Conspiração da Treta - Os Chips e o Controlo Social

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Punhas um chip na mão para teres a vida facilitada?

Sim
8
25%
Não
24
75%

Total de votos : 32

Conspiração da Treta - Os Chips e o Controlo Social

Mensagempor roboth » Quinta Mar 06, 2008 2:28

Boas Pessoal

Tenho vindo a ver umas coisas e pensei partilhá-las aqui na conversa da treta.
Trata-se de chips. Não, não sao batatas fritas, é mm hardware.

Então é assim. Não sei se já ouviram falar da Verichip. Empresa que teve o primeiro chip de identificação por rádio-ferquencia para humanos aprovado pela FDA americana. Basicamente o chip contém uma chave e essa chave está relacionada com uma ficha pessoal numa basa de dados com todo o tipo de informação sobre a pessoa. É um número de identificação único. A mesma empresa tem serviços de localização através destes chips. Estes são utilizados na América Latina para combater os raptos.

Adiante, outra empresa a Mondex detida pela Mastercard quer brevemente ver o dinheiro físico desaparecer. Tudo passará por um cartão que têm um 'chip'. Deixarão de existir notas e moedas, apenas chips. Um dos reponsávei deu este sábado um entervista ao Expresso.

Ora bem, dois chips que nada têm a haver um com o outro. Tem todos bons propósitos. Tornam a vida mais fácil.
Um é implantado e o outro está num cartão. Mas com muita facilidade passa do cartão pra mão.
E ficamos com um chip único que é BI, Carta de Condução, Cartão de Saúde, Ficha Médica, Carteira, Sistema de Localização Pessoal...

Epah fantástico. Ainda por cima se for adotado como BI e Carteira, vai passar a ter uso obrigatório, ninguém quer ficar de fora de um sitema monetário mundial. Fantástico.
A nossa vida vai ficar muito facilitada.

Mas e se alguém utilizar esta tecnologia primeiramente para controle pessoal? Teremos o Big Brother (Não, não falo do programa da TVI)?
Ainda por cima o fantasma do terrorismo dará mais que desculpas para este sistema, no que toca ao controle de pessoas.

Procurem na net Mondex e Verichip. Vão também encontrar muitos sites de cristãos que chamam a isto a marca da besta e afins, claro que eles têm as suas teorias interessantes, mas não queria entrar por religiões. Manter apenas uma reflexão sobre um conjunto de serviços que têm as suas vantagens mas que podem-se virar contra nós.

Deve haver outras marcas, empresas e serviços do género, mas enfim estas são as que conheço, não tou muito por dentro do assunto mas queria mais chamar a atenção do pessoal para isto. Pode não ser nada, mas pode ser muito :P
Editado pela última vez por roboth em Domingo Jul 05, 2009 23:00, num total de 4 vezes.
roboth
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 29, 2007 11:49

Mensagempor kinxituh » Quinta Mar 06, 2008 2:43

Realmente a ideia base é mt boa... mas como costume os podres ficam ocultos...

"Mas e se alguém utilizar esta tecnologia primeiramente para controle pessoal? Teremos o Big Brother (Não, não falo do programa da TVI)?
Ainda por cima o fantasma do terrorismo dará mais que desculpas para este sistema, no que toca ao controle de pessoas. "

O terrorismo sob varias formas... uma pessoa assim andava sempre com a vida controlada pelos senhores do mundo que ainda iriam ganhar mais poder ao controlar a vida de cada individuo a seu belo prazer...
Concordo com a ideia do cartao único, agora um chip, nao!
Imagem
Notebook Asus M51Vr
kinxituh
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Ago 15, 2005 14:20

Mensagempor roboth » Quinta Mar 06, 2008 3:04

É de notar que um cartão único hoje em dia em Portugal é inconstitucional.
Artigo 35.5 É proibida a atribuição de um número nacional único aos cidadãos.

Isto terá os seus motivos para estar lá. Se tiveres uma instituição que tutele todos os teus dados, identificação, carta de condução, contrubuinte, serviço nacional de saúde, eleitor pra começar ( que depois outras coisas viriam) é já de si algo com muita responsabilidade e poder.

É como a democracia: poder legislativo, poder executivo, poder judicial. Se tivessem todos concentrados, o poder e a tutela ficava na mão de muito poucos. E em democracia, soluções, ordem e relativa justiça obtêm-se até através da fricção desses poderes.

Outra coisa é que qualquer cartão único que tiveres agora terá que ser com chip.

Epah são 3h da manha e estou praqui a falar destas cenas... tou a ficar apanhado pela teoria... ehehe
roboth
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor kinxituh » Quinta Mar 06, 2008 4:23

Epa, tu com um chip tbm tens um nº atribuído à tua pessoa... e pior ainda, um gajo podia saber quem tu eras sem tu quereres...
Imagem
Notebook Asus M51Vr
kinxituh
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor roboth » Quinta Mar 06, 2008 4:34

Esse também é um risco...

Como é que sabes que o funcionário que vai ver o teu número de contribuinte nao aproveita e saca dados médicos. Para as seguradoras era um mimo.
roboth
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor kinxituh » Quinta Mar 06, 2008 5:01

Agora, imagina que um gajo arranja equipamento que, consiga ler esses chips instantaneamente quando passa por ti....
Imagem
Notebook Asus M51Vr
kinxituh
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dioguex » Quinta Mar 06, 2008 9:29

“Pah, cena marada” loool

Admito que seria engraçado não ter moedas, notas, e etc, mas dai a implementar algo na mão, ou em qualquer parte do corpo?! Pah, isso não! Lool

Um chip, em forma de cartão único para substituir o dinheiro acho que seria a melhor opção. Quanto ao resto podíamos ficar com o “nosso” cartão único que vai facilitar as coisas.
Dioguex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 26, 2007 10:21

Mensagempor jluisfer » Quinta Mar 06, 2008 11:21

Eu sou mais apologista que se use isso dos chips mas para coisas,tipo cada carro ter um chip,assim em caso de car jacking era mais fácil a policia saber onde andava o carro em questão.Para pessoas acho isso muito perigoso pq não se sabe quem podia ter acesso às informações de onde a pessoa andava e o que iria fazer com elas.Podia ser uma boa ferramenta de chantagem por exemplo se com o reconhecimento da pessoa alguém descobrisse que a pessoa xpto em vez de ter ido para casa ter ido encontrar-se com ourta pessoa por exemplo.
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor roboth » Quinta Mar 06, 2008 16:56

Imagem

A entrevista ao expresso que vos tinha falado.

"Os chips facilitam a introdução de um leque muito variado de informações, que podem ir desde dados fiscais, patrimoniais e até informações médicas. É precisamente esta tecnologia do chip que permitirá incluir pequenas unidades de antenas emissoras de sinais utilizados para transferir dados, através das quais serão viabilizados pagamantos automáticos, que não exigem contacto com o cartão."

Ora esta parte liga muito bem o Verichip e a Mondex. É uma carteira, mas pode ter lá 'um leque muito variado de informações, que podem ir desde dados fiscais, patrimoniais e até informações médicas'. E mais, 'pequenas unidades de antenas emissoras de sinais' Portanto não é preciso passar por um leitor basta ter o chip consigo que automaticamente o sistema acede ao chip.

Enfim... que pode dar jeito acredito muito, mas pode tornar-se um perigo.

Mais, o facto de deixar supostamente de existir dinheiro físico faz com que o dinheiro esteja ainda mais na posse de terceiros, hoje com os bancos e com isto nem na carteira o temos está todo noutro lado. Crises económicas podem ser mais avassaladoras, visto que um problema dos dias de hoje é a falta de liquidez e estar tudo muito assente em dinheiro virtual e crédito. Alguém que perceba melhor disto que me corrija por favor.

PS: (Não sei porquê mas fui banido da techzone, por fazer um post como este lá, espero que nao me aconteça o mesmo aqui 8O )
roboth
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CarlosDan » Quinta Mar 06, 2008 18:00

A VeriChip parece ter os dias contados, começam a aparecer casos em que os animais morrem com tumores relacionados com os chips da Verichip, alias, já li que só na América 1 em cada 10 animais domésticos com este chip morrem.

http://www.antichips.com/press-releases ... umors.html

Com chip ou sem chip o Bigbrother tem-nos na mão de qq maneira.
Imagem
Imagem
CarlosDan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 24, 2004 23:51

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Mar 08, 2008 20:21

seria tudo muito engraçado...ou então não..ira trazer muitas vantagens mas muitas desvantagens tambem..

Por exemplo,se conseguissem aceder a info dos chips das outras pessoas poderiam saber tudo sobre a vida delas..imaginem os numeros de tlm que não iam sacar nas discos daquelas gajas tesudas :twisted: ...no entanto poderiam fazer-vos exactamente o mesmo...

Mais..se vivem com os pais,estes podiam monitorizar constantemente os vossos movimentos..era muito positivo por motivos de segurança,mas tinham a vossa privacidade completamente exposta...quem diz pais diz namorada..violadores..pedófilos...estariamos sempre expostos.

Pior que isso,imaginem ligar para o patrão e dizer 'Epah hoje não vou poder ir trabalhar tou muito doente e tal *coff coff*' e o patrão responde 'Ai tás??Meu granda coño..não estarás antes na minha casa,no meu quarto na minha cama com a minha mulher e filha (de 20 anos) ??'

Por outro lado,não haveria crime sem castigo..a menos que removessem o chip à facada..porque seria sempre apanhados.

...acho que é uma solução demasiado futurista para a sociedade retrógada que temos...mas é apenas a minha opinião...
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor nelugo » Segunda Mar 10, 2008 11:32

Silver_Razorback, concordo com a tua visão das coisas

Na Holanda há um bar em que os clientes "injectam" entre a pele e o músculo uma pequena cápsula.
O objectivo é com base nas estatísticas, o cliente estar sentado e de repente ser surpreendido com a empregada a servir-lhe a sua bebida do costume.

Ao sair fazem um scan à cápsula e o individuo confirma o pagamento.

Dizem que o único espaço verdadeiramente nosso é a nossa cabeça.
No futuro espero que continue assim.

Na nossa sociedade os meios tecnológicos "presenteiam-nos" com tecnologias cada vez mais intrusivas.
No caso do 3G para chamadas, por exemplo. Imaginem que vocês estão numa festa com umas amigas do peito e a namorada faz uma chamada 3G, quando supostamente deviam estar em casa.
Não atender em vídeo-chamada, demorar a atender, desculpas esfarrapadas não são opções! dificilmente há escapatória

Mas isto já vem de longe. Há o caso dos namorados que ligam para o fixo de casa para terem a certeza...

Isto pra terem uma ideia de como a tecnologia mais simples pode ser intrusiva.

Cumps
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Segunda Mar 10, 2008 18:00

É muito dificil deixar de haver dinheiro fisico. Como é que as pessoas e principalmente as mais velhas fazem compras e trocas de produtos? E uma pessoa que queira comprar algo a um amigo? Tinha sempre que fazer a transferencia por MB ou computador não? E quantas pessoas não sabem mexer nem em MB nem em Computadores? Ah pois é! Só cá em casa tenho 2 pessoas que não sabem mexer em computadores nem em MB :)
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor Silver_Razorback » Segunda Mar 10, 2008 19:04

Eu sei ver as vantagens e as desvantagens..e sei que há de facto muita vantagem (ou melhor FACILIDADE)...mas um dia seremos apenas um número com um registo de TUDO o que fazemos e onde estamos a todo o momento..demasiado controlo para o meu gosto..que ainda por cima tenho tendências anarco-anti sistema...de futuro querem fazer do 'povo' ovelhas com um 'pastor' de cú cheio de dinheiro..tipo rei.bah não me cheira... :twisted:
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor roboth » Segunda Mar 17, 2008 2:47

Tou a ver que a teoria não pegou :)
roboth
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Conversa da treta