AEP quer despedimentos mais fáceis

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor forunista » Terça Set 25, 2007 19:05

Azarael Escreveu:E dar lucro é relativo... se bem entendo o modelo Combo tinha ido a concurso, a Azambuja perdeu em concorrência com outras fábricas, logo a razão de ser da fábrica desapareceu...

Nada é relativo e o concurso da combo é só para tapar os olhos, porque o que aconteceu foi a deslocalização da fábrica. Como aliás o processo foi tratado.

Azarael Escreveu:E já estamos a fugir ao inicial, houve ou não houve um afastamento da realidade? Tu próprio o disseste. Os trabalhadores e pior a CGTP não perceberam o que estava de facto em causa até ser tarde demais.

Se queres apenas ouvir-te, é contigo. Mais uma vez, não houve afastamento da realidade. Houve propostas e falta de diálogo por parte da administração. Estas a insistir que a CGTP não percebeu a situação, bem pelo contrário, tanto percebeu que foram lá solidarizar-se com os trabalhadores ao contrário de outros partidos que para além de nada fazerem nem puseram lá os pés!

Gostava de ter lido isso! Se realmente isso aconteceu, então as condições ainda eram melhores do que na Autoeuropa, o que não me parece ser o caso!!

Azarael Escreveu:Pelo contrário, não eram. Mas vais me dizer que os trabalhadores da Autoeuropa não foram mais flexivéis que os da Azambuja?

O que disse volto a repetir, houve diálogo na AE, ao contrário da Opel da Azambuja em que a decisão já estava tomada. Se bem me lembro, logo que a noticia veio à comunicação social, era de que a administração queria despedir 1200 trabalhadores.

Azarael Escreveu:Se estão lá ou não, não chega, é preciso o discurso apresentar soluções...
E questiono essa ligação, a última Greve Geral foi um pouco fracassada.
Quanto já adivinharem o mau resultado não é mesmo por aí, uma coisa é conhecerem o estado, outra reagirem perante o mundo actual.

Para além de estarem lá, pois são os únicos, senão os poucos que estão, sempre estiveram. Se há central sindical que conhece bem a realidade de quem trabalha, não tenhas a mínima duvida que é a CGTP que está ligado ligada directamente às empresas pelos seus sindicatos.
Se questionas é porque não conheces a realidade da central, o acompanhamento que têm de milhares de situações diárias que já tive oportunidade de me aperceber numa sessão na sede da central sobre a situação dos trabalhadores das TIs.

Quanto à Greve Geral, houve tempos em que deitavam Governos abaixo, hoje já não é bem assim. As condições não são as mesmas, as pressões para não fazer greve são enormes, as chantagens por parte das entidades empregadoras são comuns. E as ilegalidades que se cometem nos dias de greves para repor o trabalho são muitas!
Eu mesmo deparei-me com uma situação menos agradável no meu local de trabalho por ter feito greve.
Para não falar da desinformação da comunicação social e mesmo das pessoas em relação à Greve Geral. Só para dar um exemplo, muitas não sabias que era uma Greve Geral e outras nem sabiam que podiam faltar nesse dia!
Mas, aparte desta realidade a que muita boa gente passa ao lado, a UGT não aderiu à greve, mais uma vez a central querida do Governo acha que está tudo bem e não quis fazer ondas...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor Azarael » Terça Set 25, 2007 19:47

forunista Escreveu:Nada é relativo e o concurso da combo é só para tapar os olhos, porque o que aconteceu foi a deslocalização da fábrica. Como aliás o processo foi tratado.

Claro que é. Eu faço x aqui, mas lá faço x + 1, e garanto na mesma boa produção. O concurso é isto basicamente... Não é desculpa, é a razão. É justo? Não, mas é a realidade actual.

forunista Escreveu:Se queres apenas ouvir-te, é contigo. Mais uma vez, não houve afastamento da realidade. Houve propostas e falta de diálogo por parte da administração. Estas a insistir que a CGTP não percebeu a situação, bem pelo contrário, tanto percebeu que foram lá solidarizar-se com os trabalhadores ao contrário de outros partidos que para além de nada fazerem nem puseram lá os pés!

Estou-te a ouvir também e cito:
forunista Escreveu:Quanto ao caso da Opel da Azambuja, não se estava à espera que a empresa despedi-se 1200 trabalhadores, visto que não estava em causa a produtividade, apoios e até era um modelo dentro da GM!

É que me é díficil para mim assumir que toda a gente percebeu a situação, porque ao meu ver faz com que a intransigência dos trabalhadores e da CGTP actos "suicidas".
Perceberam a situação muito mais tarde só.

forunista Escreveu:O que disse volto a repetir, houve diálogo na AE, ao contrário da Opel da Azambuja em que a decisão já estava tomada. Se bem me lembro, logo que a noticia veio à comunicação social, era de que a administração queria despedir 1200 trabalhadores.

Na Opel se me lembro houve propostas antes de a decisão ser tomada.

forunista Escreveu:Para além de estarem lá, pois são os únicos, senão os poucos que estão, sempre estiveram. Se há central sindical que conhece bem a realidade de quem trabalha, não tenhas a mínima duvida que é a CGTP que está ligado ligada directamente às empresas pelos seus sindicatos.
Se questionas é porque não conheces a realidade da central, o acompanhamento que têm de milhares de situações diárias que já tive oportunidade de me aperceber numa sessão na sede da central sobre a situação dos trabalhadores das TIs.

Conhecer a realidade dos trabalhadores é uma coisa, a realidade do mundo em que trabalham é outra.

Não consigo impôr ao governo e aos empregadores toda a culpa por falta de mobilização... Especialmente quando a greve correu assim mal.
A meu ver nenhum dos lados era "bom" nessa greve. Acredito que tenha havido pressões por parte do governo, mas isso não quer dizer que a conduta da CGTP tenha sido exemplar. Ainda me lembro de alguma sabotagem no metro do Porto... E questiono as razões da CGTP.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor forunista » Terça Set 25, 2007 20:22

Azarael Escreveu:Conhecer a realidade dos trabalhadores é uma coisa, a realidade do mundo em que trabalham é outra.

Não destrinço uma coisa da outra. Muitas coisas mudam de aparência mas o conteúdo é o mesmo.

Azarael Escreveu:... E questiono as razões da CGTP.

Em relação à Greve Geral ?
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Terça Set 25, 2007 22:21

forunista Escreveu:
Azarael Escreveu:Conhecer a realidade dos trabalhadores é uma coisa, a realidade do mundo em que trabalham é outra.

Não destrinço uma coisa da outra. Muitas coisas mudam de aparência mas o conteúdo é o mesmo.

Depende do que estivermos a falar.

forunista Escreveu:
Azarael Escreveu:... E questiono as razões da CGTP.

Em relação à Greve Geral ?

Yup.

EDIT: Isto evoluiu demasiado para uma conversa a dois...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor forunista » Quarta Set 26, 2007 8:59

Azarael Escreveu:Em relação à Greve Geral ?

Yup.
[/quote]

Havia mais que motivos. Só se via manifestações em diversas áreas.
Desde o 25 de Abril que não se vê um governo atacar tantos direitos de quem trabalha.

Azarael Escreveu:EDIT: Isto evoluiu demasiado para uma conversa a dois...

Sim, mas não temos a culpa que não participem.
Principalmente quem lançou o tópico! Lançou a faísca e foi embora :lol:
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quarta Set 26, 2007 11:55

Havia mais que motivos. Só se via manifestações em diversas áreas.
Desde o 25 de Abril que não se vê um governo atacar tantos direitos de quem trabalha.

Quais direitos em particular?

PS: Acho que já n tenho grande vontade de continuar com este tópico...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante