Enviaram me a seguinte explicação para meter a 'coisa' a funcionar.
Isto do SuperMegaMau.
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Arranjei a ultima versão do kernel já compilada e com todos os parametros necessários para o correcto funcionamento desse modem no FC3. Vais a este link e sacas o Kernel-2.6.10, o source dele, e o módulo do modem (USB-ATM). Presumo que isto funcione para qualquer distribuição, mas se houver alguem que não queira usar um kernel já compilado, terá como é obvio de compilar o modem com o seu kernel.
Para que o kernel perceba que tem um novo modulo na tree fazemos:
depmod -ae
Depois disto, aconselho adicionar o módulo do modem à blacklist, para não ser inicializado no arranque, pois não funciona nesta situação (penso que sei porquê, mas n interessa agora).
/etc/hotplug/blacklist <- adicionar a este ficheiro a linha: unicorn_usb_atm
E pronto, o módulo está pronto para ser usado. Agora é aconselhavel usar o script de ligação à net que vem com o driver do modem, se não estiver incluido no rpm do caso 1, pode sempre encontrar-se no source do driver. Como é obvio, é necessário ter o ppp instalado para poder efectuar a ligação à net, se inda não está instalado, há que faze-lo, deve também ser instalado o ppp-pppoatm.
Informações importantes a ter em conta na configuração do script de arranque do modem:
VPI=0
VCI=35
MODULATION=4
PPPD="/usr/sbin/pppd"
PLUGIN="/usr/lib/pppd/2.4.1/pppoatm.so"
O script de arranque, além de carregar o módulo, efectua também a ligação com o pppd, no meu script adicionei umas linhas para que o pppd só fosse executado quando o status do modem indicasse que estava pronto para se ligar à net (se alguem quiser posso depois arranjar o meu script).
O que falta agora é a configuração do pppd, que passo também a explicar. Depois de instala-lo caso ainda não esteja, aparece a directoria /etc/ppp, dentro desta estão 3 ficheiros essenciais, o "chap-secrets", o "pap-secrets" e o "options". o pap e o chap têm o mesmo conteudo:
ra0000000@oninet.pt * password_de_acesso
Dentro do ficheiro de options no meu caso tenho as seguintes directivas:
user ra0000000@oninet.pt
plugin pppoatm.so
0.35
llc-encaps
noipdefault
usepeerdns
defaultroute
hide-password
persist
maxfail 0
holdoff 4
noauth
nopcomp
noccp
novj
updetach
a ordem pela qual aparece é importante em alguns casos, por isso não convem alterar, há muitas outras opções, depois cada um é que sabe quais que e quais não quer... E pronto, com o pppd configurado acho que está tudo pronto, em principio deve funcionar. Não se se me esqueci de alguma coisa, mas se houver duvidas venham elas.
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
AS MINHAS DUVIDAS
1º nao sei qual o ficheiro no qual irei fazer as seguintes alterações.
VPI=0
VCI=35
MODULATION=4
PPPD="/usr/sbin/pppd"
PLUGIN="/usr/lib/pppd/2.4.1/pppoatm.so"
//////////////////////////////////////////
2º o modem nao dá sinal de vida , nem luzes nada.
Como posso activar o modem (bring it to life? )
Pá sinceramente estou quase a desistir de ter internet em linux ,e gostava de alguem paciente que me conseguisse ajudar.
Obrigado SuperMegaMau, mas não consegui chegar lá.