Win2000 não consigo vêr os docs. partilhados

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Win2000 não consigo vêr os docs. partilhados

Mensagempor bintoito » Quinta Dez 02, 2004 0:13

Boas
É o seguinte:
Instalei rede wireless no desktop da minha namorada (velhinho com Win2000), depois de resolver 1001 problemas lá consegui pô-lo aceder à net na rede de minha casa e a aceder aos outros pc´s...acontecia que apesar de os outros o pingarem bem, ele não se deixava aceder(e ele tb pingava os outros). Tanto andei que agora já consigo aceder a ele, só que não me aparece nada partilhado tendo já lá tem pastas partilhadas sem qualquer tipo de restrição.
A intenção aqui era depois de td configurado, pô-lo em casa dela sendo ele o host prá net por adsl e tb para partilhar a impressora na rede.
até agora não dava nada disso, suspeitava eu do facto de ele nao se deixar aceder, agora que já consigo aceder, mas não me aparecendo nada, duvido que tb dê não estando ele de momento em casa dela pra eu poder testar isso.
A questão fundamental aqui é portanto acedendo a ele (no explorer \\192.168.0.30) não me aparecerem lá docs nenhuns!!
Agradecia imenso a v/ ajuda pois já ando nisto hà uma série de dias
Abraço
Vítor Ferreira
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 06, 2004 17:35

Mensagempor bintoito » Quinta Dez 02, 2004 0:15

Já agora mais um pormenor:
Não faço ideia pq mas a pci wireless no tal pc da minha namorada, tá sempre a enviar pacotes de info.
Ajuda para isto tb era benvinda ;)
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Quinta Dez 02, 2004 3:02

Boas,
pergunta parva mas... e tens as partilhas feitas correctamente? tipo o sistema de partilhas do win2k é uma beca assim um pouco po arcaico e tal, ou tens as permissoes de partilha bem configuradas ou entao nao consegues fazer nada.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor bintoito » Quinta Dez 02, 2004 13:27

Eu acho que sim..tb não há assim tanto por onde fugir..ou se partilha ou não.. ou para tda a gente ou só para alguns users. Pus pa tda a gente e inda assim nda.tb corri aí a net e encontrei uns docs e fiz td o q por lá diziam e ainda assim nada.
outra coisa q tava a acontecer desde que fiz uns updates lá ao "fósssil" tá a arrastar-se por td o lado, i.e, uns 15 mins só pra se iniciar e etc e tal!!
tem a haver com o facto da pci wireless estar sempre a mandar pacotes de info, pois agora desactivei-a (uns 5 mins pra tal 8O ) e agora já tá + decente tendo em conta que é u amd 350 com 64 de ram. se conseguir + alguma coisa vou dizendo
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Quinta Dez 02, 2004 13:35

Por acaso esse problema não me parece ser novo.
Há coisa de dois anos atrás também tive problemas para configurar partilhas entre um 2000 pro e um XP pro. Tal como acontece contigo, o 2000 era da minha então namorada e vi-me grego para configurar aquilo. Ambos pertenciam ao mesmo grupo de trabalho, os IPs estavam dentro da mesma subrede, conseguia "pingar" ambos os pcs mas a porcaria da partilha teimava em não acontecer.
A boa notícia é que consegui resolver isso; a má notícia é que não me lembro como o fiz, lol.
De qualquer das maneiras, configura ambos os computadores com uma conta com o mesmo nome e a mesma password.
A única coisa que me resta dizer é que grupos de trabalho são uma valente bosta. Nada como uma boa AD a correr... Infelizmente isso requer um computador dedicado a corrê-la, com um Win Server 2000 ou 2003.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Dez 02, 2004 13:37

Boas:

Se me permites , vou colocar algumas questões:

1º - Estão TODOS os PC no mesmo workgroup/domain ??
2º - Está activada a opção: "Enable NetBIOS over TCP/IP" , em TODOS os PCs ??
Imagem
3º - Quais os sistemas operativos de TODOS os PCs ??

Até breve...
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor bintoito » Quinta Dez 02, 2004 14:48

Ora bem..
ou ao system properties, network id. e como tava a espera tá no mesmo workgroup dos meus pc´s cá de casa.
a netbios over tcp/ip está activa em tds os pc´s (ip´s fixos)
por utlimo, os OS, são: 2000 Pro o dela, xp home os portáteis, e xp pro o meu fixo (q faz de servidor)

entretanto e como o pc tá uma chocolateira monumental desde q fiz alguns updates e a pci me ta sempre a enviar pacotes de info, encontrei aí umas placas de RAM do meu velhinho vou ver se dão no dela.. é que dpx de o iniciar, passados uns 15 mins ké kuando ele tá pronto, começa logo a keixar-se de falta de ram e q vai simular mem virtual..
ahh! tentei fazer um backup de uns docs q ela lá tem pra um dos meus pc´s (do dela para os meus csg aceder, vice versa é q me dá o ecrã sem nada como se n tivesse nd partilhado) e dá o seguinte erro: Não é possivel copiar; o acesso é negado; certifique-se que o disco n tá cheio ou protegido contra escrita e que o file nao está a ser usado.
vou por a minha drive de cd´s a partilhar pra ver se csg fazer o backup assim
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Quinta Dez 02, 2004 14:54

[PT]CableGuy Escreveu:2º - Está activada a opção: "Enable NetBIOS over TCP/IP" , em TODOS os PCs ??

Boa pergunta. Realmente não me tinha lembrado dessa.
Em vez de "pingares" o computador pelo ip, tenta pingar pelo nome netbios.
Entretanto fiquei curioso sobre esse assunto e fui dar uma olhada na MS.
Apesar de não ter encontrado nada de especial sobre erros desse género, encontrei um guia que detalha como configurar a partilha de directórios em workgroups.
Apesar de não me acrescentar nada a mim, pode ser que te faça ver que há alguma coisa que não fizeste. Dá uma olhada aqui.
Mas faz também uma coisa: no outro computador que não o da tua namorada (presumo que seja o teu e presumo também que tenha um XP nele), vai até My Network Places, entra no workgroup que deves ter à vista e verifica que consegues ver ambos os PCs. Se o da tua namorada não aparecer é porque está alguma coisa mal feita.
Dá notícias...
Cumprimentos.

*edit: depois de ter escrito vi que também já tinhas voltado a responder, portanto vou continuar nesta mensagem em vez de criar outra.

Pelo que entendi, consegues aceder ao XP e às suas partilhas a partir do 2000; não consegues é fazer o oposto.
Não sei porquê (talvez alguma experiência no passado), mas foi justamente essa a ideia que eu tinha do teu problema. O acesso ao XP é na boa, mas ao 2000 complicado.
Quanto ao facto de não conseguires copiar os tais documentos, tal pode dever-se a permissões NTFS. Há muita gente que não sabe que, quando se configura uma partilha, há que definir as permissões da partilha e as permissões NTFS.
Por exemplo, se deres acesso full control ao grupo everyone nas propriedades da partilha e nas permissões NTFS tiveres apenas o grupo administrators com full control e os demais (o grupo users ou everyone) só com permissão de leitura, um usuário normal só vai poder ler esse directório; não vai poder gravar nada nele. Calculo que seja esse o teu problema nesse campo.
Quanto ao restante, sinceramente faltam-me as ideias. Não tenho aqui um 2000 para andar a testar isso.
Entra em Computer Management - System Tools - Shared Folders - Shared e clica com o botão direito numa das partilhas que tens no win 2000 para veres as propriedades, principalmente as permissões.
Boa sorte...
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor bintoito » Quinta Dez 02, 2004 15:46

Ora bem, a ver se me csg explicar:
netbios em tcp/ip activo em todos os pc´s
do dela csg vêr o meu fixo; antes de activar o netbios em tcp/ip no meu portatil tb o csguia ver agora ja nao..
csg aceder do dela ao meu fixo e dantes n conseguia.
do meu fixo para o dela apesar de tb o conseguir pingar plo nome n o csg aceder; diz-me q n tenho permissao bla bla bla e uma coisa nova, que o servidor n está configurado para transações!!
do meu portatil, apenas csg pingar os outros 2 pelo ip, pelo nome n dá; será que tá assim eskisito por ter a liga wireless em bridge ca LAN??
Consigo ve-los aos 2 porém, diz que n tenho permissao(...) e q o caminho de rede n foi encontrado.
mas pronto entre o meu portatil e o meu fixo q se lixe acedo pelo ip, keria era mesmo conseguir q o dela, como hei-de dizer, se deixasse partilhar (o q acho q já deixa!) mas a deixar ver os docs q lá tao partilhados e impressora.
E isto td para kê?!
para ficar o dela em casa dela a fazer de server para a net e para a impressora tal como tenho ca em casa com os meus, mas tou a vÊr qur tá dificil, lol[/url]
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Quinta Dez 02, 2004 15:53

LOL. Espertalhão... Queres é vigiar a miúda ;-)
Um Keylogger faz um serviço melhor, hehe.
Fora de brincadeiras, cria no 2000 um usuário com o mesmo login e a mesma password que usas no teu XP. Depois reinicia ambos os pcs (lá se vão mais 15 minutos) e vê se funciona.
Btw, esses 15 minutos são um disparate. Devias ver o que está a causar esse atraso, porque não é normal tanto tempo nem com esses componentes. Retira todos os programas desnecessários que se iniciam automaticamente com o msconfig. O 2000 não tem msconfig, mas podes copiar o do XP para o 2000 (mesmo directório) que vai funcionar.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Quinta Dez 02, 2004 18:29

Boas,
o problema nao passa de um "erro" de interpretacao de hierarquias entre o 2000 e o XP, é muito normal isso acontecer, se criares o user que o Dr falou em prinicipio deve de resolver o problema.
btw isso de andares a controlar a tua namorada so demontra uma enorme falta de confianca e violacao de privacidade.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor bintoito » Quinta Dez 02, 2004 18:42

já tinha visto isso da ntfs..mas já tá bem config. aliás, na outra partição ke é fat32 isso tb acontece portanto n é por aí.
entretanto fartei-me de tar aos 2 mins pra abrir qqr coisa e vou formatar esta porra tda outra vez e instalar o millenium.
quando tiver novidades aviso.
brigadão pela vossa ajuda na mesma
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor bintoito » Sábado Dez 04, 2004 19:11

Boas
Era só pa dizer que já tá a funcar..reinstalei o 2000 defini as coisas como da 1ª vez e agora já deu.
Acho que tinh dado bronca da 1ª vez pq o meu primo tinha andado a mexer lá nos users e passwords e deve ter sido por aí; apesar de supostamente estarem desactivadas akilo deve ter pra lá feito umas confusões quaisquer q tb não sei especificar...
anyway, brigadão a todos pla ajuda...e até à proxima ;)
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Domingo Dez 05, 2004 5:48

Boas,
geralmente quando estas coisas das partilhas falham, mando tudo abaixo (nao é preciso reinstalar o sistema operativo), mando as partilhas e a rede abaixo e refaco-as novamente, geralmente nao falha, fica logo tudo a funcionar novamente.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes