Como posso fazer 1 CD tudo em UM?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como posso fazer 1 CD tudo em UM?

Mensagempor Todo_Trocado » Segunda Ago 08, 2005 0:05

Boas

Tetrabyte e PapaGigas vcs mencionaram num dos topicos amoviveis k tinham um CD (tudo em um) que continha todos os programas k necessitavam para uma instalaçao impecavel.

Já fui ao site http://unattended.msfn.org/global/cdimage.htm mas acho k aki so ensina como se pode fazer uma imagem do CD (acho eu).

Será k podem explicar melhor como incluiram os programas k tem nos vossos CD's usando o programa.

Thanks! :P
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor skyruner » Segunda Ago 08, 2005 0:29

Boas,

estas a falar tipo daqueles cd's que vem com os PC's Toshiba, IBM etc, que faz a instalação do windows ja com tudo, tipo office, utilitarios etc?

E que se for isso, dava imenso jeito...

Sem mais,
Sky|Runer
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Todo_Trocado » Segunda Ago 08, 2005 17:43

Poix, é mm isso...

Se derem uma ajudinha agradecia :)
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor s3ntry » Segunda Ago 08, 2005 21:05

Acho que o que queres é fazer um restore disc para restaurares o sistema em vez de estar a reinstalar tudo à mão quando formatas o disco, será isso? Se for, então é muito fácil de fazer, primeiro fazes uma instalação limpa do sistema com tudo o que queres, depois usas o Ghost para fazeres uma imagem do disco. Metes a imagem em CD ou DVD e pronto, sempre que quiseres fazer o PC voltar ao estado inicial é só fazeres um restore da imagem e volta tudo ao estado em que estava quando fizeste a instalação limpa. Claro que quando restauras a imagem, o disco é totalmente re-escrito, portanto perdes tudo o que entretanto meteste no disco desde a criação da imagem, por isso convém fazeres backups das coisas que queres manter.

Tens aqui um tutorial do Ghost que explica como fazer:

http://ghost.radified.com/

Eu uso um restore disc para restaurar o sistema quando tenho algum problema, antigamente formatava o disco e levava horas a reinstalar tudo e configurar tudo outra vez como queria, agora restauro uma imagem do Ghost que tenho em DVD e volta tudo ao normal em menos de 10 minutos :)
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor Tot » Segunda Ago 08, 2005 22:47

Eu uso o Acronis TrueImage (faz o mesmo que o ghost), gravo a imagem para o dvd-rw e quando faço uma limpeza ao windows e updates aos programas renovo a imagem de backup e pronto.
A utilização de um programa deste tipo é um alivio, naquelas alturas em que dantes desesperava quando de repente o windows deixava de arrancar, agora basta restaurar a imagem e já está, não é preciso estar a instalar tudo de novo e a configurar os programas para ficar a gosto.

Edit: para manteres os teus documentos sempre a salvo muda a pasta "os meus documentos" e outras que tenhas documentos importantes para outra partição, assim sempre que fizeres um restauro não perdes nada importante.
Tot
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 03, 2005 21:22

Mensagempor Todo_Trocado » Terça Ago 09, 2005 0:03

Obrigado pelas dicas. :D

No entanto nao sei se seria o k o Tetrabyte e o Papagigas se estariam a referir.

http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 8&start=15

Thanks! :P
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor s3ntry » Terça Ago 09, 2005 7:38

Ah, já percebi o que queres, não é a mesma coisa!

Ao que eles se estavam a referir é fazer o "slipstream" de várias aplicações da Microsoft num único CD de instalação para quando instalas o XP já ficarem instaladas no sistema. Podes pegar no CD do XP e adicionar vários outros componentes, como por exemplo service packs, updates disponíveis no WU, o Office, etc. Podes até integrar alguns drivers para hardware que tenhas e podes alterar os parâmetros de configuração do sistema, como por exemplo os parâmetros da rede ou as opções do GUI, para ficar logo como queres. Podes até meter logo toda a informação que te vai ser pedida durante o processo de instalação, como o nome do user, a cd-key, etc. para quando correres a instalação o gajo correr logo tudo até ao fim sem pausas. Depois quando instalas o SO apartir do CD fica logo tudo metido no sistema durante o processo de instalação.

Isso tb é relativamente fácil de fazer, dependendo da complexidade do CD que queiras criar. Eu tenho um CD que fiz em que adicionei o SP2 ao XP original e agora quando instalo o Windows já fica logo o SP2 instalado. Vais precisar de alguns progs para fazer isso, nesse tópico que referiste estão lá os links para tudo o que precisas.

Com este processo podes até meter mais que uma versão do Windows num só CD e quando arrancas com o CD aparece-te um menu a perguntar qual queres instalar. Eu tenho para aqui algures um CD do XP 2-in-1 em que tenho o XP Home e o XP Pro num só.

Atenção que fazer um CD de instalação do XP com mais componentes não é a mesma coisa que fazer um restore disc do sistema, são coisas distintas e que se usam para fins diferentes em situações diferentes.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor Tot » Terça Ago 09, 2005 9:11

O s3ntry tem razão são duas coisas diferentes, Para serem aplicadas em situações diferentes.

Quando tens tudo a funcionar bem e o windows fica marado uma imagem, restaura tudo e ficas com todas as tuas configurações já personalizadas.

A segunda hipotese a meu ver só tem vantagem quando queres instalar o Windows de raiz, numa máquina nova, ou então numa série de pc's com hardware diferente.
Tot
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 03, 2005 21:22

Mensagempor PapaGigas » Quarta Ago 10, 2005 5:52

Ups.. Todo_Trocado.. desculpa lá.. mas não tenho visto este sub-forum (em qq dos casos o s3ntry já explicou as coisas de forma simples).. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Todo_Trocado » Sexta Ago 12, 2005 10:39

Thanks pelas respostas. :P

É mm para fazer um CD tipo 2-em-1, vou ver se me safo com isto depois digo kal foi o resultado.
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante