Oi
Moço, DESANCONSELHO particionares o disco.
Isto se o teu objectivo for aprender o linux, é preferível usares o VMWare, um programa que simula um computador, e depois dentro do XP tens o linux a correr dentro do VMware.
Se for pra trabalhares na escola e em casa no linux, como eu, vai pelo vmware.
Se ainda na mm kiseres mm particionar o disko, fas, mas é MM faz estes passo, por mim elaborado (devido a deslizes anteriores):

instala o Partition Magic(tens de tar registado, desenrasca-te que pirataria axo ke é proibido neste forum)

reboot apos instalado o partition

Fecha todos os programas

Desfragmenta o disko

depis de desfragmentado, faz o scan (meu computador->lado direito do rato no disko->propriedades->ferramentas->desfragmentar). Ele diz que so depois do reboot faz scan, faz reboot

depois vai ao partition magic, e cria no minimo 2 gigas de espaço no disko pra o linux (journal com ext3) e mais uns 500 numa outra partição de Swap file. Uns dizem o dobro da ram, na é preciso, descança, mas se tiveres bue espaço no disko, uns 1g de swap, dá e sobra.
Depois disto, ao arrancares o pc com o linux, ele depois detecta as particões e é só mandá-lo la se instalar.
Alguma duvida ou esclarecimento, diz algo. Pois se kiseres entao usar o VMware eu depois te ensino. Tá??
cia