Os comerciantes de informática são de confiança?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Os comerciantes de informática são de confiança?

Mensagempor cmrosado » Terça Jun 22, 2010 9:48

Obviamente há excepções mas a minha opinião é que na maior parte são um bocado para o aldrabão. É uma área onde as pessoas não são muito conhecidas pela sua honestidade.
Se tiverem oportunidade são bem capazes de vender gato por lebre ou de tentar sacar dinheiro de forma pouco honesta explorando o pouco conhecimento das pessoas e a própria natureza dos produtos pois é dificil saber por exemplo o problema de um computador avariado.
Qual é a vossa opinião? São piores que os comerciantes doutras coisas ou tanto faz? Já tiveram razões de queixa?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor jotoa » Terça Jun 22, 2010 9:54

Eu acho que são como os vendedores de automóveis.

Há pessoas honestas e quem tenta endrominar o comprador.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Terça Jun 22, 2010 10:33

Eu fui vitima disso lol.
Fui comprar uma fan a honra informática...
E ele disseram uma e eu perguntei é silenciosa..Sim sim claro chego acaso e ouso um aviao a ligar :D fui lá e até faziram a troca mas no fim eu é que fikei a ganhar pois paguei 5 e recebi 5.74 :)
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
Estou muito satisfeito obrigado a todos!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:35

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 22, 2010 10:45

boas

já cá ando há muito tempo....

e existe várias opções....
1 - aquele tipo que resolve montar uma loja...
porque é um área que dá dinheiro...
um filho/sobrinho/conhecido sabe mudar uns leitores ópticos e instala uns programas...
passa ser o "tenico"....
e é claro, como não sabem nada do assunto..
é aquilo que se sabe...

infelizmente estes populam, e foram estes que deram uma má ideia das coisas....
geralmente arranjam "baratinho"...

2 - o chico experto.... como dá nota, quer ficar rico rapidamente etc... arranja uns tenicos... ou uns expertos qq...
dá um ar de sofisticação à loja...
vende caro... aproveita-se da ignorância das pessoas, são detectáveis pela fraca resposta dos vendedores a perguntas mais técnicas...
conhecia uma loja que tinha 3 gaijas, com uns decotes e umas saias curtas... que tentavam vender aquilo que o patrão definia....
lá bonitas eram, e tinham língua que bastava para convencer o cliente normal...
lembro-me de uma vez uma Srª que queria um PC barato para o filho sair de lá com uma maq. de 300contos...

3 - loja montada por um técnico que até sabe disto..
como é pequena, infelizmente não consegue baixar muito os preços...
o cliente normal gosta de comer com os olhos..

4 - depois, temos as lojas, como aquela que são algumas vezes faladas aqui...
onde se consegue material em conta...
os serviços técnicos não são maus... mas, é claro não são muito baratos..
um bom técnico é difícil de arranjar e são caros..

lojas de CC, não são as mais recomendáveis, embora se possa lá comprar, porque às vezes fazem campanhas promocionais boas..
geralmente são caras e o serviço técnico é muito baixo...

mas, tb temos de ver o seguinte:
o tuga normal não gosta de estudar....
para o patrão é baratinho...
isto geralmente cria um problema, é muito difícil arranjar um técnico...
como se paga mal, isto cria muita rotatividade....
então se souber alguma coisa...
o pessoal começa logo a ver onde pagam mais...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Terça Jun 22, 2010 10:57

Gostei da do chico experto:D
Mas é verdade quem é que leva 50 euros por muadr uma pecinha do monitor de um portatil que estava desencaixada...
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cmrosado » Terça Jun 22, 2010 11:06

Bom post.
Há tambem aquela coisa do vender por exemplo gráficas antigas (ou outras coisas) que se tem em stock e que já não valem o preço que têm.
Lembro-me ainda do caso de um user que apareceu cá no forum que tinha um PC com duas gráficas da Nvidia numa board que só aceitava Crossfire, lol. Imagino que uma das gráficas estava só a ocupar espaço.
Quando comprei o PC o meu ecrã de vez em quando ficava com a imagem amarela (problema que tenho até hoje apesar de já ter trocado quase todos os componentes). Levei o PC à loja para verem do que era e disseram que estava tudo bem mas queriam fazer-me pagar uns 35€ ou que era pela utilização do software. E o que era o software? era o 3dMark que se saca gratuito na net.
Noutra loja fizeram-me pagar um cabo Sata Revoltec porque diziam que não tinham outro mais barato (isto numa loja com imenso volume de vendas).
Comigo acho que perdem mais do que ganham. Se noto que não são honestos deixo de lá ir.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor Cokz » Terça Jun 22, 2010 13:03

Boas!

Este tema acho que dá muito pano para mangas!
A meu ver, as áreas onde há mais trafulhice em termos de vender gato por lebre é na informática claramente e no ramo automóvel. E porque?

Na informática, 80% das pessoas que utilizam computadores se lhes perguntares então que disco é que tem, ou então qual é a sua placa gráfica a resposta, 99% das vezes é não sei... O que significa isto? Significa que as pessoas não estão por dentro minimamente da informática e dos preços que custam as coisas, logo quando vão a uma loja de informática são sugadas até onde os vendedores conseguem! Comigo isto nunca se passou mas já vi isso acontecer e o que fiz foi vir-me embora da loja porque não mereciam que eu gastasse ali um cêntimo sequer...

E lá está, o alr_tech tem toda a razão quando diz aquilo! Então naquelas lojas de aldeias ou até mesmo de vilas é um abuso os preços do material e são componentes já ultrapassados mas que são vendidos a preços que não lembra a ninguém...

E depois lá está, as pessoas caem na cantiga ou porque é a única loja da zona, ou porque conhecem os donos e mal sabem que estão a ser aldrabados à força toda pois não se querem deslocar a outros lados para comparação de preços...

E alguma malta nova que também não está por dentro das coisas também caem que nem patinhos...

Dou-vos um exemplo! Há uns tempos atrás, um rapaz que toca na minha banda chegou-se à minha beira e disse-me isto: "Epá comprei uma gráficazona e não sei quê, de 1Gb de memória de video pa pa pa". E eu: "Ai sim? Então e qual é o modelo da tua gráfica? e quanto te custou?" Para começar nem sabia o modelo, só sabia que era de um 1Gb e que era da ATI e que lhe tinha custado 150€. Sim que para o utilizador comum quanto mais memória de video tiver a placa gráfica melhor, embora já lhe tenha dito que isso não é assim tão linear...

Passado uns dias vem ele outra vez dizer-me que já sabia o modelo da gráfica que tinha custado 150€! Eu pensava que ele me ia dizer que era 5750 ou mesmo uma 5770... Mas não, a gráfica em questão é uma 5670!

E eu perguntei-lhe onde é que tinha comprado a gráfica e lá está, o como o pai conhecia o dono da loja onde comprou e era uma loja de terriola, comprou lá!
E eu depois disse.lhe que aquela gráfica não valia mais de 90€ e disse-lhe que tinha sido roubado à força toda! Agora nem sei como ficou essa situação. Não sei se ele foi devolver ou se ficou com ela...

Claro que isto não acontece em todas as lojas de informáticas... Mas este este tipo de negócio é um ramo que pode dar bastante dinheiro...

Então já nem falo de vender computadores a 500€ que na realidade custam 300€, isso também é uma realidade nas lojas de informática...

Na mecânica é igual...

Este é o meu ponto de vista!

Mas lá está, depende das pessoas e das lojas!

Cmps
Editado pela última vez por Cokz em Terça Jun 22, 2010 14:48, num total de 1 vez.
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Terça Jun 22, 2010 13:40

Pois isso que dizes é verdade pois no meu trabalho de informática

Na parte da interacção da turma perguntamos o que era um computador a algumas pessoas e a resposta foi..

"é uma caixa que funciona e da para ir ao msn ehi5"-.-...
Outros repsonderamd e uma forma de como kem percebia alguma coisa tiop a gráfica ainda diziam lol
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante