Memoria Virtual

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Memoria Virtual

Mensagempor fredl » Terça Abr 27, 2004 18:46

Olá a todos
Aqui vai mais uma perguntinha. :lol:
Como se faz para optimizar a memoria virtual dum pc com o Windows 2000 instalado? Por exemplo um pc com 1Gb de memoria RAM. Que valores devo pôr no espaço onde diz "Initial size (MB)" e "Maximum size (MB)"?
Obrigado

Fredl :)
fredl
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 30, 2004 17:57

Mensagempor ruimartins » Terça Abr 27, 2004 18:53

boas!

o valor depende sempre do tipo de aplicações que usas... se tens 1GB de RAM e não queres reservar muito espaço em disco para a pagefile... põe incial size = 200MB e maximum size = 350MB.

para optimizares a memória virtual, a única coisa a fazer é ter o disco desfragmentado!

espero ter ajudado.

cumprimentos.
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor fredl » Terça Abr 27, 2004 19:16

Olá Rui
Obrigado por teres respondido á minha pergunta.
Ok, então vou fazer como dizes.
Eu li já não me lembro onde que era uma vez e meia a memoria RAM instalada, mas na altura não percebi muito bem como fazer.
Mais uma vez obrigado

Fredl
fredl
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dark_Angel » Quarta Abr 28, 2004 10:08

Creio que pôr um valor fixo (por o mesmo valor no maximo e no minimo) é recomendado...não me perguntes porque. mas jao vi em varios sitios...
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor Nabais » Quarta Abr 28, 2004 10:49

Quanto mais variável for o tamanho do ficheiro SWAP, pior, pois ao variar, ele vai aos poucos fragmentando a partição em que se encontra. O melhor a fazer é pôr um SWAP file de tamanho fixo. Como tens 1GB de RAM, não precisas de muito de SWAP, pois geralmente convém ser pelo menos o dobro da RAM. Aconselho-te talvez um tamanho de 512 MB (nada menos de metade da tua RAM), fixo, tanto no mínimo como no máximo.
Nabais
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Abr 12, 2004 20:00

Mensagempor ruimartins » Quarta Abr 28, 2004 11:50

boas!

realmente a sugestão indicada pelo Nabais é sem duvida boa no que respeita à fragmentação! de qualquer das formas, como disse no ínico, tudo depende da utilização que se dá aos sistemas. pessoalmente tenho 512 DDRram e o tamanho minimo da page file é 200 MB... regra geral não tenho problemas, quando os 200MB não chegam acredito que ao incrementar o valor base da page file o disco fique desfragmentado. contudo, é coisa que acontece raramente, e além disso corro o desfragmentador do disco uma vez ao mês...

como disse, desde que saibamos o que se está a fazer e o que é que queremos fazer com a máquina, há muitas maneira de dar a volta à mesma situação.

quanto à uma vez e meia o tamanho da RAM... é o valor que está por defeito na configuração do windows. na minha opinião pessoal, esse valor só serve para que nunca tenhamos problemas com "low virtual memory", mas, também a meu ver, não concordo com a ocupação desnecessária de tanto espaço em disco...

cumprimentos e boas configurações
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor fredl » Quarta Abr 28, 2004 16:49

Olá mais uma vez
Obrigado a todos pela vossa ajuda, sendo assim vou seguir as vossas sugestões.
Neste forum vamos sempre aprendento mais qualquer coisa :-)
Cumprimentos

Fredl
fredl
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes