Ubuntu 6.06

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ubuntu 6.06

Mensagempor Silveira » Quinta Jun 29, 2006 16:25

Instalei recentemente o Ubuntu 6.06, funcionou tudo bem, a instalação, o som, etc.. só q sempre q quero instalar qualquer coisa, seja um package ou um programa ou qualquer coisa q exija privilégios de administrador, pede-m a palavra passe de superuser (su) como é natural; o problema é q não sei qual é, uma vez q durante a instalação não m é pedido para definir qq password de administrador nem nada q se pareça. A única coisa q me é pedido para definir durante a instalação, é a minha password de user mas isso só serve para fazer o login, mais nada. Como é q posso resolver isso? era importante saber, porque neste momento não posso instalar seja o que for porque não posso entrar ou usar o Ubuntu como superuser. Obrigado
Silveira
Novato
Novato

Registado: Quinta Jun 29, 2006 16:13

Mensagempor Blue__Dragon99 » Quinta Jun 29, 2006 16:33

Entras com o user que criast e penso que poder definir a password com este comando sudo passwd root

Cump's Blue__DrAgOn99
Blue__Dragon99
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 09, 2006 0:18

Mensagempor Moebius » Quinta Jun 29, 2006 16:35

Basicamente em ubuntu usas o comando sudo, que te permite acesso ao privilégios se root (Super User).

A password para utilizar o sudo é exactamente a mesma que usas para a tua conta.

Por exemplo para instalar o gaim seria:
Código: Seleccionar todos
sudo apt-get install gaim

Podes criar também uma conta de acesso ao comando su, mas não é necessário em 99,9% dos casos.

Cumps
Acer 7720G - Core 2 Duo T5250 - 2048 Mb RAM - 250 GB HD - 17" WXGA - nVidia Geforce 8400M GS 256 Mb
Shortly will be running on Ubuntu Gnome, Firefox and Thunderbid
Moebius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 06, 2003 18:28

Mensagempor Silveira » Sexta Jun 30, 2006 13:12

Thanks Blue_Dragon, realmente funcionou na perfeição.

Cumps
Silveira
Novato
Novato

Mensagempor r3pek » Segunda Jul 03, 2006 17:24

/me enters mode "raivoso"
fico espantado cm ha distros que tentam transformar um sistema operativo decente em algo mt parecido com o windows. se existe o user root que é o dono do sistema, pk raio nao se devera definir password para ele no arranke?! sinceramente... :S
/me exits mode "raivoso"
Gentoo Developer
(kernel/amd64/mobile-phone)
r3pek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 03, 2004 13:22

Mensagempor Azarael » Terça Jul 04, 2006 21:09

r3pek Escreveu:/me enters mode "raivoso"
fico espantado cm ha distros que tentam transformar um sistema operativo decente em algo mt parecido com o windows. se existe o user root que é o dono do sistema, pk raio nao se devera definir password para ele no arranke?! sinceramente... :S
/me exits mode "raivoso"

Não... O que o ubuntu faz mais lembrar é o Mac OS X Tiger, ou vice-versa. E não acho que seja mau.

Tomara ao Windows ter algo como isto...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Silveira » Quarta Jul 05, 2006 17:25

concordo plenamente c R3pek. outra cena, o ubuntu é mt bonito e tal, mas a versão em CD não trás nada e eu não tou pa passar a vida na net a sacar programas, por isso andei a sacar a versão DVD q são ~3.1gb. O problema é q qd saquei, aquilo pára nos 2gb e diz q o download tá concluído. S experimentar montar o ficheiro c Daemon Tools, ele monta direitinho e inicia o ecrã de apresentação (no windows), dá pra abrir a pasta do DVD e tudo, mas qd tento gravar c o Nero dá erro e os md5sums são diferentes do ficheiro original. Também, qd tento sacar o ficheiro de outros servidores ele fica logo concluído no mm instant em q inicia (quer seja no IExplorer, Firefox ou Opera), pq é q isto acontece? Alguém m sabe dizer algum link ou algum servidor onde posso arranjar a versão DVD a FUNCIONAR correctamente?
Silveira
Novato
Novato

Mensagempor Azarael » Quinta Jul 06, 2006 13:22

Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Onyros » Quinta Jul 06, 2006 13:40

Eh pá... o CD não traz nada? :roll:

Das duas uma, ou sacavas algo do género tipo Debian, e ficavas logo com tudo e mais alguma coisa (uns 14 ou 15 cd's), ou vais sacando o que precisas. E ainda hás-de explicar o que é que entendes por nada, sinceramente.

Qualquer distro que tu saques vais ter sempre que completar com programas que queiras instalar e com os que queres desinstalar também (porque a maior parte delas traz bastante mer** que nunca usas, de qualquer forma).

E se estás à espera que o DVD traga software dos repositórios, boa sorte. O DVD traz é os dois CD's: o Live CD, com o instalador Ubiquity, e o alternative install CD, mai'nada.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Silveira » Sexta Jul 07, 2006 18:12

já tentei com o darkstar e dá o mm erro...
olha lá ó Onyros acho que ás enganado, porque o ficheiro do DVD são 3.2 gb enquanto que 2 cd's como tu dizes, são devem ser prai 1.3~1.4gb. e além disso, a versão em cd nem o puto do gcc traz, é isso que eu entendo por nada.. e depois, como é q o DVD traz o Live CD e o alternative CD se a versão normal do ubuntu (em CD) já é LiveCD ao mesmo tempo?! deves tar enganado pá.. e também já ouvi dizer q a versão em DVD tinha bastantes mais coisas q a versão em CD
Silveira
Novato
Novato

Mensagempor Onyros » Sexta Jul 07, 2006 19:03

Silveira Escreveu:já tentei com o darkstar e dá o mm erro...
olha lá ó Onyros acho que ás enganado, porque o ficheiro do DVD são 3.2 gb enquanto que 2 cd's como tu dizes, são devem ser prai 1.3~1.4gb. e além disso, a versão em cd nem o puto do gcc traz, é isso que eu entendo por nada.. e depois, como é q o DVD traz o Live CD e o alternative CD se a versão normal do ubuntu (em CD) já é LiveCD ao mesmo tempo?! deves tar enganado pá.. e também já ouvi dizer q a versão em DVD tinha bastantes mais coisas q a versão em CD
O cd dito "normal" é o Live CD, o alternative CD é o CD (alternativo, lá está) de instalação (sem ser Live CD) e que tem muito menos problemas relatados a nível da instalação.

Sim, o DVD tem algum software adicional dos repositórios (my bad), mas não é assim tanta coisa como tu podes estar à espera, e vais estar a sacar 3.2GB duma vez (em que mais de metade são só duas formas alternativas de instalar e ambientes gráficos), com coisas que nunca na vida vais utilizar em vez de ires sacando aquilo de que precisas.

Mas daí à versão base não trazer GCC instalado de raiz, vai uma grande volta. A versão 6.06 vem com a versão 4.0.3 de GCC instalada... Hás-de experimentar fazer "whereis gcc" no terminal ;)

Só para acabar, desculpa se o outro post pareceu despropositadamente agressivo... são dias maus, às vezes. ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes