Estranha diminuição do espaço livre no disco

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Estranha diminuição do espaço livre no disco

Mensagempor cassano » Sexta Mar 31, 2006 21:31

Boas,

Ultimamente algo muito estranho se passa no meu portátil. Resolvi mudar do Norton Internet Security para a solução Kaspersky (AV) e Outpost (FW). Entretanto a Outpost deu-se mal com o Xp (por vezes este último não a reconhecia), e como não a conseguia remover, resolvi fazer um restauro do sistema, após o qual fiquei com ficheiros de sistema repetidos (segundo informação do restauro).

Agora vem o mais estranho... Na partição C: quando começou este processo tinha cerca de 10 GB livres, contudo, após o restauro do sistema fiquei com apenas 1,7 GB livres, que de um dia para o outro subiram para 8 GB. Mas não ficamos por aqui. Após 2 ou 3 dias de utilização do pc, e sem instalar mais nada, tenho apenas 3,6 GB (...e continua a diminuir...).

Fazendo uma verificação de erros ao disco através das ferramentas do Xp obtenho a informação que tenho cerca de 80mil ficheiros nesta partição, contudo, pelo explorador do windows (com a opção de mostrar pastas e ficheiros ocultos bem como os ficheiros protegidos do sistema) verifico apenas a existência de cerca de 50mil ficheiros.

Alguém me sabe dizer que "raio se passa" com o pc?

Agradeço desde já qualquer ajuda.
cassano
Novato
Novato

Registado: Quinta Set 08, 2005 0:47

Mensagempor cassano » Domingo Abr 02, 2006 21:00

As estranhas alterações de espaço na partição c: continuam... Ninguém arrisca uma possível solução para este problema???

Cumps
cassano
Novato
Novato

Mensagempor EmanuelP » Segunda Abr 03, 2006 0:00

Talvez o restauro do sistema seja o culpado.
Esperimenta nas propriedades do sistema desactivar o restauro (atenção k não poderás fazer mais rollbacks ao sistema) e andar assim uns tempos a ver se o problema se mantem...
Imagem

Inside my Cavalier III:
-AMD64 3200+ @ 3800+ (2.4GHz)
-DFI LanParty UT Ultra-D
-G.Skill 2x1Gb PC4000HZ
-GeForce 9600GT 512Mb
EmanuelP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 02, 2005 18:20

Mensagempor cardu » Segunda Abr 03, 2006 10:32

faz uma limpeza ao disco e selecciona depois a opção para limpar todos os pontos de restauro menos o último...vais ver q depois ficas com mais espaço livre
cardu
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jan 09, 2004 10:48

Mensagempor cassano » Segunda Abr 03, 2006 21:26

Obrigado EmanuelP e cardu. Já fiz a limpeza ao sistema como dizem nos vossos posts e fiquei com mais espaço.
O principal problema é que o espaço livre é muito inconstante. Por exemplo, após ligar o pc sou capaz de ter 4 GB livres e passados 10 min (sem estar a fazer nada no pc) fico com apenas 3GB, lol.

Talvez com tanto restauro algum ficheiro de sistema se tenha passado... Vou ver como é que isto se continua a comportar, mas possivelmente assim que tenha tempo terá de ser formatado. Obrigado.
cassano
Novato
Novato

Mensagempor lordanubis » Quarta Abr 05, 2006 0:00

isso pode ser do pagefile, tenta ir a control panel- system-> avancadas->definições de desempenho->e poe alterar memoria virtual, poe tamanho fixo de cerca de 1,5 gb e clica definir. Por vezes e perigosa a liberdade que o xp da ao pagefile, da esses sintomas q estas a ter...
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Re: Estranha diminuição do espaço livre no disco

Mensagempor fedb » Quarta Abr 05, 2006 11:41

cassano Escreveu:Boas,

Ultimamente algo muito estranho se passa no meu portátil. Resolvi mudar do Norton Internet Security para a solução Kaspersky (AV) e Outpost (FW). Entretanto a Outpost deu-se mal com o Xp (por vezes este último não a reconhecia), e como não a conseguia remover, resolvi fazer um restauro do sistema, após o qual fiquei com ficheiros de sistema repetidos (segundo informação do restauro).

Agora vem o mais estranho... Na partição C: quando começou este processo tinha cerca de 10 GB livres, contudo, após o restauro do sistema fiquei com apenas 1,7 GB livres, que de um dia para o outro subiram para 8 GB. Mas não ficamos por aqui. Após 2 ou 3 dias de utilização do pc, e sem instalar mais nada, tenho apenas 3,6 GB (...e continua a diminuir...).

Fazendo uma verificação de erros ao disco através das ferramentas do Xp obtenho a informação que tenho cerca de 80mil ficheiros nesta partição, contudo, pelo explorador do windows (com a opção de mostrar pastas e ficheiros ocultos bem como os ficheiros protegidos do sistema) verifico apenas a existência de cerca de 50mil ficheiros.

Alguém me sabe dizer que "raio se passa" com o pc?

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Desactiva a opção de restauro do XP. Não tou a ver mais nada
informática é o meu hobby desde 1986 e o meu trabalho - Contactem-me atravé de MSN ou Mail.
fedb
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 07, 2006 13:06

Mensagempor cassano » Quarta Abr 05, 2006 22:17

Thanks lordanubis e fedb pelos conselhos. Em relação ao pagefile, não deve ser, pois eu tenho definido cerca de 800MB extensiveis a 1,5GB caso seja necessário.
Inclino-me mais que seja qualquer coisa relacionado com o restauro do windows pois, sempre que o espaço em disco diminui, o número de ficheiros na pasta System Volume Information aumenta consideravelmente. Apesar de ter o restauro limitado a 2500MB o xp não deve estar a cumprir esta condição, uma vez que a diferença quando tenho o restauro activo e quando o desactivo é superior a 2,5GB. Mais uma vez o meu obrigado :wink:
cassano
Novato
Novato

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes