Garantia!!!

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Garantia!!!

Mensagempor Gost » Sexta Jul 07, 2006 18:23

Olá!!

Eu tinha uma placa gráfica Club-3D 6800Gs, k não sei o k lhe aconteceu (não fiz overclock, e também não tencionava fazer mais tarde, simplesmente a queria manter assim, por muitos e longos anos), mas com menos de 1 mês nas minhas mãos, e da noite pro dia, quando liguei o pc estava com uns problemas em que apareciam pontos e linhas no ecra, de muitas cores, formas e feitios.
Pronto, o pc é novo e a gráfica também era (foi adquirida na mesma loja do pc, mas posteriormente a este devido a uns problemas com uma x800gto e a motherboard, que eram incompactiveis, sendo assim, a loja deixou-m assim trocar a grafica por uma que fosse compactivel, e enquanto vinha a nova fizeram o favor de me emprestar uma N6600 Silencer), e como tal tinha garantia de 2 anos.
Levei o pc à loja, para mandarem a gráfica para a garantia, e assim foi, isso dia 24/4/2006. No dia a seguir fui-lhes entregar a caixa e as cenas (Cd's, cabo, adaptador) k a gráfica trazia. Na loja ainda lá tinham a mesma 6600, que me tinham emprestado antes, e voltaram a emprestar-ma.
A minha 6800Gs, só chegou à sede da loja no dia 28/4/2006, e a partir daí passei a ir quase todas as semanas à loja, para saber novidades (vindas a por favor da sede da loja, por que o cliente pressionava) à cerca da minha gráfica, mas o que me diziam eram coisas do género: a gráfica deve estar a vir; nos até ao fim desta semana liga-mos-lhe; a gráfica deve estar quase a vir, porque se da sede não lhe telfonam...
Bem, com isto já lá vão 2 meses e ultimamente eu tenho-m passado dos carretos, porque acabei as aulas, nao tenho a minha gráfica, vou a loja quase todos os dias (há quem faça umas corridinhas de 5km e assim, mas eu sou mais criativo!!), e nesta semana, eu disse-lhes que precisava da minha gráfica até sexta, porque me ia embora e não daria para passar por ali tão depressa (a ver se apressava a situação), mas na realidade foi porque eu estou farto desta treta. E que (já que eu ainda não tinha visto nada, tinha que fazer barulho) se não me quisessem trocar a gráfica , ao menos que devolvessem o dinheiro ou que a trocassem por outra.
Mas o que me souberam dizer, foi que o distribuidor não tinha nenhuma para a troca!!!!!!! E eu que tenho a ver com isso???? Na realidade nada, mas quem as paga sou eu!
Agora, a quem me posso queixar?!

p.s. - não me dava jeito nenhum neste momento chegar á loja e partir a cara ao gajo... mas não será tarde :twisted:
Gost
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 08, 2006 18:41

Mensagempor d@vidream » Sexta Jul 07, 2006 19:01

k paranoia... 8O
Geralmente(n sei se a lei obriga)o material com problemas e em garantia,deve ser trocado num periodo de um mês,caso esse mês passe,e se o vendedor for pressionante com o fornecedor e minimamente correcto faz-se o crédito do equipamento.
Agora informa-te aqui:
http://www.deco.proteste.pt/

Cumps
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor Squall2000 » Sexta Jul 07, 2006 19:35

Só assim por acaso isso não foi numa loja da chip7, é que a mim aconteceu-me algo semelhante mas com uma 5200
Squall2000
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 24, 2004 16:54

Mensagempor Gost » Sexta Jul 07, 2006 20:11

Squall2000 Escreveu:Só assim por acaso isso não foi numa loja da chip7, é que a mim aconteceu-me algo semelhante mas com uma 5200

Não, foi numa loja da minha cidade, mas a sede é em Vila Real.
Gost
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 08, 2006 18:41

Mensagempor paperless » Sexta Jul 07, 2006 20:19

Epá em principio é obvio que tens o direito de ter o dinheiro de volta..
paperless
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 07, 2005 22:04

Mensagempor SkylineGTR » Sábado Jul 08, 2006 0:41

Normalmente se não conseguem reparar dão-te uma igual em troca. Se não houver mais esse modelo devem ou devolver o dinheiro ou dar-te uma nota de crédito na loja.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor tntnt » Sábado Jul 08, 2006 2:39

SkylineGTR Escreveu:Normalmente se não conseguem reparar dão-te uma igual em troca. Se não houver mais esse modelo devem ou devolver o dinheiro ou dar-te uma nota de crédito na loja.

Sim, mas axo q normalmente, e visto q só passou 1 mês, deveriam trocar logo em vez de activar a garantia. É q um mês é praticamente DOA... digo eu!
cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Mamil0s » Sábado Jul 08, 2006 8:08

Gost Escreveu:Bem, com isto já lá vão 2 meses e ultimamente eu tenho-m passado dos carretos, porque acabei as aulas, nao tenho a minha gráfica, vou a loja quase todos os dias (há quem faça umas corridinhas de 5km e assim, mas eu sou mais criativo!!), e nesta semana, eu disse-lhes que precisava da minha gráfica até sexta, porque me ia embora e não daria para passar por ali tão depressa (a ver se apressava a situação), mas na realidade foi porque eu estou farto desta treta. E que (já que eu ainda não tinha visto nada, tinha que fazer barulho) se não me quisessem trocar a gráfica , ao menos que devolvessem o dinheiro ou que a trocassem por outra.
Mas o que me souberam dizer, foi que o distribuidor não tinha nenhuma para a troca!!!!!!! E eu que tenho a ver com isso???? Na realidade nada, mas quem as paga sou eu!

Não tens nada a ver com isso... o teu negócio é com a loja, e não com o fornecedor. Os problemas com o fornecedor cabem só à loja e não ao cliente.

O que se passa no teu caso é que a loja onde compraste parece que não troca o material como devia, mas sim dá ao fornecedor para fazê-lo.
Por lei, a loja é que deve trocar ao cliente, e só depois mandar a peça defeituosa para o fornecedor, para que a troque e envie para a loja para ficar no stock da mesma.

Uma analogia semelhante é o que os ISPs dizem, quando contratamos uma linha de 2Mb, e só temos 1.5Mb... a culpa não é deles... é da central, da linha, ou do cão que vai lá dar a sua mija da manhã...

Gost Escreveu:Agora, a quem me posso queixar?!

DECO ou Instituto do Consumidor. Se eles não te puderem trocar a gráfica, são obrigados a devolver-te o dinheiro.
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 16:04

Mensagempor jpeixoto » Sábado Jul 08, 2006 8:49

Squall2000 Escreveu:Só assim por acaso isso não foi numa loja da chip7, é que a mim aconteceu-me algo semelhante mas com uma 5200

não podes referir-te a entidades comerciais...
X2 4200+ AM2|2x512mb DDR2 Kingston|M2N-E NF570 Ultra|7600GT XXX PCI-E|Eurotech 460W|Megaworks 550|2x160GB Sata|Samtron 98PDF|Skystar 2|NEC 7170.
Imagem
jpeixoto
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mar 12, 2005 21:37

Mensagempor jpeixoto » Sábado Jul 08, 2006 8:56

Então, pelo que percebi, quando algo me avariar e a loja me disser (como sempre tem sido feito) que a peça vai para a garantia, na verdade vai para o fornecedor... posso exigir-lhes que me troquem eles a gráfica, que se nao tiverem, a mandem vir do fornecedor, mas nunca mandar o fornecedor trocar...

Digo isto pois as graficas com overclock nao têm garantia e as lojas nao têm recursos para testar se a grafica esta avariada por uso indevido ou não.

A maioria das lojas diz-me: o seu produto vai ser enviado para a garantia... na realidade vai para o fornecedor, certo?
X2 4200+ AM2|2x512mb DDR2 Kingston|M2N-E NF570 Ultra|7600GT XXX PCI-E|Eurotech 460W|Megaworks 550|2x160GB Sata|Samtron 98PDF|Skystar 2|NEC 7170.
Imagem
jpeixoto
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mar 12, 2005 21:37

Mensagempor SkylineGTR » Sábado Jul 08, 2006 12:21

jpeixoto Escreveu:Então, pelo que percebi, quando algo me avariar e a loja me disser (como sempre tem sido feito) que a peça vai para a garantia, na verdade vai para o fornecedor... posso exigir-lhes que me troquem eles a gráfica, que se nao tiverem, a mandem vir do fornecedor, mas nunca mandar o fornecedor trocar...

Digo isto pois as graficas com overclock nao têm garantia e as lojas nao têm recursos para testar se a grafica esta avariada por uso indevido ou não.

A maioria das lojas diz-me: o seu produto vai ser enviado para a garantia... na realidade vai para o fornecedor, certo?

Os 2 anos de garantia que as lojas têm de dar é para exactamente isso, durante 2 anos eles é que são responsáveis por lidar directamente com o fabricante/distribuidor em relação ao produto. O produto que comprares pode até ter 3 anos de garantia (dadas pelo fabricante), mas passados 2 anos terás de lidar tu directamente com o fabricante, porque a loja deixa de ter essa responsabilidade.

Quando envias algo para a garantia a loja não é obrigada a trocar-te por nada, a obrigação deles é enviar o produto para o fabricante/distribuidor onde será analisado e haverá uma reparação (ou tentativa). Se não for possível a reparação e se tiver sido motivada por falhas do produto então a loja será notificada e terás direito a um novo produto ou a uma nota de crédito naquela loja. Há quem devolva também o dinheiro mas é menos comum... Há lojas que também podem-te emprestar um produto semelhante, normalmente usado, para remediar enquanto o teu não vem. Mas isso já depende de loja para loja.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes