instalar linux sem formatar o disco com o winXP

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

instalar linux sem formatar o disco com o winXP

Mensagempor AMSRocha » Quinta Mar 02, 2006 22:36

Boas gostaria de saber se no meu portatil com o windows xp home posso agora instalar o SUSE 10 sem ter k formatar o disco e particionar e depois voltar a instlar o windows e o linux?...

Fikem bem agradeço a vossa ajuda...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor coolmind » Sexta Mar 03, 2006 0:19

Podes particionar na mesma sem ter que formatar antes. Com um programa tipo PartitionMagic podes criar uma partição com o espaço livre que tens na partição (a única julgo eu) em que tens o XP Home. Depois é instalar normalmente o Linux escolhendo no processo de instalação a partição vazia que criaste.

Cumps
coolmind
"Não há maior prova de ignorância do que acreditar que o inexplicável é impossível.(S. Bilard)" :)
coolmind
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Fev 15, 2005 23:16

Mensagempor AMSRocha » Sexta Mar 03, 2006 3:44

boas mto obrigado pela dica...fika bem..
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor lordanubis » Segunda Mar 06, 2006 16:16

Nao te esqueças tb da partição de swap de linux (cujo tamanho deve ser o dobro da ram) e que o filesystem de linux deve ser ext3 e nao ext2
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

ola

Mensagempor Jomota7 » Terça Mar 07, 2006 12:17

Oi

Moço, DESANCONSELHO particionares o disco.

Isto se o teu objectivo for aprender o linux, é preferível usares o VMWare, um programa que simula um computador, e depois dentro do XP tens o linux a correr dentro do VMware.

Se for pra trabalhares na escola e em casa no linux, como eu, vai pelo vmware.

Se ainda na mm kiseres mm particionar o disko, fas, mas é MM faz estes passo, por mim elaborado (devido a deslizes anteriores):
:arrow: instala o Partition Magic(tens de tar registado, desenrasca-te que pirataria axo ke é proibido neste forum)
:arrow: reboot apos instalado o partition
:arrow: Fecha todos os programas
:arrow: Desfragmenta o disko
:arrow: depis de desfragmentado, faz o scan (meu computador->lado direito do rato no disko->propriedades->ferramentas->desfragmentar). Ele diz que so depois do reboot faz scan, faz reboot
:arrow: depois vai ao partition magic, e cria no minimo 2 gigas de espaço no disko pra o linux (journal com ext3) e mais uns 500 numa outra partição de Swap file. Uns dizem o dobro da ram, na é preciso, descança, mas se tiveres bue espaço no disko, uns 1g de swap, dá e sobra.

Depois disto, ao arrancares o pc com o linux, ele depois detecta as particões e é só mandá-lo la se instalar.

Alguma duvida ou esclarecimento, diz algo. Pois se kiseres entao usar o VMware eu depois te ensino. Tá??

cia
I´m just love my pc and now more!
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 03, 2005 11:39

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante