Acho que o que queres é fazer um restore disc para restaurares o sistema em vez de estar a reinstalar tudo à mão quando formatas o disco, será isso? Se for, então é muito fácil de fazer, primeiro fazes uma instalação limpa do sistema com tudo o que queres, depois usas o
Ghost para fazeres uma imagem do disco. Metes a imagem em CD ou DVD e pronto, sempre que quiseres fazer o PC voltar ao estado inicial é só fazeres um restore da imagem e volta tudo ao estado em que estava quando fizeste a instalação limpa. Claro que quando restauras a imagem, o disco é totalmente re-escrito, portanto perdes tudo o que entretanto meteste no disco desde a criação da imagem, por isso convém fazeres backups das coisas que queres manter.
Tens aqui um tutorial do Ghost que explica como fazer:
http://ghost.radified.com/
Eu uso um restore disc para restaurar o sistema quando tenho algum problema, antigamente formatava o disco e levava horas a reinstalar tudo e configurar tudo outra vez como queria, agora restauro uma imagem do Ghost que tenho em DVD e volta tudo ao normal em menos de 10 minutos