Já começo a estar cansado das aplicações do linux. Não sei se valerá a pena desistir delas. Tenho tentado instalar um leitor de vídeo (o original não funciona), mas não os consigo instalar, pois faltam bibliotecas extra e é muito difícil procurá-las. Num dos casos faltavam 12 bibliotecas. É claro que desisti. Penso manter um sistema mínimo de linux, pois originalmente posso comunicar com a net, ouvir CD's e usar um Office que não é mau. Sinto-me, portanto, limitado, em especial, na falta de tempo. Não discuto o sistema em si, que até pode ser bom, mas a falta de apoio é evidente. Por que razão quem lança as aplicações na net, não lança também todas as livrarias necessárias ao seu funcionamento?
Este é um sistema feito por carolas, pessoas de boa vontade, interessadas. Algumas delas fazem-no no seu tempo livre. Consequentemente os bugs e as falhas são mais que previsíveis. Quem é que diz que o cacau não interessa? Por isso o windows e as suas aplicações funcionam, porque há pessoas que são pagas a preço de ouro para desenharem essas mesmas aplicações. Se elas falharem, falem as empresas que as concebem e o desemprego é certo. À volta do windows criou-se um circulo vicioso de lucro: ameaças levam a que empresas arquitectem antivírus e outras coisas mais. Quanto mais ameaças houver mais pacotes se vendem. E sei lá se não são as próprias empresas de software de segurança que não as concebem para mais venderem?
As aplicações do windows funcionam; é um facto. Para ver um DVD tenho que recorrer ao windows.
Para competir com o windows, o linux tem que entrar no circuito comercial, não tenho dúvida.
Estou a escrever este tópico em linux. Simpatizo muito com o linux; é um SO sólido (o problema reside nas aplicações) e não o largarei, pelo menos para aceder à net (não há vírus). Se tiver mais tempo ainda talvez ainda tente "construir" um leitor de DVD. Sim, porque em linux tem-se a ideia de um lego, com as peças espalhadas por todo o lado.