Quanto ganha um informatico!!??

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Abr 26, 2007 11:46

Boas...

Li todos os post e com bastante atenção porque infelizmente não sei que rumo dar á minha vida. Nunca me preocupei a fundo com hardware e tudo o que aprendi quer de redes, softwares e afins foi por gostava do que aprendia.

Mas como já li para ai, infelizmente em Portugal, eu dizer que tenho conhecimentos e alguma experiência não me serve de grande coisa. Também não quis ir para a universidade porque também como alguns disseram as coisas que lá são dadas são demasiados generalistas, tantas cadeiras para fazer e tão pouco "sumo".

Por isso, dado que muitos dos que frequentam este fórum são realmente informáticos e conhecem o mercado de trabalho, queria perguntar-lhes:

Existe alguma coisa cá em Portugal relacionado com redes e a sua segurança?
Existe mercado para os cursos da Microsoft e CISCO???

Porque eu quero fazer uma coisa que goste e que tenha alguma saída. Não é quer ganhar rios de dinheiro, mas fazer uma coisa que me dê satisfação...

Cumps,
Cyrus
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor cyberj » Quinta Abr 26, 2007 12:08

Não só existe mercado para os certificados MS ou Cisco, como´hoje em dia é quase uma necessidade...

Neste momento exite muita carencia de certificados Cisco CNE.

Para teres uma ideia, contratei à cerca de um mês um CNE Cisco com 3 Anos de Experiencia pela modica quantia de 1600€ Liquidos, + Clio 5 Lugares + Telemovel com 50€ plafon.

Como podes ver... dá para viver!
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor PapaGigas » Quinta Abr 26, 2007 13:14

cyberj Escreveu:Neste momento exite muita carencia de certificados Cisco CNE.

CNE é da Novell... Cisco é outra coisa (a não ser que tenha outra certificação para alem de CNE). :roll:
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor cyberj » Quinta Abr 26, 2007 13:47

PapaGigas Escreveu:
cyberj Escreveu:Neste momento exite muita carencia de certificados Cisco CNE.

CNE é da Novell... Cisco é outra coisa (a não ser que tenha outra certificação para alem de CNE). :roll:

Tens toda a razão.... escrevo tantas vezes a palavra CNE quando falo de certificações.... que já vai de cór... :D :D :D

O Que eu queria dizer é Cisco CCIE.... Agora sim....

Não me estava a referir mesmo à Certificação CNE da novell, pois essa inflismente tem cada vez menos procura derivado à Novel ter descontinuado a Netware....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PapaGigas » Quinta Abr 26, 2007 14:00

cyberj Escreveu:O Que eu queria dizer é Cisco CCIE....

ahhhhh... assim sim, lol, mas olha que esse ordenado para um CCIE não é grande espingarda (como deves saber). :P
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor cyberj » Quinta Abr 26, 2007 14:03

PapaGigas Escreveu:
cyberj Escreveu:O Que eu queria dizer é Cisco CCIE....

ahhhhh... assim sim, lol, mas olha que esse ordenado para um CCIE não é grande espingarda (como deves saber). :P

Yep... porque achas que o contratei sem pensar 2 vezes :D :D :D :D :D :D :D

Ele tambem acobou a certificação à muito pouco tempo... depois no final do ano voltamos a conversar
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PapaGigas » Quinta Abr 26, 2007 14:33

cyberj Escreveu:Yep... porque achas que o contratei sem pensar 2 vezes :D :D :D :D :D :D :D

You "InforPIMP"... :lol: :lol: :lol:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor cyberj » Quinta Abr 26, 2007 15:02

PapaGigas Escreveu:
cyberj Escreveu:Yep... porque achas que o contratei sem pensar 2 vezes :D :D :D :D :D :D :D

You "InforPIMP"... :lol: :lol: :lol:

Nop... nada disso, apenas a experiencia tambem conta muito..... alem disso os €€€ não são meus, e tenho de justificar as despesas.... quando ele demonstrar trabalho torna-se mais facil de justificar!
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Abr 26, 2007 15:54

cyberj Escreveu:Não só existe mercado para os certificados MS ou Cisco, como´hoje em dia é quase uma necessidade...

Neste momento exite muita carencia de certificados Cisco CNE.

Para teres uma ideia, contratei à cerca de um mês um CNE Cisco com 3 Anos de Experiencia pela modica quantia de 1600€ Liquidos, + Clio 5 Lugares + Telemovel com 50€ plafon.

Como podes ver... dá para viver!

Ok, foi esclarecedor... É que quando falei com a instituição que administra esses cursos (só conheço duas) e lhes perguntei se havia trabalho eles indicaram mais a MS.

Mas essa pessoa que tu contras-te não é licenciada, pois não?

Depois só mais um favor, com base na tua experiência e conhecimento do mercado de trabalho qual seria o melhor curso da CISCO para tirar???
É que gosto muito de redes e a segurança delas, e a MS não está muito virada para isso.

E estava a pensar em tirar este que é seria uma espécie de base para começar a construir... CISCO CERTIFIED NETWORK ASSOCIATE

Aqui está uma lista dos cursos disponíveis

Código: Seleccionar todos
CISCO CERTIFIED NETWORK ASSOCIATE
CISCO CERTIFIED NETWORK PROFESSIONAL
CISCO CERTIFIED INTERNETWORK EXPERT
CISCO CERTIFIED DESIGN ASSOCIATE
CISCO CERTIFIED DESIGN PROFESSIONAL
CISCO CERTIFIED INTERNETWORK PROFESSIONAL
CISCO CERTIFIED SECURITY PROFESSIONAL
CISCO CERTIFIED VOICE PROFESSIONAL

Mais uma vez cyberj, obrigado pelo o esclarecimento...

Cumps,
Cyrus
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Quinta Abr 26, 2007 16:11

Cyrus3v;

Então é assim, antes de mais quero exclarecer-te de alguns pontos....

Exitem varias certificações de varios fabricantes....
Tendo em conta que não as podemos tirar todas temos de pensar bem no que queremos fazer da vida :)

Quem tira um MCSE (Microsoft), ou um CNE (Novel), CLE (Novell Suse Linux), está a tirar uma certificação em software, logo irá possivelmente ter um trabalho de fato e gravata.... mais ou menos...

Quem tira uma certificação ASE (HP) ou equivalente doutra marca, vai ter um trabalho de Ferrugem, mais ao nivel do Hardware....

Quem tira uma certificação Cisco, fica mais ou menos no meio....

Em termos de remuneração, sem duvida que em termos gerais, as certificações cisco neste momento sao as que estão a dar mais dinheiro.

Em relação a que certificação cisco deverás tirar:

O CISCO CERTIFIED NETWORK ASSOCIATE mais conhecido como CCNA é a 1ª certificação Cisco, ou seja o inicio do percurso. Logo tens de começar por aqui.

No entanto tens de decidir que CCNA queres tirar...

Só na certificação CCNA existe:

CCNA em Routing & Switching
CCNA em Design
CCNA em Storage Networking
CCNA em Network Security

podes ver tudo aqui: http://www.cisco.com/web/learning/le3/learning_career_certifications_and_learning_paths_home.html

Ou seja, só tu podes saber do que mais gostas... em relação à procura do mercado, o mais solicitado~é na area de Routing Switching e Netwaork Security...

A pessoa que eu contratei não tem formação superior.... mas mesmo que tive-se... pagava-lhe o mesmo!
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor leficoma » Quinta Abr 26, 2007 17:32

Boas...

...tem-se falado por aqui de certificados, Microsoft, Novell, Cisco...o que nao se tem feito (pelo menos para o meu entendimento, que é quase nulo nesta matéria) é dar-se exemplos concretos e mais "práticos" sobre o que cada pessoa certificada neste ou naquele certificado consegue fazer e quais os potenciais contratadores. E já agora, qual o "perfil" adequado da pessoa que decide tirar um certificado destes?

Desde já obrigado e cumprimentos a todos
P4 540, Chaintec SE6600GT, 2X512DDR2 533mhz, Maxtor 200Gb, numa Asus P5GD2-Deluxe
leficoma
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 05, 2004 22:30

Mensagempor cyberj » Quinta Abr 26, 2007 17:43

leficoma Escreveu:Boas...

...tem-se falado por aqui de certificados, Microsoft, Novell, Cisco...o que nao se tem feito (pelo menos para o meu entendimento, que é quase nulo nesta matéria) é dar-se exemplos concretos e mais "práticos" sobre o que cada pessoa certificada neste ou naquele certificado consegue fazer e quais os potenciais contratadores. E já agora, qual o "perfil" adequado da pessoa que decide tirar um certificado destes?

Desde já obrigado e cumprimentos a todos

Exemplos concretos são obvios.... não é? Se uma pessoa for certificada pela MS com o MCSE vai trabalhar dentro dos produtos microsoft... Instalações, administração, resolução problemas, e afins... acho que essa pergunta não faz muito sentido...

Em relação aos principais contratadores isso sim já faz mais sentido:

Ora bem, não será um loja de informatica, que irá contratar um MCSE, ou um CNE... como é obvio não terá capital para o sustentar...

Por Norma, quem contrata pessoas certificadas, são as grande empresas de TI, como por exempo, INDRA, NOVABASE; PTSI, Tecnidata, CPC IS, RUMOS, etc, etc, etc... Pois tambem são estas empresas que têm os contratos com os fabricantes, aos quais são impostos um numero minimo de certificados, por outro lado, tb são os clientes destas mesmas empresas que querem pessoas certificadas.

Em relação ao perfil de uma pessoa para tirar uma certificação.

Dependendo da certificação, existem já pre-requesitos obrigatorios pelos fabricantes, mas a juntar a isso...

- Ingles Fluente, pois os manuais e os exames são em ingles

- Bons conhecimentos de informatica

- Muita força de vontade, pois a pontuação minima para passar em cada exame é em media 80%.
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PapaGigas » Quinta Abr 26, 2007 20:58

cyberj Escreveu:No entanto tens de decidir que CCNA queres tirar...

Hummm... desculpa estar constantemente a emendar o que disseste, mas CCNA só tens "UM" (que eu saiba), ou seja, para ser "associate" é igual para todos (tens é 2 formas de tirar essa certificação, que eu me lembre), quando passas para "professional" é que o caso muda de figura, ai é que tens mesmo que escolher a vertente pela qual pretendes fazer carreira (no caso dele a minha sugestão seria CCSP, e depois CCIE security, que é o rumo que estou a tomar). Já agora, gostei do pormenor de falares ai na "Indra", LOL, já trabalhei para os gajos, e mais depressa os coloquei a falar Portuguenhol, que eles a mim a falar espanholês (ou será ao contrário? nunca sei dizer, LOL, mas pronto). :P

PS - Quanto ao InforPIMP... era uma piada, lol, não acredito que tivesses pensado que tivesse a falar a sério (embora o salário esteja baixo). :P
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Abr 26, 2007 21:44

cyberj Escreveu:Cyrus3v;

Então é assim, antes de mais quero exclarecer-te de alguns pontos....

Exitem varias certificações de varios fabricantes....
Tendo em conta que não as podemos tirar todas temos de pensar bem no que queremos fazer da vida :)

Quem tira um MCSE (Microsoft), ou um CNE (Novel), CLE (Novell Suse Linux), está a tirar uma certificação em software, logo irá possivelmente ter um trabalho de fato e gravata.... mais ou menos...

Boas...

Primeiro deixa-me agradecer-te pela a ajuda e dicas que me estás a dar. Depois, sim eu sei que existem diversas opções que podemos seguir, mas nunca me virei muito para a Novell porque é uma área muito restrita, para o Red Hat, nem pensar, principalmente a partir da altura que o Tio Bill fez aquele acordo com Portugal...

A área da MS, embora apelativa principalmente na parte de programação é ainda demasiado cara para mim, e aquilo que realmente gosto é testar a segurança de redes e acho que é algo que há pouco, pelo menos cá em Portugal.

cyberj Escreveu:Cyrus3v;
Quem tira uma certificação Cisco, fica mais ou menos no meio....

Em termos de remuneração, sem duvida que em termos gerais, as certificações cisco neste momento sao as que estão a dar mais dinheiro.

Em relação a que certificação cisco deverás tirar:

O CISCO CERTIFIED NETWORK ASSOCIATE mais conhecido como CCNA é a 1ª certificação Cisco, ou seja o inicio do percurso. Logo tens de começar por aqui.

No entanto tens de decidir que CCNA queres tirar...

Só na certificação CCNA existe:

CCNA em Routing & Switching
CCNA em Design
CCNA em Storage Networking
CCNA em Network Security

Ou seja, só tu podes saber do que mais gostas... em relação à procura do mercado, o mais solicitado~é na area de Routing Switching e Netwaork Security...

Ok, já percebi qual será mesmo a minha área, é a de Network Security.

cyberj Escreveu:A pessoa que eu contratei não tem formação superior.... mas mesmo que tive-se... pagava-lhe o mesmo!

Pois, esse é o meu receio. É tirar o curso e depois ver-me a ser ultrapassado, só porque aquele tipo tem formação superior. Também, o meu receio é gastar os tais 2600 euros necessários para o curso e depois ficar a ver passar os navios...

Mas essas instituições que administram os cursos, será que tem tipo contractos com algumas empresas de maneira a encaminhar alguns para lá????

PapaGigas, também te quero agradecer pela ajuda e pela a dica. Dado que estás a tirar também um curso desses queria perguntar-te:

É muito complicado o curso?
Eu sou uma pessoa bastante dedicada quando quero uma coisa, o inglês embora não seja nenhum expert, todos ou grande parte dos manuais que leio são em inglês.
O inglês que eles pedem é bastante técnico???
Já conseguis-te algumas propostas de trabalho?

Obrigado a todos pela a ajuda que me estão a dar

Cumps,
Cyrus
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Sexta Abr 27, 2007 8:19

mas CCNA só tens "UM" (que eu saiba), ou seja, para ser "associate" é igual para todos (tens é 2 formas de tirar essa certificação, que eu me lembre)

É possivel que tenhas razao, não sou certificado cisco, logo apenas falei pelo que li no site.

Pois, esse é o meu receio. É tirar o curso e depois ver-me a ser ultrapassado, só porque aquele tipo tem formação superior. Também, o meu receio é gastar os tais 2600 euros necessários para o curso e depois ficar a ver passar os navios...

Acredita que para a area de Networking, se alguem tiver de escolher entre um certificado cisco ou alguem com ensino superior não pensa 2 vezes, e escolhe o cisco.

A certificação cisco não é por si só garantia de arranjar trabalho, alias, nada é. certo?

Mas neste momento existe muita procura nesta area, basta ires a www.netempregos.com.pt e vês o numero de pedidos para a area de networking.

Eu não sou licenciado, como podes ver no inicio deste topico.
Fiquei-me pelo 12º ano, e tirei varias certificações, entre elas, NOVELL CNE 4, 5 e 6; Microsoft MCSE 2003, HP ASE, e estou agora a estudar para ir fazer os exames para Novell CLE (Suse Linux), pois a estudar para ir fazer os exames, porque não sou filho de pais ricos, nem me saio o euromilhoes, e não me apetece pagar uma fortuna em formação, por isso compro os Kits de auto-estudo, e proponho-me a exame :D :D :D

Neste momento tenho um trabalho estavel como consultor, ganho bem, no agora sim, começo a sentir alguma necessidade do canudo.

Trabalho à 8 anos, e neste momento começo a aspirar a um cargo de direcção, logo, inflismente, tenho noção que o canudo acaba por ser apenas uma questao de status, e que me faz falta. Por isso, este ano vou inscrever-me à noite....
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes