LNEC conclui que melhor local para aeroporto é em Alcochete

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Qual a melhor localização para o aeroporto

A do Lnec no deserto onde não escolas,pessoas,hoteis
6
50%
A do Mario Lino e Psd: Ota
0
Sem votos
A do Marques Mendes :Poceirão
0
Sem votos
A de alguns :Portela mais um
2
17%
Sei lá o mais barato
0
Sem votos
Nenhum não é preciso aeroportos
4
33%

Total de votos : 12

Mensagempor ghost_matrix » Sexta Jan 11, 2008 20:54

HITMAN_FOX Escreveu:A não esquecer que o governo PSD e CDS foram os a favor da ota e agora saltam fora e dizem que nunca foram a favor esses sim são uns palhaços estes pelo menos dão a cara.
O Socrates até esteve bem ao meter o Lnec e decidir de acordo com o parecer deles.

Sao o governo, se nao dessem a cara estavamos mto mal mesmo.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor jim-lamego » Sexta Jan 11, 2008 22:01

HITMAN_FOX Escreveu:O Socrates até esteve bem ao meter o Lnec e decidir de acordo com o parecer deles.

LOL ! Ao menos já tem em quem deixar responsablidades caso as coisas não corram bem!
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Jan 11, 2008 22:21

Posturas Escreveu:É preciso lembrar que o aeroporto da Portela foi construido em 1940. Na altura os voos transatlântico eram feitos de hidroavião. E que o aeroporto foi construido para coisas destas aterrarem.
Tendo em conta o estado de desenvolvimento da altura quer da aviação, quer da sociedade portuguesa, não me parece que o aeroporto tenha sido mal planeado. Nas últimas duas decadas que houve um "boom" gigantesco na aviação (há 30 anos ninguem imaginaria que andar de avião se tornasse tão vulgar como andar de comboio). O problema é que nessa altura já estava praticamente tudo construido à volta da Portela (sendo que o relevo de Lisboa, também não ajudaria a uma eventual expansão).

o marquês de pombal fez a avenida da liberdade em 1880 com 3 vias para cada lado. visão de futuro?

Posturas Escreveu:O grande problema da Portela não são as duas pistas cruzadas (que até dão jeito) mas sim o facto de existirem poucos parqueamentos.

dão jeito em relação a ter apenas uma pista para aterrar e descolar. comparativamente a duas pistas independentes continua a ser pior. já para não falar que uma pista é muito menor que a outra.

Azarael Escreveu:Chegaste à mesma conclusão que o governo, para Alcochete fazer sentido (ou seja, para se justificar gastar tanto dinheiro) é preciso acabar com a Portela. Não sei, porquê mas não gosto muito dessa lógica...
E repara que Alcochete continuaria a fazer sentido, simplesmente não deveria ser preciso alargá-lo tão cedo. É que a Portela está ou não está a chegar ao ponto de ruptura?

O aeroporto de beja é que vai ser o low cost de Lisboa ? A ideia que tenho é o de Beja servir o Alentejo.

A conclusão para mim é simples: tu nao podes impor um aeroporto aos aviões nem às companhias aéreas, ou pelo menos não deves. o que deve funcionar é o mercado. não é por acaso que a nivel global os aeroportos das low cost sao mais afastados ou nas periferias das cidades, tirando uma ou duas excepções. e nas excepções as condiçoes humanas sao aquelas que estavam no pdf que meti acima.

beja é uma base militar que tem, salvo erro, a maior pista do continente (a maior é na base das lajes). oferece por si só muito potencial. mas o alentejo necessita de um aeroporto exclusivo quando, do aeroporto da portela a fara vao uns 300km? nao deve haver alentejano a mais de 200km de um aeroporto. pelo que li/percebi do site do aeroporto de beja aquilo é para usar companhias low cost.

Errr... a tua confiança num governo que mantém Mario Lino, é a mesma que num que não o têm? Não me acredito que haja muita gente que confie no tipo...

a minha confiança no governo é minha, tu tens a tua e a cada um de nós tem a sua. eu confio mais num goverto que tem capacidade para mudar de ideias e politicas do que um que troca alguem quando isso acontece. nao gosto do estilo dele, nao percebe a necessidade de dialogar com o povo. tambem o alfatek trouxe novos dados sobre isso.. eu nao ligo muito a isso, para mim conta mais o que se faz do que o que se diz. porque dizer todos dizem e fazer todos fazem. eu nunca acreditei que houvesse alguma coisa ao invés da ota e agora há.

Não percebo mesmo, em nome da "estabilidade" deve se manter ministros que já deram provas de incompetência e pouca habilidade?
Aliás seguindo a tua lógica que o país está se um bocado nas tintas para o ministério da cultura até que ponto é que ficariam com má imagem se a ministra fosse demitida? Ou melhor dizendo, convidada a sair?

provas de incompetência por dois ou tres casos? e as provas de competência as televisões tambem noticiam? para mim é um ministério menor. as decisões que ela toma é financiar isto ou aquilo e pouco mais. o orçamento que tem é curto e ela governa-se o melhor que sabe ou consegue e incomoda pouca gente. é claro que tu se clahar discordas disto ou daquilo, mas demitir-se por isso? epá, eu nao posso exigir que um ministro de demita por tomar uma decisão que eu nao concordo.

Eu percebi a quêm te referias, mas como disseste que a oposição pede demissões por tudo e por nada, tive que escrever o que escrevi.
E depois a questão não é ele não ser eng., a questão é ele ter MENTIDO DESCARADAMENTE e claro o curso dele ser uma farsa também não ajuda... É o Primeiro-Ministro de Portugal, sou o único que acha que devemos esperar mais, ou estarei a ser demasiado exigente?

Se calhar és demasiado exigente ou eu não faço ideia de onde ele mentiu descaradamente. Epá, achas que ele algum dia era alguem no partido ou onde quer que fosse, por muito boas ideias que tenha, se não fosse engenheiro ou doutor ou o que quer que fosse? mais, ele tem a engenharia dele numa universidade que funciona mal.. agora até já nem funciona. o que eu digo é que me estou nas tintas se ele é engenheiro ou pedreiro, doutor ou pintor. nao foi para desempenhar funções de engenheiro que foi eleito, foi para tomar decisões politicas.

Desde que o novo aeroporto ofereça custo de operação baratos, Lisboa não precisa de ficar sem "low cost". Portanto não será por o aeroporto ser em alcochete, ou onde for, que ficaremos sem voos "baratos".

Sim, só que nunca ouvi alguém falar disso para o novo aeroporto. Admito que posso estar a ser pessimista. :oops:

não estás a ser pessimista, estás a ser realista. um aeroporto daqueles tem de ter tarifas aeroportuárias altas. ou vai alcochete ser o low cost? mesmo que as companhias normalmente low cost operem em alcochete nunca conseguem os preços que conseguiriam se operassem no aeroporto de beja ou outro verdadeiramente low cost.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor forunista » Sexta Jan 11, 2008 22:59

Ui, bastou não vir ao forum durante um dia para estar repleto de mensagens, e que mensagens(refiro-me ao tamanho)...
Estava quase a desistir de comentar algumas mensagens porque já se começou a vaguear no assunto, mas não posso deixar ficar aqui uma observações.

Azarael Escreveu:Então ? Os ministros podem ter perdido toda a sua credibilidade que continua ser melhor estarem lá ? (já para não falar de já ninguém achar que sejam lá muito competentes...) (...)

Logo no parágrafo abaixo justificaste, e bem, o que querias dizer com esta pergunta. Só queria dizer que foste bastante claro e o bom senso esteve do teu lado, ao contrário do Ministro!

Posturas Escreveu:Ao nível da rentabilidade e da competitividade um único aeroporto será sempre melhor que dois aeroportos: há uma concentração de recursos e clientes.

Desculpa discordar completamente da tua opinião! 2 Aeroportos significa mais postos de trabalho, serve uma área maior e logo desenvolve mais 2 zonas em vez de 1.

Bad_Cop Escreveu:forunista, o aeroporto low cost de paris fica a 84 km de paris e o que serve frankfurt está a 126km (no mesmo documento). lisboa beja são, segundo o google maps, 170km todos eles IP e AE. será que a difrença é assim tanta? (eu enganei-me acima é a base aerea de beja e nao evora).

1º O aeroporto low cost de paris é também regional.
2º Queres comparar a área da França e Alemanha para Portugal ? Para não falar da qualidade das estrada...
Ser em Beja o maior aeroporto do país ? não me doa a mim a cabeça!

Bad_Cop Escreveu:(...) eu acho que 5 anos de estabilidade politica fazia bem ao país.. os ultimos 3 (des)governos nao completaram os seus mandatos..
até podia ser benéfico, entrar alguem que confiasse e defendesse o novo aeroporto para incentivar o governo pro-ota. honestamente nao sei.

5 ? Legislativas são 4 ...
O PS com maioria absoluta tem toda uma oportunidade para adoptar politicas que melhorem a situação do país. De maneira nenhuma esta política seguida de fechar tudo o que é serviço público, de arrogância devido a poderem aplicar qualquer lei que é sempre aprovada pela maioria, de mentiras, perseguição/violação/intimidação do direito à greve, queres mais ?! Estão a falhar em tudo, ou quase, olhe-se para a maior taxa de desemprego desde o 25 de Abril,quando disseram que criariam 150 mil postos de trabalho! Ainda agora despediram 200 trabalhadores na Gestnave!
É o governo que mais ataques tem feito aos portugueses em geral, desde o 25 de Abril.

Bad_Cop Escreveu:(...) e, como disse acima, gostava de ter 5 anos sem grandes mexidas, ver o que dá. porque apesar de custar um bocado as coisas até se têm endireitado um pco e, antes que perguntem, eu nao pertenço a uma classe priveligiada, sou filho de funcionários publicos que foram das classes mais penalizadas por estas medidas. no geral, o goverto tem feito algumas coisas.

Ver o que dá ?! 3 anos não bastaram ? Queres mais 1, ou ?!2 nas tuas contas?! para quê ? É agora que isto vai mudar ?
Só se o PS e o governo mudassem de politica...
Têm-se endireitado ? Desculpa Bad_Cop, que realidade estás a referir-te? do nosso país não é concerteza.
Também sou filho de um funcionário publico que tem de trabalhar mais 12 ANOS para ter a reforma por inteiro que teria antes desta lei ser aplicada! Imagina ires agora trabalhar e dizerem-te que és reformado ao fim de 40 anos se trabalhares na função publica e passado 39 anos dizem-te que tens de trabalhar mais 12! Anda uma pessoa a planear o futuro para isto ?
O governo não tem feito algumas coisas, tem feito muitas coisas, aliás, como nenhum outro fez até agora, ataques aos mais desfavorecidos.

Bad_Cop, muito sinceramente, em relação à tua opinião sobre este governo e a questão da estabilidade e confiança do Ministros em particular, acho que devias rever a tua posição. Acho que o Azarael, insistiu, a meu ver bem, nesta questão por ser flagrante e merecedora de reavaliação das pessoas que derem credibilidade a esta governo e agora saíram defraudadas.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor Azarael » Sexta Jan 11, 2008 23:10

alfatek Escreveu:Convém realçar que a opção d alcochete (CTA) nunca foi abordada em estudo nenhum. Quando o Ministro disse que na margem sul "jamais" isso tem uma razão: entre OTA e Rio Frio, a OTA ganhava claramente, Rio Frio nem sequer pode ser considerado por causa do impacto ambiental. Vir atirar sempre essa afirmação (infeliz) do ministro para defender o que quer q seja é simplesmente demagogia politica barata.

Quando apareceu a opção do CTA o governo parou o processo e encomendou um estudo comparativo. O estudo indica que o CTA é melhor que a OTA e foi escolhido o CTA. Não entendo qual o problema... O próprio ministro já tinha dito que até lhe apresentarem melhor hipotese, a OTA era a única viável. Foi apresentada uma nova hipotese, o ministro mandou estudá-la e decidiu.

Nunca, a hipotese do CTA foi estudada. Nunca!

O governo parou por pressão, não por pura iniciativa própria. Vamos lá puxar da memória. A ideia de procurar outros locais veio de fora ou de dentro? Mas não entremos por aí.
E depois, o Mário Lino pôs toda o seu peso atrás da OTA. Toda a sua credibilidade estava lá. Neste momento que credibilidade têm? Quanta gente aqui acredita mesmo que ele mudou de ideias, ou simplesmente viu que a OTA já não dava?
E não deixo de frisar o triste acontecimento na Assembleia da República...
Só mais uma coisa, é engraçado como no ínicio ou era a OTA ou Rio Frio, sendo uma delas impraticavel à partida. Grande "escolha" que era dada...

Bad_Cop Escreveu:A conclusão para mim é simples: tu nao podes impor um aeroporto aos aviões nem às companhias aéreas, ou pelo menos não deves. o que deve funcionar é o mercado. não é por acaso que a nivel global os aeroportos das low cost sao mais afastados ou nas periferias das cidades, tirando uma ou duas excepções. e nas excepções as condiçoes humanas sao aquelas que estavam no pdf que meti acima.

Não podes impor, mas sabendo o que querem podes oferecer essas condições e as companhias vêm.
Que é o que me faz confusão, neste momento o que têm tido mais crescimento na Europa têm sido as low cost, e a tendência ainda não têm sido contrariada. E se for, dúvido muito que seja por as outras companhia áreas roubarem clientes... Por isso, faz me confusão como as low cost são ignoradas para a futura Lisboa (ou pelo menos é a ideia que tenho, alguém me corrija se tiver a me enterrar).

E tb percebi que o aeroporto de beja vai servir as low costs, agora estava era a dizer que não serve é Lisboa.

Bad_Cop Escreveu:a minha confiança no governo é minha, tu tens a tua e a cada um de nós tem a sua. eu confio mais num goverto que tem capacidade para mudar de ideias e politicas do que um que troca alguem quando isso acontece(...)

Não fiquem com a ideia errada, não é bem por o governo ter mudado de ideias, mas sim pelo próprio comportamento de Mário Lino. É que ele nunca, eu digo nunca, voltou atrás. Pôs toda a sua credibilidade atrás da OTA, e ainda teve um comportamento hediondo na sua defesa. Mas pronto, assumir responsabilidades? O que é isso?

Bad_Cop Escreveu:provas de incompetência por dois ou tres casos? e as provas de competência as televisões tambem noticiam? para mim é um ministério menor. as decisões que ela toma é financiar isto ou aquilo e pouco mais. o orçamento que tem é curto e ela governa-se o melhor que sabe ou consegue e incomoda pouca gente. é claro que tu se clahar discordas disto ou daquilo, mas demitir-se por isso? epá, eu nao posso exigir que um ministro de demita por tomar uma decisão que eu nao concordo.

Estás a desviar-te daquilo que disse, não são os gastos, isso é outro problema de fundo. É mais o triste caso do MNAA depois do que ela foi dizendo :roll: . Vejamos lá, atira as culpas a um instituto que por acaso até tutela, mas não pede responsabilidades. Maravilhoso, simplesmente maravilhoso.

Bad_Cop Escreveu:Se calhar és demasiado exigente ou eu não faço ideia de onde ele mentiu descaradamente. Epá, achas que ele algum dia era alguem no partido ou onde quer que fosse, por muito boas ideias que tenha, se não fosse engenheiro ou doutor ou o que quer que fosse? mais, ele tem a engenharia dele numa universidade que funciona mal.. agora até já nem funciona. o que eu digo é que me estou nas tintas se ele é engenheiro ou pedreiro, doutor ou pintor. nao foi para desempenhar funções de engenheiro que foi eleito, foi para tomar decisões politicas.

Estás a gozar comigo ?
1. Tratavam-lhe por Eng. José Sócrates, porquê? Acharam piada?
Até nos papéis da AR estava lá escrito.
2. Ele já era um homem do partido muito antes de ser "eng.", e se queres ver um caso exemplo pesquisa sobre Armando Vara, é terrivelmente engraçado.
3. Sim, a culpa foi da universidade, o pobre coitado não sabia de nada, e também não se passou nada com o professor dele que por acaso deu-lhe várias cadeiras e era um gajo do PS ... :roll:
4. Pela última vez, não me interessa que ele não seja eng., apenas que tenha mentido descaradamento que o era. Até podia ter dito que era notário, vai dar ao mesmo.

Bad_Cop Escreveu:conseguiriam se operassem no aeroporto de beja ou outro verdadeiramente low cost.

É o que escrevi em cima, está muito longe, mesmo se calhar para Low Cost para servir Lisboa.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Jan 11, 2008 23:47

azarael, assumir responsabilidades? fala-se da ota desde guterres. a decisao está tomada praticamente desde aí e 3 governos depois é que alguem tem de assumir responsabilidade porque a locaçização nao era a melhor? epá se ele se demitir tudo bem. pode nao acreditar no novo projecto, a oposição fica contente, mas acho que se pode ganhar tanto com a demissao dele como com a permanência.

em relaçao à MC não estou por dentro desse "caso" portanto não vou falar.

mas porque é que toda a gente o continua a tratar por engenheiro? mera cortesia? eu não disse que ele só sendo engenheiro entrava para o partido, disse que nunca seria alguem (por outras palavras dirigente ou ministro) se o não fosse. tão simples como os partidos nas cidades e vilas pequenas procurarem os médicos, advogados, etc.. de louvar o psd aveiro que pôs um empreiteiro contra um ex-eurodeputado nas ultimas autárquicas.

eu não acho que esteja longe. para o propósito que é acho que está perto. e tambem de autocarro, com o melhoramento das infra-estruturas para alcochete e mesmo com as que já estão é possivel fazer aquela distancia em hora e meia, até entrar na zona das pontes. depois disso depende do transito, tal como na portela. acho que mais uma hora e meia ou duas de carro, para quem faz uma viagem ao preço da chuva, não é propriamente muito principalmente quando muitas agencias turisticas vao incluir a viagem de autocarro no pacote.

forunista, do principio do teu post para o fim...

mais postos de trabalho? o que dá postos de trabalho não é o numero de aeroportos, é o numero de vôos.

regional? se é low cost é internacional, muito mais que regional. não percebi muito bem o que querias dizer mas pronto. então mas agora isto é relativo? eu posso ir a frankfurt e demorar uma hora e meia de carro do aeroporto ao hotel porque alemanha é maior e um alemão que aterre em beja já nao pode demorar duas horas do aeroporto ao hotel porque portugal é um país pequeno? E o maior aeroporto do país nao é em beja, a maior pista do continente é que sim.

pronto, 4 anos.. detalhes.. percebes-te o que quis dizer ou isso afecta, vá lá, o meu direito à opinião? O PS com maioria absoluta tem oportunidade e legitimidade para fazer o que bem lhe apetece. eu vivo em zonas em que muita coisa foi fechada e, por incrivel que parece, vejo muita coisa a funcionar melhor.. escolas então.. é obvio que muita gente perde emprego, mas ganha-se produtividade e corta-se despesa. então mas os impostos que todos pagamos têm que ser gastos em funcionários sem produtividade porque o lugar que ocupam é inutil só para manter algumas pessoas empregadas? gostas dessa situação? eu não, simples. prefiro ver serviçoes inuteis fechados, maiores serviçoes centralizados. a perseguição/violação/intimidação nao percebo. eu nao me sinto intimidado a fazer greve, nem ninguem que conheço. aliás, ainda os ultimos aumentos foram assinados por todos os parceiros sociais, sindicatos incluídos. sairam 200 na gestnave e a autoeuropa anunciou mais 800 e tal até 2010, 300 deles este ano.. mas tens razão, no geral o desemprego aumentou.

3 anos bastaram? pah, ya.. o grande objectivo: défice controlado. inflação mais ou menos controlada. despesa mais ou menos controlado. o aparelho fiscal a funcionar como nunca (embora muito do mério tambem se deva ao antigo diretor geral dos impostos que transitou dos outros governos). segurança social não tão à beira da ruptura. e o desemprego aumentou, é a grande lacuna deste governo, sem dúvida. mudar? eu nao quero que mude.. quero que continue e melhore, nomeadamente o emprego. simplesmente o país tava na lama e achas que é com politicas sociais que se tira o país da lama? eu tambem estou farto de sacrificios, do impostos altos, etc, mas nao culpes este governo, culpa os que tomaram decisoes erradas ao ponto de ser necessário apertar o cinto como agora e nao tiraram proveito dela cotribuindo para o descalabro que era o défice, entre outras coisas. aliás, onde anda o PM que mais falava em apertar o cinto? que sucesso ele teve? o país estava de tanga. e como ele o deixou? de fio dental? se algum dia vier a estar de cuecas de certeza que o actual governo algum mérito nisso. e já não espero ver o país de boxers nos próximos tempos.

pah o teu pai tem de trabalhar mais 12 anos? os meus tambem. infelizmente é a trabalhar que se produz, não há nada a fazer. é de lamentar? certamente, mas seŕá que o objectivo que a medida pretendia ajudar a cumprir não foi (ou está a ser) cumprido? o governo atacou os mais desfavorecidos? e os grandes pensionistas que agora pagam impostos? o goverto atacou toda a gente. isso incomoda mais umas que outras, é certo, mas o conceito de sacrificios individuais pelo país é uma utopia?

eu não tenho de mudar de opinião. eu tenho a minha opinião, tenho direito a ela como tu tens à tua. eu divulgua porque quero e porque entendo que posso. e até a explico, quando não tenho que o fazer. se não aceitas a minha opinião simplesmente ignora-a por favor. o azarael insistiu e bem como tu e eu achamos só que o fez num tom muito mais saudável do que o teu e de uma forma muito mais construtiva que a tua. mais, eu não aceito conselhos para rever seja o que for. eu reformulo constantemente a minha opinião acerca de algo cada vez que recebo dados sobre esse mesmo algo. aconteceu ao longo da generalidade deste tópico e ao longo de todos os outros em que participo, sejam eles sobre hardware ou "treta". não é por tu achares uma coisa que todos têm de achar tambem. a isso chama-se democracia e direito de opinião.

falar de politica aqui dá sempre nisto. tenho decididamente de deixar de postar/comentar o que quer que seja neste tópico porque não é a primeira nem a segunda vez que, por ter opinião polémica ou difrente da dos demais, vejo alguem a aconselhar-me isto ou aquilo ou a desrespeitar o direito que eu tenho à minha opinião.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Posturas » Sábado Jan 12, 2008 0:07

Bad_Cop Escreveu:
Posturas Escreveu:É preciso lembrar que o aeroporto da Portela foi construido em 1940. [...]

o marquês de pombal fez a avenida da liberdade em 1880 com 3 vias para cada lado. visão de futuro?

Eu só defendo que era muito dificil preverem em 1938 o que aconteceu em 1980. Para hoje se ter margem para expansão, teria sido necessário impedir muita construção não só de prédios mas também da 2a circular.

Bad_Cop Escreveu:dão jeito em relação a ter apenas uma pista para aterrar e descolar. comparativamente a duas pistas independentes continua a ser pior. já para não falar que uma pista é muito menor que a outra.

Obviamente que ter duas pistas independentes é melhor, mas o objectivo de uma pista que cruza a pista principal não é funcionar como pista independente, mas sim proporcionar outra direcção de aterragem que é muito útil ou para evitar voltas (mais gasto de combustivel) para fazer a aproximação à 03/21 ou para permitir uma posição ao vento mais vantajosa. Para além disso a pista não é assim tão pequena: 2400 x 45 m, com excelentes condições climáticas todo o ano, é melhor do que muitas de outros aeroportos internacionais.

Bad_Cop Escreveu:A conclusão para mim é simples: tu nao podes impor um aeroporto aos aviões nem às companhias aéreas, ou pelo menos não deves. o que deve funcionar é o mercado.

Concordo. Apenas acho que não é necessário existirem dois aeroporto para existir competividade. Basta usarem terminais diferentes e cortarem nos serviço de terra nesses terminais (quem diz terminais, diz partes de terminais).

Bad_Cop Escreveu:não estás a ser pessimista, estás a ser realista. um aeroporto daqueles tem de ter tarifas aeroportuárias altas. ou vai alcochete ser o low cost? mesmo que as companhias normalmente low cost operem em alcochete nunca conseguem os preços que conseguiriam se operassem no aeroporto de beja ou outro verdadeiramente low cost.

Volto ao que disse anteriormente, as tarifas vão depender dos serviços que se oferecerem em terra e da procura do mercado pela mesma. Portanto acredito que o novo aeroporto tanto pode ter tarifas altissimas, como baixas, como ambas. Obviamente que se tiver ambas, as zonas de embarque e check-in destinadas aos passageiros das low cost não terão a mesma qualidade das dos restantes passageiros. E isso funcionará em quanto existirem slots vagas no novo aeroporto, obviamente que se as slots começam a ficar todas ocupadas os preços vão disparar, por isso é que as low cost por vezes operam longe dos aeroportos mais movimentados. Mas construindo de raiz será possivel proporcionar espaço para todas as companhias, quando o espaço das low cost começar a ser ocupado pelas outras companhias melhor para o aeroporto e para Portugal, porque se tornou num destino preferencial.

Depois se as low cost não voarem para Lisboa, vão voar para Beja? Os alentejos tem vontade disso e até poderão oferecer boas infraestruturas aeroportárias e preço baixos, mas quem é que vai querer voar para lá; fica longe de tudo e não oferece muitas opções de transporte; fazia falta um comboio rápido (nem digo TGV, um serviço regular de Alfa-pendular chegaria) para Beja ser viável.

forunista Escreveu:Desculpa discordar completamente da tua opinião! 2 Aeroportos significa mais postos de trabalho, serve uma área maior e logo desenvolve mais 2 zonas em vez de 1.

Exactamente mais postos de trabalho para a mesma quantidade de trabalho, menor eficiencia e competividade. Eu estou a analisar a situação do ponto de vista de uma entidade aeroportária / operador aeronáutico. E tu estás a analisar do ponto de vista dos trabalhores e das população. Compreendo o teu ponto vista, mas penso que a longo prazo as vantagens competitivas de um único aeroporto (com tudo centralizado) se sobreporão a dois aeroportos (e pelo vistos, segundo o estudo do LMEC, é mesmo preferivel um único aeroporto).
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Azarael » Sábado Jan 12, 2008 0:43

Bad_Cop Escreveu:azarael, assumir responsabilidades? fala-se da ota desde guterres. a decisao está tomada praticamente desde aí e 3 governos depois é que alguem tem de assumir responsabilidade porque a locaçização nao era a melhor? epá se ele se demitir tudo bem. pode nao acreditar no novo projecto, a oposição fica contente, mas acho que se pode ganhar tanto com a demissao dele como com a permanência.

Não estás mesmo a perceber a ideia. Não é uma questão de a OTA ter sido escolhida como local antes, trata-se da questão de Mário Lino, ter dito "jamais", de nunca ter considerado outra, e de ter atirado todo o seu peso atrás da OTA. É bem simples.

Bad_Cop Escreveu:mas porque é que toda a gente o continua a tratar por engenheiro? mera cortesia? eu não disse que ele só sendo engenheiro entrava para o partido, disse que nunca seria alguem (por outras palavras dirigente ou ministro) se o não fosse. tão simples como os partidos nas cidades e vilas pequenas procurarem os médicos, advogados, etc.. de louvar o psd aveiro que pôs um empreiteiro contra um ex-eurodeputado nas ultimas autárquicas.

Porquê não sei, mas não é por de repente ter-se tornado eng., se fosse assim, também começava a pedir às pessoas para tratarem-me por doutor.
Também não me estava a referir a entrar no partido. O Sr. PM, já era secretário de estado no primeiro governo do guterres antes de ter tirado o curso. Por isso também podemos concluir que a sua ascenção dentro do partido já tinha começado muito antes.

Bad_Cop Escreveu:pronto, 4 anos.. detalhes.. percebes-te o que quis dizer ou isso afecta, vá lá, o meu direito à opinião? O PS com maioria absoluta tem oportunidade e legitimidade para fazer o que bem lhe apetece.

Sim e não. O PS foi eleito com um determinado programa eleitoral, que condiciona um pouco o "que bem lhe apetece". Não elegemos nenhum ditador constitucional.

Bad_Cop Escreveu: escolas então.. é obvio que muita gente perde emprego, mas ganha-se produtividade e corta-se despesa.

Contudo a qualidade do ensino não está a subir...

Bad_Cop Escreveu:3 anos bastaram? pah, ya.. o grande objectivo: défice controlado. inflação mais ou menos controlada. despesa mais ou menos controlado. o aparelho fiscal a funcionar como nunca

Sei que é para o forunista, mas não vás mesmo por aí. Para começar o défice controlado, não está assim tanto controlado. E depois do que o tribunal de contas vai dizendo, não sei até que ponto podemos confiar nos números... A inflação está a subir... mas não há muito que o governo possa fazer quanto a isso. A despesa também está a subir, foi 4% este ano, acho eu, mas concedo que demora um pouco até alterações surgirem efeito. O problema é que dúvido que tenham ido longe o suficiente nelas.
E para acabar, concordo contigo que o aparelho fiscal está a funcionar como nunca... mas não da maneira que muita gente pensa... Conheço por exemplo, um caso em que um dono de um restaurante foi cobrado por uma suposta divida, contudo quando for a tribunal este dar-lhe-à razão (um tipo das finanças quase que lhe disse isto na cara) e receberá o dinheiro de volta mais juros. No entanto a cobrança já entrou para as mui sagradas estatísticas.
Se a minha memória não me trai no principio do ano passado saiu uma noticia no Público que dizia exactamente quanto dinheiro as finanças tiveram que devolver em 2006 por "erros processuais".
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor forunista » Sábado Jan 12, 2008 1:01

Bad_Cop Escreveu:forunista, do principio do teu post para o fim...

mais postos de trabalho? o que dá postos de trabalho não é o numero de aeroportos, é o numero de vôos.

Queres ver que 2 aeroportos com o mesmo número de voos do que 1 tem o mesmo número de funcionários ?!

Bad_Cop Escreveu:regional? se é low cost é internacional, muito mais que regional. não percebi muito bem o que querias dizer mas pronto. então mas agora isto é relativo? eu posso ir a frankfurt e demorar uma hora e meia de carro do aeroporto ao hotel porque alemanha é maior e um alemão que aterre em beja já nao pode demorar duas horas do aeroporto ao hotel porque portugal é um país pequeno? E o maior aeroporto do país nao é em beja, a maior pista do continente é que sim.

Antes de ser baixo custo(low cost) era para voos domésticos.
Quanto ao número de kms, claro que tens de ver a dimensão do país! Se formos pela mesma lógica de países com dimensões maiores, Portugal só teria 1 ou 2 aeroportos no máximo(norte e sul por exemplo...). Não faz o menor sentido existir um aeroporto em Beja para servir/complementar a população do litoral!

Bad_Cop Escreveu:(...) é obvio que muita gente perde emprego, mas ganha-se produtividade e corta-se despesa.

Em primeiro lugar, nunca, mas nunca despedir pessoas aumenta-se a produtividade! Quer dizer, tu tens 100 pessoas a produzir 100 sapatos, despedes 30, vais produzir 150 ?! Não me lixes!(desculpa a expressão)
O que tu vês, isso sim, é o aumento da carga de trabalho.
Quando fecharam, na minha zona, 2 SAPs e tivemos de ir para um 10 kms mais distante, sem condições e a abarrotar, os médicos aumentaram a "produção", para despachar os doentes começam logo a passar a receita e nem olham para a cara da pessoa. Ora aí está a melhoria do serviço!

Bad_Cop Escreveu:(...)prefiro ver serviçoes inuteis fechados, maiores serviçoes centralizados.

Ái é ?
Realmente coincide com as palavras do governo, só que esquecem-se que há uns anos diziam exactamente o contrário! Que era necessário descentralizar, maior proximidade. Engraçado...

Bad_Cop Escreveu: a perseguição/violação/intimidação nao percebo. eu nao me sinto intimidado a fazer greve, nem ninguem que conheço. aliás, ainda os ultimos aumentos foram assinados por todos os parceiros sociais, sindicatos incluídos.

Não percebes? Queres que refira exemplos de empresas onde os patrões chamaram a GNR no dia que fecharam, sem aviso prévio ? Ou de chamarem a GNR quando os trabalhadores da incineradora em São João da Talha fizeram greve sem qualquer motivo para chamar uma força?
Talvez também não te recordes do caso da GNR ter ido às instalações do sindicato num gesto de intimidação. É com gosto que te arranjo exemplos e dados mais concretos, se quiseres.

Bad_Cop Escreveu: sairam 200 na gestnave e a autoeuropa anunciou mais 800 e tal até 2010, 300 deles este ano.. mas tens razão, no geral o desemprego aumentou.

Calma lá, estamos a falar de coisas diferentes!
Gestnave é da responsabilidade do governo, ele é o único accionista da empresa! Autoeuropa é privada e um bom exemplo, raríssimo em Portugal.

Bad_Cop Escreveu:3 anos bastaram? pah, ya.. o grande objectivo: défice controlado. inflação mais ou menos controlada. despesa mais ou menos controlado. o aparelho fiscal a funcionar como nunca (embora muito do mério tambem se deva ao antigo diretor geral dos impostos que transitou dos outros governos). segurança social não tão à beira da ruptura.

Sim, o grande objectivo, défice 3%, foi sempre esse o objectivo único. Agora é abaixo dos 3%, como os gatos fedorentos fizeram o sckets, obcecados por isso, à custa dos trabalhadores, pensionistas, desempregados, doentes...
O défice a 3% e a economia de rastos, população pobre, maior fosso na Europa entre mais pobres e mais ricos, vivemos num país desigual e sem capacidade para crescer porque rebentaram com tudo.
Sabes há quantos anos se fala que a economia e o país estão a recuperar ? Desde que o Durão Barroso se foi embora, eu recordo-me muito bem de ele dizer que deixou um país com a economia já em crescimento e que vinham anos de maior crescimento. Já lá vão 3 anos e meio, o governo é outro e o discurso é o mesmo. Realidade: O país está pior, pedem mais sacrificios e não se augura melhoras.

Bad_Cop Escreveu:pah o teu pai tem de trabalhar mais 12 anos? os meus tambem. infelizmente é a trabalhar que se produz, não há nada a fazer.

Nada a fazer ? sacrifícios para todos ?
Oh Bad_Cop, para quem tem os pais a ter de trabalhar mais 12 anos em troca de nada, nem parece teu!
Pá, com o argumento que a trabalhar é que se produz cabe tudo! como se costuma dizer, "vai trabalhar malandro"!
Andam os teus e os meus pais a trabalhar 12 anos para, lá está, o fosso aumentar. Para engordar ainda mais os administradores. Vê lá se há sacrifícios para eles? Também queres exemplos de ordenados de administradores e mordomias ?

Bad_Cop Escreveu:eu não tenho de mudar de opinião. eu tenho a minha opinião, tenho direito a ela como tu tens à tua. eu divulgua porque quero e porque entendo que posso. e até a explico, quando não tenho que o fazer. se não aceitas a minha opinião simplesmente ignora-a por favor. o azarael insistiu e bem como tu e eu achamos só que o fez num tom muito mais saudável do que o teu e de uma forma muito mais construtiva que a tua. mais, eu não aceito conselhos para rever seja o que for. eu reformulo constantemente a minha opinião acerca de algo cada vez que recebo dados sobre esse mesmo algo. aconteceu ao longo da generalidade deste tópico e ao longo de todos os outros em que participo, sejam eles sobre hardware ou "treta". não é por tu achares uma coisa que todos têm de achar tambem. a isso chama-se democracia e direito de opinião.

Todos temos direito à opinião, pensar é direito que ainda não nos foi tirado. O que digo é que a tua opinião merecia ser revista, com todo o respeito que tenho por uma pessoa que não começo. Disse-o, ou tentei dizer, de uma maneira que não ofendesse.

Bad_Cop Escreveu:falar de politica aqui dá sempre nisto. tenho decididamente de deixar de postar/comentar o que quer que seja neste tópico porque não é a primeira nem a segunda vez que, por ter opinião polémica ou difrente da dos demais, vejo alguem a aconselhar-me isto ou aquilo ou a desrespeitar o direito que eu tenho à minha opinião.

A politica gera sempre opiniões divergentes. E é a debate-las que saímos mais informados. Já tive várias divergências com o Azarael, para dar um exemplo, e para mim foi construtivo e salutar. Espero que a opinião do Azarael seja identica :wink:
Não desrespeitei a tua opinião! disse que merecia ser revista, isto é não concordar contigo e tenho mais que razões para isso.
Quando nos são apresentados factos e não os queremos aceitar, secalhar devemos questionar-nos...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Jan 12, 2008 2:37

forunista,

pouca difrença faz.. só aumenta o numero de funcionários da limpeza porque têm turnos fixos e obrigatórios. o resto dos funcionários são praticamente os mesmos quando são racionalizados. quando não são é que, como é obvio, aumenta o numero de empregos mas tambem diminui a eficiência económica global porque há mais despesa para a mesma receita.

sim, era para vôos domésticos.. e então? agora é internacional low cost. tem um terminal que pouco mais é que uma tenda e as condições.. não vejo essa lógica das distancias.. obviamente que ninguem faz beja faro ou beja lisboa de avião, por isso mesmo é que o aeroporto está ali para as low cost.. aliás, as obras ficaram prontas em um ano porque julgo que está prestes a funcionar como aeroporto civil.

diminuir trabalhadores aumenta a produtividade. se uma empresa produz 100 sapatos com 100 trabalhadores, ao despedir 30 continua a produzir 100 sapatos com 70 trabalhadores o que torna a empresa mais produtiva pois com menos despesa (ordenados) faz os mesmos sapatos. isso, quando bem implementado, diminui o custo final do produto. e sim, tambem aumenta a carga de trabalho que corresponde ao aumento da produtividade individual e global. os sap's é outra história.. eu tenho uma opinião ligeiramente da tua.. em aveiro havia um sap num centro de saude a 100m das urgencias do hospital. para que? depois as urgências, a grande maioria delas, são sempre reencaminhadas para um hospital central melhor equipado. por exemplo os acidentes que na maioria das vezes só iam aos centros de saude e aos hospitais porque tinham que ir, alguns nem saiam das ambulancias. é obvio que no meio disto tudo alguns fecham injustamente.. e eu sei que é chato para ti fazer 10km e para outros fazer bem mais.. eu gostava de ter um hospital à porta de casa. mas se: primeiro, não há médicos para isso e segundo, não há dinheiro para isso, acho mesmo melhor reestruturar. é possivel centralizar serviços eficientemente. o que se vê agora, e em muitos sitios sempre se viu, é a confusão gerada pelas alterações.. eu sempre vi hospitais que funcionam bem e outros que funcionam mal.. já fui atendido num hospital em 5 minutos por estar cheio de dores de cabeça e já estive várias horas por ter uma dor num ombro. é chato tar com dores, mas a triagem de manchester serve para alguma coisa.. mas pronto isso já é OT e a vontade de explicar o que penso tambem já não é a mesma. o que o governo dizia antes nao me interessa. porque entao tambem olhava para o que diz agora a oposição e o que disse e fez quando estava no governo. o que me interessa é o que o governo faz e muitas das coisas são e eram inevitáveis.

os patroes chamam a gnr e a culpa é do governo? sabes que as greves têm de ser convocadas? epá, achas que o governo manda a gnr a uma cede sindical? achas que algum governo alguma vez pode fazer isso? sabes o que é a vasalgem de algumas instituições publicas? podias ter visto o comentário do miguel sousa tavares a essa situação que ele explicou duma maneira muito simples o que acontece. tu não arranjas dados nenhuns concretos. porque se os tivesses outros os tinham e o governo já tinham caído. o que tu dás é exemplos que conheces ou que viste noticiados algures. conheço bem algumas manifestações "pacíficas".

a gestnave é responsabilidade do governo.. ok, não sabia. anyway, quando uma fábrica privada fecha a televisao está lá e a culpa é do estado. quando os empregos são criados quem noticia? já agora, achas que o governo tem mão em todas as empresas publicas? o que é publico é o capital porque a gestão, a bem da comcorrencia deve ser o mais imparcial possivel. pah as empresas publicas, tal como as privadas têm de ser competitivas. isso muitas vezes implica o que disse atras, diminuir os custos laborais e aumentar a produtividade individual.

pah o défice era o grande objectivo e tinha de ser.. agora é preciso controlar e melhorar o resto. 3% é o exigido pelo pacto de estabilidade e crescimento da ue mas não é o ideal. é o minimo.. não foi à custa dos trabalhadores, pensionistas, desempregados e doentes.. isso é conversa de dirigente do PCP. porque nos trabalhadores, pensionistas e desempregados está a população toda. foi à custa dos portugueses. simples. se achas mesmo que o país está pior então pronto. eu não acho e duvido que me convenças do contrário porque para mim, para as pessoas que eu conheço e no meio em que me movimento o apanhado geral é que as coisas melhoram.. com esse pequeno prazer que é comer fora sem ter fumo de tabaco ao lado.

tu sabes que a segurança social estava na banca rota? se nao há dinheiro porque desde sempre as empresas fugiram a pagar essa responsabilidade e as pessoas que trabalharam durante o regime e nao descontaram nada queres que o teu pai fique reformado e não receba cheta porque nao há dinheiro? ou que trabalhe e receba o seu salário? quem diz o teu pai diz tu o meu, tu, eu.. os meus pais nao trabalham mais 12 anos.. o meu pai trabalha mais 5 porque ia-se reformar aos 60 anos e agora reforma-se aos 65 e a minha mae mais 7 porque ia fazer 35 anos de serviço e agora tem que estar até aos 65.

os administradores publicos ganham pouco.. se ganhassem mais estavam lá pessoas competentes ao invés de quem lá está agora.. mas perceber isso é dificil.. olha o paulo macedo.. achas que ele saída donde saiu para o governo se nao fosse ganhar o que foi ganhar? as coisas sao mesmo assim: ou pagas a quem sabe (e isso significa pagar ordenados de privado) ou metes lá quem não sabe a ganhar demais para o que faz.

a politica gera opiniões divergentes, então pronto, estamos entendidos.

azarael,

depois do que o alfatek disse, não volto a pronunciar-me sobre esse jamais ate ver o que realmente se passou dentro do devido contexto. como te disse eu nao vi isso na tv e a tua versao e a do alfatek sao difrentes. nao tenho razao para acreditar em ti mais do que nele nem vice versa portanto quando vir pelos meus olhos lá formulo opinião sobre isso.

foi secretário de estado porque, segundo penso, tinha vindo da js. é um grande salto. epá, ele mentiu por usar o titulo de engenheiro? isso incomoda-te muito mais a ti do que a mim, apenas e só isso. se és doutor tens o direito de exigir isso. mas ele exigiu a alguem que o chamem engenheiro? as pessoas sevem trata-lo por sr. primeiro-ministro ou sr. minitro que é o cargo que ele actualmente exerce.

sim, tem um programa eleitoral.. mas como deves saber os dados que a oposição tem não são os dados reais. portanto quando um governo começa a governar muitas promessas são alteradas. apesar de não ter cumprido muitas das coisas que prometeu eu faço um apanhado positivo do governo. tu e o forunista não. elementar, meu caro.

a qualidade do ensino não sobe porque a centralização das escolas fez-se sentir acima de tudo nas escolas primárias e isso não se reflecte na qualidade de ensino num ano nem em dois.. dou-te um exemplo simples de má gestão. tondela tem actualmente 2 escolas com 3º ciclo e secundário na mesma cidade a menos de 1 km uma da outra. na periferia do conselho, há alunos de s. j. do monte que fazem todos os dias uma hora e meia de autocarro para ir para a escola e outra para vir de lá, qualquer que seja a escola que frequenta. pagam 90€ por mês de passe para o autocarro. a escola podia ter sido feita no topo da serra e serva todos os alunos de lá, mas não.. mas pronto, não foi este governo que fez.. foi o outro antes.

o défice não está controlado? não, o santana é que o controlou.. epá, pode não estar ideal, mas para a porcaria em que estava não foi um mau trabalho, ou foi? já para não falar de os numeros serem abaixo de todas as previsões. se não confias nos numeros isso é outra coisa.. mas bruxelas não se tem queixado.
sim, no meio das dividas todas cobradas algumas (não muitas como queres fazer parecer) são precipitadas. mas mais do que de facto cobrar dividas, o que o aparelho fiscal tem feito é intimidar as pessoas e empresas para que estas paguem os seus impostos.

para finalizar,

estamos a falar de tudo menos de alcochete, da ota e da portela. não é que eu não goste de falar de outras coisas, mas acho que não é objectivo do tópico. embora esteja certo que assim que o hitman_ler estas palvras vai já criar uma thread sobre o que pensamos da actuação do governo (:D jking). tambem não adianta muito porque eu sou muito céptico em relação a algumas das coisas que vcs me disseram, que para vcs faz da minha opinião fundamentalista: eu vivo em 2 meios, um rural e um urbano e conheço mais ou menos os vicios e costumes de cada um deles. sei, tanto como vcs, que as coisas nao sao o que parecem. no caso do fisco, no caso do desemprego, no caso das manifestações, no caso das greves.. conheço tanto desempregado que ganha mais que o meu pai :roll:
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alfatek » Sábado Jan 12, 2008 4:40

Azarael Escreveu:
alfatek Escreveu:Convém realçar que a opção d alcochete (CTA) nunca foi abordada em estudo nenhum. Quando o Ministro disse que na margem sul "jamais" isso tem uma razão: entre OTA e Rio Frio, a OTA ganhava claramente, Rio Frio nem sequer pode ser considerado por causa do impacto ambiental. Vir atirar sempre essa afirmação (infeliz) do ministro para defender o que quer q seja é simplesmente demagogia politica barata.

Quando apareceu a opção do CTA o governo parou o processo e encomendou um estudo comparativo. O estudo indica que o CTA é melhor que a OTA e foi escolhido o CTA. Não entendo qual o problema... O próprio ministro já tinha dito que até lhe apresentarem melhor hipotese, a OTA era a única viável. Foi apresentada uma nova hipotese, o ministro mandou estudá-la e decidiu.

Nunca, a hipotese do CTA foi estudada. Nunca!

O governo parou por pressão, não por pura iniciativa própria. Vamos lá puxar da memória. A ideia de procurar outros locais veio de fora ou de dentro? Mas não entremos por aí.
E depois, o Mário Lino pôs toda o seu peso atrás da OTA. Toda a sua credibilidade estava lá. Neste momento que credibilidade têm? Quanta gente aqui acredita mesmo que ele mudou de ideias, ou simplesmente viu que a OTA já não dava?
E não deixo de frisar o triste acontecimento na Assembleia da República...
Só mais uma coisa, é engraçado como no ínicio ou era a OTA ou Rio Frio, sendo uma delas impraticavel à partida. Grande "escolha" que era dada...

A escolha de OTA ou Rio Frio não era uma "grande escolha", foi a escolha obtida a partir de inúmeros estudos desde antes do 25 de Abril... o próprio estudo do LNEC afirma isso. Todos os governos foram comprovando isso, dado que desde há muito que a decisão da OTA estava tomada, a diferença é que este governo quis avançar para o terreno.

No 1º ponto, tens razão. Só acho estranho é terem passado tantos governos e tantos anos e ter-se chegado à OTA e agora de repente é que se lembraram do CTA... A verdade é que só agora se considerou que o CTA (campo de tiro) não é assim tão importante e pode ser relocalizado. Acho que esta decisão foi bem tomada, mas concordo que andamos anos e anos e anos e anos a perder tempo, a "engonhar", para agora, finalmente, serem estudadas novas hipoteses e ter-se tomado uma decisão.

O ministro apostou na OTA tal como toda a gente séria e que seguia os estudos até à altura... Estranho era que o ministro não achasse isso quando os estudos apontavam para a OTA... E o próprio estudo do LNEC afirma claramente que a opção da OTA é perfeitamente viável, tendo algumas vantagens e desvantagens. A diferença entre os 2 locais não é assim tanta! Sinceramente não estou a ver que credibilidade perdeu.

O governo esteve mal em, mal entrou em funções, não ter encomendado um estudo comparativo entre X hipoteses e locais para ter arrumado de uma vez por todas a questão. Acho estranho ter de ser uma entidade externa a ter uma ideia brilhante de usar o CTA... Quanto à decisão actual, não vejo críticas de maior a apontar...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Desenvolvimentos : até já dizem que baixa as portagens

Mensagempor HITMAN_FOX » Sábado Jan 12, 2008 5:53

2008-01-11
Presidente do LNEC explicou à RTP conclusões do estudo sobre aeroporto

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... 84&tema=27

2008-01-11
Parlamento discutiu escolha de Alcochete

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... 70&tema=28

Governo prepara-se para renegociar contrato com Lusoponte

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... 73&tema=29
HITMAN_FOX
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Domingo Dez 02, 2007 18:50

Mensagempor Azarael » Sábado Jan 12, 2008 15:59

depois do que o alfatek disse, não volto a pronunciar-me sobre esse jamais ate ver o que realmente se passou dentro do devido contexto. como te disse eu nao vi isso na tv e a tua versao e a do alfatek sao difrentes. nao tenho razao para acreditar em ti mais do que nele nem vice versa portanto quando vir pelos meus olhos lá formulo opinião sobre isso.

[referência cultural americana] Drinking the cool-aid, huh ? [/referência cultural americana]

Versão? Mas pronto, vamos lá rever:

http://videos.sapo.pt/FYz5Agpyeez4lUnko8ws

E leitura adicional:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=277571
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=277571

Na margem sul "jamais".

Mas pronto, deve ser como o ministro disse no parlamento, ele nunca disse "jamais". (para isso infelizmente não encontro vídeo...)

foi secretário de estado porque, segundo penso, tinha vindo da js. é um grande salto. epá, ele mentiu por usar o titulo de engenheiro? isso incomoda-te muito mais a ti do que a mim, apenas e só isso. se és doutor tens o direito de exigir isso. mas ele exigiu a alguem que o chamem engenheiro? as pessoas sevem trata-lo por sr. primeiro-ministro ou sr. minitro que é o cargo que ele actualmente exerce.

Que idade achas que têm o nosso PM ? Ele já era presidente de uma concelhia qualquer quando foi para o governo.
Não é exigir, ele disse que o era, quando não o era. É bem simples. E não percebo como não achas grave (é que eu consigo "perceber" as ideias do forunista, por exemplo) que o nosso PM tenha mentido numa coisa tão grande como essa.

PS: Não sou doutor.

sim, tem um programa eleitoral.. mas como deves saber os dados que a oposição tem não são os dados reais. portanto quando um governo começa a governar muitas promessas são alteradas. apesar de não ter cumprido muitas das coisas que prometeu eu faço um apanhado positivo do governo. tu e o forunista não. elementar, meu caro.

O que é que a oposição têm a ver com isto? Só estou a dizer que não foi dada a maioria absoluta com o programa: "Faremos o que bem entendermos." Logo estão condicionados.

a qualidade do ensino não sobe porque a centralização das escolas fez-se sentir acima de tudo nas escolas primárias e isso não se reflecte na qualidade de ensino num ano nem em dois.. dou-te um exemplo simples de má gestão. tondela tem actualmente 2 escolas com 3º ciclo e secundário na mesma cidade a menos de 1 km uma da outra. na periferia do conselho, há alunos de s. j. do monte que fazem todos os dias uma hora e meia de autocarro para ir para a escola e outra para vir de lá, qualquer que seja a escola que frequenta. pagam 90€ por mês de passe para o autocarro. a escola podia ter sido feita no topo da serra e serva todos os alunos de lá, mas não.. mas pronto, não foi este governo que fez.. foi o outro antes.

Huh ? Não me estou a referir, ao encerramento de escola com menos de x alunos. Estou simplesmente a dizer que a qualidade do ensino não têm melhorado. O que é um "mas" importante.

o défice não está controlado? não, o santana é que o controlou.. epá, pode não estar ideal, mas para a porcaria em que estava não foi um mau trabalho, ou foi? já para não falar de os numeros serem abaixo de todas as previsões. se não confias nos numeros isso é outra coisa.. mas bruxelas não se tem queixado.
sim, no meio das dividas todas cobradas algumas (não muitas como queres fazer parecer) são precipitadas. mas mais do que de facto cobrar dividas, o que o aparelho fiscal tem feito é intimidar as pessoas e empresas para que estas paguem os seus impostos.

Não está controlado a longo prazo, que é o que interessa. A ideia que tenho, é que estão simplesmente à espera que a economia cresça de modo a que esta consiga suportar o crescimento do estado.
E não é bem eu pessoalmente não acreditar nos números, é mais o tribunal de contas dizer isso. (já para não falar o exercicio de desorçamentação das estradas de portugal que está em curso, mas já são outras coisa)
Quanto à Bruxelas estou me pouco cagando, uma coisa que pouca gente sabe é que o tribunal de contas europeu raramente aprova (alguma vez aprovou?) as contas de "bruxelas", por isso, fico mesmo na dúvida até que ponto se lhes podem dar credibilidade nesta matéria...

PS: Só para acabar, que como dizes já fugimos muito do tópico, eu não digo que não se têm feito nada, seria mentir. Simplesmente digo que não têm sido feito o suficiente.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Jan 12, 2008 22:34

em primeiro eu não sei o que essa expressão significa. segundo, eu estava a falar em relação ao que o alfatek disse do "jamais". mas pronto, eu já vi o tal video da tvi à dias. epá, eu sei que ele não diz nada de jeito, mas simplesmente não acho que o facto de ele sair traga algo de bom. simplesmente é um politico mais correcto, talvez mais comedido no que diz, a fazer o mesmo trabalho.. e a tal instabilidade que eu insisti mas que tu não achas fazer sentido.

não percebes que não me preocupe o primeiro ministro ter "mentido" sobre o seu titulo de engenheiro? não tens que perceber, tens de aceitar. isso não me incomoda, ponto. pah ele tem um diploma obtido bem ou mal, nao interessa. mas eu volto a dizer, sabes que ele nao é mesmo engenheiro? é que toda a gente na AR o trata por engenheiro. se ele não o fosse eles não o fariam e os tais documentos teriam de ser corrigidos, que não foram.. nunca ninguem veio a publico provar ou esclarecer isso. mas lá está, estou-me nas tintas.. ele até podia dizer que era médico, desde que não desse consultas.

o ensino não melhorou e eu disse que as medidas implementadas não resolvem os problemas a curto prazo. não vejo onde está o desacordo.

a longo prazo era impossivel controlar em 3 anos. pah o tribunal de contas tambem ainda não provou o contrário, ou provou? só manda "avisos" e concelhos. eu dou o beneficio da duvida tu não, apenas isso.
o TCE aprova as contas da uniao e nao de cada um dos seus estados membros. pode-lhe tirar credibilidade, pronto. mas o TC portugues tambem nao se queixa muito.

sim, mais podia ser feito, completamente de acordo. mas simplesmente não existem governos perfeitos. veremos se a economia cresce ou não, como fica o défice este ano, de o BP está correcto nas revisões em baixa ou se o governo surpreende.. veremos.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Azarael » Sábado Jan 12, 2008 23:50

Bad_Cop Escreveu:em primeiro eu não sei o que essa expressão significa. segundo, eu estava a falar em relação ao que o alfatek disse do "jamais". mas pronto, eu já vi o tal video da tvi à dias. epá, eu sei que ele não diz nada de jeito, mas simplesmente não acho que o facto de ele sair traga algo de bom. simplesmente é um politico mais correcto, talvez mais comedido no que diz, a fazer o mesmo trabalho.. e a tal instabilidade que eu insisti mas que tu não achas fazer sentido.

Traz algo de bom logo. Um ar fresco ao governo. Traz consequências e provavelmente alguém que fará um melhor trabalho. Mesmo para ministros portugueses acho que é extremamente improvável que arranjem alguém pior que o Lino.
Vejamos que mesmo com extrema competição o Sr. Mário Lino encontra-se confortavelmente entre os piores ministros de Portugal. E isto já é dizer alguma coisa

Bad_Cop Escreveu:não percebes que não me preocupe o primeiro ministro ter "mentido" sobre o seu titulo de engenheiro? não tens que perceber, tens de aceitar. isso não me incomoda, ponto. pah ele tem um diploma obtido bem ou mal, nao interessa. mas eu volto a dizer, sabes que ele nao é mesmo engenheiro? é que toda a gente na AR o trata por engenheiro. se ele não o fosse eles não o fariam e os tais documentos teriam de ser corrigidos, que não foram.. nunca ninguem veio a publico provar ou esclarecer isso. mas lá está, estou-me nas tintas.. ele até podia dizer que era médico, desde que não desse consultas.

Oh, isso já "aceitei" (um termo esquisito para usar até...) Já ouviste a antiga frase que uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade? Não te faz pensar às vezes?
As dúvidas quanto à licenciatura do PM nunca foram esclarecidas, é um facto. E já estamos a falar de dúvidas para lá do razoável.

Bad_Cop Escreveu:a longo prazo era impossivel controlar em 3 anos. pah o tribunal de contas tambem ainda não provou o contrário, ou provou? só manda "avisos" e concelhos. eu dou o beneficio da duvida tu não, apenas isso.
o TCE aprova as contas da uniao e nao de cada um dos seus estados membros. pode-lhe tirar credibilidade, pronto. mas o TC portugues tambem nao se queixa muito.

Não disse o contrário, e se reparares em outro post digo logo que alterações demoram algum tempo a surgir efeito. O meu "mas" é que dúvido muito que tenham ido longe o suficiente nelas. Que as coisas podiam e deviam estar muito melhor encaminhadas.
E o TC só manda avisos ?! Faz um pouquinho mais que isso.
Pequenos exemplos:
http://dn.sapo.pt/2006/11/16/economia/t ... _deso.html
http://dn.sapo.pt/2007/11/23/sociedade/ ... nacio.html
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 71525.html
http://jn.sapo.pt/2007/11/04/economia_e ... strad.html
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730

E antes não estava a falar do TCE, estava a falar de Bruxelas, ou seja a burocracia de bruxelas. O TCE raramente aprova as contas dessa burocracia.
O meu beneficio da dúvida sobre o governo não sei como se aplica a avaliações do TC sobre as contas. Eu dou o beneficio da dúvida quando vejo razões para o dar, caso a caso, não globalmente só pelo sorriso deste ou outro ministro.

Bad_Cop Escreveu:sim, mais podia ser feito, completamente de acordo. mas simplesmente não existem governos perfeitos. veremos se a economia cresce ou não, como fica o défice este ano, de o BP está correcto nas revisões em baixa ou se o governo surpreende.. veremos.

Não existem governos perfeitos, nem peço um, mas existem maus governos, governos medíocres e bons governos. Neste momento precisamos, e é que precisamos mesmo, de um bom governo, não de um medíocre.

Bem, vou fugir ainda mais ao tópico... mas quanto à economia... como começar...
Algo que muitos partidos fazem e não deviam fazer, é exagerar no que podem fazer acerca da "economia", especialmente agora quando a política monetária é feita pelo BCE (o que não é necessariamente algo mau).
Neste momento é esse o caso, a situação economica mundial não anda muito famosa, e até se fala numa recessão nos EUA. E ainda pior aqui ao lado em Espanha também já se vêm também bandeiras vermelhas (grande parte do crescimento das exportações portuguesas deveu-se a compras espanholas). Como é óbvio Portugal será afectado por isto tudo. Sejamos realistas a economia portuguesa está muito longe do oásis a que lhe chamavam no 80s, nem está a ter um crescimento que inspire confiança por agora.
Digo-te adorava estar errado, mas dúvido que esteja.

Até te faço uma previsão, ao longo do ano, o governo fará várias correcções quanto ao crescimento.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes