Linux > Algumas questoes

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Snooze » Quarta Mai 18, 2005 19:25

Boas,
Alguém me sabe dizer se o Ubunto funciona bem em discos SATA? Se não há qualquer tipo de problema?
Snooze
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 14, 2005 15:55

Mensagempor kooltech » Quinta Mai 19, 2005 15:39

Qualquer versao de linux funciona bem com discos Sata, desde que claro o kernel tenha suporte para eles, nesse aspecto penso que o Ubuntu não seja excepção.
A única diferença é que em vez de te aparecer como /dev/hd... vai aparecer /dev/sd...
Chiefetch CX-03B
AMD 64Bits 3.2Ghz 939
(cooled by Thermalright XP-900 with Noisebocker S2)
Board Abit A8V 3rd Eye
2x512MB DDR400 Transcend
2x160GB Seagate Sata
MSI 6800GT 256MB AGP
CDRW Plextor T3 Premium
DVDRW Pioneer 109D
Samsung 710TM DVI
kooltech
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mai 04, 2005 11:38

Mensagempor metralha761 » Domingo Mai 22, 2005 12:44

Paionense Escreveu:
metralha761 Escreveu:
Como o treta disse, aqui num há next next next. No linux só existe, ou tens vontade de aprender e entras pelas entranhas a dentro, ou ficas pelo windows.

Eu quando peguei no linux, no fundo, não sabia nada, pergunta ao treta, andei varias vezes a chatealo, e tou grato pela ajuda dele.

O site que indiquei, é excelente, eu ja converti alguns textos em PDF, se quiseres meto no meu site, os que recomendo a ler para iniciados.

MEsmo antes de instalar o gentoo, existem algumas coisas a ler pa sabermos logo o que escolher quando instalamos e ficar o mais perfeito possivel ;)

No outro dia, o metralha aconselhou-me tb ler uns textos acerca do gentoo em inglês e aquilo ~percebes-se muito bem. Pelo que li aquilo funciona por um sistema de flags em que instalas aquilo que pretendes ver no teu sistema, ou seja em comparação com outras distribuições parece-me a mim que permite uma ultra-personalização do teu sistema.

Realmente, e pelo que li, aquilo vai dar um trabalhão a instalar, mas vais ganhando o gosto naquilo que tas a criar no teu pc. No fundo es o artista do teu SO.

Eu aconselho o ppl, a ir para o gentoo, pq temos aqui no forum, pelo menos 2 barras que nos podem ajudar sempre que necessário :D

Já agora, metralha, depois de ler tudo aquilo o que faço a seguir :)

LOL eu ainda tou longe de ser barra, mas ok.

Se ja leste o inicial e pelo que parece percebeste bem a materia ;), como disseste começa a tua obra de arte. Procura um tuturial de como instalar o gentoo, se quiseres, pegas em varios e dás uma vista de olhos primeiro td, a q achares q te vai dar melhor apoio, pegas nela e força. Ja com a escolhida, podes reler a ver o que ela pede de extra informação, tipo pa compilar e configurar o kernel, não explicam, assim podes procurar por materia sobre tal, que acho mt importante. Mas não te preocupes, se na configuração do kernel, te esqueceres alguma coisa, importante para meter algum material a funcionar, podes refazer novamente e com uma facilidade incrivel, sem para isso reinstalar o SO. Aliás o SO só é instalado uma vez na vida ;)
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor chocobanana » Quarta Jun 01, 2005 18:50

Tretabyte Escreveu:Boas,
1 coisa vos digo.. se andam naquela de user linux (ou tentar) so para terem a mania que sao leets fiquem-se pelo windows...

sem mais
Tretabyte

Trabalhas para a microsoft ou quê?

Que raio de comentário foi esse? Não percebo. Até parece uma visão pessimista do Linux.
Cada um faz o que quer e não é por nada que o Linux faz parte da discussão no Hardware.com.pt

Fica sabendo que o Linux em geral é superior à porcaria do Windows e acho muito bem que haja cada vez mais pessoas interessadas em experimentar. Só é pena é haver tanta subjecção ignorante e orgulho geek à mistura.
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 16, 2005 20:51

Mensagempor Tretabyte » Quinta Jun 02, 2005 8:35

Boas,
chocobanana Escreveu:
Tretabyte Escreveu:Boas,
1 coisa vos digo.. se andam naquela de user linux (ou tentar) so para terem a mania que sao leets fiquem-se pelo windows...

sem mais
Tretabyte

Trabalhas para a microsoft ou quê?

Que raio de comentário foi esse? Não percebo. Até parece uma visão pessimista do Linux.
Cada um faz o que quer e não é por nada que o Linux faz parte da discussão no Hardware.com.pt

Fica sabendo que o Linux em geral é superior à porcaria do Windows e acho muito bem que haja cada vez mais pessoas interessadas em experimentar. Só é pena é haver tanta subjecção ignorante e orgulho geek à mistura.

oi?
ganha juizo...

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor metralha761 » Quinta Jun 02, 2005 9:30

LOL

O linux se seguir o mesmo caminho do windows, tem um grande potencial de ficar como ele. Começam aparecer tarefas que fazem sozinhos algumas coisas, mais por onde se pode explorar.

Claro que nao chega a tão mau estado como o windows, pois existem erros crassos no windows, então a nivel de permissões ui ui.

Imagina que no windows o administrador e criador do sistema, pode ser expulso lol.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Posturas » Quinta Jun 02, 2005 9:56

Paionense Escreveu:
metralha761 Escreveu:
Como o treta disse, aqui num há next next next. No linux só existe, ou tens vontade de aprender e entras pelas entranhas a dentro, ou ficas pelo windows.

Eu quando peguei no linux, no fundo, não sabia nada, pergunta ao treta, andei varias vezes a chatealo, e tou grato pela ajuda dele.

O site que indiquei, é excelente, eu ja converti alguns textos em PDF, se quiseres meto no meu site, os que recomendo a ler para iniciados.

MEsmo antes de instalar o gentoo, existem algumas coisas a ler pa sabermos logo o que escolher quando instalamos e ficar o mais perfeito possivel ;)

No outro dia, o metralha aconselhou-me tb ler uns textos acerca do gentoo em inglês e aquilo ~percebes-se muito bem. Pelo que li aquilo funciona por um sistema de flags em que instalas aquilo que pretendes ver no teu sistema, ou seja em comparação com outras distribuições parece-me a mim que permite uma ultra-personalização do teu sistema.

Realmente, e pelo que li, aquilo vai dar um trabalhão a instalar, mas vais ganhando o gosto naquilo que tas a criar no teu pc. No fundo es o artista do teu SO.

Eu aconselho o ppl, a ir para o gentoo, pq temos aqui no forum, pelo menos 2 barras que nos podem ajudar sempre que necessário :D

Já agora, metralha, depois de ler tudo aquilo o que faço a seguir :)

Para experimentar linux, nao conselho gentoo. É bastante dificil e demorado (é quase Linux From Scratch). É mt mt tempo a compilar... não me lembro qt tempo demorei, mas foram 1s 2dias para ter o básico do que queria. (é claro que eu sou noob em linux, e o meu pc não é o ultimo grito em velocidade... mas fica o aviso é dificil e demora -- e nao podem parar a meio da compilação). Mas sim, vale a pena, é mt rapido fazer 1 boot em 20s para o windowmaker diz td.

Aconselho mesmo o slackware para experimentar: mt fácil de instalar (sim é em texto, mas não é por isso k é mais dificil), é so criar as partições, monta-las e instalar os pacotes que queremos [mt simples]. Tempo de instalaçao: +/- o do windows (e ficam com 1 sistema mt bom, o slackware tem scrips de inicialização MT BONS, e em termos de personalização e perfomance é quase tão bom como o gentoo.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor r3pek » Quinta Jun 02, 2005 11:39

Paionense Escreveu:Eu aconselho o ppl, a ir para o gentoo, pq temos aqui no forum, pelo menos 2 barras que nos podem ajudar sempre que necessário :D

eu tb aconselho gentoo... :)
Sem duvida nenhum que se aprende muito com aquilo e quem kiser saber + que alguns "clicks", axo k é a distro ideal.

PS. De vez em quando tb aparece aqui um gentoo-dev feito inteligente ;)
r3pek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 03, 2004 13:22

Mensagempor r3pek » Quinta Jun 02, 2005 11:54

Posturas Escreveu:Para experimentar linux, nao conselho gentoo. É bastante dificil e demorado (é quase Linux From Scratch). É mt mt tempo a compilar... não me lembro qt tempo demorei, mas foram 1s 2dias para ter o básico do que queria. (é claro que eu sou noob em linux, e o meu pc não é o ultimo grito em velocidade... mas fica o aviso é dificil e demora -- e nao podem parar a meio da compilação). Mas sim, vale a pena, é mt rapido fazer 1 boot em 20s para o windowmaker diz td.

em 2 horinhas meto-te um sistema gentoo no ar.... e nao é preciso ter um gande makinao!
r3pek
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Posturas » Quinta Jun 02, 2005 12:36

r3pek Escreveu:em 2 horinhas meto-te um sistema gentoo no ar.... e nao é preciso ter um gande makinao!

Foi só a minha opinião. Axo que para kem vai experimentar pela primeira vez slackware é melhor... O meu pc demorou 8 horas a compilar o openoffice (já nem falo do tempo de download dos pacotes).

O linux que eu uso é o gentoo; dps de instalado é melhor, existe toneladas de informação e é mt facil de gerir. Mas pelo menos a mim deu-me alguns problemas a instalar, não consegui com o livecd configurar a net, e tive de usar a minha outra distro (slackware) para conseguir fazer o download da arvore do portage e terminar a instalação.

PS: se tou a dizer asneiras, desculpem-me. Mas para mim LFS (isto nem é bem distro, é mais 1 manual), debian e gentoo são as mais dificies de instalar.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor r3pek » Quinta Jun 02, 2005 13:38

La nisso tens muita razao, é dificil de instalar... mas vais ver k se a instalares 3 ou 4 vezes, ja a fazes em 2 ou 3 comandos e em metade do tempo :) a 1ª vez é k assusta...
r3pek
Membro de Prata
Membro de Prata

Anterior

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes