Formação em Informática - Como Começar?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor asturmas » Segunda Dez 17, 2007 15:25

Oficialmente são 6 dias uteis de ferias no natal e pascoa..
Tas 3 anos a aprender ciencias e afins para que?
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor forbid » Segunda Dez 17, 2007 15:47

Eu estou no 3ºano do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, estudo na Fernave S.A. - Instituto de Formação Profissional do Entroncamento.

Posso garantir-vos, visto que andei no tecnológico de informática no ensino dito "normal" e agora posso avaliar.

Sim a Matemática é a Matemática B, mas o mesmo não se pode dizer de Física, que é também um pouco mais fácil, mas dás a matéria oficial.

Quanto às disciplinas técnicas, posso-vos dizer que aprendem muito mais, e é muito mais complicado que no secundário, eu neste momento estou em estágio numa Multi-Nacional, já aqui estiveram estagiários de cursos tecnológicos e eles disseram-me mesmo que se nota a diferença.

Se nunca estiveram em ambos os lados, não julguem as coisas, pois, tudo é diferente incluindo o metodo de avaliação e a forma de dar aulas...

Tenho dito...

Cumps
Me... God... What's the difference?!

ASUS M3N78-VM
3x1GB DDR2 800 TwinMos
AMD Athlon 7750 Dual-Core 2.70 GHz
NVidia XFX GeForce 8600GT
Sound Blaster Audigy 2 with Creative Inspire 5.1 P580
Disco SATAII Maxtor 250 GB
Disco SATAII Samsung 300GB
forbid
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 03, 2004 16:25

Mensagempor acm » Segunda Dez 17, 2007 20:40

DiogoSanches Escreveu:
Serial_killer Escreveu:
asturmas Escreveu:Tou num profissional e vou para a UNI.
A matematica não é A nem B isto confirmado com a profa de mat.
Sinceramente estudar ciencias (ciencias e tecnologias) para ir para informatica acho estúpido..

Se fosse a ti, não achava tão estupido... Pelo que tenho de feedback de um aluno que é por acaso sobredotado a lógica, ou seja, tem sempre 20 a matemática (incluindo no exame) e ele têm-se visto um pouco aflito porque tem 3 disciplinas de matemática e 3 de informática....
Agora diz-me o que achas melhor? Andares 3 anos a fazer exercicios de matemática canja (e sei que são canja porque já tive acesso a muitos testes deles porque eu andei 1 semana no profissional de informática) e depois vês-te aflito na universidade. Eu fui o unico aluno do profissional de informática que mudou para CT, sabes o que me diz toda a turma hoje: O inteligente foste tu :roll: :roll: :roll:

Ah, e vejo colegas que andavam no 9º ano comigo, no passa não passa, e agora tiram 17/18/19 e eu vejo-me aflito para ter 17's e 18's... :roll: :roll:

Testes de recuperação? What is it? :lol: :lol: :lol:

Epá, disseste mesmo tudo :wink:

Daqui a uns anos voltamos a abrir outro tópico e vemos onde anda cada um :wink:
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 17:22

Mensagempor nunoemanuel » Segunda Dez 17, 2007 21:05

Andei num tecnológico de informática, e agr tou no Superiori, e posso-vos dizer que a única diferença que notei para já em relação aos meus colegas foi mesmo a Cálculo I (matemática), enquanto que a maioria dos colegas que vieram do chamado normal, ficam mais atrás nas cadeiras de Informática (áreas de programação e afins)...

Não existem cursos perfeitos, mas se forem auto-didatas, acho que é mais acessível aprederem a programar, do que matemática...

Quer os profissionais, quer os gerais, tem prós e contras...

Mas os espirito entre professores de tecnológicos para os gerais....e os métodos de ensino, acreditem...sao bastante diferentes...

Cumps
Imagem
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor DiogoSanches » Segunda Dez 17, 2007 21:43

acm Escreveu:
DiogoSanches Escreveu:
Serial_killer Escreveu:
asturmas Escreveu:Tou num profissional e vou para a UNI.
Sinceramente estudar ciencias (ciencias e tecnologias) para ir para informatica acho estúpido..

Se fosse a ti, não achava tão estupido... Pelo que tenho de feedback de um aluno que é por acaso sobredotado a lógica, ou seja, tem sempre 20 a matemática (incluindo no exame) e ele têm-se visto um pouco aflito porque tem 3 disciplinas de matemática e 3 de informática....
Agora diz-me o que achas melhor? Andares 3 anos a fazer exercicios de matemática canja (e sei que são canja porque já tive acesso a muitos testes deles porque eu andei 1 semana no profissional de informática) e depois vês-te aflito na universidade. Eu fui o unico aluno do profissional de informática que mudou para CT, sabes o que me diz toda a turma hoje: O inteligente foste tu :roll: :roll: :roll:

Ah, e vejo colegas que andavam no 9º ano comigo, no passa não passa, e agora tiram 17/18/19 e eu vejo-me aflito para ter 17's e 18's... :roll: :roll:

Testes de recuperação? What is it? :lol: :lol: :lol:

Epá, disseste mesmo tudo :wink:

Daqui a uns anos voltamos a abrir outro tópico e vemos onde anda cada um :wink:

Sim, acm, já sabemos que cursos profissionais é para o pessoal inteligente :roll:
DiogoSanches
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Mai 23, 2005 20:20

Mensagempor acm » Segunda Dez 17, 2007 22:12

Não disse nada apenas era engraçado um dia mais tarde ver onde cada um está. Não é preciso ter mau feitio
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor forbid » Terça Dez 18, 2007 1:14

DiogoSanches tu não tens como comparar as coisas, eu, por outro lado, já estive nos 2 lados e consigo comparar :)

Não julgues as coisas sem saber, há muita coisa sobre os cursos TÉCNICO-Profissionais que só vais saber e compreender depois de lá andares ;)

Cumps
Me... God... What's the difference?!

ASUS M3N78-VM
3x1GB DDR2 800 TwinMos
AMD Athlon 7750 Dual-Core 2.70 GHz
NVidia XFX GeForce 8600GT
Sound Blaster Audigy 2 with Creative Inspire 5.1 P580
Disco SATAII Maxtor 250 GB
Disco SATAII Samsung 300GB
forbid
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 03, 2004 16:25

Mensagempor asturmas » Terça Dez 18, 2007 1:15

Diogo alunos burros não podem andar em cursos profissionais..
Eu era para ir pro tecnologico de informatica mas como acabou..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor acm » Terça Dez 18, 2007 2:02

A típica resposta das pessoas é: "Curso Profissional? Ah isso é para os burros, que não querem estudar. "

Esses nem lá passam 1 ano.
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Cyrus3v » Terça Dez 18, 2007 9:17

acm Escreveu:A típica resposta das pessoas é: "Curso Profissional? Ah isso é para os burros, que não querem estudar. "

Esses nem lá passam 1 ano.

Tens razão, quando foi para um curso profissional o que se dizia é que era na boa que passavas e que eram cursos para pessoas que não tinham tanta capacidade. Acontece é que a minha turma começou com 18 e acabou com 10.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor asturmas » Terça Dez 18, 2007 11:26

Na minha escola as 2 turmas de informatica de gestão do ano passado tinham 25 alunos cada agora restam 13 em cada uma ..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor capiroxi » Terça Dez 18, 2007 11:56

asturmas Escreveu:
DiogoSanches Escreveu:
asturmas Escreveu:
DiogoSanches Escreveu:Vou para o 10º ano em 2008. Como pretendo seguir informática de gestão, estou a pensar em ir para ciências socioeconómicas. Já pus de parte cursos profissionais e tudo o que daí advenha ...

Cumps
Posso saber porque que não queres um curso profissional?
Se pensas que é muito facil tas muito enganado..

Além de facilitarem muita coisa, pelo menos em comparação com os cursos de agrupamentos. (desculpa lá mas é verdade)
Tal como o nome indica, o curso prepara para uma via profissionalizante, ou seja, para quem quer ir logo trabalhar, pelo menos está feito em maior parte para essas pessoas.
E outro factor que é capaz de ser dos mais importantes ... Tem matemática B e não matemática A, na universidade a disciplina principal para informática, como todos já sabem ... é a matemática, logo, é preciso ir com umas boas bases.

Cumps

Tou num profissional e vou para a UNI.

Tambem estou num curso profissional

concordo contigo
capiroxi
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Dez 03, 2006 19:06

Mensagempor asturmas » Terça Dez 18, 2007 12:12

Tinha as 11.45H uma aula de portugues para compensar a falta da professora na sexta e a professora altera hoje de manha para as 16.30 isto não funciona assim.
Hoje a essa hora não vou por não concordar com isto..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Serial_killer » Terça Dez 18, 2007 12:21

Cyrus3v Escreveu: Acontece é que a minha turma começou com 18 e acabou com 10.

8) 8) 8) Isso não é nada mau.... A minha de CT no 10º começou com 28 e acabou com o mesmo numero que a tua: DEZ 10 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

acm Escreveu:Não disse nada apenas era engraçado um dia mais tarde ver onde cada um está.

Porque não? Serei eu próprio a abrir, e quem sabe, se alguns de nós não estão a trabalhar juntos 8)

É assim, eu tive a oportunidade de estar nos 2 cursos... No TÉCNICO-profissional, como vários já salientaram, é virado para a parte técnica da informática, ou seja, parte prática. Dão-vos uns computadores para a frente e começam a aprender a parte prática. Chegam ao fim do curso, dão-vos uma carteira profissional e tão despachados, podem ir trabalhar.
E os que querem seguir para a universidade? Na altura disseram-me que os exames para a candidatura tinham de ser externos... Mantem-se? Vocês vão fazer algum exame este ano? :?
E digo-vos, ou vocês podem entrar com o exame de matemática B (coisa que eu estranho, porque senão também fazia o exame de mat B porque é muito mais simples) ou para fazerem o de mat A e tirarem boa nota... Ou são alunos como deve ser e inteligentes ou então... :roll: :roll: :roll:
Eu tenho colegas no ensino profissional, e faço os testes de matemática B deles fácilmente... Eles fazerem os meus... tá quieto ò preto... :lol:

Se faz lógica estudar ciências até ao 12º para ir para informática? NÃO. Ai concordo. Mas estudar a Fisica e a quimica faz lógica... Porque temos alguma matéria aplicavél à informática...
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor acm » Terça Dez 18, 2007 15:50

Na física e química as matérias aplicáveis às áreas de informática nós também temos, durante os 2 anos de física e química.
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes