cabo até a suposta praxe realizadas pelas famosas trupes nocturnas em que os caloiros acabam com penteados fashion e afins pode ser evitada. Quem é que me iria tocar se eu dissesse que não e em último caso lhe metesse 1 ou 2 dentes dentro? Em todo o caso julgo nem ser nunca necessário chegar a tais extremos, pois qualquer pessoa à qual se diga que não concorda e que não vou fazer algo não mo iria impor a lei da bala.

Conclusão, a praxe é algo muito bom para a integração de 100 estudantes novos numa comunidade de 10000, de outra forma iriam conhecer uma reduzida quantidade de pessoas, mais concretamente 120 (os restantes 99 novos estudantes e 20 doutores com cadeiras atrasadas e que frequentam as mesmas aulas).

Aproveitem a vida académica....já alguem dizia "É a melhor fase da nossa vida......" e acreditem que é mesmo.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor gimbras » Segunda Set 05, 2005 10:42

Mercy: há pessoas q não conseguem dizer não. Eu por acaso se fosse perseguido pela praxe deixava-me levar, e dps só se m passasse e dissesse "Não isso NAO, vao apanhar no cú" ai é que m podia safar.

Mas se forem 5 a 10 gajos a segurar-te é um pouco dificil conseguir fugir.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor DIAABO » Segunda Set 05, 2005 11:07

eu sou copmletamente a favor da praxe... mas é verdade que se andam a ver uns certos abusos... aí na minha opinião já nao é considerado praxe, é abuso (como ja se disse aqui no fórum), mas as pessoas tendem a confundir as coisas... se um caloiro sente que a praxe está a er abusiva é só declarar-se anti-praxe, por isso nao entendo o porquê de dizer não às praxes! Se muita gente é feliz por haver praxe e é tradiçao, os que são contra podem desde o primeiro dia declarar-se anti-praxe! Não percebo pq querem acabar com uma coisa se pudemos viver todos em paz e harmonia com ela :p

eu fui muito bem praxado, com uma das praxes mais violentas da Universidade do Minho (LESI) e muito do tempo era passado como já disseram aí (de 4, de pé, de 4, de pé...), e a verdade é esses momentos eu chamava todos os nomes possiveis e imaginários aos Engenheiros que nos estavam a praxar, eramos muitos (uns 100 caloiros) no bloco a serem praxados dava smp pa comentar de vez em qd com um caloiro ao meu lado "Aquele eng ali é cá um fdp!!" e ele ria-se, dizia o mesmo, e já está mais um amigo, mesmo sem dar conta. E os mms Engs que eu insultei são todos actualmente grandes amigos meus!

No meu primeiro ano de Uni entrei para um grupo académico que zela pela arte de bem praxar (e de bem beber claro está) na mui nobre academia da Universidade do Minho, fui praxado até à minha 4º matricula até subir de nível e agr já posso praxar os caloiros da confraria e tenho mais uns direitos e deveres na minha universidade. Por exemplo tem k estar pelo menos 1 de nos trajado cada dia na universidade para ver se há abusos nas praxes, nao temos direito de distituir seja quem for que esteja a praxar, mas temos o dever de lhes dizer que o que estão a fazer é errado, e claro, sempre com os olhos arregalados a ver se algum praxante está mal trajado... aí sim caímos emcima dele!! e não há nada mais divertido que ver um Doutor/Eng que está a ser um fdp pos caloiros, chegamos, está mal trajado, e dps é ele que gatinha!! Muah ah ah!!! :)

Conclusão, fui muito bem praxado, praxei bem (axo eu), gostei da praxe, adorei a praxe, adoro a praxe, axo-a necessária para uma boa integração e MT divertimento, mas quem não quiser está no ser direito de a recusar!

P.S.: Andei até ao 4º ano enquanto era caloiro na confraria a ir pa noite com um saco de batatas vestido... e foi nesse tempo que conheci mais gajas! Nao venham cá com coisas que "xiii, ir pa noite cum saco de batatas é muito mau :\, que vergonha.....", dá pa divertir, depende da maneira como de encaram as coisas...

desculpem o testamento nao era pa sair assim...
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Mensagempor Stu3s » Segunda Set 05, 2005 11:22

Eu acabei o curso este ano, e digo-vos que dava tudo para daqui a um mês andar aí a ser praxado outra vez.
Felizmente tive uma praxe porreira, que cumpriu na essencia o seu objectivo, que é entegrar o caloiro no seu curso e na sua vida académica.

É nas praxes que fazes os teus primeiros amigos, e entao quando vais para uma nova cidade sozinho, é muito importante desde o primeiro dia teres alguem com quem ir almoçar ou ir beber um copo à noite.

Ter amigos, ou vamos la dizer, colegas dentro do curso também é muito bom, todos precisam de ajuda e ninguem é excepção.

Acreditem que quem falha as praxes, por opção ou por impossibilidade demora muito mais tempo a entegrar-se no curso.

A minha história é a seguinte, entrei em Eng. Quimica (por burrice nas escolhas das especificas no secundário, devia ter escolhido fisica em vez de biologia) e dps mudei para Eng.Civil no fim do primeiro ano. Como na minha univ existia um primeiro ano comum às engenharias, pude entrar logo directo para o 2º de civil e assim n perdi nenhum ano.

A diferença é que eu tinha um grupo de amigos enorme em eng.quimica (q ainda o tenho agora) e fi-lo às custas das praxes e convivios. Em civil demorei muito mais tempo a entegrar-me no curso, pq n conhecia ninguem e n tive oportunidade de estar nas praxes. uma vez que ja era do segundo ano.

As coisas acabaram por correr bem, mas acreditem que tinha sido muito mais fácil e rápido se tivesse tido praxe.

Também confesso que a minha praxe não foi dura, mas desde que n se ultrapasse certos limites é uma coisa boa.
Em aveiro n tenho ouvido problemas em relação às praxes, ao contrario de outras univ, por isso da minha experiencia pessoal é ... praxes sim! So ganham os caloiros.
Ah e eu n praxava, assistia, mas nunca tive paciência e jeito para praxar.

PS: Uma coisa ajuda muito, que é o espirito com que o caloiro vai para a praxe. Se fores um gajo relativamente humilde e bem disposto, as possibilidades de um vetenaro em implicar ctg sao menores. Agora se fores para lá ja com um pe atras e responderes com arrogância e natural q eles dps impliquem contigo.
Acho q a melhor coisas é convencer o pessoal q te praxa q tu és um bacano, curtes é a vida académica e tas ali na boa para te divertires.

Levem as praxes na boa .. ou entao evitem-nas. N armem confusao nas praxes, nomeadamente violencia fisica e verbal, n vale a pena fazer do vosso primeiro ano na univ (q é o melhor) um inferno. Tenham cuidado ... toda a gente sai a perder ...
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor gimbras » Segunda Set 05, 2005 13:39

Stu3s, embora o que digas esteja correcto não te esqueças que entrar para uma turma no 2º ano, onde já estão criados os grupinhos de amigos, é muito mais dificil do que entrar numa turma no 1º ano onde estão todos no mesmo pé de igualdade, ou seja ng se conhece, e por isso mto mais fácil de meter conversa e criar novos amigos.

Eu entrei para Direito, tmb erradamente como tu, e dps mudei para Ciencias Comunicacao, como tive equivalencias tinha ja cadeiras do 2º ano enqto tava matriculado no 1º. Não fui a praxe nem em direito, nem ciencias comunicacao.
Criei mta gente amiga na turma do 1º ano, e nas cadeiras do 2º uns 2 amigos. Como ia passando de ano, ia aproveitando para fazer cadeiras do ano seguinte, e essa turma nunca tive mto à vontade.

Ou seja, é diferente. Entrar no 2º ano qdo todos ja se conhecem, dificulta.

Eu n sou a favor das praxes, sou a favor do convivio e de umas boas-vindas, previamente definidas, com bom senso, diversão e nada de tribunais da praxe para quem falte. Quem quiser ir vai, quem quiser desistir a meio, desiste.

Eu nem queria entrar para univ. pq detestava tunas e movimentos academicos, andava mais interessado em despachar-me e bazar dali que andar a tocar viola.

;)
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Moralez » Segunda Set 05, 2005 14:13

Muitos esquecem que o que vocés entendem como a praxe é apenas a incersão na mesma, há imensas coisas que acontecem na praxe, todas elas não posso dizer, é que não convinha mesmo :roll:
AMD Athlon4 XP Barton 2800+
MSI KT4V Lan | 3x512MB DDR 333mhz
Samsung SyncMaster 959NF
XFX GeForce 6800 Ultra 256MB DDR3 | 2xWestern Digital 160gb
Creative SoundBlaster Audigy II | Cambridge SoundWorks Four Point Surround 1000
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 16:27

Mensagempor Makas_va » Terça Set 06, 2005 12:19

eu acho q tudo se resume ao q é a praxe. tudo q passe dos limites da dignidade n devia ser permitido.
Makas_va
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 11, 2005 12:36

Mensagempor creative » Terça Set 06, 2005 17:16

axo k a praxe foi mt bem pensada, e axo k todo o estudante deveria paxar pelo msm. pois se a praxe for levada para a positiva na desportiva, ninguem sairia xatiado ou maguado.
eu axo k deveria haver sempre praxe mas feita de um modo responsavel.

fikem bem

[-CrEaTiVe-]
ExIsTe Um MuNdO Mt MeLhOr Só K E CaRo Pa CaRaGo
creative
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 29, 2004 9:13

Mensagempor Moralez » Terça Set 06, 2005 17:23

O probolema é que há praxes que não o são:

- Instituto Piaget, actualmente já nem praxe deve existir mas quando existiu só faltou violarem as caloira;
- Universidade Luisada, um caloiro da tuna morrou após a praxe, o caso foi arquivado mas um facto que ninguém pode contestar, o tuninho 100% saudavel foi para lá para sair da praxe e saiu dali numa ambulancia para ir morrer no hospital;
- Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), uma ideia de praxe é por 120 caoiros atraz de raparigas transeuntes que nada têm a ver com o curso e quanto mais com o Instituto, para não falar noutras praxes despromovidas de respeito ou logica;
- Faculdade de Economia do Porto (FEP), a ideida de acolhimento passa por obrigar os caloiros a darem a volta á faculdade de quatro, casos de joelhos ensagueados e outros probolemas mais graves nessa area são comuns.

E isto são apena alguns das razões pelas quais existem, e fazem muito bem em existir, organizações anti-praxe.. infelizmente em vez de se focarem em ajudar a corrigir a praxe apenas querem abolir a praxe como que se de uma organização sádica e neandretal se tratásse...
Samsung SyncMaster 959NF
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor DJTDias » Terça Set 06, 2005 18:55

Moralez Escreveu:- Faculdade de Economia do Porto (FEP), a ideida de acolhimento passa por obrigar os caloiros a darem a volta á faculdade de quatro, casos de joelhos ensagueados e outros probolemas mais graves nessa area são comuns.

Ora o meu irmao , q acabou este ano o curso nao se queixou de nada ?! 8O :?
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Mensagempor Moralez » Terça Set 06, 2005 21:02

DJTDias Escreveu:Ora o meu irmao , q acabou este ano o curso nao se queixou de nada ?! 8O :?

Um dos principais nucleos de anti-praxe nasceu dai por alguma razão.
Tratam-se de certos extremos a que a praxe da FEP chega.
Samsung SyncMaster 959NF
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor blackspawn » Terça Set 06, 2005 23:19

Eu sinceramente axo que quem não concorda com a praxe simplesmente não vá à praxe, não é preciso estar commuitos dramas. Eu "frequentei" a praxe no primeiro ano (feup) fiz coisas que gostei e outras nem tanto, no 2º ano inda andei lá pelo meio vestido de morcego (eh eh :P) mas acabei por deixar aquilo simplesmente por não concordar com o "idealismo" existente por detrás da praxe (e por ter coisas mais importantes pra fazer).

Pá que não quer não é obrigado (na maioria dos casos)
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes