Se não estou enganado, desde que há democracia portuguesa o governo foi de um lado e o presidente de outro. Eu acho que deve continuar assim. Se não vejam, é muito perigoso dar o poder a um só partido, anda o presidente a abafar e apoiar as asneiras do governo e vice versa.
olhando para os bastidores do PS:
O sócrates é primeiro ministro ou é porta voz, leitor de discursos?(a olhar para os monitores

) Se um partido daquela importância coloca lá um zézinho, que passou anos como deputado, nunca deu provas de fazer bem o seu papel e acabou por ser promovido a candidato a 1º ministro, o que se pode esperar dos restantes candidatos?
Eu acho que é um desrespeito para com os eleitores e acho também que puseram lá o soares só mesmo para terem um candidato só de fachada, tal como fizeram com o socrates. É meramente a busca do poder pelo poder, a meu ver. E há que ver que o homem só com a campanha anda estoirado, ele bem diz que oferece a sua experiência e determinação, que é o que lhe resta.
O louçã tem muito potencial a meu ver (apesar de não concordar com algumas ideias dele), eu até votaria nele para dar relevância ao partido dele, mas o gajo não se acerca de pessoas ao nivel dele, ou pelo menos semelhantes. Assim, se no BE é so politicos de 2ª linha não merecem o meu voto.
Quanto ao PC, vira o disco e toca o mesmo, meus camaradas

!
Depois temos o alegre, que realmente tem o dom da palavra e bem discursar (nao fosse ele poeta) e o cavaco que diz querer estar atento ao que o governo faz.
Bem, acho que a escolha anda nestes dois, sendo que não reconheço no alegre qualquer merito politico e parlamentar, desconheço quais das suas qualidades e especialidades que iriam contribuir para o seu papel de presidente da républica.