"estória" - Notícia de "abola"

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

"estória" - Notícia de "abola"

Mensagempor ReDsOuL » Sexta Jul 17, 2009 14:35

Harry Potter ultrapassa os 50 mil espectadores na estreia em Portugal
Por Hugo Torres

Uma única noite de exibição nas salas portuguesas foi suficiente para Harry Potter e o Príncipe Misterioso ser visto por 53.777 pessoas e arrecadar 249.471 euros nas bilheteiras, segundo nota da Warner.

Os números são, no entanto, uma gota de água: no mundo inteiro (20 países, para já), o sexto filme da saga Harry Potter, de novo com o cunho do realizador David Yates, conseguiu 73,8 milhões de euros de receita bruta nas bilheteiras, contabilizando apenas os dias de estreia.

Em Portugal, Harry Potter e o Príncipe Misterioso é, ombro a ombro com Transformers: A Retaliação, de Michael Bay, a principal atracção de 88 salas de cinema, a partir desta quinta-feira.

A abundância era esperada. No entanto, o jovem feiticeiro tem, por cá, cada vez menos bilhetes vendidos: em 2004, O prisioneiro de Azkaban contou 532.793; em 2005, O Cálice de Fogo teve 527.167; em 2007, A Ordem de Fénix ficou-se pelos 479.152. Mas nada disto implica menos atenção do público (a Internet anda aí).

David Yates e o português Eduardo Serra (director de fotografia) já estão confirmados para os últimos filmes, que parte em dois a derradeira estória de J.K. Rowling para Potter – Os Talismãs da Morte.

O trailer de Harry Potter e o Príncipe Misterioso pode ser visto abaixo.

abola

Este é para mim daqueles erros inadmissiveis por parte de um jornalista!

O jornalismo anda mau em Portugal...já às notícas da Lusa que às vezes estão nas páginas Sapo são uma tristeza!

Tudo bem que toda a gente comete erros...mas este é daqueles
:roll:

Brasileirismos

Cumps :roll:
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor fsfan » Sexta Jul 17, 2009 15:04

Não é propiamente um erro, é um neologismo... ora [url=http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=est%u00f3ria]veja-se[/url].

E ainda vai ser pior quando o acordo ortográfico for de facto implementado. Basta ver-se actualmente como está escrito o Record se bem que me dá ideia que para esses, além das alterações ortográficas impostas pelo malfadado acordo, ainda acham que vamos ser obrigados a escrever com a sintaxe brasileira.
fsfan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mar 01, 2006 9:14

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Jul 17, 2009 20:25

Eu fiz a quarta classe à uns anitos e já na altura me ensinaram a diferença entre estória e história (traduzida em inglês para story e history). Não vejo mal nisso e não posso considerar um neologismo dado que anda por aí quase à 20 anos..
Frequentemente nos meus posts uso essa distinção.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor jotoa » Sexta Jul 17, 2009 20:37

Bad_Cop Escreveu:Eu fiz a quarta classe à uns anitos e já na altura me ensinaram a diferença entre estória e história (traduzida em inglês para story e history). Não vejo mal nisso e não posso considerar um neologismo dado que anda por aí quase à 20 anos..
Frequentemente nos meus posts uso essa distinção.

Por acaso, há bocado quando vi o tópico quando foi aberto, lembrei-me de ti, pois já vi várias vezes utilizares este termo.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Jul 20, 2009 10:32

Só posso dizer que o jornalista certamente não usa um editor de texto em condições....se não teria o corrector ortográfico a corrigir isto.

Até os putos de hoje em dia que já so sabem escrever minimamente aquilo que o corrector ortográfico disser que está correcto. 1 ponto para o corrector ortográfico - 0 pontos para o jornalista.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor bigslb » Segunda Jul 20, 2009 13:13

n ha erro algum na noticia...

as 2 palavras existem... embora estoria n seja mt utilizado é o mais correcto nessa situação pois serve neste caso para
Narrar lendas, contos tradicionais de ficção.

e historia é quando temos uma:

Narração ordenada, escrita dos acontecimentos e actividades humanas ocorridas no passado.

n sei pode crucificar o jornalista k fez akilo...
P4 775 3.0
Albatron PX915PC Pro-G
4x512 DDR400 VData/G.Skill ZX
Sapphire X700Pro
WD 320Gb SATA II 16MB
All in a Aerocool Extremeengine 3t
bigslb
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Ago 18, 2005 17:16

Mensagempor ReDsOuL » Segunda Jul 20, 2009 23:19

Pois, por acaso entretanto tinha falado disto à minha namorada e ele disse-me que estava afinal, correcto!

Já ando tão queimado dos erros das noticias da Lusa nas páginas sapo que pensei que estivesse errado!

My bad :roll:
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jul 21, 2009 0:24

Depende um bocado.. O corrector ortográfico que uso no FF também diz que estória não é correcto.. Mas de que me vou valer? De um corrector feito por alguém que eu não conheço, de credibilidade por isso mesmo desconhecida, ou naquilo que aprendi na escola primária e que ao longo de todo um percurso escolar ninguém me corrigiu (para além de constar no dicionário, como se percebe do link que deram)?

Eu sei que isto não é consensual, também já vi professores de português dizerem que não é correcto, mas também já vi outros dizerem que sim.. Eu uso como aprendi, no fundo é isso que importa.. Ainda para mais nunca tive professoras do tempo da velha senhora, foram sempre pessoal novas com o seu conhecimento relativamente actualizado..

Outra questão interessante é a dos cidadãos estadunidenses (nem sem bem como é que se escreve) e os norte-americanos.. O artigo da wikipédia então é demais :)
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor fsfan » Terça Jul 21, 2009 18:34

Bad_Cop Escreveu:Outra questão interessante é a dos cidadãos estadunidenses (nem sem bem como é que se escreve) e os norte-americanos.. O artigo da wikipédia então é demais :)

Esta é uma questão em que os brasileiros (onde a designação estadunidense se usa mais) têm alguma razão. Americanos também os brasileiros são. Norte-americanos também os canadianos são. Por isso quem é dos Estados Unidos da América é, enfim... não conseguimos descrever bem!
fsfan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mar 01, 2006 9:14

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes