Quanto ganha um informatico!!??

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor pagc » Quinta Jan 04, 2007 13:36

cyberj Escreveu:Não estou a dizer que não vale a pena tirar a licenciatura... eu proprio vou me inscrever para o ano para ir acabar o meu curso, mas tenho noção que as coisas que vou aprender serao muito poucas, e até tenho duvidas que as irei usar na minha vida profissional...

Apenas vou acabar o curso por uma questão de "Status", e satisfação pessoal!

Claro que vale, porque numa fase avancada da carreira nos postos de topo, ou és ou não tens hipótese nenhuma. Aquilo ainda é um clube privado. Os conhecimentos e a experiência valem enquanto andas na ferrugem a seguir vale o canudo.
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor XEDAS » Quinta Jan 04, 2007 13:40

Tens razão.

Eu acabei o meu curso a pensar que não sabia nada. E aparentemente era verdade, pois eu já aprendi montes de coisas que nem faladas são na univ e deveriam. Agora noto que muitas vezes uso certas coisas que na univ. na altura para mim eram dispensáveis e agora não são.

Para mim, uma licenciatura é mais uma arma para enfrentar o mundo do trabalho.

Em relação às certificações, tens razão, ms tb não se pode aprender tudo na universidade, então em informática, que o que aprendemos são as mesmo as bases. Mas importantissimas.

Eu gostaria de tirar certificações Microsoft e talvez Cisco. De resto sempre que posso entro em formações. Fiz duas de gestão de projectos e foi muito fixe. Já fiz de redes (algo básica), J2SE, .NET... Que ninguém pense que ao tirar um curso já se sabe tudo. não, tem-se é uma base de conhecimento importante para a aquisição de novos conhecimentos
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 19, 2004 15:57

Mensagempor dekinho_20 » Quinta Jan 04, 2007 14:26

pois, acho que tou a ser "roubado".. :P mas tb vou mudar de emprego. em principio vao ter aqui um membro a trabalhar na N0k1a. ;)

cumps
Imagem
by:SkylineGTR
dekinho_20
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 03, 2005 12:01

Mensagempor Tretabyte » Sexta Jan 05, 2007 18:05

Boas,
cyberj Escreveu:Infelizmente os cursos superiores de Informática em Portugal não estão virados para a área de sistemas, logo as empresas acabam por deixar para segundo plano a licenciatura.

ai está a razao pelo qual tenho o meu curso em standby à ja 3 anos...
e pelo andar da coisa, nem mm com a bosta de bolonha la vou.
é triste, trabalho com ppl de varios paises, estou em projectos em que tenho de trabalhar com pessoal freelancer belga, alemao, ingles, japones e quando comecamos a falar de salarios eu ate me apago.
ca em portugal, pensar em alguem informatico com status de freelancer é tipo falar do diabo numa igreja, la fora é o que rende, é o que existe, é o que se faz...
so tenho pena de nao ter tomates para bazar daqui :(

sobre tirar ou nao a licenciatura... bom, vou ser bastante sincero nessa resposta, vivemos num pais em que o ensino é ainda virado para o seculo 19, somos obrigado a ter 1500 cadeiras a nivel geral mas depois a nivel especifico ficamos sem saber ponta.
em UK por exemplo existem 38 cursos diferentes em praticamente todos os ramos da informatica, desdo simples saber instalar o windows numa maquina ate whatever you want, ca em portugal existem 4, 5? tudo a nivel geral, tens de ter cadeiras que nem lembra ao diabo, es obrigado a ter m****s que nao interessa nem ao menino jesus so pq existem muitos profs universitarios que, como tiraram cursos do seculo passado que ja estao mais do que desactualizados, tens de mamar com a cadeira do gajo pq é preciso mante-lo ocupado.
outra coisa, es trabalhador estudante? neste pais estas completamente xinado, os profs ate com a tua cara gozam so para terem o prazer de te lixar, eu sei disso por experiencia propria, passei mesmo por isso e só nao andei à bufetada com um pq virei-lhe as costas e bazei porta fora, estas m****s sao revoltantes e tristes...

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor pagc » Sexta Jan 05, 2007 18:13

Tretabyte Escreveu:so tenho pena de nao ter tomates para bazar daqui :(
Tretabyte

Então és louco, Quem não aproveitar enquanto é novo. sem familia, sem encargos às costas e o puder fazer, há-de-se arrenpender para toda a vida, porque depois, mesmo que queira é bastante mais dificil. E depois dos miudos irem para a escola, estás arrumado. Já lá estive e eles , mordem mas não comem ninguém
Cumps
pagc
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Sexta Jan 05, 2007 18:17

Boas,
pagc Escreveu:
Tretabyte Escreveu:so tenho pena de nao ter tomates para bazar daqui :(
Tretabyte

Então és louco, Quem não aproveitar enquanto é novo. sem familia, sem encargos às costas e o puder fazer, há-de-se arrenpender para toda a vida, porque depois, mesmo que queira é bastante mais dificil. E depois dos miudos irem para a escola, estás arrumado. Já lá estive e eles , mordem mas não comem ninguém
Cumps
pagc

sabes o estupido da coisa? eu proprio sei bem disso e admito :|

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor SkylineGTR » Sexta Jan 05, 2007 18:24

Tretabyte Escreveu:sobre tirar ou nao a licenciatura... bom, vou ser bastante sincero nessa resposta, vivemos num pais em que o ensino é ainda virado para o seculo 19, somos obrigado a ter 1500 cadeiras a nivel geral mas depois a nivel especifico ficamos sem saber ponta.
em UK por exemplo existem 38 cursos diferentes em praticamente todos os ramos da informatica, desdo simples saber instalar o windows numa maquina ate whatever you want, ca em portugal existem 4, 5? tudo a nivel geral, tens de ter cadeiras que nem lembra ao diabo, es obrigado a ter m****s que nao interessa nem ao menino jesus so pq existem muitos profs universitarios que, como tiraram cursos do seculo passado que ja estao mais do que desactualizados, tens de mamar com a cadeira do gajo pq é preciso mante-lo ocupado.
outra coisa, es trabalhador estudante? neste pais estas completamente xinado, os profs ate com a tua cara gozam so para terem o prazer de te lixar, eu sei disso por experiencia propria, passei mesmo por isso e só nao andei à bufetada com um pq virei-lhe as costas e bazei porta fora, estas m****s sao revoltantes e tristes...

Completamente de acordo. É esta a realidade que temos, pelo menos por parte da minha experiência.
Há cadeiras completamente ultrapassadas e outras sem qualquer interesse, péssimos professores (não todos), e acima de tudo, e como o Tretabyte disse, é tudo ensinado muito superficialmente, com excesso de teoria em detrimento por vezes da prática.

Sinceramente não me sinto muito preparado para entrar no mercado de trabalho neste momento, pois apesar de ter aprendido muita coisa, não as aprendi a fundo e não me sinto à vontade para ir para uma empresa com o pouco que sei, quando supostamente eles esperam muito mais.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor DIAABO » Sexta Jan 05, 2007 18:27

manda-te para fora pah! mm sozinho um ano nao custa nada! Eu tb tinha muitos receios mas acredita, mal aterras sentes-te uma pessoa diferente e é sempre para a frente! Claro que eu estou em ERASMUS e a coisa é diferente... mas eu so keria ficar 1 semestre e as coisas estao a correr bem e possivelmente no segundo semestre vou para a nokia :) estou xeio de medo, inda nem a licenciatura acabei.... mas vai-me dar ekivalencias... so espero o meu coordenador em PT aceitar...
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Mensagempor Serial_killer » Sábado Jan 06, 2007 13:09

Boas, sou mais novo que vocês, estou no 10º ano em Ciencias e Tecnologias.... Tenho média de 16, (17+ lol, era kase 18, a matemática, e 16 a quimica). Optei por ir para este curso porque queria ir para a universidade. Estava a pensar em chegar ao 12º, e nessa altura só tenho aulas pela manhã. E ai, fazia um curso de profissional (extra) para me preparar para a universidade... O que recomendam que venha a fazer? Qual a universidade que me recomendam? Qual o melhor curso? (sou da area de lisboa, mas se valer mesmo a pena, nem que tenha de ir para o porto). Eu gosto mais da área de hardware, mas não gosto muito da programação...

- Que curso extra, devo fazer e onde?
- Qual o curso e universidade (publica) que recomendam seguir?
- O que vou dar na universidade?
- Quais as bases necessárias?

Extra curricular:
- Manuseamento de computadores desde dos 6 anos
- Experiência em comércio de material informático desde dos 15
- Musico Filarmónico à vários anos
- Karateka

Ajudem por favor.... Vocês são os meus "idolos"....
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Sam Dias » Domingo Jan 07, 2007 12:33

Boas!

Estou neste momento no 12º ano e estou num curso de Ciências e Tecnologias......e queria ver se no fim do 12º conseguia entrar num curso de Informática e comunicação (Licenciatura), e mais tarde tirar cursos da Microsoft, Cisco, etc......., para no meu futuro ser administrador de redes.......O k é k acham?

Cumps.
Imagem
Sam Dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 15, 2006 10:50

Mensagempor cyberj » Segunda Jan 08, 2007 11:43

Serial_killer Escreveu:Boas, sou mais novo que vocês, estou no 10º ano em Ciencias e Tecnologias.... Tenho média de 16, (17+ lol, era kase 18, a matemática, e 16 a quimica). Optei por ir para este curso porque queria ir para a universidade. Estava a pensar em chegar ao 12º, e nessa altura só tenho aulas pela manhã. E ai, fazia um curso de profissional (extra) para me preparar para a universidade... O que recomendam que venha a fazer? Qual a universidade que me recomendam? Qual o melhor curso? (sou da area de lisboa, mas se valer mesmo a pena, nem que tenha de ir para o porto). Eu gosto mais da área de hardware, mas não gosto muito da programação...

- Que curso extra, devo fazer e onde?
- Qual o curso e universidade (publica) que recomendam seguir?
- O que vou dar na universidade?
- Quais as bases necessárias?

Extra curricular:
- Manuseamento de computadores desde dos 6 anos
- Experiência em comércio de material informático desde dos 15
- Musico Filarmónico à vários anos
- Karateka

Ajudem por favor.... Vocês são os meus "idolos"....

Sabes o que te digo..... caga na informatica... e vai para a superior de musica...lol dá mais dinheiro.....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jan 08, 2007 13:16

Boas,
nao vou responder as vossas perguntas pq isso sinceramente deverão de ser voces a analisar e a responder (sorry mas tem de ser mm assim) no entanto posso dar um concelho.
1º que tudo, todos os que dizem que vao tirar cursos da microsoft, cisco e afins, dizer é muito simples, fazer já nao é tao facil e paga-los muito menos.
Estamos a falar de cursos que rondam os 1000€ (e sao cursos iniciais para MCSE por exemplo) e que têm de ser actualizados a cada 3/5 anos, nao é pera doce nem cavalo dado por isso se pensam em fazer somente isso é bom que pensem bem.
2º infelizmente ca em portugal, como ja o disse acima, estamos ainda muito rodeados de ppl com mentalidades de mer**, como tal, em 70/80% das vezes, se não têm um canudo nas mãos, por mais experiencia que tenham (que em 90% das vezes têm bastante mais) a empresa escolhe o licenciado ao experiente ou entao o experiente mas depois corta-lhe as vazas a nivel de salario pq nao é uma pessoa licenciada.
3º todos hoje em dia têm a mania que sao informaticos mas atencao que a cursos de informatica nao é andar a instalar windows ou correr o word e o excel (digo isto pq ja apanhei caloiros completamente chocados quando chegam à primeira aula de programacao e perguntam onde é que vao aprender a instalar o windows e afins... e não estou a brincar!), como infelizmente temos um MUITO pequeno leque de cursos a nivel de TI (ramo informatico), 90% só têm programação, mm que queiram seguir administração de redes/sistemas têm de mamar com programacao ate deitar pelos poros...

para mim, neste momento, sao 3 pontos bastante criticos que devem de pensar muito bem antes de escolherem o que querem fazer da vossa vida a nivel de estudo universitario e mercado de trabalho.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Sam Dias » Segunda Jan 08, 2007 14:33

Tretabyte Escreveu:Boas,
nao vou responder as vossas perguntas pq isso sinceramente deverão de ser voces a analisar e a responder (sorry mas tem de ser mm assim) no entanto posso dar um concelho.
1º que tudo, todos os que dizem que vao tirar cursos da microsoft, cisco e afins, dizer é muito simples, fazer já nao é tao facil e paga-los muito menos.
Estamos a falar de cursos que rondam os 1000€ (e sao cursos iniciais para MCSE por exemplo) e que têm de ser actualizados a cada 3/5 anos, nao é pera doce nem cavalo dado por isso se pensam em fazer somente isso é bom que pensem bem.
2º infelizmente ca em portugal, como ja o disse acima, estamos ainda muito rodeados de ppl com mentalidades de mer**, como tal, em 70/80% das vezes, se não têm um canudo nas mãos, por mais experiencia que tenham (que em 90% das vezes têm bastante mais) a empresa escolhe o licenciado ao experiente ou entao o experiente mas depois corta-lhe as vazas a nivel de salario pq nao é uma pessoa licenciada.
3º todos hoje em dia têm a mania que sao informaticos mas atencao que a cursos de informatica nao é andar a instalar windows ou correr o word e o excel (digo isto pq ja apanhei caloiros completamente chocados quando chegam à primeira aula de programacao e perguntam onde é que vao aprender a instalar o windows e afins... e não estou a brincar!), como infelizmente temos um MUITO pequeno leque de cursos a nivel de TI (ramo informatico), 90% só têm programação, mm que queiram seguir administração de redes/sistemas têm de mamar com programacao ate deitar pelos poros...

para mim, neste momento, sao 3 pontos bastante criticos que devem de pensar muito bem antes de escolherem o que querem fazer da vossa vida a nivel de estudo universitario e mercado de trabalho.

sem mais
Tretabyte

isso já sabia de que os cursos da microsoft e afins eram caros......agora a tal programação nas redes é k é novidade para mim (não imaginava k havia tanta programação em redes), mas também não faz mal........programação é uma coisa interessante.. :) :wink:

PS. Thanks
Imagem
Sam Dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 15, 2006 10:50

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Jan 08, 2007 16:00

Um tecnico de informatica Hardware ganha uma miséria porque dás um xuto numa pedra e sai lá de baixo 4 ou 5 tecnicos a correr :)
Qualquer puto de 15 ou 16 anos monta e desmonta PC's e Afins de olhos fechados ... é uma ciencia basica que nao requer muitos conhecimentos, fazes 3 ou 4 vezes e nao precisas de aprender mais nada.

Para se ganhar bom dinheiro em Informatica terás que seguir o caminho do networking , aí sim os Tecnicos sao muito mais bem pagos e se tirar Engenharia ainda melhor , o mesmo se aplica a algum tipos de programação.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor pagc » Segunda Jan 08, 2007 17:17

A questão não e saber que curso está a dar mais dinheiro ou que oferece mais possibildades, mas de saber qual irá dar quando acabarem os respectivos cursos. Estas coisas funcionam muito por modas e se se sabe que determinado curso está a dar bom dinheiro, vai tudo para lá. Quando acabarem, acabam tantos ao mesmo tempo que necessáriamente os ordenados descem. Passou-se isso com os gestores, economistas, marketing, comunicação social, etc. É a lei da oferta e da procura.
Aquilo que define um ordenado é sabermos aquilo que os outros não sabem. Na minha área os ordenados valem 1800€ a 2000€ porque não se arranja gente disponivel no mercado. Mas isto vai durar mais 2 ou 3 anos porque (atraída pelos bons ordenados) forma-se ou transfere-se (entretanto) gente com fartura e os ordenados irão descer. Por isso parecendo uma boa escolha para um curso que nem é superior mas técnico profissional, na realidade não é.

Cumps
P.S. - Portanto, toca a descobrir e aprender a (boa) área que se segue :D
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes